Qual a proposta do ateísmo?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Erivelton

Re: Qual a proposta do ateísmo?

Mensagem por Erivelton »

Quantos aos recem chegados gostaria de pedir que dessem uma pesquisada em todos os argumentos.
Quanto ao Api e lúcifer gostaria de dizer que não critico ateus em sua individualidade por ter pensamentos céticos, pois alguns apesar de serem ateus podem apresentar boas propostas para a reduzir a violência. A minha opinião seria incriminar e protestar contra uma minoria que induz a massa a ter pensamentos diferentes sem nenhuma proposta de paz aparente.
Em consequência disto temos ateus de vários graus como posso apresentar alguns que são extramente mau educados e com aparência violenta.
Todas as minha questões foram colocadas e agora aguardo explicações.
Noto que a grande maioria dos ateus é criticar o cristianismo de Jesus, pois em diversos argumentos muitos me perguntam. Porque os deuses não existem?
Quanto a existir divergência entre doutrinas nas igrejas, isto nada tem haver com o principal objetivo de todos. Quem ama constrói e ajunta.
Doutrinas cada igreja tem a sua, mas amor e paz é uma universalidade para toda humanidade.
A diferença entre Deus e a do ser humano está na capacidade de inteligência.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Fenrir escreveu:Não é preciso temor algum de deus nenhum para pedir a paz.
Se tal coisa é feita somente por via de medo e temor, então é feito por coação e não por livre e espontânea vontade.
Saiba que medo e temor tem significados diferentes.
Tambem:
A Paz é paz e ponto. Não tem diferenciação entre o que significa a palavra "paz" se dita por Cristo, pelo Dalai-lama ou pelo Manoel da padaria.
Realmente não existe, mas porque acabar só com o que Jesus disse?
O mundo pede paz e ninguém resolve, mas a proposta de Jesus é incomparável.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

SickBoy escreveu:caras. 10 páginas com um monte de perguntinhas inocentes. infantis até, de quem quer "entender" o ateísmo. 10 páginas da mesma sugestão, sutil, lenta, conduzida. A de colocar o comportamento moral sob o manto exclusivo da religião.
Não há em nenhum momento explicação alguma para partir dessa premissa, nem mesmo alguma ponderação quando colocaram exemplos contrários(tantas coisas ruins feitas em nome de um Deus). Pelo contrário, não só ignora completamente os argumentos, como também, inocentemente sempre, lança uma nuvem de incerteza quando possível, sobre qualquer evidência contrária a sua premissa.
é uma inocência bem conduzida demais, para mim.
Para mim também.
A única proposta que alguém trouxe até agora foi acabar coma fé cega e que ninguém precisa da religião.
Apresentar explicações até agora nada, nada, nada.... e nada. :emoticon19: Só enrolação. :emoticon19:

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

SickBoy escreveu:mas, aos que tem uma má impressão a respeito do ateísmo, que considerem isso que eu falei uma hipótese plausível, dada a posição do Erivelton no debate.
Ah, sim, e parabéns claro a todos que estão se esforçando pra desfazer esse imblóglio, com toda essa paciência cristã. :emoticon45:
Qual a melhor proposta para acabar com a violência?

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Suyndara escreveu:Prove que o ateísmo leva a violência :emoticon45:
Olá Suy, bom dia. Hoje respondo a minha ultima pergunta:
Os soldados que participam de guerras vão porque querem ou porque são obrigados?
Todos os que são obrigados são soldados porque querem ser ruins?
Se ele não matar não irá morrer?
Então onde está a prova do maior erro nesta questão? Os soldados ou os governadores?
Uma influência pequena não induziu a grande massa?
O ateísmo não é uma pequena minoria?
A evolução criada por Darwin que foi inventada por um só homem não contagiou uma grande massa?
Para que mais provas?
O mundo tá virando cada vez mais ateu. Pequise e tirará suas conclusões. Ninguém tá acreditando mais em nada, pois até uma minoria de falsos profetas que dizem ser cristãos estão escandalizando as igrejas e tirando o verdadeiro ensino de Jesus.
Beijos e abraços.
Erivelton, o profeta dos ateus :emoticon45:

ade
Gênero: Masculino

Mensagem por ade »

Esse é um cara sábio: :emoticon12:

"Com ou sem religião, pessoas boas farão coisas boas e pessoas ruins farão coisas ruins.
Mas para pessoas boas fazerem coisas ruins é preciso religião."
Steven Weinberg
"É dificil levar alguem a entender algo quando sua fé depende de que não entenda" - Ditado mais velho que a humanidade.

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

Erivelton escreveu:
SickBoy escreveu:mas, aos que tem uma má impressão a respeito do ateísmo, que considerem isso que eu falei uma hipótese plausível, dada a posição do Erivelton no debate.
Ah, sim, e parabéns claro a todos que estão se esforçando pra desfazer esse imblóglio, com toda essa paciência cristã. :emoticon45:
Qual a melhor proposta para acabar com a violência?

Eu não acredito num acabar com a violência, infelizmente ela decorre de uma série de conflitos humanos. Não vivemos num mundo de conto de fadas. O que acho que podemos é minorá-la. E não me apego claro a uma fórmula mágica. Sei que há várias boas práticas que colocadas em prática foram eficientes nisso. Um estado democrático, leis que sejam aplicadas com a devida punição aos seus infratores de forma que as outras pessoas vejam sentido em respeitar as leis, respeito e o reconhecimento dos Direitos Humanos como um norte a qualquer sociedade. Educação.

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

Erivelton escreveu:
Os soldados que participam de guerras vão porque querem ou porque são obrigados?
Então onde está a prova do maior erro nesta questão? Os soldados ou os governadores?
A evolução criada por Darwin que foi inventada por um só homem não contagiou uma grande massa?
Para que mais provas?
O mundo tá virando cada vez mais ateu. Pequise e tirará suas conclusões. Ninguém tá acreditando mais em nada, pois até uma minoria de falsos profetas que dizem ser cristãos estão escandalizando as igrejas e tirando o verdadeiro ensino de Jesus.
Beijos e abraços.

droga, me atacou a alergia aqui a falsos silogismos

Suyndara
Gênero: Feminino

Mensagem por Suyndara »

Ainda insisto que a única forma de acabar com a violência é investir em educação de qualidade (e não estou falando em simplesmente ir para escola e pronto, educação vai muito além disso :emoticon4: )

Se quer uma opnião "atéia" sobre isso leia o "tratado de ateologia" de Michel Onfray, ele faz uma série de propostas para acabar com a violência :emoticon4:

Erivelton escreveu:A evolução criada por Darwin que foi inventada por um só homem não contagiou uma grande massa?

A Evolução não foi criada, ela sempre existiu, o que aconteceu é que começou a ser "desvendada", estudada :emoticon45:

E qual a relação disso com violência? :emoticon5: Nenhuma!

Ter medo de deus só faz a pessoa ser medrosa, quem disse que a faz ser boazinha? :emoticon5:

Como você prova que a falta de crença em algum deus leva à violência? Onde estão os dados sobre isso? Nos cite casos de ateus que cometeram atrocidades.

As pessoas são violentas pq não sabem viver em sociedade, não prezam pelo bem coletivo e nem pela liberdade e integridade individual e isso não é falta de fé, é falta de uma educação decente :emoticon45:

Princípios éticos e morais não estão relacionados à religião, até por que algumas delas possuem princípios bem absurdos (como infanticídio, por exemplo).

[]s
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Erivelton escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Erivelton escreveu:viewtopic.php?p=363039#p363039
Começe a fazer esta pesquisa e depois me conte suas estatística.

Já tinha visto sua estatística. E daí? O que ela significa? Como você a interpreta?
A pergunta foi eu que fiz: Quero saber a que conclusão chegaram.
A minha questão para análise foi postada e por mim proposta para o aumento da violência.

Não cheguei a conclusão nenhuma. Só vi uma tabela com países e a porcentagem de cada religião entre seus habitantes.
Se posso chegar a alguma, é a de que a religião, qualquer que seja, não impede a violência.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Erivelton escreveu:
Fernando Silva escreveu:De onde você tirou que "uma mulher" significa "a mulher do próximo" ?
Jesus proibiu olhar com desejo para toda e qualquer mulher.
Com desejo mau intencionado para querer fazer o mau a qualquer mulher.

Esta é a sua interpretação pessoal para "olhar com desejo", mais nada.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Erivelton escreveu:
Fernando Silva escreveu:Nâo só Deus perdoa a escravidão, como ele também aceita que se espanque seus escravos, contanto que não os mate (a menos que o escravo demore a morrer depois da surra).
Suas interpretações está fora de qualqter sintonia com as verdades bíblicas. Criei um tópico sôbre o velho testamento. Te aguardo lá.

Já mostrei o trecho da Bíblia que permite que um dono de escravo mate o escravo e não seja punido.
E mostrei 2 vezes.
Não adianta ir para outro tópico se lá você vai continuar não respondendo.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Suyndara escreveu:Ainda insisto que a única forma de acabar com a violência é investir em educação de qualidade (e não estou falando em simplesmente ir para escola e pronto, educação vai muito além disso :emoticon4: )
Isto é indiscutível. A educação é um dos fatores principais, mas em especial a religião também ajudaria. Tudo tem que tratado de uma forma geral.
Coloquei meu desafio para fazer uma pesquisa quantos na sua rua são cristãos e quantos não esquentam a cabeça com religião?
A Evolução não foi criada, ela sempre existiu, o que aconteceu é que começou a ser "desvendada", estudada :emoticon45:
Pode até ser que sempre existiu mas Darwin foi quem despertou isto na ciência.
Ter medo de deus só faz a pessoa ser medrosa, quem disse que a faz ser boazinha? :emoticon5:
O temor a Deus leva muitas pessoas a recuarem numsentido de praticar uma violência. Sem este temor a pessoa não fica devendo nada a ninguém e pode simplismente praticar um ato violento porque não teme dever nada a dar supostas explicações um Deus. Pelo menos a pessoa sabe que a justiça da terra não puní-lo a da divina não escapa.
Como você prova que a falta de crença em algum deus leva à violência? Onde estão os dados sobre isso? Nos cite casos de ateus que cometeram atrocidades.
Eu não disse ateus e sim a influência que pode gerar aos outros. Cansei de explicar isto. Ufa!
As pessoas são violentas pq não sabem viver em sociedade, não prezam pelo bem coletivo e nem pela liberdade e integridade individual e isso não é falta de fé, é falta de uma educação decente :emoticon45:
Princípios éticos e morais não estão relacionados à religião, até por que algumas delas possuem princípios bem absurdos (como infanticídio, por exemplo).
Voce acabaria com a religião em geral?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Suyndara escreveu:Eu estava achando que era inocência, mas você pula os argumentos, faz de conta que não viu.

Talvez o Erivelton não veja mesmo. Já vi muito isto em debates com crentes.
Quando encurralados diante do óbvio, sua mente se fecha para não verem.
A coisa mais próxima que consegui de uma resposta num caso destes foi "Não importa o que está escrito na Bíblia, o fato é que não aconteceu".
Talvez seja o jeito que encontraram de manter intacta sua fé.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

ONDE ESTÃO OS ARGUMENTOS QUE PULEI?
FAÇO QUESTÃO DE RESPONDÊ-LAS.
Se pulei foi porque esqueci, mas pelo que noto muitos aqui passam por cima das minhas questões e posso provar isto.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Fernando Silva escreveu:Não cheguei a conclusão nenhuma. Só vi uma tabela com países e a porcentagem de cada religião entre seus habitantes.
Se posso chegar a alguma, é a de que a religião, qualquer que seja, não impede a violência.

Suas respostas são de uma insignificância enorme.
Se fizermos uma pesquisa com 500 pessoas e verificarmos que:
50 são cristãos praticantes
20 são ateus
100 admitem ser religiosos, mas não esquentam a cabeça com religião.
30 não querem falar do assunto
300 são religiosos, mas admitem ser apenas por tradição.
Concluindo estes dados onde estão a maior parte da violência?
Se for ajuntar um pouquinho de individuo por cada pesquisa não teremos uns dados conclusivos?
Devendo-se considerar que só 1/3 da população mundial segue a Jesus cristo.
Agora para abafar voce me diz que não comcluiu nada.
É brincadeira e cada vez mais fico convicto das minhas posições.

ade

Mensagem por ade »

Erivelton, esta associação de moral e religião é uma discussão muito antiga.
Concordo com a opinião de Tomas de Aquino, para quem a moral religiosa não é uma moral restrita aos cristãos, mas serve para todos os seres humanos, independente da religião. Tal abrangência se deve ao fato que a moral na concepção de Tomás está intrinsecamente vinculada ao ser do homem. Isto é, a moral não é concebida como algo imposto exteriormente visando o controle das ações, mas sim como algo interior que propicia a auto-realização humana.
"É dificil levar alguem a entender algo quando sua fé depende de que não entenda" - Ditado mais velho que a humanidade.

Judas

Mensagem por Judas »

Erivelton escreveu:
Judas escreveu:Lí muito bem, você acha que o ateismo pode ser uma porta de entrada para a marginalidade, ao passo que a prática da "verdadeira religião" seria uma garantia de bom caráter. Não se faça de coitado.
Eu disse o ateísmo numa questão básica como raiz para a violência. Eu não disse que os ateus cada um individualmente são violentos. Pode sim existir bons ateus.

Ótimo, agora falta provar isto. Se estiver prestando atenção nas respostas que lhe são dadas, vai perceber o quanto está erado e este respeito.
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Judas

Mensagem por Judas »

Erivelton escreveu:Suas interpretações está fora de qualqter sintonia com as verdades bíblicas. Criei um tópico sôbre o velho testamento. Te aguardo lá.

[/quote]

Não percebe o que fala? VERDADES BÍBLICAS?!?!
Quem define isso, se a biblia é passível de interpretação? Porque é a SUA interpretação da biblia é a correta, sendo que existem centenas de outras pessoas que a interpratam de maneira diferente , e ainda assim afirmam estarem certos?
É este o problema com a cabeça de vocês, essa maneira de pensar os limita a resolver verdades absolutas dentro de suas próprias mentes, e sair por aí querendo que isso seja verdade simplesmente porque vocês decretaram.
Acredite no que quiser, mas não espere convencer pessoas que pensam para agir, a concordar com você.
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Erivelton escreveu:Voce acabaria com a religião em geral?

Não sei. Mas descentralizar os grandes moniteísmos já seria um bom começo...

Algumas pessoas ficariam com tanto medo de viver que se matariam :emoticon8: (já viu minha assinatura? :emoticon36: )
Editado pela última vez por Suyndara em 11 Dez 2008, 13:36, em um total de 1 vez.
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Por que você acha que acreditar em algum deus tem que ser essencial? :emoticon5:

Isso significa que você só respeita as outras pessoas pq tem medo do inferno? Se pudesse sairia cometendo crimes por aí?

Que estranho! Para mim, educação e princípios éticos já são mais que suficiente.

[]s

Apo

Mensagem por Apo »

Suyndara escreveu:Por que você acha que acreditar em algum deus tem que ser essencial? :emoticon5:

Isso significa que você só respeita as outras pessoas pq tem medo do inferno? Se pudesse sairia cometendo crimes por aí?

Que estranho! Para mim, educação e princípios éticos já são mais que suficiente.

[]s

Claro que é o suficiente. Mas para crentes e religiosos não é. Por ter medo de perderem o controle, precisam do PAPAIZÃO correndo atrás deles com o chicote dia e noite, desde que nascem até a morte, porque nunca aprendem o que é moral e imoral.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

A mente religiosa quer que todos estejam obviamente de acordo com a verdade de sua religião.
Para os que se seguem pela Bíblia, que outra verdade é possível? Tão óbvio! Como se pode contrariar?

Coitados.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Erivelton escreveu:
Para que mais provas?
Beijos e abraços.

Aiaiai.

O cara é mais um piadista aqui!

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Vai se catar, cara!

Você é absolutamente irrelevante e seu deus de merda é um lixo empastelado e pervertido!

Ah, pelos desenhinhos, Jesus até que era bem gostosinho, aqueles olhos e aquelas pernas e tal....mas sei lá, é tudo desenhinho pervertido. Talvez Jesus fosse um gordão de dentes podres e careca!
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Quanto ao Api e lúcifer

:emoticon26:

Quem ser o Api? :emoticon26:
Imagem

Trancado