Qual a proposta do ateísmo?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Erivelton

Re: Qual a proposta do ateísmo?

Mensagem por Erivelton »

André escreveu:Não cara, vc está ignorando que em vários países onde o percentual de descrentes é mais elevado, tb são os países com menor índice de violência, como os exemplos que citei, o que é suficiente para invalidar toda sua premissa.
A noruega por exemplo foi um país que voce citou na listagem
Leia então e me difa se os noruegueses não vão a igreja:
http://www.noruega.org.br/facts/religio ... ereral.htm
O luteranismo é 88% da religião da suécia. Quanfo o luteranismo entrou na suécia ela foi introduzido também na finlândia.
Todos eles são países religiosos.
Pesquise e vai cair na real.
A diferença entre Deus e a do ser humano está na capacidade de inteligência.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

André escreveu:E em minha opinião, o humanismo secular, muito melhor e eficiente que religião para promover respeito ao outro, coisa que religião nem tem como promover pq cada uma se coloca como a única fonte de salvação. Respeito ao outro, a vida do outro, está na base da construção da paz. Detalhe, humanismo secular não é algo popular, é minoritário, e não pode ser responsabilizado pela violência, e é mais comum, justamente onde violência é menor, onde existe mais desenvolvimento humano. Lembrando que não estou realizando, como vc faz, uma relação causal direta, entre as duas coisas, apenas apontando a evidencia, que é suficiente para desqualificar a relação causal que vc presumi.
Qualquer movimento pela paz seja qual for seria de total incentivo para acabar coma violência. A igreja além de levar uma proposta de paz ela se apoia em muitos caminhos para ajudar neste tema. Educação, emprego, moradia e outroas questões políticas.
Talvez voce não teria o mínimo de idéia o que aconteceria com milhões de pessoas empregadas pelas igrejas e outros departamentos como creches, orfanatos, casa de axílio de velhos, recuperação de viciados, clínicas e outros...A igreja sustenta vários deste campos e muitos ficariam prejudicados.
Acho que acabar com a religião não seria bom negócio.

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

Erivelton escreveu:
André escreveu:Não cara, vc está ignorando que em vários países onde o percentual de descrentes é mais elevado, tb são os países com menor índice de violência, como os exemplos que citei, o que é suficiente para invalidar toda sua premissa.
O luteranismo é 88% da religião da suécia. Quanfo o luteranismo entrou na suécia ela foi introduzido também na finlândia.

na hora de falar da violência atual, você reduz ao máximo o número de religiosos, dizendo que a grande maioria dos religiosos não o são "de verdade", só da boca pra fora. e dá ênfase ao crescimento dos ateus.

Já quando é pra falar de um país menos violento, novamente já puxa sardinha para o lado da religião. Essa parcialidade tira qualquer chance de você ser levado a sério.

sobre a mesma Noruega, pesquisando, olha o que encontrei:

"Uma pesquisa de 2006 disse o seguinte: 29% acreditam em um deus ou divindade; 23% acreditam em um poder superior, sem ter certeza do que seja; 26% não acreditam em deuses ou forças superiores; 22% estão em dúvida. Ou seja, dependendo da definição de ateísmo, a Noruega tem entre 26% e 71% de ateus.

E o que o secularismo fez à Noruega? O Global Peace Index classifica a Noruega como o país mais pacífico do mundo. Nos últimos 5 anos, a Noruega está em primeiro lugar no ranking de Índice de Desenvolvimento Humano, uma medida comparativa de expectativa de vida, analfabetismo, educação e padrão de vida.

A Noruega detém a segunda maior renda per capita do mundo, uma taxa de desemprego abaixo de 2%, e as horas trabalhadas estão entre as mais bem pagas do mundo."

traduzido daqui:
http://www.richarddawkins.net/article,1 ... Advertiser
Editado pela última vez por SickBoy em 12 Dez 2008, 08:46, em um total de 1 vez.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Sorrelfa escreveu:
A minha opinião seria incriminar e protestar contra uma minoria que induz a massa a ter pensamentos diferentes sem nenhuma proposta de paz aparente.

É por essa e outrar que falar de ateismo no Brasil não é perda de tempo.
Em suma o pensamento do gajo em questão: Punir a minoria que por sua descrença induz a massa religiosa a pensar, e colocar a massa religiosa contra a minoria por meio de protestos. pois a unica proposta de paz é a religião.
Parabens Capião !!!!!!!!!
Isso pra mim é pura perseguição movida por preconceito religioso.
:emoticon44: :emoticon44:
A única e grande diferença é que a grande maioria dos religiosos levam vantagnes disparadas em relação a minoria de ateus. Isto não parte de um preconceito e sim de uma moral lógica racional.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

SickBoy escreveu:na hora de falar da violência atual, você reduz ao máximo o número de religiosos, dizendo que a grande maioria dos religiosos não o são "de verdade", só da boca pra fora. e dá ênfase ao crescimento dos ateus.
sim
Já quando é pra falar de um país menos violento, novamente já puxa sardinha para o lado da religião. Essa parcialidade tira qualquer chance de você ser levado a sério.
Esqueceu de que eu falei sôbre os religiosos praticantes.
"Uma pesquisa de 2006 disse o seguinte: 29% acreditam em um deus ou divindade; 23% acreditam em um poder superior, sem ter certeza do que seja; 26% não acreditam em deuses ou forças superiores; 22% estão em dúvida. Ou seja, dependendo da definição de ateísmo, a Noruega tem entre 26% e 71% de ateus.
Entre 26% e 71% poderia se chegar apenas a 30%.
E o que o secularismo fez à Noruega? O Global Peace Index classifica a Noruega como o país mais pacífico do mundo. Nos últimos 5 anos, a Noruega está em primeiro lugar no ranking de Índice de Desenvolvimento Humano, uma medida comparativa de expectativa de vida, analfabetismo, educação e padrão de vida.
A Noruega detém a segunda maior renda per capita do mundo, uma taxa de desemprego abaixo de 2%, e as horas trabalhadas estão entre as mais bem pagas do mundo."
Todos sabemos que existem vários fatores para um país viver bem. A naruega com uma população de 4,5 milhões de pessoas tem tudo para se organizar comparando a uma país do tamando do Brasil que chegou a 185 milhões de habitantes.
Cada caso é um caso e independente disto a noruega mesmo sendo um pequeno pais estabilizado a violência aparece. A religião lá também ajuda no conceito moral das pessoas.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Darkside escreveu:Ignorou tudo o que eu disse, só porque fiz questão de separar a fé ou ausência dela de todo o resto da doutrinação imbecil de que ateísmo traz violência. É, não tem o que dizer mesmo, melhor ficar nos argumentos circulares e vencer todo mundo no cansaço. :emoticon19:
Poderia me mostrar de novo onde está o que eu ignorei? São muitas postagens e as vezes posso até esquecer de responder.
Por hoje tenham todos um bom dia.

Fenrir
Gênero: Masculino

Mensagem por Fenrir »

SickBoy escreveu:
Erivelton escreveu:

na hora de falar da violência atual, você reduz ao máximo o número de religiosos, dizendo que a grande maioria dos religiosos não o são "de verdade", só da boca pra fora. e dá ênfase ao crescimento dos ateus.

traduzido daqui:
http://www.richarddawkins.net/article,1 ... Advertiser

Da vontade de ir morar la.
"Man is the measure of all gods"
(Fenrígoras, o sofista pós-socrático)

"The things are what they are and are not what they are not"

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

Todos sabemos que existem vários fatores para um país viver bem. A naruega com uma população de 4,5 milhões de pessoas tem tudo para se organizar comparando a uma país do tamando do Brasil que chegou a 185 milhões de habitantes.

Até esse momento, eu só tinha visto de sua parte uma associação direta entre ateísmo e violência.

O óbvio dos vários fatores, nem se discute.

E também não é apenas o tamanho da população, ou então o Haiti seria o paraíso.

Cada caso é um caso e independente disto a noruega mesmo sendo um pequeno pais estabilizado a violência aparece.

O fim da violência é utópico. já falei isso.

A religião lá também ajuda no conceito moral das pessoas.

prove o que diz.

Fenrir

Mensagem por Fenrir »

SickBoy escreveu:

Até esse momento, eu só tinha visto de sua parte uma associação direta entre ateísmo e violência.

O óbvio dos vários fatores, nem se discute.

E também não é apenas o tamanho da população, ou então o Haiti seria o paraíso.

Cada caso é um caso e independente disto a noruega mesmo sendo um pequeno pais estabilizado a violência aparece.

O fim da violência é utópico. já falei isso.

A religião lá também ajuda no conceito moral das pessoas.

prove o que diz.

E o Haiti, que eu saiba, é um país bem religioso.
Populacao não é o fator em jogo ai.

O Belize e o Timor leste tambem tem populacões despreziveis e são terceiro mundo,
Omã idem, Moldávia (e fica na Europa, oriental) idem e mais um monte de países na Africa, tipo Suazinlândia, Ruanda e Burundi.
TODOS eles religiosos, inclusive.

E o que dizer do Afeganistão entao?

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

André

Mensagem por André »

Erivelton escreveu:
Judas escreveu:Não percebe o que fala? VERDADES BÍBLICAS?!?!
Quem define isso, se a biblia é passível de interpretação?
Existem pessoas interpretando a bíblia de cabeça para baixo.
Porque é a SUA interpretação da biblia é a correta, sendo que existem centenas de outras pessoas que a interpratam de maneira diferente , e ainda assim afirmam estarem certos?
O sentido de uma igreja atacar outra não está na questão de dizer que o outro esteja errado, mas afirmar que para servir a Deus a doutrina mais correta seria aquela que cada igreja afirma. Todos querem fazer o melhor para honrar a Deus, mas no entanto todos sabem que a verdade do julgamento só pertence a quem sabe.
É este o problema com a cabeça de vocês, essa maneira de pensar os limita a resolver verdades absolutas dentro de suas próprias mentes, e sair por aí querendo que isso seja verdade simplesmente porque vocês decretaram.
O problema de muita gente é entender que as igrejas não se entendem.
O básico todos seguem e rupa suja se lava em casa.
Se alguns usam da violência para matar os próprios irmãos isto já se torna um fanatismo radical fora do contesto cristão.
Acredite no que quiser, mas não espere convencer pessoas que pensam para agir, a concordar com você.
Não quero convencer ninguém e sim obter opiniões de como acabar com a violência.
Voce pode apresentar uma ao invés de estar atacando a religião.

Eu coloquei minha proposta. A razão, educação, desenvolvimento humano,aplicação e cumprimento das leis, é que são medidas para diminuir drasticamente a violência.

Vc não percebe, mas a não respeitar os outros, e sua liberdade de pensamento. Vc incentiva a violência. Esse pensamento é autoritário, é alias, é uma forma de violência, não física, mas verbal. Vc não mostrou nenhuma evidencia pq a minoria de descrente é responsável pelos males do mundo. É apenas uma opinião sua, sem nenhuma base.
Editado pela última vez por André em 12 Dez 2008, 09:41, em um total de 1 vez.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Fenrir

Mensagem por Fenrir »

Estao precisando de voce na Romênia, Erivelton.
E cuidado com o Dracula, mano.

"As mentes mentem"
(Fenrir, o mentiroso)

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

Erivelton,

a questão da Noruega citada no meu post foi apenas ilustrativa. O meu ponto principal foi esse, ignorado por você:

Já quando é pra falar de um país menos violento, novamente já puxa sardinha para o lado da religião.

Judas

Mensagem por Judas »

Erivelton, sua argumentação é uma piada, e seu nível de preconceito me surpreendeu.
Seu discurso funciona bem entre seus pares, pessoas provavelmente sem muita capacidade de criticar, aceitam por inércia o que lhes é conveniente, negam sumariamente o que contraria sua fé.
Em síntese, seu argumento serve pra "chutar cachorro morto"
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

André

Mensagem por André »

Erivelton escreveu:
André escreveu:E em minha opinião, o humanismo secular, muito melhor e eficiente que religião para promover respeito ao outro, coisa que religião nem tem como promover pq cada uma se coloca como a única fonte de salvação. Respeito ao outro, a vida do outro, está na base da construção da paz. Detalhe, humanismo secular não é algo popular, é minoritário, e não pode ser responsabilizado pela violência, e é mais comum, justamente onde violência é menor, onde existe mais desenvolvimento humano. Lembrando que não estou realizando, como vc faz, uma relação causal direta, entre as duas coisas, apenas apontando a evidencia, que é suficiente para desqualificar a relação causal que vc presumi.
Qualquer movimento pela paz seja qual for seria de total incentivo para acabar coma violência. A igreja além de levar uma proposta de paz ela se apoia em muitos caminhos para ajudar neste tema. Educação, emprego, moradia e outroas questões políticas.
Talvez voce não teria o mínimo de idéia o que aconteceria com milhões de pessoas empregadas pelas igrejas e outros departamentos como creches, orfanatos, casa de axílio de velhos, recuperação de viciados, clínicas e outros...A igreja sustenta vários deste campos e muitos ficariam prejudicados.
Acho que acabar com a religião não seria bom negócio.

E quem disse que eu quero acabar com religião? Quero apenas que paguem impostos, que não tenham privilégios especiais, pois são instituições que fazem parte da sociedade, como qualquer outra. E tem inclusive o elemento negocio embutido, já que vendem esperança e muitas das suas lideranças enriquecem explorando os setores mais fragilizados.

Agora sou totalmente favorável a liberdade de pensamento, religião, e associação. Assim sendo, pessoas tem o direito de se associar e formar igrejas e ou, qualquer outra associação. O que as instituições religiosas não devem ter é privilégios diferenciados com relação ao resto da sociedade.

Se a sociedade aos poucos, for se tornando secular, esses serviços serão convertidos aos poucos, e não haverá perdas. O absurdo é pensar em acabar de forma autoritária com as religiões, que rompe com princípios inegociáveis para mim. Assim como sua sugestão de uma sociedade teocrática, é igualmente incompatível, com os mesmos princípios.

Se quiser saber mais sobre o que eu acredito que levaria a paz, que leia o meu livro. Tem disponível na Saraiva. Nele me dou ao trabalho de defender uma serie de propostas, lembrando que ninguém é obrigado a fazer isso, nem o descrença implica em propostas.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

André

Mensagem por André »

Erivelton escreveu:

Vc ao menos leu o link que postou?

Vamos ao que está no link que vc mesmo postou.

"A expressão religiosa norueguesa é em grande medida privada. Apesar de a maioria dos indivíduos declarar que a religião é importante para eles, este facto não é geralmente expresso através de uma participação religiosa activa em comunidades organizadas. Enquanto cerca de 88% da população pertence à Igreja da Noruega, apenas 10% frequenta os serviços religiosos ou outras reuniões relacionadas com o Cristianismo mais do que uma vez por mês."

Ou seja, a grande maioria leva para o fórum privado, exatamente como eu já tinha dito em minhas mensagens.

Sendo que eu não disse que esses países eram de maioria descrente, mas que tinham maior percentual de descrentes, que os outros. No Brasil ,por exemplo, Ateus são 1 por cento, e descrentes um pouco mais que isso.

Vamos ao texto, que vc deveria ter lido.

"Cerca de 5,9% da população é membro de outras comunidades religiosas, ao passo que 6,2% não pertence a qualquer comunidade religiosa. As maiores comunidades religiosas e de postura de vida fora da Igreja da Noruega são o Movimento Humanista, representado pela Associação Humanista Norueguesa (63 000), o Islamismo (60 000), o Movimento de Pentecostes (45 000), a Igreja Católica (40 000 ou mais), a igreja livre luterana evangélica (20 000), os Metodistas (13 000) e diversas igrejas livres de menor dimensão."

Nossa o movimento humanista é o maior fora da Igreja oficial. Sendo que o país tem liberdade religiosa. Confirmando tudo que eu disse, humanismo secular lá é muito mais presente que aqui. Alias agradeço, pq eu não tinha esse dado, mas vc me forneceu, confirmando o que já pensava. O seu tiro saiu pela culatra cara, a analogia é apropriada, já que vc, e não eu, está atando através da desmoralização indivíduos com os quais discorda. É obvio que descrentes como religiosos tem o potencial para serem sujeitos morais e éticos, eu já expliquei isso via uma analogia se vc quiser eu repito.

Vc não percebe, mas ao buscar desmoralizar um grupo, fazendo generalizações sem evidencias que esse grupo é responsável pelo que diz, vc comete um ato de violência verbal, de desrespeito ao outro. Algo que trabalha, contra a paz.

http://www.adherents.com/largecom/com_atheist.html

Vc olhou esse link?

É como eu disse, nesses países o percentual de descrentes é maior do que em outros, eles estão entre alguns dos mais descrentes, e tb dos mais pacíficos. Se o que vc fala fosse verdade, isso seria impossível.
Editado pela última vez por André em 12 Dez 2008, 11:19, em um total de 1 vez.

ade

Mensagem por ade »

Bom, se é para relacionar simplesmente percentagem de ateus X violencia, sem levar mais nada em conta, temos CUBA, onde a violencia é mínima e a religiosidade "oficialmente" é zero, então...
Editado pela última vez por ade em 12 Dez 2008, 18:52, em um total de 1 vez.
"É dificil levar alguem a entender algo quando sua fé depende de que não entenda" - Ditado mais velho que a humanidade.

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Erivelton, até agora você não disse nada a respeito de minhas respostas para você, o que é uma pena.
Embora eu não fique colocando pesquisas e mais pesquisas, o que eu tenho de melhor é a vivência. Você, com certeza está usando a religião como uma espécie de morfina para aliviar a sua dor. Está tão anestesiado que não consegue ver nada alem do que quer ver.
Quando você tiver uma amostra da hipocrisia das religiões, espero que não seja tarde para você se arrepender.
Imagem

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Lúcifer escreveu:Erivelton, até agora você não disse nada a respeito de minhas respostas para você, o que é uma pena.
Embora eu não fique colocando pesquisas e mais pesquisas, o que eu tenho de melhor é a vivência. Você, com certeza está usando a religião como uma espécie de morfina para aliviar a sua dor. Está tão anestesiado que não consegue ver nada alem do que quer ver.
Quando você tiver uma amostra da hipocrisia das religiões, espero que não seja tarde para você se arrepender.
Fui fazer uns trabalhos, almoçar e voltei aqui para dar uma olhada. Tive que dar uma parada para fazer outras coisas e agora tenho que ir trabalhar. Com certeza me aguarde que suas questões serão respondidas.
Pelo que venho notando em alguns argumentos muitos não contra a religião, mas certos argumentos precipitados dão a entender que a religião é a origem principal para a violência no planeta.
Com certeza todos os ramos tem uma contribuição para a origem da violência e no caso da religião alguns se apoderam da fragilidade dos fiéis para originar intenções maldosas. Preciso ir trabahar e não sei se poderei postar estes dias. Se não puder segunda feira estarei aqui para resposder os argumentos que não foram respondidos. Tenham um bom fim de semana.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Erivelton escreveu:
Judas escreveu:Não percebe o que fala? VERDADES BÍBLICAS?!?!
Quem define isso, se a biblia é passível de interpretação?
Existem pessoas interpretando a bíblia de cabeça para baixo.

Não, existem pessoas interpretando a Bíblia de forma diferente de você. E talvez sejam elas que estejam certas, não você.
Erivelton escreveu:Não quero convencer ninguém e sim obter opiniões de como acabar com a violência.
Voce pode apresentar uma ao invés de estar atacando a religião.

Basta seguir a Regra de Ouro, que já era conhecido 500 anos antes de "gizuis":
"Não faças aos outros o que não queres que te façam"

Crer num deus qualquer não é necessário.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Judas escreveu:Erivelton, sua argumentação é uma piada, e seu nível de preconceito me surpreendeu.
Seu discurso funciona bem entre seus pares, pessoas provavelmente sem muita capacidade de criticar, aceitam por inércia o que lhes é conveniente, negam sumariamente o que contraria sua fé.
Em síntese, seu argumento serve pra "chutar cachorro morto"
Meu amigo estamos vivendo uma democracia e voce precisa entender isto. Dê a sua contribuição e deixe de fazer acusações. Eu já dei todas as explicações possíveis e voce parece que nada entendeu.
Se para voce é uma piada, para outros pode não ser. Todas as decisões são tomadas em grupos e não por uma proposta única. Voce com estes pensamentos tá demonstrando que todos os ateus pensam como voce. E isto obviamente não condiz com a realidade do que já conversamos. Cada ateu tem um pensamento diferente.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Fernando Silva voce acabaria com todas as religiões para tornar um mundo melhor?

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

André escreveu:E quem disse que eu quero acabar com religião?
Muitos querem. Quem são estes?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Erivelton escreveu:Fernando Silva voce acabaria com todas as religiões para tornar um mundo melhor?

Não, eu criaria leis que impedissem que as religiões tivessem privilégios.
Quem quisesse seguir uma crença, que seguisse, desde que não tivesse o direito de incomodar os outros.
E também faria com que as igrejas pagassem todos os impostos como qualquer sociedade civil, que é o que elas são.
Religião não dá direito a ninguém de isenção de impostos.

Pessoas como você, que ficam por aí acusando os ateus de serem os culpados pela violência, teriam que explicar suas calúnias perante a lei ou se calar.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

SickBoy escreveu:prove o que diz.
Brincadeira esta Hemm!
Quantas pessoas com vidas tortas entram para igreja?
Pessoas que eram violentas e hoje são como pombas.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Erivelton escreveu:Meu amigo estamos vivendo uma democracia e voce precisa entender isto.

Democracia não dá direito a ninguém de fazer o que quer. Todos têm que se sujeitar à lei maior, que é a lei dos homens
Erivelton escreveu: Dê a sua contribuição e deixe de fazer acusações.

Pare você de nos acusar de ser a origem da violência.
Erivelton escreveu: Eu já dei todas as explicações possíveis e voce parece que nada entendeu.

Nunca lhe ocorreu que talvez sejam suas explicações que estejam erradas?

Trancado