Eu era ateu, mas encontrei a Jesus

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Com frequência, encontramos crentes que se dizem ex-ateus e acham que, por isto, têm autoridade para dizer que nós, ateus, estamos errados. Afinal, eles já foram como nós e usavam os mesmos argumentos que usamos para criticar a religião.

Na minha opinião, esses supostos ex-ateus se converteram por duas possíveis razões:

- Encontraram um argumento novo e devastador a favor de alguma religião.
- Desde o início, queriam se entregar à religião, mas o lado racional de suas mentes não o permitia.

Acontece que eles ainda não me mostraram nenhum argumento novo nem devastador. Alguns escrevem longos e tediosos livros para explicar sua conversão, cheios das mesmas afirmações velhas e batidas: "O universo é complexo demais para ter surgido assim sozinho" ou "Sem Deus, a vida não teria sentido" ou "Não consigo aceitar que a gente morre e acabou". No fim, tudo se resume a: "Tenho fé".

Alguns ainda apelam para "Sinto a presença de Deus. Ele me enche de felicidade", mas sentimentos são pessoais e intransferíveis e não têm valor como argumento.

A segunda hipótese me parece mais provável: essas pessoas sempre tiveram necessidade de acreditar em alguma coisa. No início, a consciência do ridículo e o espírito de rebeldia adolescente foram mais fortes. Com os anos, começaram a ceder e, um dia, agarrando-se a um pretexto qualquer, permitiram-se acreditar.

Elas não são diferentes dos gordos que sempre inventam uma desculpa para fugir do regime, mesmo sabendo das consequências. Ou dos fumantes que vivem prometendo que "depois deste não fumo mais". Ou do alcoólatra arrependido que sempre volta à bebida. Dão mais valor à satisfação que à lógica.

Mas os ex-ateus têm uma vantagem: enquanto que gordos, fumantes e bêbados são malvistos por quase todos e até por eles próprios, ter uma religião é o comportamento socialmente aceito. Ao se converter, deixam de ser marginais e são acolhidos pelos demais seguidores da seita que "escolheram", subindo no conceito até mesmo dos membros de outras religiões rivais, já que todas elas abominam os ateus.

O que eu posso dizer a esses "ex-ateus" é que, assim como não fumo, não bebo e cuido da minha alimentação, continuo não vendo motivos racionais para aceitar um dos milhares de deuses disponíveis. Se eles se sentem mais felizes e seguros com sua fé, ótimo. Que continuem felizes. Entretanto, poupem-me do seu sorriso superior de "já fui como vocês, mas evoluí".

Do meu ponto de vista, eles apenas abdicaram da razão em nome do conforto psicológico.
Assim como eu não sou dependente de cigarro ou bebida e nem preciso viver empanturrado, também não preciso de religião. E, se eles são "ex-ateus", eu sou ex-religioso. Também já estive do outro lado, portanto, segundo a lógica deles, também sei do que estou falando e eles deveriam ficar impressionados com minha desconversão, certo?

Bem, parece que não. Eles acham que foram "ateus de verdade", mas que eu nunca fui "religioso de verdade". Seja lá o que for isto.

Botanico

Re: Eu era ateu, mas encontrei a Jesus

Mensagem por Botanico »

Esses casos de "conversão" são mesmo muito engraçados. (A propósito, no dicionário do Mulla da Silva, conversão significa uma conversa grande...). Às vezes fico pensando se são mesmo verdadeiros ou se não passam de "lendas cristãs" (como aquela que eu já contei do Irineu Gasparetto, relatada pela bispa Hernandes).

Teve uma outra, eu agora não lembro o nome do convertido, mas saiu num artigo da revista Eclésia com o título "Ex-bruxo se converte a Cristo". Era a história de um médium "espírita", a serviço do Demo, como todo bom médium. Mas um lance hilariante na história foi a ordem de Satanás para que ele violasse dezoito túmulos. E ele obedeceu. Até o décimo sétimo, não houve quaisquer problemas: ele desenterrava, tirava o ataúde e o abria, deixando o defunto exposto ao vento. Mas no décimo oitavo, ao abrir o caixão, deparou-se com o cadáver de uma moça, cujo rosto mostrava um semblante muito tranquilo. Ele notou que não havia nem crucifixo, nem rosário sobre o corpo. Então veio dos céus uma voz com temor e tremor, ordenando: _ Enterre tudo de novo!
Apavorado, ele obedeceu imediatamente. No dia seguinte ele voltou àquele túmulo e viu escrito na lápide: "O Senhor é meu pastor e nada me faltará" e entendeu que, diferente dos casos anteriores, aquela moça fora protestante, enquanto que os outros eram católicos. E o artigo comenta então que Deus protege seus eleitos, inclusive seus restos mortais...

Eu não resisti e escrevi à revista perguntando se eles tiveram o cuidado de checar a história do tal ex-bruxo. Chamei a atenção de que ele talvez não estivesse mentindo conscientemente, mas seria vítima de falsas lembranças. Acaso checaram as datas das violações e verificaram as ocorrências policiais sobre esses casos? Fiquei sem respostas.

Talvez os "ex-ateus", "ex-espíritas", "ex-católicos", "ex-alguma coisa" também possam ser eventualmente casos de falsas memórias...

Wallace

Mensagem por Wallace »

Botanico escreveu:Esses casos de "conversão" são mesmo muito engraçados. (A propósito, no dicionário do Mulla da Silva, conversão significa uma conversa grande...). Às vezes fico pensando se são mesmo verdadeiros ou se não passam de "lendas cristãs" (como aquela que eu já contei do Irineu Gasparetto, relatada pela bispa Hernandes).

Teve uma outra, eu agora não lembro o nome do convertido, mas saiu num artigo da revista Eclésia com o título "Ex-bruxo se converte a Cristo". Era a história de um médium "espírita", a serviço do Demo, como todo bom médium. Mas um lance hilariante na história foi a ordem de Satanás para que ele violasse dezoito túmulos. E ele obedeceu. Até o décimo sétimo, não houve quaisquer problemas: ele desenterrava, tirava o ataúde e o abria, deixando o defunto exposto ao vento. Mas no décimo oitavo, ao abrir o caixão, deparou-se com o cadáver de uma moça, cujo rosto mostrava um semblante muito tranquilo. Ele notou que não havia nem crucifixo, nem rosário sobre o corpo. Então veio dos céus uma voz com temor e tremor, ordenando: _ Enterre tudo de novo!
Apavorado, ele obedeceu imediatamente. No dia seguinte ele voltou àquele túmulo e viu escrito na lápide: "O Senhor é meu pastor e nada me faltará" e entendeu que, diferente dos casos anteriores, aquela moça fora protestante, enquanto que os outros eram católicos. E o artigo comenta então que Deus protege seus eleitos, inclusive seus restos mortais...

Eu não resisti e escrevi à revista perguntando se eles tiveram o cuidado de checar a história do tal ex-bruxo. Chamei a atenção de que ele talvez não estivesse mentindo conscientemente, mas seria vítima de falsas lembranças. Acaso checaram as datas das violações e verificaram as ocorrências policiais sobre esses casos? Fiquei sem respostas.

Talvez os "ex-ateus", "ex-espíritas", "ex-católicos", "ex-alguma coisa" também possam ser eventualmente casos de falsas memórias...

Ôh Botânico,

Leva a mal não, mas não sei o que é pior, se esta estória de ateu crente ou de gente com mais de dois neurônios que acredita em espiritismo!!!!

:emoticon5:

Darkside

Mensagem por Darkside »

Mais alguns motivos para "ex-ateus" arrebanhados:

- Seus motivos para serem ateus eram tão emocionais quanto os que os levaram para a nova religião.
- Acreditavam que deus estava distante e indiferente ao mundo, sendo agnósticos com um pouco mais de fé ao invés de ateus.
- Eles não eram ateus, e sim "revoltados" com deus. Já acreditavam que deus existia e não gostavam dele.

É difícil de acreditar que exista alguém nesse mundo que depois de ter pesquisado as origens e desenvolvimento do universo, as origens históricas da bíblia e de outros livros sagrados e observado o que a religião tem feito ao mundo ao longo dos séculos, realmente interessado em descobrir a verdade, tenha lançado mão de tudo em nome de uma muleta espiritual irracional.
"Temos uma coisa muito mais extraordinária: não só se consegue que uma mesa se mova magnetizando-a, como também que fale. Interrogada, ela responde."

Alan Kardec, Obras Póstumas Pág. 237

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Como um bom "ex-ateu", não posso discordar mais do que foi dito aqui até agora.

Se é verdade que existem teístas crentes que já foram ateus crentes e falam bobagens, também é verdade que o que não falta no mundo ateu, são os ateus crentes que se dizem "ex-teísta" libertos das crenças infantis do cristianismo.
O problema nesse tipo de conversão é que o ponto fundamental, a crença, não muda. Adicionam-se a crença básica crenças novas, mas a crença fundamental continua lá e a mentalidade crente permanece cristalizada.

Ambos os crentes, sejam eles ateus ou teísta (ou ex-ateus e ex-teístas) sempre tem suas verdades, isso inclui tanto as verdades inegáveis de suas crenças, quanto as verdades óbvias acerca da falsidade das crenças alheias.
Não importa o quanto as crenças dessas pessoas mudem, pois essas mudanças sempre ocorrem com base em uma mentalidade crente e com um núcleo de crenças básicas que permanece inalterado. Trocar crenças por crenças é trocar seis por meia dúzia, mesmo que por mero acaso, algumas dessas crenças sejam fatos, fato maior é que não importa o conteúdo de tal crença-fato, mas sim o que motiva a crença em tal idéia.

O mais enfadonho nesse debate todo acerca do teísmo X ateísmo, é que ele normalmente não passa de um embate crente X crente, com a mesmice de sempre, com a mesma confusão conceitual entre o que é um ateu ou um cético, um teísta e um crente, além das confusões sobre o que é ou deixa de ser religião e o que se tira de tal fonte de conhecimento.
Teístas crentes afirmam que não existem moral sem religião, ateus crentes afirmam que não há razão com religião, enquanto ambos tão atentos e firmemente agarrados a suas próprias crenças e mesmices, se negam a olhar além da superfície e raciocinar sobre as razões de pessoas mais sensatas de ambos os lados.

O resultado é sempre o mesmo, um crente apontando o defeito de outro crente, sem perceber que de fato olha para um espelho, no qual poderia enxergar em si, o mesmo defeito para o qual aponta. :emoticon28:
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

"Falsas memórias" é uma explicação deveras séria para a questão.... :emoticon22:

Acho que nasci com uma sequela( sem trema :emoticon9: ) de burrice de alguma outra encarnação, porque pedi ajuda ao todo-poderoso ( com hífen? rsrsrs) algumas vezes...

Gente, o ser humano pira da batatinha e pronto. :emoticon45:
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

debate crente X crente? de novo esta bobagem????

mas ninguém nasce crendo...será possível que não entendam o óbvio?

:emoticon26:
Imagem

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Apo escreveu:debate crente X crente? de novo esta bobagem????

Muito pelo contrario, o estado natural do homem é a crença... será possível que não percebe o óbvio?
As crianças nascem a priori acreditando em seus pais, talvez até seja uma forma de não se meterem em confusão, então elas crescem mas continuam crendo em suas próprias bobagens.

O debate se dá entre crentes, é o crente ateu refutando as bobagens do crente teísta e afirmando suas próprias bobagens, depois o contrario... mas a mesma crença básica ambos carregam, incluindo a crença básica da mesma visão distorcida sobre a religião e a mentalidade crente.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Johnny

Mensagem por Johnny »

Juro que eu vi a cena que o RCA postou de Fernando e Acauan batendo à porta ... :emoticon19:
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

NadaSei escreveu:Muito pelo contrario, o estado natural do homem é a crença... será possível que não percebe o óbvio?

Não. Você está confundindo 2 significados diferentes de "crença". Acreditamos em nossos pais porque aprendemos por experiência que eles costumam nos proteger. Não há garantia de que isto continue acontecendo no futuro, mas é uma crença baseada em fatos (e no instinto animal).

Por outro lado, o que levaria uma criança a decidir acreditar em um deus que ela nunca viu e a inventar um monte de detalhes sobre o que ele é e o que espera de nós?
NadaSei escreveu:Se é verdade que existem teístas crentes que já foram ateus crentes e falam bobagens, também é verdade que o que não falta no mundo ateu, são os ateus crentes que se dizem "ex-teísta" libertos das crenças infantis do cristianismo.
O problema nesse tipo de conversão é que o ponto fundamental, a crença, não muda. Adicionam-se a crença básica crenças novas, mas a crença fundamental continua lá e a mentalidade crente permanece cristalizada.

E qual seria essa "crença ateísta" ?
A convicção de que é melhor ignorar coisas sobre as quais não temos evidências?

Há uma assimetria: o ex-ateu, enquanto ateu, conhecia tanto a religião quanto os argumentos ateus. De repente, sem que um fato novo tivesse surgido, ele decide mudar de lado.

Quando eu era cristão, não conhecia nenhum argumento ateu. O que eu fiz foi discutir comigo mesmo ao longo de muitos anos até que não deu mais para ignorar minhas dúvidas e questionamentos acumulados e, só então, mudei de lado. Ou melhor, percebi que meu caminho tinha me levado ao outro lado.

Eu mudei porque descobri algo novo. O ex-ateu mudou ... por que, mesmo?

Apo

Mensagem por Apo »

NadaSei escreveu:
Apo escreveu:debate crente X crente? de novo esta bobagem????

Muito pelo contrario, o estado natural do homem é a crença... será possível que não percebe o óbvio?

Não. O estado natural é não crer a menos que se possa comprovar. A criança não acredita que seus pais vão atendê-la, ela berra até ser atendida. Ela não acredita que os pais vão voltar, quando somem de perto do berço, por isto chora tanto madrugadas afora.
As crianças nascem a priori acreditando em seus pais, talvez até seja uma forma de não se meterem em confusão, então elas crescem mas continuam crendo em suas próprias bobagens.

Vê-se que você não sabe nada de criança...Elas precisam de alguém para sobreviver. Crer é só aprendizado depois que repete-se alguma lógica que ela comprove e faça sentido: mamãe vem me pegar no colo, posso chorar cada vez menos. Ou...ela não vem mesmo...não adianta chorar.

O debate se dá entre crentes, é o crente ateu refutando as bobagens do crente teísta e afirmando suas próprias bobagens, depois o contrario... mas a mesma crença básica ambos carregam, incluindo a crença básica da mesma visão distorcida sobre a religião e a mentalidade crente.

Não. O debate se dá entre crentes e não crentes. Não acredito em coisa alguma que não faça sentido lógico. E deuses parecem ser projeções da psiqué humana. Isto faz sentido.
E mais: para que serfvem deuses? Para nada. Geralmente coisas que não tem aplicação não precisam existir.

O que pode é haver alguma força ( não criadora, nem com uma varinha de marmelo em punho) que faça o caos permanecer sei lá em que que universos e realidades. Também não vejo para quê isto serviria....Mas nunca se sabe.
Imagem

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Após o dilúvio Deus disse:
Genesis 8:21 E o SENHOR sentiu o suave cheiro, e o SENHOR disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice, nem tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz.
22 Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessarão.
Genesis 9:2 E o temor de vós e o pavor de vós virão sobre todos.

Está aí o grande enígma de tantas coisas acontecerem neste mundo.
A diferença entre Deus e a do ser humano está na capacidade de inteligência.

Erivelton

Mensagem por Erivelton »

Judas iscariotes aceitou Jesus e nunca foi cristão.
A diferença entre Deus e a do ser humano está na capacidade de inteligência.

Judas

Mensagem por Judas »

Erivelton escreveu:Após o dilúvio Deus disse:

:emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266:
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Mentira deslavada! :emoticon48:

Esses convertidos não passavam de "ateus de revolta", algo do tipo briguei com deus e depois fiz as pazes :emoticon4:

Não conheço nenhum caso de um ateu filosófico voltar atrás :emoticon26:
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

"Your God is dead and no one cares" (Sartre)

joaomichelazzo

Mensagem por joaomichelazzo »

Genesis 8:21 E o SENHOR sentiu o suave cheiro, e o SENHOR disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice, nem tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz.
22 Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessarão.
Genesis 9:2 E o temor de vós e o pavor de vós virão sobre todos.

Está aí o grande enígma de tantas coisas acontecerem neste mundo.

Após o dilúvio, deus disse pra quem?
Para com essas bobagens amigo.
Deus não disse nada. Deus não fez nada. Deus sequer existe...
Fica essa papo de crença...
Como pode uma criança crer em deus, Alá, Jesus, se ela ainda não tem a opinião formada?
Existe criança Neo-liberal ou criança comunista?
O caráter ainda, o intelecto e a percepção de mundo em uma criança ainda não está formado para que ela tome pertidos sobre estes assuntos.
Criança não crê nos pais. Ela apenas sente-se segura pois por instinto sabe que os pais não a abandonarão.
Não é o mesmo com as tartarugas, por exemplo.
A mão bota os ovos e vai embora. Dalí pra frente é com elas. Elas não acrditam no deus-tartaruga (precisa de hífen?) e sabem que não podem contar com a mãe para chegar até o mar.
Então para com esse papo de criança religiosa.
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar” (Carl Sagan)

"Há males que vem pra fuder com tudo mesmo"

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

Me admira um cara onipotente fazer a merda toda já sabendo que daria merda e ainda por cima se arrepender e pedir penico...

Não dá pra confiar num cara desses não, ele já sabia, pq não arrependeu antes? :emoticon5:
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)

joaomichelazzo

Mensagem por joaomichelazzo »

Suyndara escreveu:Me admira um cara onipotente fazer a merda toda já sabendo que daria merda e ainda por cima se arrepender e pedir penico...

Não dá pra confiar num cara desses não, ele já sabia, pq não arrependeu antes? :emoticon5:

Me admira mais ainda alguém que tenha conhecimentos básicos de matemática, física e química acreditar que um ser que ninguém nunca viu, ouviu, ou tocou, estalar os dedos e criar o universo.
Me admira ainda mais, o ser-humano (não sei se leva hífen, maldita revisão ortográfica!!!) achar que o planeta foi feito para ele. Quanta pretensão!
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar” (Carl Sagan)

"Há males que vem pra fuder com tudo mesmo"

Suyndara

Mensagem por Suyndara »

joaomichelazzo escreveu:
Suyndara escreveu:Me admira um cara onipotente fazer a merda toda já sabendo que daria merda e ainda por cima se arrepender e pedir penico...

Me admira mais ainda alguém que tenha conhecimentos básicos de matemática, física e química acreditar que um ser que ninguém nunca viu, ouviu, ou tocou, estalar os dedos e criar o universo.
Me admira ainda mais, o ser-humano (não sei se leva hífen, maldita revisão ortográfica!!!) achar que o planeta foi feito para ele. Quanta pretensão!

Isso também :emoticon36:

Estava sendo básica :emoticon12: :emoticon12:

Humanos se acham :emoticon26:

Apo

Mensagem por Apo »

Judas escreveu:

:emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266: :emoticon266:

Cara, isto aqui me deu muita vontade de rir!

O tsunami lá foi mandado por deus e depois ele disse em voz bem alta: Fi-lo porque qui-lo. E vou continuar fazendo.
De formas que o Universo todo se ajoelhou e rezou. Pronto. :emoticon12:

Cada coisa...
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Erivelton escreveu:Judas iscariotes aceitou Jesus e nunca foi cristão.

Mas EIN?

:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:

Vou "aceitar" Gezuiz também no meu cuorezinho e ficar miguxa deli!

Quanta bobagem! :emoticon12:
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Suyndara escreveu:
joaomichelazzo escreveu:

Isso também :emoticon36:

Estava sendo básica :emoticon12: :emoticon12:

Humanos se acham :emoticon26:

E inventam amiguinhos imaginários variados para brincar, brigar, temer e culpar-se :emoticon12:

Como é tudo inútil vão ao cúmulo de se matar em nome dos tais amiguinhos.

O ser humano é uma coisa ruim mesmo! Algo deu muito errado entre as águas de cima e as águas de baixo. :emoticon44:
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Genesis 8:21 E o SENHOR sentiu o suave cheiro, e o SENHOR disse em seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem;

Um deus que a gente pode apaziguar com cheiro de churrasco não pode ser levado a sério.
Um deus que se impõe através de genocídios não serve como referência de moral.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

joaomichelazzo escreveu:e admira ainda mais, o ser-humano (não sei se leva hífen, maldita revisão ortográfica!!!) achar que o planeta foi feito para ele. Quanta pretensão!

Os seres humanos (sem hífen) são tão pretensiosos que se acham capazes de ofender a Deus.

Um deus infinitamente grande e poderoso não se aborrecerá com uma ofensa
infinitamente pequena, feita por uma criatura infinitamente limitada.

Seria arrogância de minha parte achar que sou capaz de ofender a Deus.
Seria um sinal de fraqueza e limitação se Deus se ofendesse por tão pouco.

Apo

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:
joaomichelazzo escreveu:e admira ainda mais, o ser-humano (não sei se leva hífen, maldita revisão ortográfica!!!) achar que o planeta foi feito para ele. Quanta pretensão!

Os seres humanos (sem hífen) são tão pretensiosos que se acham capazes de ofender a Deus.

Um deus infinitamente grande e poderoso não se aborrecerá com uma ofensa
infinitamente pequena, feita por uma criatura infinitamente limitada.

Seria arrogância de minha parte achar que sou capaz de ofender a Deus.
Seria um sinal de fraqueza e limitação se Deus se ofendesse por tão pouco.

Ah a ironia da lógica...

Só inocentes não a percebem...
Imagem

Trancado