A predestinação explicada pelos presbiterianos
Re: A predestinação explicada pelos presbiterianos
- A primeira questão que me ocorre dessa sua exposição é: - PORQUE?!?!?
- PORQUE criar seres pré-destinados para jogar um jogo com final pré-estabelecido? – Porque Deus não criou suas criaturas e mandou para céu ou inferno de cara?
- PORQUE só ele sabe quem serão os salvos? - Fazendo com que se pregue para quem vai arder de qualquer forma?
– PORQUE pregar? – Não importa que eu não saiba quem é salvo ou não, a pregação não muda nada.
- PORQUE chamar de justo um ser que concebe uma criatura com o fim expresso de ser torturada por toda a eternidade?
Abraços,[/quote]
DEUS criou o homem para que o adore, é isso mesmo, criou o homem para adorar seu nome. Quando o homem (Adão) estava em perfeita comunhão com DEUS no jardim do Éden, ele tinha uma vida muito agradável, mas ao pecar contra DEUS isto mudou. O propósito de DEUS para ainda estarmos aqui nesta vida é que glorifiquemos seu nome na terra em meio aos "que aos não o aceitam". Não seria justo dizer para alguém: "vou te condenar antes de você cometer pecados e me rejeitar", logo toda esta vida é necessária, pois no dia do juízo, saberemos o porque do nosso destino.
- PORQUE criar seres pré-destinados para jogar um jogo com final pré-estabelecido? – Porque Deus não criou suas criaturas e mandou para céu ou inferno de cara?
- PORQUE só ele sabe quem serão os salvos? - Fazendo com que se pregue para quem vai arder de qualquer forma?
– PORQUE pregar? – Não importa que eu não saiba quem é salvo ou não, a pregação não muda nada.
- PORQUE chamar de justo um ser que concebe uma criatura com o fim expresso de ser torturada por toda a eternidade?
Abraços,[/quote]
DEUS criou o homem para que o adore, é isso mesmo, criou o homem para adorar seu nome. Quando o homem (Adão) estava em perfeita comunhão com DEUS no jardim do Éden, ele tinha uma vida muito agradável, mas ao pecar contra DEUS isto mudou. O propósito de DEUS para ainda estarmos aqui nesta vida é que glorifiquemos seu nome na terra em meio aos "que aos não o aceitam". Não seria justo dizer para alguém: "vou te condenar antes de você cometer pecados e me rejeitar", logo toda esta vida é necessária, pois no dia do juízo, saberemos o porque do nosso destino.
Suyndara escreveu:Depois reclama quando a gente diz que ele tem 12 anos...
Poxa, onipotência, onisciência e onipresença não extamente o que você pensa que são.
Deus já criou todos predestinados, não é você que escolhe se converter ou não, é ele que já sabe se você será salvo ou não, independente da sua escolha. Isso é predestinação = destino traçado
No dia do juízo final ninguem vai poder alegar que nunca ouviu falar do evangelho
Olha o quanto você é contraditório.
Se deus já sabe desde o início quem será salvo, para quê essa papagaiada de julgamento?![]()
Que diferença faz se você se converteu ou não? Ele já traçou seu destino e a decisão dele é imutável.
Sem contar que nascem pessoas a cada segundo, logo o juízo final nunca irá acontecer![]()
[]s
O propósito de DEUS para ainda estarmos aqui nesta vida é que glorifiquemos seu nome na terra em meio aos "que aos não o aceitam". Não seria justo dizer para alguém: "vou te condenar antes de você cometer pecados e me rejeitar", logo toda esta vida é necessária, pois no dia do juízo, saberemos o porque do nosso destino.
O juízo não está marcado para a data em que todo o mundo tiver escutado a palavra de DEUS, ele vai acontecer após, quando não dá pra saber. A bíblia diz que Jesus virá como um ladrão, como uma surpresa que será boa para alguns e ruím para outros. Sobre as pessoas que sempre nascem, apesar do homem já nascer pecador, Jesus já morreu por todos que quiserem aceitar seu sacrifício, e crianças não são condenadas.Portanto não há problema algum relativo ao nascimento aleatório dos homens.
- Lúcifer
- Gênero: Masculino
- Contato:
Caio escreveu:- A primeira questão que me ocorre dessa sua exposição é: - PORQUE?!?!?
Abraços,
DEUS criou o homem para que o adore, é isso mesmo, criou o homem para adorar seu nome. Quando o homem (Adão) estava em perfeita comunhão com DEUS no jardim do Éden, ele tinha uma vida muito agradável, mas ao pecar contra DEUS isto mudou. O propósito de DEUS para ainda estarmos aqui nesta vida é que glorifiquemos seu nome na terra em meio aos "que aos não o aceitam". Não seria justo dizer para alguém: "vou te condenar antes de você cometer pecados e me rejeitar", logo toda esta vida é necessária, pois no dia do juízo, saberemos o porque do nosso destino.[/quote]
Resumindo, deus é um ser super poderoso com baixa alta-estima, então precisa eternamente que suas criaturas puxem o seu santo saco pra ele se sentir melhor.
Mas sabe, agora vou me sentir melhor. Antes eu só sabia que ia pro inferno. Mas agora eu sei o porquê vou pro inferno no dia do juizo chegar. Muito reconfortante. É sempre bom saber o motivo pelo qual vou ser condenado.

- Aranha
- Contato:
Caio escreveu: DEUS criou o homem para que o adore, é isso mesmo, criou o homem para adorar seu nome.
- Isso lá é motivo?!?!?! - Imagina você gerar seres geneticamente programados para ficarem te adorando, se coloque nesta situação ridícula (de ambos os lados).
Caio escreveu: Quando o homem (Adão) estava em perfeita comunhão com DEUS no jardim do Éden, ele tinha uma vida muito agradável, mas ao pecar contra DEUS isto mudou. O propósito de DEUS para ainda estarmos aqui nesta vida é que glorifiquemos seu nome na terra em meio aos "que aos não o aceitam". Não seria justo dizer para alguém: "vou te condenar antes de você cometer pecados e me rejeitar", logo toda esta vida é necessária, pois no dia do juízo, saberemos o porque do nosso destino.
- Isto não é Calvinismo, você é Calvinista ou Arminianista?
- Esse negócio de jogar os "porquês" para depois da morte é fuga, toda vez que fica complicado responder basta dizer que "no momento certo será revelado" de forma professoral e misteriosa e tudo fica por isso mesmo, você tem que acordar e perceber que se sua religião não explica essas coisas ela falha no básico que é dar sentido a existência e revelar o divino e o pós-vida.
Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker
Ben Parker
Acauan escreveu:Caio escreveu:Uma vez salvo, salvo para sempre. quer dizer: Só DEUS sabe quem vai se converter, mesmo que no final da vida. E por isso ele não precisa escrever o nome dos predestinados a lápis no livro da vida, ele já sabe quem são.
Errado!
Uma vez salvo, salvo para sempre é um dos pilares do Calvinismo, resumidos na sigla TULIP, no caso, na letra "I", da expressão inglesa para Graça Irresistível, que prega que Deus impõe a salvação aos escolhidos tanto quanto impõe a perdição aos demais, que assim não têm como evitá-la, mesmo se quisessem. Esta doutrina encontra oposição na vertente Arminiana que defende que o crente pode perder a salvação se não perseverar na Fé.
Você confunde e mistura os conceitos de predestinação, presciência e graça irresistível, dos quais deriva a divisão entre os protestantes quanto a existência ou não do livre arbítrio humano.Caio escreveu: E os evangélicos têm que pregar aos outros porque foi ordem de "Jesus", a ordem é que todos sejam evangelizados, pois como os evangélicos podem escolher os "predestinados"?
Certamente esta é uma das frases pior redigidas da história deste fórum.Caio escreveu:não é assim pois só DEUS conhece o coração e o amanhã de cada um. E sobre a vida na terra, já que alguns não são predestinados, porque DEUS não "julga logo"?? A resposta é simples. No dia do juízo final ninguem vai poder alegar que nunca ouviu falar do evangelho. Se DEUS condenasse quem nunca ouviu falar isto entraria em contradição com uma de suas caractarísticas principais, ele é JUSTO.
Quanta baboseira.
Se existem predestinados e não predestinados, a pregação do evangelho é apenas uma tentativa de justificar formalmente uma condenação expressa antes de o julgamento ser feito e antes de sequer o julgado nascer.
Se isto é justiça, eu sou o general Custer.
É injusto você ter o direito de escolher? Só que se dependendo da escolha as pessoas sofrem as consequências. É dificil para alguns aceitarem mas só existe um DEUS que propõe uma vida eterna e saudável. É que as pessoas querem recusá-lo e ter sua benção e proteção mesmo assim. Só que recusando-o, o inimigo não vai deixar com que vivam em paz, ele já está condenado, em resumo, não há possibilidade dele se arrepender e voltar atrás. Nós podemos nos arrepender, a escolha é nossa. Quer saber se é predestinado? é só escolher!
Caio escreveu: É injusto você ter o direito de escolher?
Mas Caio, pela doutrina calvinista, NÃO TEMOS O QUE ESCOLHER. A escolha é atributo de DEUS, antes mesmo de haver qualquer outra coisa além do próprio DEUS (Ou três deuses, Pai, Filho e Espírito Santo) a PREDESTINAÇÃO JÁ HAVIA SIDO DECIDIDA. Logo não podemos escolher se vamos ser salvos ou condenados. É Deus quem faz a escolha, não nós.
Caio escreveu:Só que se dependendo da escolha as pessoas sofrem as consequências. É dificil para alguns aceitarem mas só existe um DEUS que propõe uma vida eterna e saudável.
Como disse, na fé cristã há TRÊS deuses. Esses três deuses fizeram, APENAS ELES, a escolha dos salvos e dos condenados. Logo os seus deuses NÃO PROPUSERAM NADA: eles DETERMINARAM. Aqueles que ESCOLHEMOS para serem salvos, terão a tal vida eterna e saudável. O que por tabela NÃO ESCOLHEMOS, se phooderam...
Caio escreveu:É que as pessoas querem recusá-lo e ter sua benção e proteção mesmo assim.
Afinal como é esse jogo? Na página anterior dei uns exemplos de como é que funcionaram as consequências da fé calvinista na Inglaterra. Falei besteira?
Caio escreveu:Só que recusando-o, o inimigo não vai deixar com que vivam em paz, ele já está condenado, em resumo, não há possibilidade dele se arrepender e voltar atrás.
Os três Deuses em quem os cristãos acreditam devem ter tomado aulas de inteligência e sagacidade com o Nosso Guia Mulla. Pra quê criar um inimigo (refere-se ao Satanás?)? Não teriam sido mais inteligentes esses três deuses NÃO CRIAREM O DITO CUJO, assim como não criarem as almas não eleitas?
Caio escreveu: Nós podemos nos arrepender, a escolha é nossa. Quer saber se é predestinado? é só escolher!
Lembra-me uma discussão que tive com cristãos sobre qual teria sido o destino de Adolf Hitler, caso no fim de sua vida houvesse se arrependido de seus pecados, dos crimes que cometeu ou ordenou que cometessem em seu nome, tivesse aceitado o Cristo e se batizado cristão e morrido pouco depois, sem responder pelos seus atos. TODOS me disseram que ele se salvaria. E eu pergunto: onde está a justiça nisso tudo? Então uma pessoa que não entendeu, não aceitou a mensagem calvinista e viveu uma vida normal na sociedade irá para o INFERNO. Já um Hitler convertido e arrependido...
Graças a Deus, não sou cristão...
Caio escreveu:É injusto você ter o direito de escolher?
Sim, quando as escolhas forem impostas e injustas.
É como se um assaltante te desse a escolha entre a bolsa e a vida e depois alegasse que a culpa por ter sido roubado ou morto foi tua, pois foi você que escolheu.
Caio escreveu:Só que se dependendo da escolha as pessoas sofrem as consequências.
Ou seja, a defesa de tua doutrina se enquadra exatamente no exemplo do assaltante.
Caio escreveu:É dificil para alguns aceitarem mas só existe um DEUS que propõe uma vida eterna e saudável.
E, segundo sua doutrina, só existe um Deus que propõe torturar suas criaturas por toda eternidade.
Caio escreveu:É que as pessoas querem recusá-lo e ter sua benção e proteção mesmo assim.
Coisa mais sem pé, nem cabeça.
Caio escreveu:Só que recusando-o, o inimigo não vai deixar com que vivam em paz, ele já está condenado, em resumo, não há possibilidade dele se arrepender e voltar atrás. Nós podemos nos arrepender, a escolha é nossa. Quer saber se é predestinado? é só escolher!
Proselitismo chato e bobo.
Nós, Índios.
Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Acauan Guajajara
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Caio escreveu:O propósito de DEUS para ainda estarmos aqui nesta vida é que glorifiquemos seu nome na terra em meio aos "que aos não o aceitam".
Por que um deus infinito, que é tudo e pode tudo, tem tanta necessidade de ser glorificado?
Ele não se garante? Precisa de um monte de baba-ovos repetindo que ele é "o cara" ?
- Lúcifer
- Contato:
Fernando Silva escreveu:Caio escreveu:O propósito de DEUS para ainda estarmos aqui nesta vida é que glorifiquemos seu nome na terra em meio aos "que aos não o aceitam".
Por que um deus infinito, que é tudo e pode tudo, tem tanta necessidade de ser glorificado?
Ele não se garante? Precisa de um monte de baba-ovos repetindo que ele é "o cara" ?
Isso é que eu chamo de baixíssima estima.

Lúcifer escreveu:Fernando Silva escreveu:Caio escreveu:O propósito de DEUS para ainda estarmos aqui nesta vida é que glorifiquemos seu nome na terra em meio aos "que aos não o aceitam".
Isso é que eu chamo de baixíssima estima.
É a razão deles se identificarem tanto. Fracassado apóia Fracassado.
Jeová das Batalhas perdidas e seu povo Escravo.
Dava até filme!
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."
Mas Caio, pela doutrina calvinista, NÃO TEMOS O QUE ESCOLHER. A escolha é atributo de DEUS, antes mesmo de haver qualquer outra coisa além do próprio DEUS (Ou três deuses, Pai, Filho e Espírito Santo) a PREDESTINAÇÃO JÁ HAVIA SIDO DECIDIDA. Logo não podemos escolher se vamos ser salvos ou condenados. É Deus quem faz a escolha, não nós.
Como disse, na fé cristã há TRÊS deuses. Esses três deuses fizeram, APENAS ELES, a escolha dos salvos e dos condenados. Logo os seus deuses NÃO PROPUSERAM NADA: eles DETERMINARAM. Aqueles que ESCOLHEMOS para serem salvos, terão a tal vida eterna e saudável. O que por tabela NÃO ESCOLHEMOS, se phooderam...
Os três Deuses em quem os cristãos acreditam devem ter tomado aulas de inteligência e sagacidade com o Nosso Guia Mulla. Pra quê criar um inimigo (refere-se ao Satanás?)? Não teriam sido mais inteligentes esses três deuses NÃO CRIAREM O DITO CUJO, assim como não criarem as almas não eleitas?
Lembra-me uma discussão que tive com cristãos sobre qual teria sido o destino de Adolf Hitler, caso no fim de sua vida houvesse se arrependido de seus pecados, dos crimes que cometeu ou ordenou que cometessem em seu nome, tivesse aceitado o Cristo e se batizado cristão e morrido pouco depois, sem responder pelos seus atos. TODOS me disseram que ele se salvaria. E eu pergunto: onde está a justiça nisso tudo? Então uma pessoa que não entendeu, não aceitou a mensagem calvinista e viveu uma vida normal na sociedade irá para o INFERNO. Já um Hitler convertido e arrependido...
Graças a Deus, não sou cristão...[/quote]
Não acredito nisto, pois DEUS pode conhecer o futuro sem alterá-lo e logo posso escolher, e independente de quantas vezes eu mude de opinião ele sempre saberá qual vai ser minha decisão final. Sendo assim não me importo "muito" com Calvinismo e outros porque penso assim: Se alguém se torna evangélico e deixa de ser evangélico para se tornar alguém muito ruím, isto está dentro dos decretos permissíveis de DEUS, logo ele não desconverteu está pessoa com o intuito de condená-la. Por outro lado se alguém já nasce salvo e mesmo que no final da vida se desvie do caminho, mas poucos segundos antes de morrer volta para DEUS? Podemos repetir: Uma vez salvo, salvo para sempre. Não gosto de dar ênfase no calvinismo ou qualquer verdade arminiana, todos os dois lados podêm ser ""vencidos"" pela simples onisciência de DEUS. Eu não misturo as coisas, eu faço um link entre elas e pra mim tudo se encaixa muito bem. Só me esforço para não fugir da palavra de DEUS, pois esta é inquestionável ao meu ponto de vista.
Sobre DEUS, só existe um, que se traduz em uma "tri-unidade", é interessante pois Jesus não teve nenhuma mulher pelo fato disto não estar nos planos de DEUS. ELE mesmo foi ao deserto guiado por DEUS, quem gostaria de estar no deserto? sem alimento, com um clima ruím e etc, Mas JESUS tinha tanto interesse em cumprir a vontade de DEUS que assim o fez, e o espírito santo? trabalha realizando a vontade do senhor "somente". Percebeu que apesar de serem pai, filho e espírito são uma unidade? ele e o pai são "um".
Sobre a criação de satanás, é óbvio que DEUS não gostou da revolta do mesmo, porém nem sempre pelo fato de DEUS ver o futuro ele o altera. Ele se permite criar coisas que podem ser boas ou ruíns no futuro. Se serão boas, graças sejam dadas a ELE se serão ruíns, ele pode limitar estas coisas de forma que o mal não destrua por completo o homem, pois quando se fez necessário, DEUS deu seu único filho para nos purificar e pagar nossa dívida com o pecado.
Sobre a questão do Hitler, não tem jeito! salvos só com Cristo, não adianta ser um bom mocinho a vida toda, pois o pecado é herdado pelo homem desde Adão, então primeiro devemos aceitar Jesus, e quem aceita Jesus """deve seguir seus passos, daí vem as boas obras""". Não somos salvos pelas boas obras, mas somente pelo arrependimento e reconhecimento de do sacrifício vivo. Se Hitler no final de sua vida aceitasse este sacrificio de coração, que só DEUS pode analizar a fundo, seria salvo enquanto bons mocinhos que negam a CRISTO não seriam. Aceitar JESUS é o ponto chave. Com relação ao interesse na salvação, poderíamos pensar que todos que o aceitam querem a salvação, mas não é bem assim, todos querem a salvação mas muitos procuram onde não há, ele nos amou primeiro devemos ter isso sempre em mente.
Sobre a escolha que foi comparada a um assalto, é melhor mudarmos a história. Um bandido vem te assaltar e você consegue escapar, mas ele está quase te alcançando novamente. Você vê uma rua com um policial te chamando e oferecendo ajuda para te proteger. Entendeu?? As pessoas querem continuar correndo sozinhas do bandido, que muito acostumado com situações de assalto corre muito bem e não querem aceitar a ajuda do policial. Apesar da escolha errada, querem terminar a história são e salvas da morte. O problema é que o diabo não quer dineiro, ele quer nossa vida eterna.
Digitei um pouco rápido e peço desculpas se houver algum erro, já reparei que isto incomoda muito os membros do fórum, estou procurando melhorar. até mais!!
Graças a Deus, não sou cristão...[/quote]
Não acredito nisto, pois DEUS pode conhecer o futuro sem alterá-lo e logo posso escolher, e independente de quantas vezes eu mude de opinião ele sempre saberá qual vai ser minha decisão final. Sendo assim não me importo "muito" com Calvinismo e outros porque penso assim: Se alguém se torna evangélico e deixa de ser evangélico para se tornar alguém muito ruím, isto está dentro dos decretos permissíveis de DEUS, logo ele não desconverteu está pessoa com o intuito de condená-la. Por outro lado se alguém já nasce salvo e mesmo que no final da vida se desvie do caminho, mas poucos segundos antes de morrer volta para DEUS? Podemos repetir: Uma vez salvo, salvo para sempre. Não gosto de dar ênfase no calvinismo ou qualquer verdade arminiana, todos os dois lados podêm ser ""vencidos"" pela simples onisciência de DEUS. Eu não misturo as coisas, eu faço um link entre elas e pra mim tudo se encaixa muito bem. Só me esforço para não fugir da palavra de DEUS, pois esta é inquestionável ao meu ponto de vista.
Sobre DEUS, só existe um, que se traduz em uma "tri-unidade", é interessante pois Jesus não teve nenhuma mulher pelo fato disto não estar nos planos de DEUS. ELE mesmo foi ao deserto guiado por DEUS, quem gostaria de estar no deserto? sem alimento, com um clima ruím e etc, Mas JESUS tinha tanto interesse em cumprir a vontade de DEUS que assim o fez, e o espírito santo? trabalha realizando a vontade do senhor "somente". Percebeu que apesar de serem pai, filho e espírito são uma unidade? ele e o pai são "um".
Sobre a criação de satanás, é óbvio que DEUS não gostou da revolta do mesmo, porém nem sempre pelo fato de DEUS ver o futuro ele o altera. Ele se permite criar coisas que podem ser boas ou ruíns no futuro. Se serão boas, graças sejam dadas a ELE se serão ruíns, ele pode limitar estas coisas de forma que o mal não destrua por completo o homem, pois quando se fez necessário, DEUS deu seu único filho para nos purificar e pagar nossa dívida com o pecado.
Sobre a questão do Hitler, não tem jeito! salvos só com Cristo, não adianta ser um bom mocinho a vida toda, pois o pecado é herdado pelo homem desde Adão, então primeiro devemos aceitar Jesus, e quem aceita Jesus """deve seguir seus passos, daí vem as boas obras""". Não somos salvos pelas boas obras, mas somente pelo arrependimento e reconhecimento de do sacrifício vivo. Se Hitler no final de sua vida aceitasse este sacrificio de coração, que só DEUS pode analizar a fundo, seria salvo enquanto bons mocinhos que negam a CRISTO não seriam. Aceitar JESUS é o ponto chave. Com relação ao interesse na salvação, poderíamos pensar que todos que o aceitam querem a salvação, mas não é bem assim, todos querem a salvação mas muitos procuram onde não há, ele nos amou primeiro devemos ter isso sempre em mente.
Sobre a escolha que foi comparada a um assalto, é melhor mudarmos a história. Um bandido vem te assaltar e você consegue escapar, mas ele está quase te alcançando novamente. Você vê uma rua com um policial te chamando e oferecendo ajuda para te proteger. Entendeu?? As pessoas querem continuar correndo sozinhas do bandido, que muito acostumado com situações de assalto corre muito bem e não querem aceitar a ajuda do policial. Apesar da escolha errada, querem terminar a história são e salvas da morte. O problema é que o diabo não quer dineiro, ele quer nossa vida eterna.
Digitei um pouco rápido e peço desculpas se houver algum erro, já reparei que isto incomoda muito os membros do fórum, estou procurando melhorar. até mais!!
Insane_Boy escreveu:Lordakner escreveu:Apo escreveu:Como a gente sabe se foi escolhido ou não?
É simples, se você é capaz de aceitar JESUS como seu salvador e seguir seus ensinamentos tenha certeza que vc é uma escolhida. "Para ser escolhida é só ter coragem para escolher!". Caso vc seja capaz disto, saiba que isto não será nenhuma surpresa para DEUS, ou seja, após escolher JESUS de coração saiba que DEUS te escolheu ainda quando estava no ventre de sua mãe!
Caio escreveu:Insane_Boy escreveu:Lordakner escreveu:Apo escreveu:Como a gente sabe se foi escolhido ou não?
É simples, se você é capaz de aceitar JESUS como seu salvador e seguir seus ensinamentos tenha certeza que vc é uma escolhida. "Para ser escolhida é só ter coragem para escolher!". Caso vc seja capaz disto, saiba que isto não será nenhuma surpresa para DEUS, ou seja, após escolher JESUS de coração saiba que DEUS te escolheu ainda quando estava no ventre de sua mãe!
Se você foi "escolhido" quando estava no ventre de sua mãe ( Frase meio esquisita, pois é meio difícil estar no "ventre de seu pai"

Então a ""escolha" é teatrinho?
A "lógica" crente é meio inacessível para mim.
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."
Caio escreveu:Sobre a questão do Hitler, não tem jeito! salvos só com Cristo, não adianta ser um bom mocinho a vida toda, pois o pecado é herdado pelo homem desde Adão, então primeiro devemos aceitar Jesus, e quem aceita Jesus """deve seguir seus passos, daí vem as boas obras""". Não somos salvos pelas boas obras, mas somente pelo arrependimento e reconhecimento de do sacrifício vivo. Se Hitler no final de sua vida aceitasse este sacrificio de coração, que só DEUS pode analizar a fundo, seria salvo enquanto bons mocinhos que negam a CRISTO não seriam.
ARGH!
quote escreveu:Sobre a escolha que foi comparada a um assalto, é melhor mudarmos a história. Um bandido vem te assaltar e você consegue escapar, mas ele está quase te alcançando novamente. Você vê uma rua com um policial te chamando e oferecendo ajuda para te proteger. Entendeu?? As pessoas querem continuar correndo sozinhas do bandido, que muito acostumado com situações de assalto corre muito bem e não querem aceitar a ajuda do policial. Apesar da escolha errada, querem terminar a história são e salvas da morte. O problema é que o diabo não quer dineiro, ele quer nossa vida eterna.
O erro de sua analogia reside em que nela os eventos são aleatórios e nenhum dos elementos tem o controle total da situação, por isto não é aplicável à hipótese da predestinação divina.
Minha analogia é aplicável porque nela o ladrão tem o total domínio dos eventos – como Deus na hipótese predestinista – e impõe escolhas que só podem resultar injustas, seja lá o que a vítima seja forçada a escolher, simplesmente por ter sido forçada a escolher.
Nós, Índios.
Acauan Guajajara
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Acauan Guajajara
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Jesus não teve nenhuma mulher?
Óia só a profundidade da afirmação do cara!
Bem que eu sempre desconfiei que ele gostava mesmo era de garotos, o João que o diga

Óia só a profundidade da afirmação do cara!
Bem que eu sempre desconfiei que ele gostava mesmo era de garotos, o João que o diga

"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)
"Your God is dead and no one cares" (Sartre)
No mais, acho que o Caio é realmente muito jovem e imaturo, desconhece totalmente o assunto e seus discursos nunca passarão de proselismos bobos e infantis...
Eu me abstenho dessa discussão

"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)
[/quote]
Se você foi "escolhido" quando estava no ventre de sua mãe ( Frase meio esquisita, pois é meio difícil estar no "ventre de seu pai"
) - Tudo estava predestinado?
A "lógica" crente é meio inacessível para mim.[/quote]
O que eu quis dizer é que independente de sua escolha DEUS é onisciente e não vai ficar "surpreso" pela sua escolha, pois ele já sabe quem são seus escolhidos. Se pensar assim você percebe que os predestinados são os que escolhem a DEUS e aceitam Jesus de coração. Da mesma forma existem os que DEUS sabe que não vão aceitá-lo, por isso não são escolhidos. Você fala de escolha como se estivesse relacionada com livre arbítrio. e neste sentido que vc cita "escolha"?

A "lógica" crente é meio inacessível para mim.[/quote]
O que eu quis dizer é que independente de sua escolha DEUS é onisciente e não vai ficar "surpreso" pela sua escolha, pois ele já sabe quem são seus escolhidos. Se pensar assim você percebe que os predestinados são os que escolhem a DEUS e aceitam Jesus de coração. Da mesma forma existem os que DEUS sabe que não vão aceitá-lo, por isso não são escolhidos. Você fala de escolha como se estivesse relacionada com livre arbítrio. e neste sentido que vc cita "escolha"?
O erro de sua analogia reside em que nela os eventos são aleatórios e nenhum dos elementos tem o controle total da situação, por isto não é aplicável à hipótese da predestinação divina.
Minha analogia é aplicável porque nela o ladrão tem o total domínio dos eventos – como Deus na hipótese predestinista – e impõe escolhas que só podem resultar injustas, seja lá o que a vítima seja forçada a escolher, simplesmente por ter sido forçada a escolher.
[/quote]
Eu achei sua analogia tendenciosa pelo fato de você não acreditar na salvação em CRISTO.
Na sua analogia você comparou DEUS com um ladrão, mas isto não é o foco, visto que estamos analizando as escolhas e não quem as propõe. VC se esqueceu de considerar que no caso da salvação em CRISTO ser uma verdade, é uma coisa boa, então seria interessante se uma das escolhas impostas fosse agradável. Afinal de contas é a salvação e vida eterna né, como pode ser ruím.
E no caso de não acreditar em uma verdade isto não torna a mesma uma mentira. Neste caso não acreditar quer dizer recusar a CRISTO. è que muitas pessoas gostariam que existisse um meio termo, tipo: não aceito CRISTO e DEUS será comigo quando vier a falecer. Só que não foi DEUS que se afastou do homem, o pecado do homem que o fez, sendo assim DEUS criou uma única possibilidade para nos reaproximarmos, e se não aceitamos esta não tem jeito. Então ficamos largados a mercê do que habita no mundo. Com a minha analogia, apesar de não ser a melhoar, eu quis dizer que se não escolhemos a CRISTO, estamos a mercê do diabo. O livre arbítrio só alcança o homem quando está em CRISTO pois o homem que não o aceita é escravo do pecado e não há "livre arbítrio real" nisto.
Só queria enfatizar que não estou dizendo que quem aceita a CRISTO é santo, mas deve buscar a santidade e sempre se arrepender de seus pecados de coração, confessá-los a DEUS e não não cometê-lo de novo, mas a purificaçao de pecados só é proposta para aqueles que aceitam a CRISTO, os quais DEUS já sabe quem serão. Por isso acredito na predestinação, pois pra mim é só consequência da onisciência de DEUS.
[/quote]
Eu achei sua analogia tendenciosa pelo fato de você não acreditar na salvação em CRISTO.
Na sua analogia você comparou DEUS com um ladrão, mas isto não é o foco, visto que estamos analizando as escolhas e não quem as propõe. VC se esqueceu de considerar que no caso da salvação em CRISTO ser uma verdade, é uma coisa boa, então seria interessante se uma das escolhas impostas fosse agradável. Afinal de contas é a salvação e vida eterna né, como pode ser ruím.
E no caso de não acreditar em uma verdade isto não torna a mesma uma mentira. Neste caso não acreditar quer dizer recusar a CRISTO. è que muitas pessoas gostariam que existisse um meio termo, tipo: não aceito CRISTO e DEUS será comigo quando vier a falecer. Só que não foi DEUS que se afastou do homem, o pecado do homem que o fez, sendo assim DEUS criou uma única possibilidade para nos reaproximarmos, e se não aceitamos esta não tem jeito. Então ficamos largados a mercê do que habita no mundo. Com a minha analogia, apesar de não ser a melhoar, eu quis dizer que se não escolhemos a CRISTO, estamos a mercê do diabo. O livre arbítrio só alcança o homem quando está em CRISTO pois o homem que não o aceita é escravo do pecado e não há "livre arbítrio real" nisto.
Só queria enfatizar que não estou dizendo que quem aceita a CRISTO é santo, mas deve buscar a santidade e sempre se arrepender de seus pecados de coração, confessá-los a DEUS e não não cometê-lo de novo, mas a purificaçao de pecados só é proposta para aqueles que aceitam a CRISTO, os quais DEUS já sabe quem serão. Por isso acredito na predestinação, pois pra mim é só consequência da onisciência de DEUS.
[/quote]
[/quote]
Suyndara escreveu:No mais, acho que o Caio é realmente muito jovem e imaturo, desconhece totalmente o assunto e seus discursos nunca passarão de proselismos bobos e infantis...
Não sou bobo e nem imaturo. A questão é que pra mim tudo se encaixa muito bem e você discorda. Só isso.
- Aranha
- Contato:
Caio escreveu:Eu achei sua analogia tendenciosa pelo fato de você não acreditar na salvação em CRISTO.
- Isto não é razão para considerar a analogia dele tendenciosa, sendo assim, eu também posso considerar a sua tendenciosa porque você acredita, o problema é que você se acha portador de uma verdade auto-evidente e está acostumado assim porque vive entre crentes, mas aqui é inútil esfregar cristo em letras maiúsculas na cara das pessoas.
Caio escreveu: Na sua analogia você comparou DEUS com um ladrão, mas isto não é o foco, visto que estamos analizando as escolhas e não quem as propõe.
- Mas este é justamente o foco, você afirmou que a escolha é justa, o Acauan retrucou que não é justa usando a analogia do ladrão, que você tentou invalidar e não conseguiu até agora.
Caio escreveu:VC se esqueceu de considerar que no caso da salvação em CRISTO ser uma verdade, é uma coisa boa, então seria interessante se uma das escolhas impostas fosse agradável. Afinal de contas é a salvação e vida eterna né, como pode ser ruím.
- Seu argumento não invalidou em nada a analogia do ladrão, pois ele tambem impõe uma opção agradável que é manter-se vivo.
Caio escreveu: E no caso de não acreditar em uma verdade isto não torna a mesma uma mentira. Neste caso não acreditar quer dizer recusar a CRISTO. è que muitas pessoas gostariam que existisse um meio termo, tipo: não aceito CRISTO e DEUS será comigo quando vier a falecer. Só que não foi DEUS que se afastou do homem, o pecado do homem que o fez, sendo assim DEUS criou uma única possibilidade para nos reaproximarmos, e se não aceitamos esta não tem jeito. Então ficamos largados a mercê do que habita no mundo. Com a minha analogia, apesar de não ser a melhoar, eu quis dizer que se não escolhemos a CRISTO, estamos a mercê do diabo. O livre arbítrio só alcança o homem quando está em CRISTO pois o homem que não o aceita é escravo do pecado e não há "livre arbítrio real" nisto.
- Caio, esse papinho crente dá sono, tente ser objetivo, quase todo mundo aqui já frequentou igrejas, leu a bíblia e conhece esse lenga-lenga de trás prá frente.
Caio escreveu: Só queria enfatizar que não estou dizendo que quem aceita a CRISTO é santo, mas deve buscar a santidade e sempre se arrepender de seus pecados de coração, confessá-los a DEUS e não não cometê-lo de novo, mas a purificaçao de pecados só é proposta para aqueles que aceitam a CRISTO, os quais DEUS já sabe quem serão. Por isso acredito na predestinação, pois pra mim é só consequência da onisciência de DEUS.
- Só que continua sendo coisa de sádico-maluco criar seres com o propósito de torturá-los por toda a eternidade, e você ainda não conseguiu explicar como seu Deus onisciente e onipotente faz uma coisa destas.
Abraços
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker
Ben Parker
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Caio escreveu: Eu achei sua analogia tendenciosa pelo fato de você não acreditar na salvação em CRISTO.
Eu acho tudo o que você diz tendencioso porque você não acredita em Krishna nem em Alá.
E não apresenta nenhum motivo válido para rejeitá-los.
Mas se aborrece quando rejeitamos a bosta do seu deus assassino.
Caio escreveu:Eu achei sua analogia tendenciosa pelo fato de você não acreditar na salvação em CRISTO.
Minhas crenças são irrelevantes para a análise do conteúdo posto.
Caio escreveu:Na sua analogia você comparou DEUS com um ladrão, ...
Mais exatamente com um assaltante armado.
Alguém que tem o poder de matar e de impor as condições para não fazê-lo.
Caio escreveu:visto que estamos analizando as escolhas e não quem as propõe. VC se esqueceu de considerar que no caso da salvação em CRISTO ser uma verdade, é uma coisa boa, então seria interessante se uma das escolhas impostas fosse agradável. Afinal de contas é a salvação e vida eterna né, como pode ser ruím.
A alternativa que o assaltante propõe de não atirar caso lhe entregue a bolsa também é boa, pois é bom continuar vivo, o que não significa que a pessoa forçada a escolher nestas circunstâncias tenha que concordar com os termos que lhe foram impostos.
Caio escreveu:E no caso de não acreditar em uma verdade isto não torna a mesma uma mentira.
E no caso de acreditar em uma mentira não a torna verdade. Seu comentário é irrelevante.
Caio escreveu: Neste caso não acreditar quer dizer recusar a CRISTO. è que muitas pessoas gostariam que existisse um meio termo, tipo: não aceito CRISTO e DEUS será comigo quando vier a falecer.
Você comete o erro de achar que pessoas que não compartilham de sua cosmovisão religiosa façam julgamentos que só são cabíveis dentro desta cosmovisão.
Caio escreveu:Só que não foi DEUS que se afastou do homem, o pecado do homem que o fez, sendo assim DEUS criou uma única possibilidade para nos reaproximarmos, e se não aceitamos esta não tem jeito.
Não tem jeito porque ele não quer que tenha, uma vez que seria onipotente.
Caio escreveu: Então ficamos largados a mercê do que habita no mundo. Com a minha analogia, apesar de não ser a melhoar, eu quis dizer que se não escolhemos a CRISTO, estamos a mercê do diabo. O livre arbítrio só alcança o homem quando está em CRISTO pois o homem que não o aceita é escravo do pecado e não há "livre arbítrio real" nisto.
Você se contradiz.
Primeiro argumenta que o homem é livre para escolher e depois diz que só somos livres se fizermos determinada escolha.
Ou seja, isto não é liberdade coisa nenhuma.
Caio escreveu:Só queria enfatizar que não estou dizendo que quem aceita a CRISTO é santo, mas deve buscar a santidade e sempre se arrepender de seus pecados de coração, confessá-los a DEUS e não não cometê-lo de novo, mas a purificaçao de pecados só é proposta para aqueles que aceitam a CRISTO, os quais DEUS já sabe quem serão. Por isso acredito na predestinação, pois pra mim é só consequência da onisciência de DEUS.
Como se diz, de boas intenções o inferno está cheio.
Nós, Índios.
Acauan Guajajara
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Acauan Guajajara
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Caio escreveu:Na sua analogia você comparou DEUS com um ladrão, ...
"Deus diz: "Faça o que você quiser mas, se escolher errado, você será torturado no inferno por toda a
eternidade". Isto não é liberdade de escolha. Equivale a um homem que diz a sua namorada: "Faça o que
você quiser mas, se escolher me deixar, eu vou atrás de você e estouro seus miolos". Quando um homem
diz isto, nós o chamamos de psicopata e exigimos sua prisão. Quando Deus diz isto, nós dizemos que ele
nos ama e construímos igrejas em seu louvor" (William C. Easttom II)
O que pensar de uma criança prostrada em prantos aos pés de seu pai, implorando por
clemência, enquanto este a ignora? Ou de uma esposa cheia de hematomas que afirma
ter merecido ser espancada pelo marido porque este não ficou satisfeito com seu serviço?
E no entanto é assim que os crentes agem diante de Deus: imploram por misericórdia, pelo
alívio de seus sofrimentos e o que recebem é o completo silêncio. Rastejam em abjeto
arrependimento por seus pecados e acham que mereceram todo o mal que Deus lhes
mandou como castigo. É a típica e doentia relação abusador/abusado, em que a vítima
sempre se julga a culpada por tudo e merecedora de todas as punições, indigna do amor
que seu algoz supostamente lhe dedica. E ainda o chamam "Deus de infinita bondade".
Caio escreveu:Neste caso não acreditar quer dizer recusar a CRISTO. è que muitas pessoas gostariam que existisse um meio termo, tipo: não aceito CRISTO e DEUS será comigo quando vier a falecer.
Errado. "Não acreditar" significa achar que não é verdade, que não existe.
É o mesmo que você faz com o saci-pererê e com os deuses das outras religiões.
Não podemos recusar aquilo que achamos que não existe.
Só mesmo na cabeça dos crentes é que os ateus "sabem" que Deus existe e mesmo assim o rejeitam.
Caio escreveu:Suyndara escreveu:No mais, acho que o Caio é realmente muito jovem e imaturo, desconhece totalmente o assunto e seus discursos nunca passarão de proselismos bobos e infantis...
Não sou bobo e nem imaturo. A questão é que pra mim tudo se encaixa muito bem e você discorda. Só isso.
Não lhe chamei de bobo, fiz uma crítica aos seus discursos vazios e proselitistas, eles sim é que são bem infantis e carentes de argumentos

Quanto à sua imaturidade, fica claro que como cristão que pretende "pregar" ou "converter" alguém é preciso que você estude um pouco mais o assunto

[]s