Luiz Carlos Querido escreveu:Não crianças. Não é concordar com a doutrina e sim com as regras simples de conduta e moral. Se você faz isso, você é cristão, já que ser espírita pressupõe crer na existência de espíritos e consecutivamente, crer em vida pós morte.
E quem impôs essas regras pra que elas sejam consideradas valores absolutos pela humanidade? Isso só faria sentido se fossem realmente uma revelação divina, ou algo do tipo que servisse de palavra final.
Como não é...
E esta mesma doutrina nunca citou que Deus ou qualquer ser que seja punirá você se você não crer em Deus, não aceitar Jesus ou não crer na religião como única salvadora. Apenas serve ( e fortalece) as lais morais e sociais para que o mundo seja um lugar melhor para se viver, desde que cada um faça sua parte e respeite a outra "como a ti mesmo".
Você não pode decidir que o mundo será um lugar melhor pra se viver por todos, já que cada pessoa tem sua visão de mundo pessoal. Eu considero que minha moral estaria sendo subjugada por uma doutrina, caso eu a modificasse por causa dela.
Se uma doutrina diz que as pessoas seriam melhores se tivessem atitude x, e eu tenho essa atitude, é esse aspecto da doutrina que endossa meu comportamento, não eu que sou obediente à ela. Caso eu não tenha, essa doutrina não se encaixa em meus valores, e quem poderia julgar que ela seria mais moral do que eu?
A definição do que é moral ou não depende de muitíssimos outros fatores antes das religiões. As leis não são baseadas em livros sagrados (em Estados laicos, obviamente).
Ser evoluído não é ser espírita, é ser para os outros o que é para si. Querem uma regra mais simples e clara que isso? Não tem que fazer procissão, não tem que orar ajoelhado no milho, não tem que confessar, não tem que doar para os pobres, não tem nada disso. Ah, mas e a caridade? A caridade só é necessária por existirem o carentes, senão não seria necessária.
Ninguém é para os outros o que é para si, isso é ridículo. Não somos membros de uma consciência coletiva que conseguiria se portar de tal maneira, pregada pelos crentes mas obviamente nunca seguida, já que é impossível.
E o carma? Já discutimos isso muitas vêzes, mas aqui o que se propele é "goto início" infinitamente.
Tem material no RV mais do que suficiente para explicar e reexplicar sobre isso. Não será eu que vou ficar dando replay infinitamente.
Os espíritas parecem os evangélicos tentando explicar como deus não é tão cruel assim, mas o sistema é esse aí mesmo.