Luis escreveu:Eu não estou sendo bom em pedir sua paciência, mas o fato é que preciso dela nessas horas. Porque não entendo mesmo, Sal. Como é que pode haver essa responsabilidade sem haver merecimento?
Minha impressão é que estamos partindo de premissas incompatíveis.
Acho que sim porque eu não consigo entender o que vc quer dizer com responsabilidade sem haver merecimento. Um exemplo que se veja no dia a dia, please.
Com certeza é difícil de acreditar, ainda mais para quem tem simpatia pelo que estou atacando com tanta vontade. Mas é a verdade. Denunciar o Espiritismo é importante demais para mim para me deixar deter por um obstáculo tão pequeno.
Eu não vejo nada demais em questionamentos, vivo fazendo isso e me recuso a ser um papagaio de pirata repetindo algo que não compreendo só por algum tipo de status quo.
O problema é que ainda não consegui entender o por que de tamanho denuncionismo.
Esse é precisamente o diferencial da DE. Ela, que foi feita para tentar corrigir erros do Catolicismo, já nasceu pior e com menos condição de melhorar e se corrigir do que este. Infelizmente.
O Catolicismo (só como exemplo) SERIA pior do que a DE... SE não tivesse sido influenciado, entre outros, por Lutero (que o questionou com sucesso) e por São Francisco de Assis (que o renovou internamente). A DE é refratária tanto ao questionamento quanto à renovação, e por isso tende a apodrecer por completo até sofrer eutanásia. Em algum grau isso já acontece - aconteceu, por exemplo, na França e com muitos ex-espíritas.
Corrigir? O máximo que consigo ver, e usando de muita boa vontade, seria algo como o capitulo seguinte e sem término à vista.
Peralá! Essa comparação em termos de tempo é é é ..... em que intervalos de tempo essa figuras surgiram em dois mil anos e há quanto tempo não aparece outra?
Caracas Luís, o que essa doutrina mais faz é levar o indivíduo ao questionamento. A renovação depende do que a turma do outro lado trouxer.
O universo dos ex é amplo, geral e irrestrito

. Tem um bocado de ex-espiritas idênticos ao meu ex-catolicismo. Nasci em família católica, nunca li a Bíblia, não frequentava a igreja mas passei pelos ritos. Só que não me anuncio como ex-católica por saber que nunca fui uma de verdade.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau