Apáte escreveu:O que leva a esquerda a criticar as privatizações é o pensamento circular que demonstrei: "é da direita" "se é da direita é errado" "privatizar é errado".
O que considero estranho é gente como Jair Bolsonaro (pra não citar outros ainda mais folclóricos como Enéas), que de esquerdista não tem nada, ter um ódio mortal pelas privatizações, chegando ao ponto de dizer que FHC deveria ser fuzilado pela crime que cometera contra a nação. Se bem que os milicos com suas obras faraônicas estatais não eram o que podemos chamar de liberais.
O problema está no que cada um do espectro da direita assume.
Enéas, como eu, assumia que existem agentes econômicos capazes de esmagar toda as virtudes do mercado e do ordenamento, verdadeiros titãs, e que o inchaço do executivo não é obra do próprio executivo, mas desse terceiro setor interessado nos poderes que o executivo tem para se engessarem no poder. Dessa forma, a privatização de um monopólio estatal é tomar do povo a pequenina chance de uma futura democracia sadia, pela certeza do domínio pelos homens atrás das cortinas.
Os liberais preferem acreditar que não existem tais titãs, e que mesmo que existam, seus interesses naturalmente estarão de acordo com o livre mercado, e que a satisfação de seus desejos produzirão riquezas que mais hoje mais amanhã terá parte distribuída entre os demais agentes, como eu e vocês. Caso dos telefones como disse o Acauan.
No meu entendimento, o problema é que os titãs, ao contrário do "estado virtuoso", irremediavelmente dependem da demanda, estando dispostos a criá-la se necessário for.
Se você é liberal e não acredita em such titans, aconselho olhar quantos estados nacionais acataram a vacinação em massa contra o H1N1, ou estudar todos os conflitos americanos modernos sob a perspectiva do Eisenhower.
http://www.youtube.com/watch?v=8y06NSBBRtY