Privatização e discurso

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Privatização e discurso

Mensagem por Fernando Silva »

Aranha escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Aranha escreveu:- Fico no aguardo então.

Abraços,

Já mostrei sobre a Vale.

Wikipédia: Essa privatização foi controversa por não ter levado em conta o valor potencial das reservas de ferro em possessão da companhia na época, apenas o valor de sua infraestrutura.

Exatamente: potencial.
A Bolívia tem potencial em muitas coisas, mas não consegue explorar sozinha e tem que abrir a exploração a empresas estrangeiras.

Potencial não enche barriga.
Potencial só se realiza com investimento.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Aranha escreveu:Fico no aguardo então.

Abraços,

Um artigo sobre a CSN, Usiminas e Embraer e as consequências e as reações:

http://veja.abril.com.br/290300/p_092.html

Outro artigo sobre as privatizações em geral:

http://www.econ.puc-rio.br/gfranco/a26.htm

Outro, sobre a CSN (só o resumo está acessível):

http://biblioteca.universia.net/ficha.do?id=20264221

Claro que, se você pesquisar mais, vai encontrar um monte de sites esquerdinhas falando de complôs das direitas, como este:

http://www.pco.org.br/conoticias/ler_ma ... ?mat=21262

A privatização da CSN fazia parte de um programa lançado pela burguesia brasileira chamado de “enxugamento da máquina administrativa”

Como se "enxugar a máquina administrativa" fosse o mal absoluto...

Tarcísio

Mensagem por Tarcísio »

Apáte escreveu:O que leva a esquerda a criticar as privatizações é o pensamento circular que demonstrei: "é da direita" "se é da direita é errado" "privatizar é errado".

O que considero estranho é gente como Jair Bolsonaro (pra não citar outros ainda mais folclóricos como Enéas), que de esquerdista não tem nada, ter um ódio mortal pelas privatizações, chegando ao ponto de dizer que FHC deveria ser fuzilado pela crime que cometera contra a nação. Se bem que os milicos com suas obras faraônicas estatais não eram o que podemos chamar de liberais.

O problema está no que cada um do espectro da direita assume.

Enéas, como eu, assumia que existem agentes econômicos capazes de esmagar toda as virtudes do mercado e do ordenamento, verdadeiros titãs, e que o inchaço do executivo não é obra do próprio executivo, mas desse terceiro setor interessado nos poderes que o executivo tem para se engessarem no poder. Dessa forma, a privatização de um monopólio estatal é tomar do povo a pequenina chance de uma futura democracia sadia, pela certeza do domínio pelos homens atrás das cortinas.

Os liberais preferem acreditar que não existem tais titãs, e que mesmo que existam, seus interesses naturalmente estarão de acordo com o livre mercado, e que a satisfação de seus desejos produzirão riquezas que mais hoje mais amanhã terá parte distribuída entre os demais agentes, como eu e vocês. Caso dos telefones como disse o Acauan.

No meu entendimento, o problema é que os titãs, ao contrário do "estado virtuoso", irremediavelmente dependem da demanda, estando dispostos a criá-la se necessário for.

Se você é liberal e não acredita em such titans, aconselho olhar quantos estados nacionais acataram a vacinação em massa contra o H1N1, ou estudar todos os conflitos americanos modernos sob a perspectiva do Eisenhower.
http://www.youtube.com/watch?v=8y06NSBBRtY

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Uma dúvida que tenho é dentre os esquerdistas que discursam contra as privatizações cheios de autoridade sobre assunto, quantos saberiam definir contabilmente "ativo" e "passivo" sem consultar o google.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:É vero, telefone era uma grana e demorava, a lembrança boa é que em finais de 95 a assinatura não chegava a um real, era de centavos e podia se falar sem tempo limite, ainda não tinha surgido os pulsos.

Quem não tinha telefone (a maioria) sustentava a mordomia dos que tinham.
Mordomia em termos, porque as linhas eram uma bosta.

Bem, quando nasci já tinha telefone em casa e a "mordomia" foi paga ao preço da época, lá em casa o telefone sempre funcionou bem não era uma bosta dentro do sistema vigente.

Hoje depois de fazer um combo com a Oi consegui novamente ter o direito de falar sem limites.

E pagamos a "peso de ouro" esse desenvolvimento.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Fernando Silva escreveu:
Aranha escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Aranha escreveu:- Fico no aguardo então.

Abraços,

Já mostrei sobre a Vale.

Wikipédia: Essa privatização foi controversa por não ter levado em conta o valor potencial das reservas de ferro em possessão da companhia na época, apenas o valor de sua infraestrutura.

Exatamente: potencial.
A Bolívia tem potencial em muitas coisas, mas não consegue explorar sozinha e tem que abrir a exploração a empresas estrangeiras.

Potencial não enche barriga.

- Supondo que você possua uma casa e sabe que há petróleo embaixo dela, o qual você não tem recursos para explorar, você a venderia considerando apenas o preço de mercado da casa?

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Aranha escreveu:
Fernando Silva escreveu:Potencial não enche barriga.

- Supondo que você possua uma casa e sabe que há petróleo embaixo dela, o qual você não tem recursos para explorar, você a venderia considerando apenas o preço de mercado da casa?

Abraços,

Claro que não, mas os esquerdinhas acham que a Vale deveria ter sido vendida pelo que vale agora e não pelo que valia na época. E o que se pagou por ela foi um valor que já levava em conta este potencial.

Houve um leilão. Havia um preço mínimo, não um máximo. Quem pagou mais levou.
E, repito, é bem possível que, para o país, já fosse lucro entregá-la de graça considerando os impostos e empregos que viriam com a expansão.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

salgueiro escreveu:
Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:É vero, telefone era uma grana e demorava, a lembrança boa é que em finais de 95 a assinatura não chegava a um real, era de centavos e podia se falar sem tempo limite, ainda não tinha surgido os pulsos.

Quem não tinha telefone (a maioria) sustentava a mordomia dos que tinham.
Mordomia em termos, porque as linhas eram uma bosta.

Bem, quando nasci já tinha telefone em casa e a "mordomia" foi paga ao preço da época, lá em casa o telefone sempre funcionou bem não era uma bosta dentro do sistema vigente.

Hoje depois de fazer um combo com a Oi consegui novamente ter o direito de falar sem limites.

Vou repetir: telefone era privilégio de uma minoria, que pagava caro pela linha e demorava anos e anos até recebê-la.
A mensalidade era barata? Era, sim, mas nada é de graça, portanto alguém estava pagando por ela: todos os brasileiros, inclusive os que não tinham telefone.

A minha linha era uma bosta. Lembro de um site chamado "Eu odeio a Telerj". Para falar, até que dava para aturar, apesar dos ruídos e da dificuldade de se conseguir linha às vezes, mas acessar o BBS e a Internet era uma tortura.
salgueiro escreveu:E pagamos a "peso de ouro" esse desenvolvimento.

Como assim? Se você está reclamando do que paga agora, é direito seu, mas eu prefiro pagar para ter o serviço que tenho agora. Não quero voltar ao que era antes, barato e ruim.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Fernando escreveu:A mensalidade era barata? Era, sim, mas nada é de graça, portanto alguém estava pagando por ela: todos os brasileiros, inclusive os que não tinham telefone.

Como os preços dispararam fica a idéia de que era barato quando na verdade hoje os preços são exorbitantes.

Expansão e melhorias são sempre bem vindas mas não a "peso de ouro", esse é o ponto.
“Um homem é rico na proporção do número de coisas das quais pode prescindir”, Thoreau

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Fernando Silva escreveu:
Aranha escreveu:
Fernando Silva escreveu:Potencial não enche barriga.

Abraços,

Claro que não, mas os esquerdinhas acham que a Vale deveria ter sido vendida pelo que vale agora e não pelo que valia na época. E o que se pagou por ela foi um valor que já levava em conta este potencial.
Houve um leilão. Havia um preço mínimo, não um máximo. Quem pagou mais levou.

- Não sou esquerdinha, estou debatendo em cima de premissas capitalistas de rentabilidade, lucro, preço justo e lisura do negócio.

- Conforme o que já postei, não levava em conta não, e se o preço mínimo não considerou esse fato, então foi preço de banana mesmo.

Fernando Silva escreveu:E, repito, é bem possível que, para o país, já fosse lucro entregá-la de graça considerando os impostos e empregos que viriam com a expansão.

- Se dava prá prever isto dava prá prever o preço justo também, o governo enquanto guardião de um patrimônio construído com nossos impostos tinha a obrigação de fazer o melhor negócio.

Abraços,
Ben Parker

Johnny

Mensagem por Johnny »

Mas o PSDB fêz o melhor negócio. Alguém duvida disso?
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Fedidovisk

Se vc acredita que algum partido político no poder no Brasil possa efetuar a venda de patrimönio estatal com lisura atendendo aos melhores interesses da nação esqueça então qualquer "fofoca" sobre o assunto senão investigue por conta e tire suas próprias conclusões.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Aranha escreveu:
Fernando Silva escreveu:Houve um leilão. Havia um preço mínimo, não um máximo. Quem pagou mais levou.

- Não sou esquerdinha, estou debatendo em cima de premissas capitalistas de rentabilidade, lucro, preço justo e lisura do negócio.

E se tiver sido um preço justo?
Aranha escreveu:
- Conforme o que já postei, não levava em conta não, e se o preço mínimo não considerou esse fato, então foi preço de banana mesmo.

É uma opinião. Onde estão os cálculos feitos na época?
Aranha escreveu:
Fernando Silva escreveu:E, repito, é bem possível que, para o país, já fosse lucro entregá-la de graça considerando os impostos e empregos que viriam com a expansão.

- Se dava prá prever isto dava prá prever o preço justo também, o governo enquanto guardião de um patrimônio construído com nossos impostos tinha a obrigação de fazer o melhor negócio.

Abraços,

Resta mostrar com números que o preço não era justo.
Na época, a discussão não era sobre preço, que nem vinha ao caso, e sim sobre "estão vendendo o Brasil ao estrangeiros".

Fernando Silva
Administrador
Contato:

salgueiro escreveu:
Fernando escreveu:A mensalidade era barata? Era, sim, mas nada é de graça, portanto alguém estava pagando por ela: todos os brasileiros, inclusive os que não tinham telefone.

Como os preços dispararam fica a idéia de que era barato quando na verdade hoje os preços são exorbitantes.

Expansão e melhorias são sempre bem vindas mas não a "peso de ouro", esse é o ponto.

Eu pagava 60 centavos por mês se não fizesse nenhuma ligação. Não creio que isto fosse apenas "o preço na época".
Os outros preços não dispararam deste jeito.

E não é "a peso de ouro". Eu, pelo menos, não paguei este preço. E basta olhar em volta para ver que o povão também não pagou: qualquer pé-rapado hoje tem celular.

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Fernando Silva escreveu:E se tiver sido um preço justo?

- Boto minha viola no saco e paro de encher o saco, tá bom assim?

Fernando Silva escreveu:
Aranha escreveu:

É uma opinião. Onde estão os cálculos feitos na época?

- Sei lá!!!

Fernando Silva escreveu:Na época, a discussão não era sobre preço, que nem vinha ao caso, e sim sobre "estão vendendo o Brasil ao estrangeiros".

- Sou nacionalista, não nego, mas nem por isso posso chiar, já que o controle ficou nacional, logo, de minha parte, só estou fazendo birra pelo preço.

Abraços,
Ben Parker

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:

Eu pagava 60 centavos por mês se não fizesse nenhuma ligação. Não creio que isto fosse apenas "o preço na época".

E não é "a peso de ouro". Eu, pelo menos, não paguei este preço. E basta olhar em volta para ver que o povão também não pagou: qualquer pé-rapado hoje tem celular.

O Real tinha sido implatado a pouco, os preços tinham sido divididos por 2750, por isso o número parece desprezível. Houveram produtos inclusive que foram inflacionados artificialmente porque na hora da divisão ficaram com o valor de milésimos de real.

Vc deve saber como o povão usa o celular da mesma forma que eu sei.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

A inflação acumulada em quinze anos do real é de 207,69%.

http://www.lucianopires.com.br/idealbb/ ... icID=11537

Johnny

Mensagem por Johnny »

salgueiro escreveu:
Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:

O Real tinha sido implatado a pouco, os preços tinham sido divididos por 2750, por isso o número parece desprezível. Houveram produtos inclusive que foram inflacionados artificialmente porque na hora da divisão ficaram com o valor de milésimos de real.

Vc deve saber como o povão usa o celular da mesma forma que eu sei.

O Fernando acha que porque uma pessoa pode comprar um aparelho em 24 vezes no modo pré-pago-só-recebe-e-compra-recarga-em-emergência está feliz e satisfeito.

Um plano básico (fixo ou celular) hoje em dia anunciam por 40 reais mas não colocam que em cima disso tem o ICMS.
De qualquer forma, esta concorrência só fará sentido quando houver realmente quebra de oligopólios, como está acontecendo com a TV por assinatura. Bastou a EMbratel entrar com planos melhores para as outras irem no mesmo caminho. Em breve (espero) até a Sky cederá e teremos por aí planos de TV com canais decentes no minimo.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Há uma enorme diferença entre "só poder comprar celular a prestação" e "não poder comprar celular".

Principalmente se você tem dinheiro e o produto não está disponível.

O que se vê por todos os lados são pessoas humildes com celular. Se isto foi um retrocesso ...

Fernando Silva
Administrador
Contato:

salgueiro escreveu:A inflação acumulada em quinze anos do real é de 207,69%.

Ou seja, os preços triplicaram. Se eu pago hoje uns 48 reais de tarifa básica, deveria estar pagando 16 reais antes da privatização, mas pagava 60 centavos.

Foi o serviço que encareceu ou o preço que eu pago agora é real?

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Fernando Silva escreveu:

Ou seja, os preços triplicaram. Se eu pago hoje uns 48 reais de tarifa básica, deveria estar pagando 16 reais antes da privatização, mas pagava 60 centavos.

No.

Se pagávamos 60 centavos por um serviço limitado e hoje com a melhoria (modernização) e expansão do serviço pagamos 48 reais significa que todo o processo foi pago a "peso de ouro".

Fernando Silva
Administrador
Contato:

salgueiro escreveu:
Fernando Silva escreveu:

No.

Se pagávamos 60 centavos por um serviço limitado e hoje com a melhoria (modernização) e expansão do serviço pagamos 48 reais significa que todo o processo foi pago a "peso de ouro".

Se o serviço melhorou, eu pago mais por ele sem reclamar. Prefiro ter esta opção.

Entretanto, o que eu disse é que os 60 centavos eram um preço artificial. Que, mesmo antes da privatização, deveria ser maior. Se não era, é porque era um serviço subsidiado. Era pago por todos, inclusive pela maioria que não tinha telefone.

Ou será que 60 centavos eram um preço que cobria perfeitamente as despesas e agora estamos sendo explorados?

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:Há uma enorme diferença entre "só poder comprar celular a prestação" e "não poder comprar celular".

Principalmente se você tem dinheiro e o produto não está disponível.

O que se vê por todos os lados são pessoas humildes com celular. Se isto foi um retrocesso ...

Desta vez não estou dizendo que seja um retrocesso. Retrocesso é o que esta sendo feito em SP com a educação. A saúde, bem, está ruim até na iniciativa privada.

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Fernando Silva escreveu:
salgueiro escreveu:
Fernando Silva escreveu:

No.

Se o serviço melhorou, eu pago mais por ele sem reclamar. Prefiro ter esta opção.

Entretanto, o que eu disse é que os 60 centavos eram um preço artificial. Que, mesmo antes da privatização, deveria ser maior. Se não era, é porque era um serviço subsidiado. Era pago por todos, inclusive pela maioria que não tinha telefone.

Ou será que 60 centavos eram um preço que cobria perfeitamente as despesas e agora estamos sendo explorados?

Você prefere pagar porquê tem. Quem não tem ou paga ou paga. É isso?
Quanto a serviço ser subsidiado, qual o problema, se a função do estado é exatamente essa: Desenvolvimento Social.

O problema colocado aqui Fernando não é ser vantagem para o estado não ter empresas, mesmo com o intuito de desenvolvimento social e sim não ter absolutamente nada a favor do desenvolvimento social. A função do estado não é dar lucro e nem de uma estatal. A função é social. Senão não há necessidade do estado, vende-se o país e coloca-o nas mãos de um empresário. Daí foda-se quem não tiver condições de manter-se economicamente ativo.

Imagem

Fedidovisk

Mensagem por Fedidovisk »

salgueiro escreveu:Fedidovisk

Se vc acredita que algum partido político no poder no Brasil possa efetuar a venda de patrimönio estatal com lisura atendendo aos melhores interesses da nação esqueça então qualquer "fofoca" sobre o assunto senão investigue por conta e tire suas próprias conclusões.

O discurso eu já conhecia e como as informações disponíveis sempre foram um tanto partidarizadas, queria dados mais técnico, felizmente alguns foristas deram contribuições interessantes nesse ponto.
Editado pela última vez por Fedidovisk em 10 Set 2010, 20:27, em um total de 1 vez.

Trancado