Gilghamesh escreveu:Botanico escreveu:Ué, e naquela em que está sendo formado o espírito? Infelizmente não tenho as revistas para mostrar, mas nota-se um aumento e estofamento do pano que vai assumindo uma forma humana. Como isso foi feito?
Aquela em que está sendo formado o espírito?
Vc poderia afirmar isso se fosse um filme e não uma única foto,
Xi! Agora as fotos não valem mais... aliás, poderia até afirmar isso, se hovesse uma sequência de pelo menos 30 fotos com o processo da "materialização", coisa que vc não apresentou, então, meu caro, fazer conjecturas é fácil, prová-las é que são elas.Uma única foto sem sequência, não é prova de "formação" do ectoplasma, uma sequência de fotos mostrando início, meio e fim da formação, poderia ser usada para se fazer tal alegação!!
Além do mais, volto a perguntar: Por que não existem fotos do "espirito totalmente formado" e da médium juntas?
Bem, infelizmente não posso lhe apresentar as fotos, pois os números dessa revista já não estão facilmente disponíveis. Se você mora em S. Paulo, pode procurar essa revista em microfilme na Mário de Andrade (veja os números de janeiro, fevereiro e março de 1964). Não sei quantas fotos há em seqüência que mostra a materialização do espírito (devem ser bem menos de 30 e não sei porque este seria o número mínimo), mas mesmo assim falta responder uma pergunta: _ Como esse pano vai crescendo e estofando-se e resultando na forma de uma pessoa?Simples e abaixo provarei por que.
A médium se fantasiou de espírito, usando uma roupa feita de tecido leve.
Botanico escreveu:É aqui que sinto falta de você me PROVAR como a médium fez isso. Quero lembrá-lo que:
1) Mesmo um tecido leve (que exceto pelo véu ralo, não era tão leve assim) OCUPA ESPAÇO, É VISÍVEL e se passado de forma a se fazer um pacote compacto, deixa marcas de vincos e dobras quando desdobrado.
2) O local e as pessoas foram revistados por uma equipe de repórteres DOIDINHOS PARA ACHAR UMA FRAUDE. Mas não acharam nada.
3) Faltou explicar como a médium, se libertou das correias e das algemas, vestiu esses trajes que ninguém me disse aonde estavam e saiu da jaula trancada numa boa e voltou para lá depois, se algemou e se amarrou e fez sumir os trajes.
Só que levianamente, vc esquece o fato de que para fazer tal afirmação, seria necessário fazer uma filmagem de tais acontecimentos mostrando todas as fases do processo, e não apenas apresentar uma única foto.
Basta ver as fotos, como foram feitas?
Primeiramente se fotografa a médium presa e acorrentada.
Depois que ela é encoberta pela cortina, a mesma se livra dos cadeados e correntes( coisa que qualquer mágico pé de chilnelo faz), veste a roupa que foi entregue por alguma pessoa pronta para fazer isso ou, pode ser que a roupa estivesse presa embaixo da cadeira, coisa que pelo relato, não foi feito.
Espera-se ela se trocar e sair da "jaula", e se fotografa o "espirito materializado"
Você se esqueceu que eu disse que o ambiente E AS PESSOAS foram revistadas? E que NADA DE SUSPEITO FOI ENCONTRADO? Deixe-me relembrá-lo mais uma vez:
Havia sido combinado com o repórter José Franco que ele e mais um outro, José Nicolau, assistiriam a uma sessão de materialização a ser realizada no dia 3 de janeiro de 1964. No dia marcado, em vez dos dois, VIERAM SETE. Lá chegando, revistaram todo o consultório de Waldo Vieira, onde se deu a sessão, revistaram as pessoas, até os saltos dos sapatos e NADA ENCONTRARAM. O repórter que algemou a médium e fez a revista, ficou tão satisfeito com a inspeção que decidiu:
_ Eu e nosso motorista vamos ficar do lado de fora, pois SE ALGUMA COISA ACONTECER AQUI DENTRO É PORQUE VEIO DE FORA.
E lá ficaram os dois vigiando e a coisa aconteceu do lado de dentro E NADA VEIO DO LADO DE FORA.
E QUALQUER MÁGICO FULEIRO ESCAPA DE CORREIAS E ALGUMAS? Escapa sim, DESDE QUE TENHAM SIDO DEVIDAMENTE PREPARADOS ANTES. Há nós que parecem a olho um legítimo nó de marinheiro, mas que se desfaz com um toque. E no caso aqui da médium, as algemas FORAM TRAZIDAS PELOS REPÓRTERES e eram algemas chamadas tipo espanhol, que tendiam a se apertar mais, quanto mais a pessoa forçasse para soltá-las. Sacou?
E essa médium NUNCA FOI MÁGICA, nunca estudou magia alguma e não passava de uma pobre anarfa. Portanto a objeção permanece. Além do mais, vc não decomprovou que minha afirmação de que o espirito é a mesma pessoa da médium!
Novamente: A maior prova disto, está justamente nesta foto aqui:
http://br.share.geocities.com/beatlesmc/josefa08.JPGFoto esta que vc afirma ser prova cabal que o espírito e a médium não são a mesma pessoa.
Ora, vc disse ter feito um curso de fotografia, não é mesmo bota?
Se fez, deveria conhecer as técnicas de angulação e pose, coisa corriqueira nesta arte de captar imagens.
Aparentemente à primeira vista, as duas fotos colocadas lado a lado, dão a entender que são duas pessoas distintas embora, muito semelhantes, mas, quando analisamos as fotos, percebemos que as duas foram fotografadas por ângulos diferentes, vc como fotógrafo, sabe o que é linha do horizonte em termos de fotografia, não é mesmo?.
A foto da médium foi feita com uma angulação acima da linha do horizonte, ou seja, a câmera foi posicionada em um ângulo “de cima para baixo,”.
Já a foto do suposto espírito, foi feita em um ângulo abaixo da linha do horizonte, ou seja, em um ângulo “de baixo para cima.”
O que acontece quando mudamos a angulação entre o objeto fotografado e a câmera?
Acontece justamente o que vemos nas fotos por vc apresentadas.
Bom, fora esse pequeno “detalhe” que deve ter passado desapercebido de vc, existem outras evidências patentes de que as duas fotos representam a mesma pessoa, vamos lá:
Olhos, boca e nariz (atentem para o tamanho do nariz nas duas fotos) das “duas” pessoas, são exatamente os mesmos, e vale notar, que quando as fotos foram feitas, mudou-se também o ângulo do posicionamento do flash que iluminou as fotos na tentativa de fazer com que parecessem pessoas distintas.
Na foto da médium, notamos nitidamente que o flash foi posicionado no ângulo esquerdo, um pouco acima da cabeça causando sombra no lado direito da face da médium e escurecendo a região dos olhos, notamos também que o nariz, que é um pouco grande, pelo ângulo da câmera, é visto mais por cima.
Vale notar também, que essa foto da médium, é uma foto feita em estúdio, e mais antiga que as fotos feitas na “sessão”.
Para confirmar isso, basta reparar no tipo de penteado que a médium está usando nessa foto de estúdio e o tipo de penteado usado no dia da produção das fotos da “sessão”: são penteados diferentes..
E daí?Já na foto do “espírito”, o flash foi posicionado de frente um pouco acima da cabeça, chapando as formas da face na tentativa de se eliminar o máximo possível das sombras, mas como o nariz da médium era digamos, um pouco exagerado, formou-se uma nítida sombra abaixo dele!.
Botanico escreveu:E daí?
Daí, que ante as provas apresentadas de que "espirito" e médium são a mesma pessoas, vc não tem como fugir, só isso!
Como podemos ver, tanto a médium quanto o espírito, são na verdade a mesma pessoa.
Ainda não reparei nisso.Botanico escreveu:color=#ffbf00]Você falou e ângulos e flashes, mas isso muda TANTO assim a cara da pessoa? E se ver a foto da Josefa tirada ainda em vida, vai notar que ela era semelhante ao espírito.[/color]
A prova disso está nas próprias fotos que vc enviou, além domais, cade a foto da irmã josefa enquanto viva, para comparação?
Então bota, arme-se de todo o seu cabedal de conhecimento e refute as provas por mim apresentadas!
Botanico escreveu:É que ainda está faltando você me provar a fraude pela introdução dos objetos necessários para fantasiar a médium
etc e tal.
Se, vc apresenta-se uma filmagem do evento, poderia fazer essa cobrança absurda (em relação à fotos).
Olha, meu caro, você vai ter de julgar isso pelo RELATO APRESENTADO, inclusive pelos repórteres, QUE TENTARAM FAZER PASSAR UMA IMAGEM DE QUE HOUVE FRAUDE, mas caíram do cavalo quando Jorge Rizzini estragou o trabalho deles.
Eu não preciso de filme, só preciso que você contate os repórteres ainda vivos, o Jorge Rizzini, o Waldo Vieira e os médicos que lidaram com a médium e obtenha deles um outro relato, bem documentado, de que reconhecem ou insiste que houve fraude por tais e quais motivos. Quem sabe não saia lucrando ainda mais, conseguindo AS FOTOS ORIGINAIS. Mas tenho a ligeira impressão que cético algum por aqui quer ter esse trabalho.Ah, só te lembrando, caso vc tenha esquecido: não foi apresentada por vc, nenhuma foto da tal Irmã Josefa enquanto viva, para fazer uma comparação detalhada com a foto do “espírito dela”.
Por que será, né?
Botanico escreveu:Olha, na verdade eu me lembro de ter enviado ao Encosto uma foto da Josefa ainda viva, mas não sei por que ela não consta no conjunto de fotos. Que pena, né?
Então vc está acusando o Encosto de ter fraudado o site, não postando todas as fotos?
Isso é uma acusação grave, que vc terá que provar!
Não eu não de provar nada, ainda mais com um site que quando se clica dá como resposta INDISPONÍVEL NO MOMENTO. Agora se a sua caixa postal aguentar, eu lhe mando por e-mail.Enquanto isso: A LISTA COM DEZ CONTRIBUIÇÕES CIENTÍFICAS PSICOGRAFADAS POR ESPIRITOS, CONTINUA IMACULADAMENTE NEGRA.!!!!