Qual foi a maior barbaridade?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Samael
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: Qual foi a maior barbaridade?

Mensagem por Samael »

aknatom escreveu:
Samael escreveu:Agora, isso aí foi um recorde de idade! Que garoto pervertido...

Nada... minha mulher trabalha num projeto de educação para jovens em risco social... 15 anos já está bem velhinho. É bem comum crianças de 11 e 12 violentarem crianças menores. Vem exatamente junto com a puberdade.

Não, Ak, não é o de 15, é o de 3! Uma criança de 3 anos é quase um bebê...

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Alter-ego escreveu:Mesmo sabendo que seria vingança, e não justiça. Mesmo sabendo que as consequências seriam, provavelmente, bem piores, eu faria o mesmo.

Somos dois.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Pug escreveu:barbaros

Certamente que meu barbarismo afloraria num momento destes, Ricardo.

videomaker

Re: Qual foi a maior barbaridade?

Mensagem por videomaker »

Sou pai e amo meus filhos , nada mais precioso , são meus
tesouros .
Imagina uma mãe , o quanto de dor ...
Fez pouco essa moça né ?
:emoticon5:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Flavio Costa escreveu:E a Lei de Talião volta com toda sua força... pelo visto, passa-se geração após geração e a humanidade continua incapaz de definir uma noção que satisfaça mais o anseio de justiça do que esta.

Você tem um prazer (ou uma necessidade) bem grande de observar os fatos de cima, né, não ,Flávio? :emoticon1:

Não é a primeira vez que eu observo isso...enquanto todos se atiraram logo à emotividade se colocando na posição da mãe, você conseguiu estabelecer um juízo muito mais imparcial analisando o fato segundo um contexto muito mais genérico...

Eu gosto disso, mas dá certa sensação de frieza...

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Samael escreveu:
Flavio Costa escreveu:E a Lei de Talião volta com toda sua força... pelo visto, passa-se geração após geração e a humanidade continua incapaz de definir uma noção que satisfaça mais o anseio de justiça do que esta.

Você tem um prazer (ou uma necessidade) bem grande de observar os fatos de cima, né, não ,Flávio? :emoticon1:

Não é a primeira vez que eu observo isso...enquanto todos se atiraram logo à emotividade se colocando na posição da mãe, você conseguiu estabelecer um juízo muito mais imparcial analisando o fato segundo um contexto muito mais genérico...

Desculpe, Sama, mas nem de longe, isso é frieza

Bjs

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

salgueiro escreveu:
Samael escreveu:

Desculpe, Sama, mas nem de longe, isso é frieza

Bjs

Não disse que é, disse que dá sensação! :emoticon14:

É diferente, para citar um exemplo, da postura da Najma, que o próprio Miguel define como "trazer as emoções no vidro dianteiro e de peito aberto", ou da do Alter-Ego, que em cada questão postada se inclui dentro dos parâmetros estabelecidos e não busca dar resposta positiva a nada sem ver um bom motivo...

Malamen
Contato:

Re: Qual foi a maior barbaridade?

Mensagem por Malamen »

videomaker escreveu:Sou pai e amo meus filhos , nada mais precioso , são meus
tesouros .
Imagina uma mãe , o quanto de dor ...
Fez pouco essa moça né ?
:emoticon5:

Como disse antes, eu também sou pai...

Fez pouco sim... deveria torturar a besta antes de matar... :emoticon6:
Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Acho que o motivo é visível ou não ? Talvez ele mesmo deva colocar :emoticon4:

A futilidade da vingança :emoticon4:

Bjs

Pug

Mensagem por Pug »

Samael escreveu:

Bem possível que a minha fúria de "pacifismo" tivesse uma acção idêntica á tua, não o sei dizer com toda a certeza :emoticon15:
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

Imagem

videomaker

Mensagem por videomaker »

salgueiro escreveu:

Bjs

Vingança ou justiça imediatista ? :emoticon5:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Andarilho

Mensagem por Andarilho »

rapha... escreveu:
Andarilho escreveu:
rapha... escreveu:
Andarilho escreveu:
rapha... escreveu:Bá... Vocês são tão bárbaros quanto o violentador!

Numa sociedade olho por olho, dente por dente, as coisas estariam resolvidas desta maneira, mas em nossa, amplamente civilizada, os meios de se fazer justiça são bem outros!

Existe justiça para todos em nossa sociedade? Ela é amplamente civilizada?

Se não o é, não é culpa da lei.

Eu fiz duas perguntas, sendo a segunda delas baseada em uma afirmação sua. Responda as minhas perguntas, por gentileza.

1) Existe. (talvez tenha desejado se expressar como "ela é executada de igual maneira para todos?")
2) Nos termos em que disse, sim.

Obrigado, desculpe, mas num pais onde a justiça não é executada de igual maneira para todos não se pode falar em sociedade amplamente civilizada na minha opinião pelo menos.

Outra coisa, eu concordo que não houve justiça, houve vingança, e que isso é errado, eu tenho um enteado de 02 anos de idade, alias quase 02 anos, faz aniversário amanhã. Se fosse com ele, eu teria feito muito pior do que essa mãe fez, o que não quer dizer que eu acho certo ou apoio, quer dizer que eu ENTENDO ela, ali ela foi tudo, menos racional.

Agora um erro que eu não vi ter o merecido destaque no noticiário até agora, foi dos responsáveis por colocar próximos uma mãe cuja criança acabou de sofrer um trauma terrivel destes, e o lixo que fez isso, será que ninguém pensou em isolar, mante-los distantes, cogitou que ela poderia estar armada e tentar se vingar? Acho que esse crime que a mãe cometeu, tem outros responsáveis, por omissão ou incompetência.
"Um homem sem religião é como um peixe sem bicicleta"

Ausente do Fórum até dia 05/04

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Pug escreveu:
Samael escreveu:

Bem possível que a minha fúria de "pacifismo" tivesse uma acção idêntica á tua, não o sei dizer com toda a certeza :emoticon15:

De certo que não critico as posturas de ambos os lados da questão porque eu mesmo não sei qual seria a minha reação.

Matá-lo não seria justo, mas num momento de fúria, é provável que eu fizesse o mesmo.

Ecce Homo, não? Lutamos para nos desvencilhar disto que nos aproxima à irracionalidade, mas, no fundo, acabamos caindo nisto novamente.

As mensagens neste tópico falam por si só, inclusive as minhas...

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

Samael escreveu:Você tem um prazer (ou uma necessidade) bem grande de observar os fatos de cima, né, não ,Flávio? :emoticon1:

Dentre "prazer" ou "necessidade", eu ficaria mais com o prazer. Eu poderia até me colocar logo na situação da mãe e imaginar o que eu poderia fazer, mas isso nos mantém "sendo nós mesmos" por tempo demais e interfere com a capacidade de assimilar outras perspectivas. Eu gosto de lembrar que existe um mundo além de mim.

De maneira geral, eu acho as abstrações mais interessantes que os fatos. Prefiro textos analíticos e, mesmo quando leio uma notícia, gosto de enxergá-la em suas várias dimensões e não apenas o fato em si. Isso faz com que eu converse pouco sobre assuntos cotidianos.

Agora, me colocando na situação da mãe, ou eu ficaria calado olhando para o moleque, ou eu enfiaria a mão na cara dele. Mas dificilmente mataria.

Que curso você está fazendo mesmo?
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Pug

Mensagem por Pug »

Samael escreveu:
Pug escreveu:
Samael escreveu:

De certo que não critico as posturas de ambos os lados da questão porque eu mesmo não sei qual seria a minha reação.

Matá-lo não seria justo, mas num momento de fúria, é provável que eu fizesse o mesmo.

Ecce Homo, não? Lutamos para nos desvencilhar disto que nos aproxima à irracionalidade, mas, no fundo, acabamos caindo nisto novamente.

As mensagens neste tópico falam por si só, inclusive as minhas...

Ah! mas critico, nem eu escapo á crítica hehe

Podia muito bem lutar para mudar a lei sobre inimputabilidade de menores em casos desta natureza, aliás a Ong AB podia servir para isso também.
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

Imagem

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Andarilho escreveu:Obrigado, desculpe, mas num pais onde a justiça não é executada de igual maneira para todos não se pode falar em sociedade amplamente civilizada na minha opinião pelo menos.

Não foi a questão levantada.

A justiça existe para todos em igual, se é executada ou não em igual, isso é um problema à parte.

Andarilho escreveu:Outra coisa, eu concordo que não houve justiça, houve vingança, e que isso é errado, eu tenho um enteado de 02 anos de idade, alias quase 02 anos, faz aniversário amanhã. Se fosse com ele, eu teria feito muito pior do que essa mãe fez, o que não quer dizer que eu acho certo ou apoio, quer dizer que eu ENTENDO ela, ali ela foi tudo, menos racional.

Não faço idéia de como eu agiria numa situação semelhante.

Andarilho escreveu:Agora um erro que eu não vi ter o merecido destaque no noticiário até agora, foi dos responsáveis por colocar próximos uma mãe cuja criança acabou de sofrer um trauma terrivel destes, e o lixo que fez isso, será que ninguém pensou em isolar, mante-los distantes, cogitou que ela poderia estar armada e tentar se vingar? Acho que esse crime que a mãe cometeu, tem outros responsáveis, por omissão ou incompetência.

Certamente, a não ser que houvesse conivência dos responsáveis pelo caso, o que é não de se estranhar.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

videomaker escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Vingança ou justiça imediatista ? :emoticon5:

Vingança, Video

Bjs

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Flavio Costa escreveu:
Alter-ego escreveu:Flavinho

Essa liberdade só é concedida às mulheres. :emoticon2:

Tudo bem, Flavião! :emoticon16:

Alter-ego escreveu:é como eu tenho dito àcima. A atitudade da mãe não promoveu justiça, foi uma vingança. Muito bem.
Mas, quem aqui estaria apto a condená-la?
Fazer a experiência de se imaginar no lugar dela, já é por sí só doloroso. Que se dirá do mais? Sobretudo quando se tem filhos, imaginar a cena torna-se um exercício ainda mais pesaroso...

Essa é um dos conflitos velados da noção ocidental de justiça: diferenciá-la da vingança. O justo passa a ser um mero dispositivo para justificar o alívio de emoções dolorosas vendo o "inimigo" submetido a elas. Acho que foi o Res Cogitans que postou um tópico sobre isso, das experiências que mostrar a satisfação cerebral em ver os inimigos sofrerem. É um alívio muito pobre, mas é uma grande força motriz da nossa sociedade.

E o que você sugere?
"Noite escura agora é manhã..."

Flavio Costa
Contato:

Alter-ego escreveu:E o que você sugere?

Eu acho que o conceito de "justo", pelo menos em parte, deveria ser abandonado. Deveria-se focar na solução do problema, principalmente se for uma solução preventiva. Mas não acho que haja uma solução ideal para o problema da criminalidade, então os recursos punitivos devem ser usados como mecanismo de coerção.

O que poderia ser melhorado é a justificativa que se dá para a punição. Isso pode ter alguma influência secundária no nosso sistema penal, mas nos aspectos práticos gerais não concebo nenhum paradigma melhor.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.

aknatom

Mensagem por aknatom »

Flavio Costa escreveu:
Alter-ego escreveu:E o que você sugere?

Eu acho que o conceito de "justo", pelo menos em parte, deveria ser abandonado. Deveria-se focar na solução do problema, principalmente se for uma solução preventiva. Mas não acho que haja uma solução ideal para o problema da criminalidade, então os recursos punitivos devem ser usados como mecanismo de coerção.

O que poderia ser melhorado é a justificativa que se dá para a punição. Isso pode ter alguma influência secundária no nosso sistema penal, mas nos aspectos práticos gerais não concebo nenhum paradigma melhor.

É o que escrevi anteriormente... sistema carcerário como recuperação e não punição. Se mecanismos de coerção funcionassem, na idade média não existiriam criminosos, afinal o inferno era um conceito real.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Flavio Costa
Contato:

aknatom escreveu:É o que escrevi anteriormente... sistema carcerário como recuperação e não punição. Se mecanismos de coerção funcionassem, na idade média não existiriam criminosos, afinal o inferno era um conceito real.

É, mas também não pode-se deixar a bandidagem solta para fazer o que quiser. Daí a necessidade das punições, que são paliativos.
- William Shakespeare
- William James

Alter-ego

Re.: Qual foi a maior barbaridade?

Mensagem por Alter-ego »

Pois eu já estou bastante "tentado" a crer que o sistema carcerário deve ser, sim, meramente punitivo.
Ou alguém, de fato, acredita que um bandido vai sair bonzinho da cadeia porque ficou lá plantando umas hortaliças? :emoticon14:

aknatom

Mensagem por aknatom »

Flavio Costa escreveu:
aknatom escreveu:É o que escrevi anteriormente... sistema carcerário como recuperação e não punição. Se mecanismos de coerção funcionassem, na idade média não existiriam criminosos, afinal o inferno era um conceito real.

É, mas também não pode-se deixar a bandidagem solta para fazer o que quiser. Daí a necessidade das punições, que são paliativos.

Ter como função a recuperação e não a punição, não significa que vai se deixar solto.
Até tem mais garantias que aqueles que não estão pronto para o convívio social, não voltarão ao mesmo. Estupradores e sociopatas, dificilmente seriam libertados, já que a recuperação destes casdos é muito baixa. Ladrões de galinha seriam libertos rapidamente... é mudança é no foco do "objetivo" da prisão.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

aknatom

Mensagem por aknatom »

Alter-ego escreveu:Pois eu já estou bastante "tentado" a crer que o sistema carcerário deve ser, sim, meramente punitivo.
Ou alguém, de fato, acredita que um bandido vai sair bonzinho da cadeia porque ficou lá plantando umas hortaliças? :emoticon14:

Não Igorzinho (ou reserva este só para as mulheres também), do jeito que a coisa está, não vai não. Mas deve existir alguma forma de promover a recuperação de uma boa parte das pessoas que cometem crimes. Pode-se dar opções, ele pode não sair bonzinho mas pode perceber que vale mais a pena trabalhar do que roubar.

Imagem

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

aknatom escreveu:
Alter-ego escreveu:Pois eu já estou bastante "tentado" a crer que o sistema carcerário deve ser, sim, meramente punitivo.

Não Igorzinho (ou reserva este só para as mulheres também), do jeito que a coisa está, não vai não. Mas deve existir alguma forma de promover a recuperação de uma boa parte das pessoas que cometem crimes. Pode-se dar opções, ele pode não sair bonzinho mas pode perceber que vale mais a pena trabalhar do que roubar.

Isso é só para as "chegadas", porra! :emoticon16:

Trancado