Erros lógicos na objeçâo ou falhas de cálculo na resoluçâo?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Res Cogitans

Re.: Erros lógicos na objeçâo ou falhas de cálculo na resolu

Mensagem por Res Cogitans »

pensador escreveu:Alguns foristas há algum tempo atrás afirmaram que eu nâo sabia resolver cálculos probabilísticos.Será isso verdade ou eles nâo sabem definir logicamente os termos da equaçâo e seguir coerentemente os parâmetros da Lógica?Veremos..

Essa é muito fácil, você não sabe.

O que importa mesmo para a questâo da probabilidade certamente nâo é a quantidade máxima de arranjos a serem feitos e sim a quantidade necessária de arranjos para formar os conjuntos requeridos pelo enunciado da questâo.

Péééééémmmmmm

Resposta errada a DEFINIÇÃO de probabilidade é que ela é a razão entre o número de resultados FAVORÁVEIS ao evento e o número de resultados POSSÍVEIS. Isso é a DEFINIÇÃO de probabilidade, se você quer fazer outra coisa NÃO CHAME A MESMA DE PROBABILIDADE!!!!

Aqui você chama gato de lagarto. Provado como você queria.

Listar a quantidade máxima de arranjos e contrapô-la à quantidade de arranjos necessários nâo é calcular a probabilidade.Calcular probabilidade é listar a quantidade máxima de elementos e contrapô-la à quantidade máxima de arranjos requeridos.

Péééééémmmmm

Observe a DEFINIÇÃO de probabilidade e tente de novo.

Listar todas as possibilidades de arranjos é errado porque nâo queremos calcular a probabilidade de que dez bolas tenham sido aleatoriamente retiradas de um saco de dez bolas,mas somente a probabilidade de que três bolas específicas(e a quantidade máxima de arranjos entre elas) sejam retiradas de um saco de dez bolas.Os Erros lógicos cometidos por vcs todos é generalizaçâo apressada e erro conceitual.

Pééééééémmmmm

Espaço amostral é o perímetro estipulado para realizarmos uma experiência reprodutível.

Espaço amostral é o conjunto de todos os resultados possíveis de um experimento aleatório.

Probabilidade é a razâo de possibilidades totais sobre uma possibilidade específica.Pode variar de acordo com o contexto.

péeééééémmm

Não sabe nem o que é razão. Probabilidade de um evento A é a razão entre o número de elementos do evento A e o número de elementos do espaço amostral (aquele que tem todas as possibilidades..sabe).

evento é um acontecimento dentro da esfera do ET.

O que tem a bola do ET a ver com estatística? Evento é um subconjunto do espaço amostral.

Foi demonstrado cabalmente que o pensador não sabe o que é probabilidade.

Sem mais.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

o pensador

Re: Re.: Erros lógicos na objeçâo ou falhas de cálculo na re

Mensagem por o pensador »

Zzzz escreveu:Não houve ironia nenhuma... :emoticon3:
Pensei que defenias probabilidade ao contrário. Impressão minha.
Nasceu disto:

"Probabilidade é a razâo de possibilidades totais sobre uma possibilidade específica.Pode variar de acordo com o contexto."

Mas continuo a achar que aqui dá uma definição diferente do que deste depois... :emoticon3:

É porque vc nâo entendeu que o cálculo envolve um conjunto que tem subconjuntos internamente.O cálculo em si trabalha especificamente com o subconjunto e a possibilidade de que as unidades formem este determinado subconjunto aleatoriamente,mas nâo o conjunto inteiro.Entendeu?

o pensador

Res Cogitans escreveu:
Zzzz escreveu:Não houve ironia nenhuma... :emoticon3:
Pensei que defenias probabilidade ao contrário. Impressão minha.
Nasceu disto:

"Probabilidade é a razâo de possibilidades totais sobre uma possibilidade específica.Pode variar de acordo com o contexto."

Mas continuo a achar que aqui dá uma definição diferente do que deste depois... :emoticon3:

Ele não sabe direito o que é razão por isso inverteu as bolas.

Prove.

o pensador

Res cogitans:
O que importa mesmo para a questâo da probabilidade certamente nâo é a quantidade máxima de arranjos a serem feitos e sim a quantidade necessária de arranjos para formar os conjuntos requeridos pelo enunciado da questâo.

Péééééémmmmmm

Resposta errada a DEFINIÇÃO de probabilidade é que ela é a razão entre o número de resultados FAVORÁVEIS ao evento e o número de resultados POSSÍVEIS. Isso é a DEFINIÇÃO de probabilidade, se você quer fazer outra coisa NÃO CHAME A MESMA DE PROBABILIDADE!!!!

Aqui você chama gato de lagarto. Provado como você queria.

Sim.Há uma definiçâo geral,mas esta definiçâo é maleável e permite alteraçôes superficiais,dependendo do contexto da situaçâo em questâo.A probabilidade,com referência à origem da vida,é a razâo entre o número de eventos e o número de arranjamentos possíveis

Listar a quantidade máxima de arranjos e contrapô-la à quantidade de arranjos necessários nâo é calcular a probabilidade.Calcular probabilidade é listar a quantidade máxima de elementos e contrapô-la à quantidade máxima de arranjos requeridos.

Péééééémmmmm

Observe minha objeçâo acima e tente de novo.

Listar todas as possibilidades de arranjos é errado porque nâo queremos calcular a probabilidade de que dez bolas tenham sido aleatoriamente retiradas de um saco de dez bolas,mas somente a probabilidade de que três bolas específicas(e a quantidade máxima de arranjos entre elas) sejam retiradas de um saco de dez bolas.Os Erros lógicos cometidos por vcs todos é generalizaçâo apressada e erro conceitual.

Pééééééémmmmm

Idem acima.

Espaço amostral é o perímetro estipulado para realizarmos uma experiência reprodutível.

Espaço amostral é o conjunto de todos os resultados possíveis de um experimento aleatório.

Tua definiçâo é mais precisa mas nem por isso a minha é incorreta.Espaço amostral é o perímetro(ou os limites) que limitam a realizaçâo e repetiçâo de uma experiência laboratorial.Ou seja,dizemos a mesmíssima coisa com termos diferentes.

Probabilidade é a razâo de possibilidades totais sobre uma possibilidade específica.Pode variar de acordo com o contexto.

péeééééémmm

Não sabe nem o que é razão. Probabilidade de um evento A é a razão entre o número de elementos do evento A e o número de elementos do espaço amostral (aquele que tem todas as possibilidades..sabe).

Probabilidade de um evento A,de acordo com a perspectiva do caos primordial,é a razâo do número de átmos existentes pelo número de átomos necessários para formar a combinaçâo propícia ao desenvolvimento de vida.

evento é um acontecimento dentro da esfera do ET.

O que tem a bola do ET a ver com estatística? Evento é um subconjunto do espaço amostral.

O evento é um desdobramente do próprio ET,antes de tudo.Esta é a definiçâo mais exata de evento.

Foi demonstrado cabalmente que o pensador não sabe o que é probabilidade.

Sem mais.

Foi demonstrado claramente que vc é que está equivocado.

Sem mais.

Dante, the Wicked

Mensagem por Dante, the Wicked »

Pensador, já pensou em engolir sua pretensão e estudar um pouco as coisas que você afirma dominar?
Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.

Visite o Wikilivros. Aprenda mais sobre Lógica.
Assista meu canal do youtube. Veja meu currículo lattes.

Perseus

Mensagem por Perseus »

Não sei porque, mas ultimamente quando vejo a palavra "lógica" em qualquer post do pensador eu tenho ataques de tique nervoso...
"Uau! O Brasil é grande"

Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".

emmmcri
Gênero: Masculino

Mensagem por emmmcri »

Perseus escreveu:Não sei porque, mas ultimamente quando vejo a palavra "lógica" em qualquer post do pensador eu tenho ataques de tique nervoso...

Eh porque vc usa a avessa. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

o pensador

Perseus escreveu:Não sei porque, mas ultimamente quando vejo a palavra "lógica" em qualquer post do pensador eu tenho ataques de tique nervoso...

É porque como o Emmcri disse,vc só parece entender as coisas "as avessas".

o pensador

Dante, the Wicked escreveu:Pensador, já pensou em engolir sua pretensão e estudar um pouco as coisas que você afirma dominar?

Dante,vc já parou para imaginar que talvez eu nâo tenha arrogância nenhuma e só curiosidade e crítica especulativa?Já parou para pensar que talvez eu seja estudado?

aknatom

Mensagem por aknatom »

Sobre sua definição flexível e maleável de probabilidade, entramos novamente no problema da ambiguidade.
Vc costuma falar frases extremamente ambiguas... em linguagem natural esta é uma característica algumas vezes úteis.
Em linguagem formal, é completamente desnecessária, ou melhor, torna inviável qualquer coisa. Em matemática, não usamos linguagens ambiguas, justamente para termos definições não flexíveis.
Querendo ou não querendo, probabilidade é um conhecimento dentro da esfera da matemática, portanto, sua linguagem é não ambigua. Esta definição de Probabilidade que foi dada possui uma expressão matemática extremamente não flexível, que é traduzida em palavras. Assim que a coisa funciona.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

o pensador

aknatom escreveu:Sobre sua definição flexível e maleável de probabilidade, entramos novamente no problema da ambiguidade.
Vc costuma falar frases extremamente ambiguas... em linguagem natural esta é uma característica algumas vezes úteis.
Em linguagem formal, é completamente desnecessária, ou melhor, torna inviável qualquer coisa. Em matemática, não usamos linguagens ambiguas, justamente para termos definições não flexíveis.
Querendo ou não querendo, probabilidade é um conhecimento dentro da esfera da matemática, portanto, sua linguagem é não ambigua. Esta definição de Probabilidade que foi dada possui uma expressão matemática extremamente não flexível, que é traduzida em palavras. Assim que a coisa funciona.

Pô..vai comeeçar de novo.Antes de tudo,prove que minha linguagem é ambígua.Na realidade minha linguagem é precisa.

Nâo sou mais o mesmo de antes,que era realmente ambíguo.

aknatom

Mensagem por aknatom »

Cara, vc que disse que a probabilidade tem uma definição flexível. Ser flexível é ter ambiguidade, pode ser tanto issio, como aquilo. Já te falei, quando colocar suas idéias, expresse usando linguagem lógica formal, e te respeitaremos, ou melhor:

∀(respeitam pensêitor)<->(pensêitor usa linguagem formal)

:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

o pensador

aknatom escreveu:Cara, vc que disse que a probabilidade tem uma definição flexível. Ser flexível é ter ambiguidade, pode ser tanto issio, como aquilo. Já te falei, quando colocar suas idéias, expresse usando linguagem lógica formal, e te respeitaremos, ou melhor:

∀(respeitam pensêitor)<->(pensêitor usa linguagem formal)

:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:

O que vc nâo reparou é que eu nâo desvinculei a regra geral dos casos particulares,disse apenas que há variaçôes superficiais e nâo transformaçôes integrais.

Ou seja,a tal ambiguidade nâo existe porque mesmo as variantes superficiais sâo controladas por regras gerais.foi exatamente o que eu disse posts atrás.

o pensador

E ambiguidade nâo tem o mesmo sentido etmológico que flexibilidade.Ambiguidade é um completo antagonismo à operacionalizaçâo regular por algum princípio ou regra enquanto flexibilidade é apenas uma abertura ou uma excessâo superficial à aplicaçâo da regra,a regra continua sendo aplicada mas se molda às características superficiais que a situaçâo agrega.

o pensador

Em resumo,um termo ambíguo é que pode ser utilizado para todos os casos enquanto um termo flexível é um termo que pode ser usado para alguns casos diferentes mas nâo necessariamente todos os casos.Flexibilidade é uma palavra cuja conotaçâo de sentido é mais fraca que ambiguidade.

o pensador

Ou seja,vc diz que meus termos sâo ambíguos e nâo seguem nenhuma regra,eu disse que eles sâo flexíveis com relaçâo à regra geral,moldando sua forma para se adequar à algumas circunstâncias muito embora o conteúdo da regra geral permaneça intacto.

Esta é uma excelente aplicaçâo do termo felixibilidade,pois nâo muda em nada seu sentido etomológico.

aknatom

Mensagem por aknatom »

Errado novamente Pensêitor.
Frase ambigua clássica:

Pedro toma leite quente.

O que está quente, o leite ou Pedro?
Não possuem sentidos opostos, não pode ser utilizadas em todos os casos, simplesmente não tem sentido definido livre de ambiguidade. É uma frase ambigua. Podemos falar a frase sem ambiguidade.

Pedro toma leite -> Leite está quente ou
Se Pedro toa leite -> Pedro está quente.

Mas é fácil de resolver, não sei porque vc se bate.
Pega a notaãop formal que define probabilidade, pega a formula mesmo, espaço amostral, todas estas coisas, e coloca o que deve estar em qual lugar, daí a gente faz as contas, verifica que vc está certo e seremos humilhados eternamente com referências a este tópico por toda a eternidade. Por mais cético que algué seja, ele não pode ir contras uma definição matemática não ambigua que contradiga seus resultados, afinal, 1+1=2 (se estivermos falando de números naturais, claro :emoticon12: )

Imagem

Res Cogitans

pensador escreveu:Sim.Há uma definiçâo geral,mas esta definiçâo é maleável e permite alteraçôes superficiais,dependendo do contexto da situaçâo em questâo.A probabilidade,com referência à origem da vida,é a razâo entre o número de eventos e o número de arranjamentos possíveis

A definição é fixa. Você não acomoda a definição as circunstâncias e sim as circunstâncias à definição.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Res Cogitans

A linguagem do pensador não é ambígua, a ambiguidade pressupõe que um mesmo conteúdo possa ser interpretado de ao menos duas maneiras inteligíveis diferentes. Só que a linguagem do pensador não pode ser interpretada de nenhuma maneira inteligível.

Andarilho

Mensagem por Andarilho »

o pensador escreveu:
Dante, the Wicked escreveu:Pensador, já pensou em engolir sua pretensão e estudar um pouco as coisas que você afirma dominar?

Dante,vc já parou para imaginar que talvez eu nâo tenha arrogância nenhuma e só curiosidade e crítica especulativa?Já parou para pensar que talvez eu seja estudado?

Realmente, depois do que li neste tópico você é um caso que precisa ser estudado, por uma junta médica (completa, incluindo psiquiatras).
"Um homem sem religião é como um peixe sem bicicleta"

Ausente do Fórum até dia 05/04

aknatom

Mensagem por aknatom »

Andarilho escreveu:
o pensador escreveu:

Realmente, depois do que li neste tópico você é um caso que precisa ser estudado, por uma junta médica (completa, incluindo psiquiatras).

É.. mas com certeza ele não é estudado.. se ele fosse estudado teríamos muitas reportagens sobre o fenômeno. :emoticon12:

Imagem

o pensador

aknatom escreveu:Errado novamente Pensêitor.
Frase ambigua clássica:

Pedro toma leite quente.

O que está quente, o leite ou Pedro?
Não possuem sentidos opostos, não pode ser utilizadas em todos os casos, simplesmente não tem sentido definido livre de ambiguidade. É uma frase ambigua. Podemos falar a frase sem ambiguidade.

Pedro toma leite -> Leite está quente ou
Se Pedro toa leite -> Pedro está quente.

Mas é fácil de resolver, não sei porque vc se bate.
Pega a notaãop formal que define probabilidade, pega a formula mesmo, espaço amostral, todas estas coisas, e coloca o que deve estar em qual lugar, daí a gente faz as contas, verifica que vc está certo e seremos humilhados eternamente com referências a este tópico por toda a eternidade. Por mais cético que algué seja, ele não pode ir contras uma definição matemática não ambigua que contradiga seus resultados, afinal, 1+1=2 (se estivermos falando de números naturais, claro :emoticon12: )

cara,vc me acusou de amb iguidade total.No teu exemplo vc só inclui dois elementos de ambiguidade.Por que?A ambuiguidade em si dá vazâo significativa à infindos elementos distintos e desconexos.Falta de honestidade intelectual aqui...

Andarilho

Mensagem por Andarilho »

aknatom escreveu:
Andarilho escreveu:
o pensador escreveu:

É.. mas com certeza ele não é estudado.. se ele fosse estudado teríamos muitas reportagens sobre o fenômeno. :emoticon12:

Mas cara, precisa, não é normal. Ou ele é :

A) Louco

B) Produto de alguma bizarra mutação (seria o pensador um X-Man? Cujo poder mutante seria emputecer os outros e causar engulhos em que lê seus posts sobre probabilidades?)

C) O maior piadista que eu já vi na minha vida.

Eu custo a acreditar que ele realmente "pensa" isso.
"Um homem sem religião é como um peixe sem bicicleta"

Ausente do Fórum até dia 05/04

o pensador

Res Cogitans escreveu:
pensador escreveu:Sim.Há uma definiçâo geral,mas esta definiçâo é maleável e permite alteraçôes superficiais,dependendo do contexto da situaçâo em questâo.A probabilidade,com referência à origem da vida,é a razâo entre o número de eventos e o número de arranjamentos possíveis

A definição é fixa. Você não acomoda a definição as circunstâncias e sim as circunstâncias à definição.

Meu irmâo.A definiçâo se acomodo am suas formas e nâo em seu conteúdo.A probabilidade de que a face cara de uma moeda apareça depois de um lançamento nâo é um exemplo equivalenmte à probabilidade de que vários átomos se arranjem na combinaçâo exata para formar vida.

A diferença está no quesito composiçâo.Com relaçâo à moeda apenas um resultado singular é esperado.Com relaçâo aos átomos é esperado a sua composiçâo de uma determinada maneira.Esta é a diferença de forma.

o pensador

Res Cogitans escreveu:A linguagem do pensador não é ambígua, a ambiguidade pressupõe que um mesmo conteúdo possa ser interpretado de ao menos duas maneiras inteligíveis diferentes. Só que a linguagem do pensador não pode ser interpretada de nenhuma maneira inteligível.

Prove.

Trancado