Porque marxismo é pseudociência.

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Enfant Terrible

Re: Re.: Porque marxismo é pseudociência.

Mensagem por Enfant Terrible »

Samael escreveu:
Enfant Terrible escreveu:Marx era materialista, mas através da dialéctica era holista? Nao percebo como se pode ser holista e materialista. Para mim o materialismo supoe o reducionismo. I Think...

Não, o materialismo dialético marxista supõe uma regra abrangente para a formação dos indivíduos: a realidade material dos seres formam sua consciência, sendo o indivíduo indissociável do todo enquanto ser pensante.

Sendo assim, a teoria de análise supõe aparatos metafísicos, sendo indispensáveis para o escopo do estudo, mas a práxis e o foco da análise dispensam qualquer subjetivação.

Sem comentários Sama. Neste tema o teu Kung Fu é superior... :emoticon13:

Samael
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Samael »

Enfant Terrible escreveu:
Samael escreveu:
Enfant Terrible escreveu:Marx era materialista, mas através da dialéctica era holista? Nao percebo como se pode ser holista e materialista. Para mim o materialismo supoe o reducionismo. I Think...

Não, o materialismo dialético marxista supõe uma regra abrangente para a formação dos indivíduos: a realidade material dos seres formam sua consciência, sendo o indivíduo indissociável do todo enquanto ser pensante.

Sendo assim, a teoria de análise supõe aparatos metafísicos, sendo indispensáveis para o escopo do estudo, mas a práxis e o foco da análise dispensam qualquer subjetivação.

Sem comentários Sama. Neste tema o teu Kung Fu é superior... :emoticon13:

Ei Miguelito, é apenas uma forma de pensar. Se me apresentarem outra que eu considere mais abrangente ou mais verdadeira do que esta, abandono esta e parto pra outra.

Nada de castração ideológica. :emoticon16:

Huxley

Mensagem por Huxley »

Eu já li O Capital.E o que tenho a dizer é que a única coisa boa que sobra no Marxismo, é capacidade de Marx criticar o capitalismo de sua época e o filósofo Karl Marx.Na verdade, nunca houve paradigma marxista, uma vez que sequer existiu uma "ciência marxista".
“A boa sociedade é aquela em que o número de oportunidades de qualquer pessoa aleatoriamente escolhida tenha probabilidade de ser a maior possível”

Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)

"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."

John Maynard Keynes

Dante, the Wicked

Mensagem por Dante, the Wicked »

Samael escreveu:
Ei Miguelito, é apenas uma forma de pensar. Se me apresentarem outra que eu considere mais abrangente ou mais verdadeira do que esta, abandono esta e parto pra outra.

Imagem

Imagem
Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.

Visite o Wikilivros. Aprenda mais sobre Lógica.
Assista meu canal do youtube. Veja meu currículo lattes.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Dante, the Wicked escreveu:
Samael escreveu:

Imagem

Imagem

Eu gosto do Popper, esse admirável "positivista lógico", como o pessoal da UFF gosta de alcunhar. Mas é engraçado como a ciência e a ideologia são indissolúveis, não? Ele colocou a coisa de uma forma tão apaixonada que parece que apenas os coletivistas possuem ideários que possam levar à destruição humana. Engraçado também que a frase, superficialmente, tem muito impacto, mas não revela que grau de afinidades os "coletivistas" que mataram e criaram Estados totalitários tinham com o pensamento do próprio Marx ou de suas outras fontes comunistas.

Engraçado também ninguém lembrar agora da maldição que outras ideologias classistas e/ou individualistas, como o Imperialismo, o Nazismo e o Fascismo trouxeram para o mundo, não?

Longe de mim defender os coletivistas, mas creio que o trabalho que Popper dispendeu em vida seria muito mais profundo e coeso se ele se preocupasse menos com sua rixa ideológica em relação ao marxismo e mais com a busca da verdade.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Huxley escreveu:Eu já li O Capital.E o que tenho a dizer é que a única coisa boa que sobra no Marxismo, é capacidade de Marx criticar o capitalismo de sua época e o filósofo Karl Marx.Na verdade, nunca houve paradigma marxista, uma vez que sequer existiu uma "ciência marxista".

Acho que existem coisas bem válidas na obra. Obviamente, tratar um livro que se alcunha como "economia política" como um manual de economia perfeito seria uma tolice sem tamanho. Tolice essa que muitos idiotas praticam, infelizmente.

Mas a noção de fetichismo da mercadoria, de práxis revolucionária (se apoiando na theoria e na poiésis grega), de força de trabalho enquanto mercadoria, e alguns pontos da tese sobre a mais-valia são muito interessantes.

André

Mensagem por André »

Não.Ele era materialista, a analise histórica não pode prescindir de analise e dos significados. Sobre isso Thompson resume melhor até do que Marx em "Miséria da Teoria" que é uma referencia a "Miséria da Filosofia" de Marx. O materialismo histórico é uma disciplina metodológica.De um trabalho meu:

“Um trecho que para nós trata de forma interessante a relação entre representação conceitual e o empírico, também é relevante para nos. Nesse, Thompson trata do filósofo a interrogar um objeto do mundo real:

‘Comumente esse objeto era o que estava mais a mão: a mesa em que escrevia. ’Mesa’, dizia ele, ‘como posso saber que existes e, se existes, como sei que meu conceito, mesa, representa sua existência real?'A mesa sustentaria seu olhar sem pestanejar, e por sua vez interrogaria o filosofo. Era uma conversa difícil e, dependendo de quem saísse vitorioso do confronto, o filósofo se classificaria como idealista ou materialista. Ou é o que podemos supor, dada a freqüência com que as mesas aparecem. Hoje, em vez disto, o filosofo interroga a palavra: um artefato lingüístico que já se encontra pronto, com uma gênese social imprecisa e com uma história. ’

Logo não nos cabe interrogar as palavras em si mesmas (Enquanto historiadores se entendemos a História enquanto uma ciência), mas o significado que assumem quando utilizadas pelos sujeitos da história na sua experiência, levando-se em conta o contexto em que esses sujeitos estão inseridos. A análise dos discursos ganha clareza, dentro dessa perspectiva, pois podemos estabelecer o diálogo entre o que os sujeitos da história dizem e escrevem, e as circunstâncias, limites do universo em que estão inseridos, com seus objetivos e anseios, e as práticas que desenvolvem.”

É objetiva e materialista, e está na busca da verdade, logo é cientifica, não entendida como total, ou atemporal, até pq toda ciência se renova se altera, velhas verdades relativas são abandonadas e novas mais eficientes ou próximas adotadas. Mas logicamente não descarta a analise dos significados, do discurso, mas invés de focar sua atenção nas palavras em si, se preocupa mais com o dialogo entre idéias e ações, a relação e a correspondência ou não dentro de seus limites. A filosofia as idéias brotam dentro do homem e o homem está inserido na sociedade, numa serie de limites, logo é o dialogo entre suas escolhas, e as circunstancias as quais ele não tem total controle os fatores que constroem seu caminho.

No mais quando Marx tentou prever, e foi determinista e reducionista nos seus trabalhos, especialmente por motivos políticos, nesses momentos caiu do cavalo e hoje podemos tranquilamente abandonar isso, assim como o que de mais discordamos, como o Samael faz e eu tb faço. Quando escreveu sobre uma disciplina metodológica, como é o caso que em parte discutimos, inovou e muito, e influenciou grandes obras, e tendências nas ciências humanas, até os dias de hoje.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

André

Mensagem por André »

Samael escreveu:
Huxley escreveu:Eu já li O Capital.E o que tenho a dizer é que a única coisa boa que sobra no Marxismo, é capacidade de Marx criticar o capitalismo de sua época e o filósofo Karl Marx.Na verdade, nunca houve paradigma marxista, uma vez que sequer existiu uma "ciência marxista".

Acho que existem coisas bem válidas na obra. Obviamente, tratar um livro que se alcunha como "economia política" como um manual de economia perfeito seria uma tolice sem tamanho. Tolice essa que muitos idiotas praticam, infelizmente.

Mas a noção de fetichismo da mercadoria, de práxis revolucionária (se apoiando na theoria e na poiésis grega), de força de trabalho enquanto mercadoria, e alguns pontos da tese sobre a mais-valia são muito interessantes.

Sama assim fica difícil vc escreveu quase tudo que iria escrever. Tive que procurar o trabalho que citava Thompson e sua interpretação do Materialismo Histórico em Marx, para ter algo relativamente novo( no tópico) a dizer.

:emoticon13:

No mais concordo muito com o que escreveu. Existem coisas no pensamento marxista que não concordo, e outras que entendo procedem, logo aproveito o que faz sentido e crítico e descarto o que não faz( ou não faz mais sendo superada por outra explicação). Infelizmente em nossa area aparecem aqueles que querem alguma teoria que explique tudo, e que seja suficiente, e passam a tratar dessa como a verdade inexorável, me parece que são cada vez mais raros, ainda bem, falo apenas por experiência pessoal e trabalhos lidos.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Trancado