Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Deise Garcia escreveu: Mas eu diria a mesma coisa que disse Ian Stevenson -- "não se pode recriar também o impacto de um meteoro ou de uma explosão vulcânica, e isto não quer dizer que não seja possível conduzir uma pesquisa significativa a respeito desses fenômenos".
Stevenson disse isto Deise ?
Caso positivo, vc possui a referência de onde foi dito ?
[ ]´s
Disse sim, Apodzinho! Isto foi dito no livro "A busca de evidências científicas da reencarnação", editora Sextante, escrito pelo jornalista Tom Shroder, que o acompanhou em uma das suas expedições!
Karasu escreveu:Ah, vai; Shidarta abriria essa exceção, não é?
Acho que não, não é recomendável.
The world's mine oyster, which I with sword will open. - William Shakespeare Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos. - William James Agora já aprendemos, estamos mais calejados... os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato. - Luis Inácio, 20/10/2006
Flavio Costa escreveu:Uma piada, cada vez que eu leio essas coisas, mais me convenço de que o Espiritismo, de científico, hoje, NADA tem. É apenas mais uma religião.
Ou nem isto, já que faltam ao Espiritismo teologia e ritualística autênticas e próprias.
Nós, Índios.
Acauan Guajajara ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha Lutar com bravura, morrer com honra.
Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre nós! Das lutas na tempestade Dá que ouçamos tua voz!
Acauan escreveu: ....logo não é científico dentro dos padrões atualmente aceitos.
Mudanças acontecem, jamais subestimo a engenhosidade e inteligência humana. É só uma questão de tempo.
Sal,
O modelo Popperiano é criticado por muitos por estabelecer limites muito modestos para a ciência. Se o Espiritismo não conseguiu se enquadrar nem dentro destes limites, dificilmente se enquadrará em outros mais exigentes.
Nós, Índios.
Acauan Guajajara ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha Lutar com bravura, morrer com honra.
Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre nós! Das lutas na tempestade Dá que ouçamos tua voz!
Flavio Costa escreveu:Uma piada, cada vez que eu leio essas coisas, mais me convenço de que o Espiritismo, de científico, hoje, NADA tem. É apenas mais uma religião.
Ou nem isto, já que faltam ao Espiritismo teologia e ritualística autênticas e próprias.
Que maravilha! A terceira revelação teria que ter teologia e rituais! Mas então ... para que precisaríamos de uma terceira revelação?
O argumento da doutrina ser sincrética, a meu ver faz todo o sentido. O espírito acompanha o homem desde os primórdios com suas manifestações, seria ingenuidade pensar que a chamada terceira revelação fosse algo inédito saído do nada.
Acauan escreveu: ....logo não é científico dentro dos padrões atualmente aceitos.
Mudanças acontecem, jamais subestimo a engenhosidade e inteligência humana. É só uma questão de tempo.
Sal,
O modelo Popperiano é criticado por muitos por estabelecer limites muito modestos para a ciência. Se o Espiritismo não conseguiu se enquadrar nem dentro destes limites, dificilmente se enquadrará em outros mais exigentes.
Deise Garcia escreveu: Mas eu diria a mesma coisa que disse Ian Stevenson -- "não se pode recriar também o impacto de um meteoro ou de uma explosão vulcânica, e isto não quer dizer que não seja possível conduzir uma pesquisa significativa a respeito desses fenômenos".
[ ]´s
Disse sim, Apodzinho! Isto foi dito no livro "A busca de evidências científicas da reencarnação", editora Sextante, escrito pelo jornalista Tom Shroder, que o acompanhou em uma das suas expedições!
Interessante, bem revelador sobre Stevenson, será utilizado algum dia.
Valeu Deise
[ ]´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend! Tony Montana
Mantra diário dos Criacionistas: "Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria." Martinho Lutero -----//-----
Que maravilha! A terceira revelação teria que ter teologia e rituais! Mas então ... para que precisaríamos de uma terceira revelação?
O que o Acauan está falando é que, além de não ser-lhe outorgado o reconhecimento como ciência, o Espiritismo também não atende plenamente às características que definem uma religião. O que não quer dizer que ele tenha que ser.
Mas na Umbanda é diferente, ela é o Espiritismo com identidade bem resolvida. Nunca vi umbandista dizendo que é cientista.
The world's mine oyster, which I with sword will open. - William Shakespeare Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos. - William James Agora já aprendemos, estamos mais calejados... os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato. - Luis Inácio, 20/10/2006
salgueiro escreveu: O argumento da doutrina ser sincrética, a meu ver faz todo o sentido. O espírito acompanha o homem desde os primórdios com suas manifestações, seria ingenuidade pensar que a chamada terceira revelação fosse algo inédito saído do nada.
Se não é inédito, não é revelação. Não é possível revelar algo que todo mundo já sabe.
Nós, Índios.
Flavio Costa escreveu:...Espiritismo, de científico, hoje, NADA tem. É apenas mais uma religião.
...O Espiritismo também não atende plenamente às características que definem uma religião.
É isto. Religião é a ligação com Deus, ou, no caso específico do Budismo, com a plena transcendência. Para que uma religião seja completa, precisa deixar claro o que significa Deus (ou plena transcendência), o que é feito pela teologia, e como se dá a ligação com ele, que é feito pela ritualística.
Nós, Índios.
O ponto não é o de exigência e sim diferente.
Qual é exatamente o ponto então?
Nós, Índios.
[ ]´s
Interessante, bem revelador sobre Stevenson, será utilizado algum dia.
Valeu Deise
[ ]´s
Será que notei uma ponta de ironia no seu post? Você, como tantos outros, julgam Stevenson impiedosamente! É uma pena! Mas, ainda uma vez, em concordância com Stevenson digo que "se os hereges pudessem ser queimados vivos nos dias de hoje, os cientistas - sucessores dos teólogos, que queimavam qualquer um que negasse a existência de almas no século XVI - hoje queimariam aqueles que afirmam que elas não existem.
O que o Acauan está falando é que, além de não ser-lhe outorgado o reconhecimento como ciência, o Espiritismo também não atende plenamente às características que definem uma religião. O que não quer dizer que ele tenha que ser.
Eu entendi bem o que o Acauan quis dizer! No aspecto científico já fiz minha colocação e até o momento ninguém refutou, ao menos para afirmar que eu disse uma bobagem! No mais, o Espiritismo é acima de tudo uma filosofia de vida com conotação religiosa.
Mas na Umbanda é diferente, ela é o Espiritismo com identidade bem resolvida. Nunca vi umbandista dizendo que é cientista.
A Umbanda nunca foi ou será espírita! Espírita é todo aquele que segue a linha codificada por Allan Kardec. Você nunca viu um umbandista dizer que é cientista porque está limitado ao seu círculo de amizades, mas com certeza há de convir que deve existir cientistas dizendo que são umbandistas.
Flavio Costa escreveu:...Espiritismo, de científico, hoje, NADA tem. É apenas mais uma religião.
...O Espiritismo também não atende plenamente às características que definem uma religião.
É isto. Religião é a ligação com Deus, ou, no caso específico do Budismo, com a plena transcendência. Para que uma religião seja completa, precisa deixar claro o que significa Deus (ou plena transcendência), o que é feito pela teologia, e como se dá a ligação com ele, que é feito pela ritualística.
Mas a função do Espiritismo é exatamente quebrar dogmas e rituais para que se possa chegar a pureza da doutrina instituida pelo Cristo. O espírita é antes de tudo um revolucionário como o próprio Cristo porque não dobra mais seus joelhos diante dos ídolos, repudia a mentira e não permite que cerceiem seu pensamento. A terceira revelação, mantendo tudo como é, não haveria razão de ser!
salgueiro escreveu: O argumento da doutrina ser sincrética, a meu ver faz todo o sentido. O espírito acompanha o homem desde os primórdios com suas manifestações, seria ingenuidade pensar que a chamada terceira revelação fosse algo inédito saído do nada.
Se não é inédito, não é revelação. Não é possível revelar algo que todo mundo já sabe.
Mas foi por isso que coloquei como a "chamada" terceira revelação. Porque a meu ver, ela reúne o conhecimento espalhado ao longo do tempo por outras religiões
O ponto não é o de exigência e sim diferente.
Qual é exatamente o ponto então?
O método científico por Popper será o último ? Não poderá existir uma forma de avaliação diferente ?
salgueiro escreveu: O método científico por Popper será o último ? Não poderá existir uma forma de avaliação diferente ?
Já existem outras abordagens para a Ciência que não a Popperiana, algumas propõe a substituição do princípio de falseabilidade por um princípio de veracidade. O problema, como disse, é que se o Espiritismo não atendeu às exigências Popperianas, que são modestas, dificilmente atenderá aos outros modelos existentes ou que venham a ser propostos, que são e possivelmente serão, mais exigentes.
Nós, Índios.
Acauan escreveu:Se não é inédito, não é revelação. Não é possível revelar algo que todo mundo já sabe.
Mas foi por isso que coloquei como a "chamada" terceira revelação. Porque a meu ver, ela reúne o conhecimento espalhado ao longo do tempo por outras religiões.
Então não é uma revelação, é uma compilação.
Nós, Índios.
Deise Garcia escreveu:Mas a função do Espiritismo é exatamente quebrar dogmas e rituais para que se possa chegar a pureza da doutrina instituida pelo Cristo. O espírita é antes de tudo um revolucionário como o próprio Cristo porque não dobra mais seus joelhos diante dos ídolos, repudia a mentira e não permite que cerceiem seu pensamento. A terceira revelação, mantendo tudo como é, não haveria razão de ser!
Jesus de Nazaré não era um revolucionário e sim um reformista, como fica claro na proposição de que ele não veio para mudar um til da lei (Mateus 5:18) e outras.
Para o Espiritismo ser uma religião revolucionária, teria que romper completamente com o cristianismo, o que não faz, e propor sua própria cosmogonia, teologia e ritualística, o que faz menos ainda.
Nós, Índios.
Acauan escreveu:É isto. Religião é a ligação com Deus, ou, no caso específico do Budismo, com a plena transcendência. Para que uma religião seja completa, precisa deixar claro o que significa Deus (ou plena transcendência), o que é feito pela teologia, e como se dá a ligação com ele, que é feito pela ritualística.
Mas a função do Espiritismo é exatamente quebrar dogmas e rituais para que se possa chegar a pureza da doutrina instituida pelo Cristo. O espírita é antes de tudo um revolucionário como o próprio Cristo porque não dobra mais seus joelhos diante dos ídolos, repudia a mentira e não permite que cerceiem seu pensamento. A terceira revelação, mantendo tudo como é, não haveria razão de ser!
Quebrar Dogmas????????
Já quebraram o Dogma do Karma?
Já quebraram o Dogma da caridade?
Já que braram o dogma da necessidade de reencarnar várias vezes para conquistar a "evolução"?
O espiritismo não quebra dogma algum. Ele, no máximo, troca um por outro. Exemplo claro é o dogma cristão da salvação por intermedio da aceitação de cristo como salvador. Para o kardecismo, você mesmo é o seu salvador (mais um dogma).