Deise Garcia escreveu:Eu entendi bem o que o Acauan quis dizer! No aspecto científico já fiz minha colocação e até o momento ninguém refutou, ao menos para afirmar que eu disse uma bobagem! No mais, o Espiritismo é acima de tudo uma filosofia de vida com conotação religiosa.
Hum, "acima de tudo uma filosofia de vida com conotação religiosa"... que bom que você sabe disso, não é algo que todos os espíritas entendem bem.
Deise Garcia escreveu:A Umbanda nunca foi ou será espírita! Espírita é todo aquele que segue a linha codificada por Allan Kardec. Você nunca viu um umbandista dizer que é cientista porque está limitado ao seu círculo de amizades, mas com certeza há de convir que deve existir cientistas dizendo que são umbandistas.
Claro, dentre os umbandistas podemos encontrar biólogos, físicos, químicos, astrônomos. Mas "cientista da Umbanda" eu nunca vi. Aliás, eu também nunca vi nenhum "cientista do Espiritismo" desde William Crookes, Ernesto Bozzano e Gabriel Delanne. A ciência espírita está parecendo o Flamengo, só vive de passado e a culpa é dos espíritas que não realizam experimentos nem produzem quaisquer teorias novas. Pelo contrário, as inovações são geralmente rechaçadas em nome da "pureza doutrinária kardequiana". Os espíritas adoram dizer que espírita é quem segue Allan Kardec. Imagine se a Física fosse definida assim: "físico é quem segue Isaac Newton". Seria a ruina da ciência. Veja o quanto a Física mudou de um século para cá. E o Espiritismo?
Você, como espírita, diz que Umbanda não é Espiritismo, é normal isso. Há católicos que dizem que o Protestantismo não é verdadeiramente cristão, o que também é normal. O que os católicos não podem negar é que o movimento protestante nasceu no seio da ICAR e bebeu das mesmas águas desta, da mesma forma que a Umbanda, quer você goste quer não, nasceu no seio do Espiritismo.
Você diz que as outras religiões vieram para preparar o caminho para o Espiritismo. Pelo visto não deu certo, pois as outras religiões são grandes, o Espiritismo conta com reduzido número de adeptos, e suas idéias não são aceitas pelas religiões que supostamente vieram lhe preparar o caminho. Ao contrário, as outras religiões crescem e roubam espíritas em potencial. Quem foi que preparou o caminho tão mal preparado? Jesus? E se o Espiritismo desaparecer sem deixar frutos como aconteceu com o Druidismo, o que os espíritas diriam?