o pensador escreveu:Perseus:Ok, com calma e devagar.
Imagine uma estante vazia ao lado de sua cama, e 10 livros espalhados em cima de sua cama.
Se você começar a pegar um por um e colocar na estante, aleatoriamente, ou em palavras mais fáceis para você entender, sem escolher nenhum especifico, qual é a probabilidade de que 7 livros de Biologia fiquem lado a lado?
É muito dificil imaginar isso?
Novamente:
Esta é a descriçâo da situaçâo inicial ou da situaçâo Final do problema?Os livros inicialmente estavam fora da estante ou estavam na estante?O enunciado do problema especifica isso?
O que que você acha pensador?
Se os livros devem ser colocados aleatoriamente na estante qual você acha que é a tal "situação inicial"?
Os livros sendo tirados da estante e depois recolocados?
Pode-ser, o resultado é o mesmo.
Os livros percorrendo toda a América do Sul, Central, Eua, Canada, Estreito de Bering, Europa atéee chegarem em uma estante verde oliva num bunker sem paredes em Melbourne?
O resultado é o mesmo.
Jesus Cristo manuseando uma varinha mágica fazendo com que os livros rodopiem no ar e após isto caem abruptamente de qualquer forma na estante?
Pode ser também, o resultado é o mesmo.
Agora o que me deixa pasmo... Se eu digo a você que 'há uma estante vazia', e 'livros empilhados de qualquer forma em algum lugar'... me pergunto... o que diabos passa em sua cabeça para conseguir perguntar o que seria a "situação inicial"?
Uma "situação intermediária"?
Ta.. imagine 10 livros boiando em frente a prateleira mais alta de sua estante, qual é a chance de caso os 10 forem aleatoriamente para a estante pela vontade de Jesus Cristo, de 7 livros de Biologia ficarem lado a lado.
O fato é: Pode inventar as situações que você quiserA resposta sera a mesma: 1/30.
A resposta só é 1/30 se vc presumir que os livros originalmente estavam ns iante de modo que necessitassem ser retirados e recolocados,Assim,se eu retirar um e recolocá-lo sobram nove livros para preencher este espaço,se eu retirar dois sobram oito livros para preencher este espaço e assim por diante.
Nossa mãe do céu... não, ta tudo errado.
A chance de 7 livros de Biologia ficarem lado a lado se 10 livros forem colocados aleatoriamente na estante é 1 chance em 30 e ponto final. Isto não esta mais em discussão.
Se presumirmos que os livros estavam no princípio fora da estante,entâo nâo precisaremos retirar nenhum livro e por conseguinte os espaços que podem ser ocupados pelo livros permanecem inalterados durante o processo de colocá-los na estante.A probabilidade,portanto,passa a ser 7/10 pois existem sete livros de Biologia dentre um total de dez livros e para um total de dez espaços na estante.
Já refutado diversas vezes por mim e pelo Cabeção.
Qualquer dúvida volte atras e leia de novo o que está escrito.
Enfim, você quer um desenho lhe mostrando que o enunciado grita loucamente aos duzentos mil ventos que a tal "situação inicial" são os livros fora da prateleira?
Todos, repito: TODOS que leram a questão entenderam isso, e o Cabeça inclusive, fez uma resolução perfeita, e 5 vezes mais didática que a minha.
Você foi o único incapaz de entender a coisa mais banal de todas: a Gramática.
Sem saber Português, não ha como você aprender nada, nem matemática.
É óbvio que nada foi informado acerca da situaçâo original pelo enunciado do problema.Leia minha última resposta.
Nada foi informado?
Como é então que por exemplo, o Cabeção chegou na mesma resposta que eu dei para o problema?