Acredito que muitos céticos já devem ter se batido com fatos para os quais não possuiam nenhum tipo de explicação racional, sem que necessariamente isto os tenha demovido para algum tipo de fé.
Então, vamos lá!
NUMA "EXPERIÊNCIA" DE ORAÇÃO
"Este é quem vos dá testemunho dessas coisas e que as escreveu. E nós sabemos que o seu testemunho é verdadeiro." Jo XXI, 24
Há quase três anos atrás, fui convidado a conduzir uma vigília de oração em preparação ao Pentencostes em uma pequena comunidade em outro bairro. Era uma comunidade onde, então, havia presença do padre apenas uma ou duas vezes ao mês. Quase não haviam catequistas por lá.
Aceitei o convite e levei comigo grande parte do grupo que eu conduzia em minha paróquia. Lá havia cerca de cento e cinquenta pessoas para participar da Vigília.
Ao princípio deixei a banda que me acompanhava fazer um showzinho com músicas de louvor ao Espírito Santo e iniciei em seguida, com oração e leitura da Bíblia.
Iniciei uma pregação querigmática, falando ao povo que aquele mesmo Deus que agira a quase dois mil anos atrás continuava agindo ainda hoje e que as suas promessas permaneciam para sempre. Estavam todos bem interessados no tema proferido.
Logo após a pregação retornamos para um momento de oração, que fluía de uma forma excepcional, bem longe de qualquer coisa planejada.
De repente, iniciei a orar em línguas e quase todo o povo seguiu simultaneamente, sem que houvesse qualquer tipo de indução.
(Aproveito para fazer um adendo de que, conforme pude constatar, aquelas pessoas não eram participantes da RCC, nem de qualquer seita pentencostal.)
Embora eu tivesse total percepção do momento, posso dizer que eu não o "controlava" diretamente. Eu podia ouvir as várias manifestações e perceber que tudo fluía para um "canto" comum. Era possível ver o rosto das pessoal em "extase". Também eu nunca havia estado assim, e sentindo meu corpo numa temperatura bem àcima do normal, foi como se a minha percepção tivesse se ampliado naquele momento.
De súbito, como no instante anterior, passei a emitir aquilo que a Bíblia chama de "Palavra de ciência" e podia falar, sem nenhum conhecimento prévio, de fatos ocorridos com as pessoas presentes. O interessante é que no momento em que falava da situação X, eu via alguma pessoa da assembléia a chorar ou dar outra demonstração de que era a pessoa retratada. Ao fim da vigília várias pessoas vieram confirmar-me os fatos relatados.
Em seguida à Palavar de Ciência, entrei em cena com outro "Dom": a palavra profética, para falar de curas físicas, emocionais e espirituais. Algumas foram confirmadas ainda dentro da vigília com testemunhos e até demonstrações, como cartelas de remédio para dor. Outra vieram ao fim, pessoalmente.
Toda a vigília havia se encaminhado a um local diferente do originalmente planejado. Mas posso dizer que foram experiências absolutamente fortes e verídicas...
Qualquer dos presentes poderia ver a mão de Deus naquele lugar.

EM BUSCA DE EXPLICAÇÕES
Eu conhecí vários charlatães espirituais. E pude perceber as técnicas utilizadas para enganar o povo. Acontece que nada se enquadrava nos acontecimentos.
-Não haviam testemunhas pagas;
-Eu não conhecía as pessoas alí presentes, nem as suas vidas particulares;
-Eu não falei de acontecimentos genéricos, que poderiam ser enquadrados em várias pessoas;
-Eu não usei técnicas conhecidas de indução mental;
-Eu não estava com uma platéia previamente preparada por pregadores carismáticos ou pastores evangelísticos.
Pode até parecer bobagem para quem leia, mas quem se ater aos fatos e circunstância descritas verá que há algumas situações além do (que entendemos por) normal.
Certa vez estava conversando com um amigo sobre fatos "sobrenatuarais" ou inexplicáveis (até o momento) pela ciência. Ele é de berço espírita, porém hoje não é praticante do espiritismo, embora seja membro de uma fraternidade esotérica. Ele não é o tipo de pessoa que sai acreditando piamente em qualquer baboseira e é mestrando em psicologia. Relatei-lhe os fatos daquela noite e ficamos conversando sobre circunstâncias e possibilidades. Ao fim, ele disse-me que, ao menos segundo o seu conhecimento, ainda não havia explicação razoável para os fatos. Havia uma tentativa por parte da Parapsicologia, mas no atual patamar desta qualquer explicação não seria muito melhor que a "explicação" religiosa.
Gostaria de ouvir, de religiosos e céticos as explicações que dariam para a Noite por mim relatada...