Em busca de uma explicação racional

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Alter-ego
Gênero: Masculino

Em busca de uma explicação racional

Mensagem por Alter-ego »

Não costumo contar em foros públicos fatos de minha vida, mas resolví trazer esse fato para o ReV. É claro que ninguém aqui estava lá presentes e nem o fato ocorreu em circunstância controladas e passíveis de reprodução, portanto não estou em busca de respostas prontas, mas de uma busca de explicação, cada um contribuindo com seus conhecimentos e experiências.

Acredito que muitos céticos já devem ter se batido com fatos para os quais não possuiam nenhum tipo de explicação racional, sem que necessariamente isto os tenha demovido para algum tipo de fé.

Então, vamos lá!

NUMA "EXPERIÊNCIA" DE ORAÇÃO

"Este é quem vos dá testemunho dessas coisas e que as escreveu. E nós sabemos que o seu testemunho é verdadeiro." Jo XXI, 24

Há quase três anos atrás, fui convidado a conduzir uma vigília de oração em preparação ao Pentencostes em uma pequena comunidade em outro bairro. Era uma comunidade onde, então, havia presença do padre apenas uma ou duas vezes ao mês. Quase não haviam catequistas por lá.
Aceitei o convite e levei comigo grande parte do grupo que eu conduzia em minha paróquia. Lá havia cerca de cento e cinquenta pessoas para participar da Vigília.
Ao princípio deixei a banda que me acompanhava fazer um showzinho com músicas de louvor ao Espírito Santo e iniciei em seguida, com oração e leitura da Bíblia.
Iniciei uma pregação querigmática, falando ao povo que aquele mesmo Deus que agira a quase dois mil anos atrás continuava agindo ainda hoje e que as suas promessas permaneciam para sempre. Estavam todos bem interessados no tema proferido.
Logo após a pregação retornamos para um momento de oração, que fluía de uma forma excepcional, bem longe de qualquer coisa planejada.
De repente, iniciei a orar em línguas e quase todo o povo seguiu simultaneamente, sem que houvesse qualquer tipo de indução.
(Aproveito para fazer um adendo de que, conforme pude constatar, aquelas pessoas não eram participantes da RCC, nem de qualquer seita pentencostal.)
Embora eu tivesse total percepção do momento, posso dizer que eu não o "controlava" diretamente. Eu podia ouvir as várias manifestações e perceber que tudo fluía para um "canto" comum. Era possível ver o rosto das pessoal em "extase". Também eu nunca havia estado assim, e sentindo meu corpo numa temperatura bem àcima do normal, foi como se a minha percepção tivesse se ampliado naquele momento.
De súbito, como no instante anterior, passei a emitir aquilo que a Bíblia chama de "Palavra de ciência" e podia falar, sem nenhum conhecimento prévio, de fatos ocorridos com as pessoas presentes. O interessante é que no momento em que falava da situação X, eu via alguma pessoa da assembléia a chorar ou dar outra demonstração de que era a pessoa retratada. Ao fim da vigília várias pessoas vieram confirmar-me os fatos relatados.
Em seguida à Palavar de Ciência, entrei em cena com outro "Dom": a palavra profética, para falar de curas físicas, emocionais e espirituais. Algumas foram confirmadas ainda dentro da vigília com testemunhos e até demonstrações, como cartelas de remédio para dor. Outra vieram ao fim, pessoalmente.
Toda a vigília havia se encaminhado a um local diferente do originalmente planejado. Mas posso dizer que foram experiências absolutamente fortes e verídicas...
Qualquer dos presentes poderia ver a mão de Deus naquele lugar. :emoticon15:

EM BUSCA DE EXPLICAÇÕES

Eu conhecí vários charlatães espirituais. E pude perceber as técnicas utilizadas para enganar o povo. Acontece que nada se enquadrava nos acontecimentos.

-Não haviam testemunhas pagas;
-Eu não conhecía as pessoas alí presentes, nem as suas vidas particulares;
-Eu não falei de acontecimentos genéricos, que poderiam ser enquadrados em várias pessoas;
-Eu não usei técnicas conhecidas de indução mental;
-Eu não estava com uma platéia previamente preparada por pregadores carismáticos ou pastores evangelísticos.

Pode até parecer bobagem para quem leia, mas quem se ater aos fatos e circunstância descritas verá que há algumas situações além do (que entendemos por) normal.
Certa vez estava conversando com um amigo sobre fatos "sobrenatuarais" ou inexplicáveis (até o momento) pela ciência. Ele é de berço espírita, porém hoje não é praticante do espiritismo, embora seja membro de uma fraternidade esotérica. Ele não é o tipo de pessoa que sai acreditando piamente em qualquer baboseira e é mestrando em psicologia. Relatei-lhe os fatos daquela noite e ficamos conversando sobre circunstâncias e possibilidades. Ao fim, ele disse-me que, ao menos segundo o seu conhecimento, ainda não havia explicação razoável para os fatos. Havia uma tentativa por parte da Parapsicologia, mas no atual patamar desta qualquer explicação não seria muito melhor que a "explicação" religiosa.

Gostaria de ouvir, de religiosos e céticos as explicações que dariam para a Noite por mim relatada... :emoticon16:
"Noite escura agora é manhã..."

Hugo

Re.: Em busca de uma explicação racional

Mensagem por Hugo »

Tem algum exemplo mais concreto de algo que tenha ocorrido, de um acontecimento em especial?

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Experiências de êxtase coletivo acontecem até nas reuniões da empresa americana de marketing multi-nível Amway.
Reunidas as condições propícias, o efeito êxtase é uma consequência tão esperada quanto o bolo crescer ao ser levado ao forno.
Para os que vivenciaram a experiência ela parece extremamente mística, mas para observadores externos isentos, não.
Técnicas como a neurolinguística podem explicar estes processos.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

Evidencia anedota.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

HellWolf

Mensagem por HellWolf »

Também já tive experiências estranhas.

Já pressenti a presença de pessoas conhecidas antes de me aparecerem á frente... com bastantes minutos de antecedência. Acreditem ou não se quiserem...

Já me aconteceu várias vezes... começar com as mesmas palavras ao mesmo tempo que os meus irmãos... e o assunto de que queriamos falar era o mesmo...

Uma vez sonhei com uma rapariga que não via á meses... e no mesmo dia encontrei-a...

Nunca tiveram coisas destas? Tive outras coisas estranhas... mas são mais pessoais e não conto... mas tem tudo a ver com coincidências estranhas... daquelas que nos fazem pensar: WOOOU...alto aí...

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

HellWolf escreveu:Também já tive experiências estranhas.

Já pressenti a presença de pessoas conhecidas antes de me aparecerem á frente... com bastantes minutos de antecedência. Acreditem ou não se quiserem...

Já me aconteceu várias vezes... começar com as mesmas palavras ao mesmo tempo que os meus irmãos... e o assunto de que queriamos falar era o mesmo...

Uma vez sonhei com uma rapariga que não via á meses... e no mesmo dia encontrei-a...

Nunca tiveram coisas destas? Tive outras coisas estranhas... mas são mais pessoais e não conto... mas tem tudo a ver com coincidências estranhas... daquelas que nos fazem pensar: WOOOU...alto aí...

Além desse tipo de sincronismo ser natural, tendemos a lembrar apenas das vezes em que temos resultados positivos (em geral, sequer nos damos conta das situações majoritárias, quando pensamos em pessoas que não aparecem rapidamente, ou quando começamos frases diferentes das outras pessoas, porque essas situações não tem nada de estranho para se notar).

A experiência mais estranha que eu consigo me lembrar foi de ter apertado o botão de ejetar no controle remoto do aparelho de DVD, e este ter aberto a bandeja, eu ter colocado o disco, e quando apertei para fechar, não funcionou. Apertei de novo, nada. Então eu chequei as pilhas, e não havia pilhas!

"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Mussolim Bucetê

Mensagem por Mussolim Bucetê »

Na noite do dia 25/06 eu vi algo estupendo, pode parecer brincadeira, mas vi uma grande luz. Ela foi tomando forma, tomando forma, se materializando e se transformou no poste de energia elétrica, próximo do bar onde estava. Foi aí que me levantei e meus amigos me levaram pra casa. Até hoje não tenho uma explicação racional para isso, mas nunca mais viro um litro de Vodka. :emoticon12:
Números 15; Oséias 13:16; Deuteronômio 13; Numeros 16:49; Numeros 25:9; Numeros 21:35 Numeros 21:35; Numeros 25:4; Juízes 14:19; Josué 10:11.
“Não se deve explicar o que não se sabe por meio do que não se vê, pois nunca rejeite a opinião de alguém só porque é diferente da sua. Os dois podem estar errados...”

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Eu sei que experiências de êxtase coletivo são eventos até bem comuns. E já ví várias outras também.
Mas não é disso que estou falando...

Alguém poderia me dizer como é que eu ía sabe que uma jovem (que eu nunca vira antes) fora violentada a pouco tempo por um grupo de rapazes, e que ela entrara em depressão após isso e não denunciou o ocorrido?
Só pra citar um exmplo...

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Alter-ego escreveu:Eu sei que experiências de êxtase coletivo são eventos até bem comuns. E já ví várias outras também.

Alguém poderia me dizer como é que eu ía sabe que uma jovem (que eu nunca vira antes) fora violentada a pouco tempo por um grupo de rapazes, e que ela entrara em depressão após isso e não denunciou o ocorrido?

Dizem que o mundo espiritual não existe. :emoticon5: :emoticon5:

HellWolf

Re: Re.: Em busca de uma explicação racional

Mensagem por HellWolf »

Mussolim Bucetê escreveu:Na noite do dia 25/06 eu vi algo estupendo, pode parecer brincadeira, mas vi uma grande luz. Ela foi tomando forma, tomando forma, se materializando e se transformou no poste de energia elétrica, próximo do bar onde estava. Foi aí que me levantei e meus amigos me levaram pra casa. Até hoje não tenho uma explicação racional para isso, mas nunca mais viro um litro de Vodka. :emoticon12:

Bebados e drogados não contam...

HellWolf

Mensagem por HellWolf »

Alter-ego escreveu:Eu sei que experiências de êxtase coletivo são eventos até bem comuns. E já ví várias outras também.

Não faço ideia. Olhaste para ela e sentiste isto, sei lá. Ás vezes eu olho para as pessoas e sei se estão tristes ou contentes...

HellWolf

Mensagem por HellWolf »

Se isto fosse um site evangélico já teriamos centenas de testemunhos...

Hugo

Mensagem por Hugo »

Isso não me parece ser lá muito extraordinário, talvez seja até um pouco genérico...estupro não é lá algo tão incomum(pelo menos eu acredito que não seja) e geralmente é assim que as vítimas se comportam, se sentem culpadas e têm medo de denunciar.

Outra coisa:será que não é memória seletiva da sua parte? Tudo o que você falou estava certo, havia ocorrido e exatamente daquele jeito?

Também não se esqueça também que as pessoas sempre tentam relacionar a "leitura" com fatos que ocorreram em suas vidas, mesmo que não tenham muito a ver. Tem gente que gosta de ser enganada.

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Um dos poucos fatos estranhos em que vivi e presenciei era em um terreiro. O pai de santo estava tirando um espírito obsessor de uma moça e um terço que estava em uma imagem de nossa senhora a mais de dois metros de distância da moça arrebentou e sua contas se espalharam pela casinha onde estava acontecendo o fato.
Isso para mim, foi estranho.
Imagem

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
Além desse tipo de sincronismo ser natural, tendemos a lembrar apenas das vezes em que temos resultados positivos (em geral, sequer nos damos conta das situações majoritárias, quando pensamos em pessoas que não aparecem rapidamente, ou quando começamos frases diferentes das outras pessoas, porque essas situações não tem nada de estranho para se notar).

A experiência mais estranha que eu consigo me lembrar foi de ter apertado o botão de ejetar no controle remoto do aparelho de DVD, e este ter aberto a bandeja, eu ter colocado o disco, e quando apertei para fechar, não funcionou. Apertei de novo, nada. Então eu chequei as pilhas, e não havia pilhas!

Isto prova claramente a existência de espíritos.

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Kramer escreveu:

Isso não me parece ser lá muito extraordinário, talvez seja até um pouco genérico...estupro não é lá algo tão incomum(pelo menos eu acredito que não seja) e geralmente é assim que as vítimas se comportam, se sentem culpadas e têm medo de denunciar.

Outra coisa:será que não é memória seletiva da sua parte? Tudo o que você falou estava certo, havia ocorrido e exatamente daquele jeito?

Também não se esqueça também que as pessoas sempre tentam relacionar a "leitura" com fatos que ocorreram em suas vidas, mesmo que não tenham muito a ver. Tem gente que gosta de ser enganada.

Um pouco genérico? :emoticon5:

Considere um grupo de cerca de 150 pessoas.
Abata quase a metade formada por homens e entre as mulheres desconte as idosas... Em quanto deve ficar a probabilidade de que haja uma jovem que tenha sido violentada, há pouco tempo e por mais de um homem ao mesmo tempo? :emoticon5:

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Considere ainda, a possibilidade de olhara para um senhora, dizer que ela está sofrendo há dias de enxaqueca e "proclamar" que ela ficará "curada" e ela afirmar que a dor passou e tirar uns analgésicos do bolso para confirmar que, de fato, estava sofrendo de enxaqueca e levava remédios consigo... :emoticon5:

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Sei lá. Quem sabe empatia telepática?
Imagem

Hugo

Re: Re.: Em busca de uma explicação racional

Mensagem por Hugo »

Alter-ego escreveu:Um pouco genérico? :emoticon5:

Considere um grupo de cerca de 150 pessoas.
Abata quase a metade formada por homens e entre as mulheres desconte as idosas... Em quanto deve ficar a probabilidade de que haja uma jovem que tenha sido violentada, há pouco tempo e por mais de um homem ao mesmo tempo? :emoticon5:

Não sei, não tenho pesquisas sobre isso aqui comigo. Mas não me pareceu nada de assombroso, do nível de descobrir a senha do cartão de crédito...

Alter-ego escreveu:Considere ainda, a possibilidade de olhara para um senhora, dizer que ela está sofrendo há dias de enxaqueca e "proclamar" que ela ficará "curada" e ela afirmar que a dor passou e tirar uns analgésicos do bolso para confirmar que, de fato, estava sofrendo de enxaqueca e levava remédios consigo... :emoticon5:

Não é muito difícil. Isso talvez tenha vindo a sua mente pelos movimentos da mão dela, pela dificuldade de ler algo ou talvez tenha visto-a pegar o remédio.

Também há o fato de que pessoas que vão em vigílias de oração vão parar rezar por algo, estão preocupadas com algo. Não é difícil achar pessoas com sintomas de stress nesse meio. Aliás, é difícil achar uma pessoa que não tenha enxaqueca de vez em quando.

Agora, Igor, se você usar seus poderes para fazer com que eu consiga nota máxima nas minhas provas de amanhã, eu penso em mudar minha posição...

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

:emoticon12:

Grande Kramer...

Eu não estou dizendo que possuo "poder" algum. Por isto estou querendo analisar fatos, com apoio de vocês. Não duvido que deva haver uma explicação para cada ponto. Mas, digo que de antemão, como aliás já havia dito, que não usei de nenhum método fraudulento. :emoticon1:
No mais, sei que é um processo psicológico a maioria das "curas" pela fé... O que eu discutía eram as circunstÂncias.

Hugo

Mensagem por Hugo »

Veja bem, era um vigília de oração. Só vai nisso dois tipos de pessoas: beatos que moram dentro da igreja e gente desesperada. Doentes de todos os tipos, vítimas de violência, amantes traídos, gente sem grana e pessoas simplesmente tristes são figurinhas fáceis aí.

Não é difícil perceber os problemas de cada um. Aparência ruim, ferimentos, roupas e sapatos de má qualidade, cartelas de remédio, lugar onde coloca as mãos, de quem veio acompanhado, etc. Não estou dizendo que você tenha usado de métodos fraudulentos deliberadamente, você pode ter tirado essas conclusões sozinho e simplesmente as creditado ao poder divino.

Some isso a um bando de gente que espera um sinal dos céus, fácil de ser enganada...

Talvez eu esteja simplificando tudo, me desculpe, mas é que não vi nada demais até agora.

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Ela foi estuprada por um grupo de rapazes ou ela DISSE que foi estuprada por um grupo de rapazes, concordando com uma afirmação sua?

Pessoas em êxtase emocional tendem a concordar com o celebrante.
É assim que temos tantas mãos erguidas quando o pastor evangélico pergunta quem foi curado durante o culto.

Se você não checou se a história do estupro é verdadeira, ou as outras, tudo que temos são alegações de pessoas em estado alterado, o que, por si só, não quer dizer muita coisa.

Além do que, estupros coletivos são mais comuns no cinema do que na vida real, onde são raríssimos e a crônica policial confirma isto.
O alto conteúdo dramático envolvido põe ainda mais em suspeita a veracidade da alegação.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Trancado