Refutando 15 mitos dos vegetarianos

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Azathoth

Re: Re.: Refutando 15 mitos dos vegetarianos

Mensagem por Azathoth »

O ENCOSTO escreveu:
Azathoth escreveu:Demonstre que os efeitos de saúde citados não se devem a causas extra-nutricionais.

Isso foi pra mim?

Não.

Spitfire

Re.: Refutando 15 mitos dos vegetarianos

Mensagem por Spitfire »

Certa vez eu fui convidado para comer um churrasco na casa de um cardiologista, lá pelas tantas ele cortou um naco de picanha com uma generosa manta de gordura... eu, de sacanagem, brinquei com ele sobre as recomendações médicas sobre a carne gorda e ele mencionou algo bastante interessante.

A gordura disolve rapidamente com o calor, rompendo as paredes das células adiposas... quando esta carne é feita na panela, esta gordura fica acumulada no molho. Ocorre que no churrasco esta gordura não se acumula, ela cai sobre a brasa e o que resta é apenas a estrutura externa das células adiposas, que, segundo ele, seriam praticamente inovensivas ao organismo.

No minímo faz algum sentido. :emoticon4:

Spitfire

Mensagem por Spitfire »

carlos escreveu:
Spitfire escreveu: eu prefiro um corte conhecido aqui no RS como vazio... em SP, se não me engano, o corte mais próximo se chama fraudinha.

Já comprei fraldinha várias vezes; o problema (pelo menos aqui) é que vem uma peça de quatro centímetros de espessura e um bocado de pelanca. Mas a carne é bem macia.

Mas Bah, Tchê... este vazio de paulista é bem vazio mesmo. :emoticon12:

Azathoth

Re: Refutando 15 mitos dos vegetarianos

Mensagem por Azathoth »

Perseus escreveu:
Flavio Costa escreveu:
Azathoth escreveu:MYTH #6: Saturated fats and dietary cholesterol cause heart disease, atherosclerosis and/or cancer, and low-fat, low-cholesterol diets are healthier for people.

Isso não é um mito. É fato. É justamente o LDL (low-density lipoprotein e abundante em carnes vermelhas) que gruda nas paredes das artérias impedindo a passagem do sangue.

O ideal porém, não é ficar comendo folha, mas sim trocar as carnes mais gordurosas pelas chamadas "carnes magras".

Lipoproteínas não são gorduras saturadas.

spink
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por spink »

Meus avós e bisavós conservavam a carne mergulhada em latas de banha de porco.
Morreram bem velhos; porém, o "relógio" deles era o sol.
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

heilel ben-shachar

Mensagem por heilel ben-shachar »

O ENCOSTO escreveu:material proselitista.

Não. Material de esclarecimento.

spink
Contato:

Mensagem por spink »

Spitfire escreveu:Mas Bah, Tchê... este vazio de paulista é bem vazio mesmo.

Não sou paulista, tampouco moro em São Paulo.
Editado pela última vez por spink em 14 Jun 2006, 14:30, em um total de 2 vezes.
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Que esclarecimento? Onde estão as referências de que a alegada melhora da qualidade de vida deve-se a fatores nutricionais?
Imagem

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

-D-S- escreveu:
Flavio Costa escreveu:
Azathoth escreveu:MYTH #14: Eating meat or animal products is less "spiritual" than eating only plant foods.

Isso não é um mito, é uma opinião.

Quando como Lombo de Vitela com batata a murro... atinjo niveis espirituais que nunca consigo comendo Couves ou erva (bem, depende da erva e do modo de aplicação)...

Vitela realmente não me agrada. Além do preço, não acho que seja necessário fazer oque fazem com o terneiro.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

heilel ben-shachar

Mensagem por heilel ben-shachar »

Azathoth escreveu:Que esclarecimento? Onde estão as referências de que a alegada melhora da qualidade de vida deve-se a fatores nutricionais?

nutricionista@madalenamunoz.com

Este é o e-mail da nutricionista que escreveu aquele artigo. Se estiver interessado em obter informações mais detalhadas, entre em contato.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

O ENCOSTO escreveu:Acredito que a maior parte dos comedores de capim não estou preocupados com a saúde. Estão sim comovidos com oque acontece com os bichos que servem de alimento.

Acho até muito nobre essa atitude.

A minha critica é contra a postura sectária, por parte dos adeptos mais fanáticos, e a produção de material pseudocientifico que é divulgado em vários meios de comunicação.

JC, imagine que a nossa sociedade tornou-se escravista. Imaginou? Pronto. Agora, imagine você, um cara muito ético e moral, lutando de todas as formas contra essa monstruosidade.

Agora imagine um senhor de escravos olhando pra você e falando:

"Acredito que a maior parte dos libertadores de escravos não estão preocupados com a vida deles. Estão sim comovidos com oque acontece com os caras que servem de força de trabalho compulsória. Acho até muito nobre essa atitude."

Entendeu? Para um vegan, o ato de tratar animais dessa forma e serví-los de alimento é uma atitude imoral. E, como você sabe, atitudes imorais costumam ser combatidas.

O senhor de escravos te diria: se não queres ter escravos, não tenha, mas não venha se meter com os meus.

Você aceitaria?

spink
Contato:

Mensagem por spink »

Uma má notícia:

Folha de S.Paulo

Japão consegue maioria por volta da caça à baleia

DO INDEPENDENT

O Japão obteve os votos que vão lhe dar o controle sobre a CIB (Comissão Internacional da Baleia) em sua campanha para retomar a caça comercial desses mamíferos marinhos.
A nação, líder da campanha pró-caça, garantiu o apoio de mais três países pequenos -Guatemala, Camboja e Ilhas Marshall-, o que lhe dará a maioria simples (51%) dos votos na reunião da comissão na sexta-feira. O país quer derrubar a moratória internacional que protege o animal há 20 anos.
Essa posição ainda não permitiria ao Japão derrubar o embargo -o que requer 76% dos votos, mas deve possibilitar que o país amplie sua cota de "caça científica", rubrica atual da atividade comercial.
Os japoneses são acusados de oferecer ajuda econômica para persuadir pequenos países a aderirem a sua posição na CIB. O Japão nega compra de votos, diz que a caça é "sustentável" e que algumas baleias são pragas no mar.
Países contra a caça -como EUA, Brasil, Reino Unido- tentam conseguir mais aliados para manter a maioria no encontro da CIB deste ano, em Saint Kitts e Nevis, no Caribe.

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

Azathoth escreveu:Deve-se tomar muito cuidado é com o excesso de ácidos graxos trans-saturados, as indispensáveis gorduras saturadas foram demonizadas injustamente. Nós inclusive precisamos de gorduras saturadas para o metabolismo saudável dos ácidos graxos. O artigo dá uma extensa bibliografia.

No artigo sobre a gordura saturada, fala-se que é controversa a nocividade delas, que apenas a dos trans-saturados é que está comprovada. Que as saturadas são necessárias é verdade, mas elas também podem ser encontradas nos produtos vegetais.

Algo que eu já conclui é que produtos com gordura vegetal hidrogenada devem ser evitados ao máximo... e o pior é que essa porcaria está sendo usada em grande parte dos produtos industrializados, deveria ser proibido.

Azathoth escreveu:
Flavio Costa escreveu:Isso não é um mito, é uma opinião.

Esse assunto é exposto porque muitos grupos militantes vegans se apóiam em causas religiosas para justificar sua dieta.

E? Se a crença deles é que comer plantas para poupar os animais é moral, ninguém tem autoridade para dizer que isso é um mito.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

Samael escreveu:
O ENCOSTO escreveu:Acredito que a maior parte dos comedores de capim não estou preocupados com a saúde. Estão sim comovidos com oque acontece com os bichos que servem de alimento.

A minha critica é contra a postura sectária, por parte dos adeptos mais fanáticos, e a produção de material pseudocientifico que é divulgado em vários meios de comunicação.

JC, imagine que a nossa sociedade tornou-se escravista. Imaginou? Pronto. Agora, imagine você, um cara muito ético e moral, lutando de todas as formas contra essa monstruosidade.

"Acredito que a maior parte dos libertadores de escravos não estão preocupados com a vida deles. Estão sim comovidos com oque acontece com os caras que servem de força de trabalho compulsória. Acho até muito nobre essa atitude."

Entendeu? Para um vegan, o ato de tratar animais dessa forma e serví-los de alimento é uma atitude imoral. E, como você sabe, atitudes imorais costumam ser combatidas.

O senhor de escravos te diria: se não queres ter escravos, não tenha, mas não venha se meter com os meus.

Você aceitaria?

É precisamente esse nivelamente Homem/(outro)Animal que eu não consigo aceitar/interiorizar/compreender!
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Flavio Costa escreveu:
Azathoth escreveu:Deve-se tomar muito cuidado é com o excesso de ácidos graxos trans-saturados, as indispensáveis gorduras saturadas foram demonizadas injustamente. Nós inclusive precisamos de gorduras saturadas para o metabolismo saudável dos ácidos graxos. O artigo dá uma extensa bibliografia.

No artigo sobre a gordura saturada, fala-se que é controversa a nocividade delas, que apenas a dos trans-saturados é que está comprovada. Que as saturadas são necessárias é verdade, mas elas também podem ser encontradas nos produtos vegetais.

Imagem

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

Clara Campos escreveu:É precisamente esse nivelamente Homem/(outro)Animal que eu não consigo aceitar/interiorizar/compreender!

Só em achar que é nivelamento já demonstra que você não entendeu a analogia.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

clara campos
Moderadora
Contato:

Res Cogitans escreveu:
Clara Campos escreveu:É precisamente esse nivelamente Homem/(outro)Animal que eu não consigo aceitar/interiorizar/compreender!

Só em achar que é nivelamento já demonstra que você não entendeu a analogia.

talvez, como saber?
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

A analogia do Samael é referente ao sentimento que determinados vegetarianos tem em relação aos maus tratos com os animais, e só. A moral da história é: se você acreditasse que algo é muito imoral, você lutaria contra isso e tentaria convencer outras pessoas
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Flavio Costa escreveu:No artigo sobre a gordura saturada, fala-se que é controversa a nocividade delas, que apenas a dos trans-saturados é que está comprovada. Que as saturadas são necessárias é verdade, mas elas também podem ser encontradas nos produtos vegetais.

A carne vermelha continua sendo grande fonte de alguns nutrientes como cálcio mas devido a outros efeitos deletérios (como as lipoproteínas mencionados anteriormente) o ideal é consumir mais frango e peixe.

Flavio Costa escreveu:E? Se a crença deles é que comer plantas para poupar os animais é moral, ninguém tem autoridade para dizer que isso é um mito.

O artigo mostra como que o consumo de carne animal é bem-recebido em ritos das grandes religiões tradicionais, somente o budismo tendo maior apelo para a filosofia dos vegetarianos. Ele com isso quer mostrar que é arrogância alegar que vegetarianos são espiritualmente superiores frente aos ritos da maior parte da população mundial.

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

Samael escreveu:

Você aceitaria?

Fico sem palavras.

Vejam bem, senhores: o Samael come carne. Não há necessidade de tomar partido de uma situação a tal ponto de fechar os olhos para questões tão óbvias. O Samael, assim como o Res Cogitans, não precisou mudar seus hábitos alimentares para fazer jus a sua habitual lucidez e inteligência.

Flavio Costa
Contato:

Azathoth escreveu:O artigo mostra como que o consumo de carne animal é bem-recebido em ritos das grandes religiões tradicionais, somente o budismo tendo maior apelo para a filosofia dos vegetarianos. Ele com isso quer mostrar que é arrogância alegar que vegetarianos são espiritualmente superiores frente aos ritos da maior parte da população mundial.

Em questão de vegetarianismo, o Hinduísmo e o Jainismo (este último não é tão grande) são bem mais exigentes que o Budismo. Com a diferença que no Hinduísmo existem sacrifícios rituais de animais, enquanto no Budismo esses sacrifícios foram rejeitados.

Os adventistas também têm bastante apreço pelo vegetarianismo, então de maneira geral creio que o suporte religioso ao vegetarianismo tenha alguma substância, mas pelo que você colocou entendo a linha de raciocínio do artigo.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.

clara campos
Moderadora
Contato:

Res Cogitans escreveu:A analogia do Samael é referente ao sentimento que determinados vegetarianos tem em relação aos maus tratos com os animais, e só. A moral da história é: se você acreditasse que algo é muito imoral, você lutaria contra isso e tentaria convencer outras pessoas

para mim o moral da história é que um vegan acha tão imoral maltratar/matar/comer animais como um abolicionista acha a escravatura.
É por isso que não "aceito" esta analogia.

Flavio Costa
Contato:

clara campos escreveu:
Res Cogitans escreveu:A analogia do Samael é referente ao sentimento que determinados vegetarianos tem em relação aos maus tratos com os animais, e só. A moral da história é: se você acreditasse que algo é muito imoral, você lutaria contra isso e tentaria convencer outras pessoas

para mim o moral da história é que um vegan acha tão imoral maltratar/matar/comer animais como um abolicionista acha a escravatura.

Ué, mas isso é verdade, é o cerne da argumentação do especismo. Você pode até discordar, mas é assim que muitos vegans pensam e é por isso que defendem com afinco sua ideologia.
- William Shakespeare
- William James

clara campos
Moderadora
Contato:

Flavio Costa escreveu:
clara campos escreveu:

Ué, mas isso é verdade, é o cerne da argumentação do especismo. Você pode até discordar, mas é assim que muitos vegans pensam e é por isso que defendem com afinco sua ideologia.

Eu comprendo flávio que muitos vegetarianos pensam/sentem dessa maneira.
Compreendo até a angústia.
O que eu não comprendo é esse sentimento em si, ou seja o tal nivelamento de que falei. deu para entender ou ficou muito confuso?

Flavio Costa
Contato:

clara campos escreveu:O que eu não comprendo é esse sentimento em si, ou seja o tal nivelamento de que falei. deu para entender ou ficou muito confuso?

Eu entendi. E muitos vegetarianos diriam que não entendem como há gente que não tenha esse sentimento. As pessoas são tão diversas em suas visões de mundo! :emoticon1:
- William Shakespeare
- William James

Trancado