Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
clara campos escreveu:O que eu não comprendo é esse sentimento em si, ou seja o tal nivelamento de que falei. deu para entender ou ficou muito confuso?
Eu entendi. E muitos vegetarianos diriam que não entendem como há gente que não tenha esse sentimento. As pessoas são tão diversas em suas visões de mundo!
é... tantas que por vezes fica complicado saber em que lugar te pores, ou até que ponto podes confiar nas tuas convicções, embora naturalmente te posicionas naquelas que, seja qual for o motivo, aches a melhor, whatever that means
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)
Res Cogitans escreveu:A analogia do Samael é referente ao sentimento que determinados vegetarianos tem em relação aos maus tratos com os animais, e só. A moral da história é: se você acreditasse que algo é muito imoral, você lutaria contra isso e tentaria convencer outras pessoas
Eu acharia imoral essa luta... se fosse feita numa subnutrida África...
Res Cogitans escreveu:A analogia do Samael é referente ao sentimento que determinados vegetarianos tem em relação aos maus tratos com os animais, e só. A moral da história é: se você acreditasse que algo é muito imoral, você lutaria contra isso e tentaria convencer outras pessoas
para mim o moral da história é que um vegan acha tão imoral maltratar/matar/comer animais como um abolicionista acha a escravatura. É por isso que não "aceito" esta analogia.
Na prática, a analogia equipara os seres humanos e os seus direitos aos direitos dos outros animais... o que nao faz muito sentido para mim...
Adventistas defendendo o vegetarianismo, por causas humanitárias, me soa até como piada (de mal gosto, como quase tudo oriundo desta doutrina)... afinal, para eles os animais não possuem alma, tal qual afirmavam em relação aos escravos.
O ENCOSTO escreveu:Acredito que a maior parte dos comedores de capim não estou preocupados com a saúde. Estão sim comovidos com oque acontece com os bichos que servem de alimento.
Acho até muito nobre essa atitude.
A minha critica é contra a postura sectária, por parte dos adeptos mais fanáticos, e a produção de material pseudocientifico que é divulgado em vários meios de comunicação.
JC, imagine que a nossa sociedade tornou-se escravista. Imaginou? Pronto. Agora, imagine você, um cara muito ético e moral, lutando de todas as formas contra essa monstruosidade.
Agora imagine um senhor de escravos olhando pra você e falando:
"Acredito que a maior parte dos libertadores de escravos não estão preocupados com a vida deles. Estão sim comovidos com oque acontece com os caras que servem de força de trabalho compulsória. Acho até muito nobre essa atitude."
Entendeu? Para um vegan, o ato de tratar animais dessa forma e serví-los de alimento é uma atitude imoral. E, como você sabe, atitudes imorais costumam ser combatidas.
O senhor de escravos te diria: se não queres ter escravos, não tenha, mas não venha se meter com os meus.
Você aceitaria?
É precisamente esse nivelamente Homem/(outro)Animal que eu não consigo aceitar/interiorizar/compreender!
Nem eu, mas isso é uma analogia. E os vegans pensam dessa forma. Sendo assim, não há sentido em criticá-los por interferir na "liberdade de comer carne" alheia. Eles estão apenas agindo moralmente (argh, Kant não...).
O que importa na questão é o que os vegans consideram moral, e esse é o valor da analogia. O que quem observa de fora acha moral ou não é irrelevante.
clara campos escreveu:O que eu não comprendo é esse sentimento em si, ou seja o tal nivelamento de que falei. deu para entender ou ficou muito confuso?
Eu entendi. E muitos vegetarianos diriam que não entendem como há gente que não tenha esse sentimento. As pessoas são tão diversas em suas visões de mundo!
Você conseguiu simplificar mais do que eu, Flavão.
é... tantas que por vezes fica complicado saber em que lugar te pores, ou até que ponto podes confiar nas tuas convicções, embora naturalmente te posicionas naquelas que, seja qual for o motivo, aches a melhor, whatever that means
Estou gostando muito dessa conversa.
Levando-se em consideração os foristas envolvidos, não chega a ser nenhuma surpresa. E, Clara, tenho verdadeira admiração pelo ser humano quando ele supera suas próprias convicções. Se eu já não tivesse por você a simpatia que tenho, esta única frase seria suficiente:
“ou até que ponto podes confiar nas tuas convicções”
Avatar escreveu: Levando-se em consideração os foristas envolvidos, não chega a ser nenhuma surpresa. E, Clara, tenho verdadeira admiração pelo ser humano quando ele supera suas próprias convicções. Se eu já não tivesse por você a simpatia que tenho, esta única frase seria suficiente:
“ou até que ponto podes confiar nas tuas convicções”
mas vale para os dois lados
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)
O que importa na questão é o que os vegans consideram moral, e esse é o valor da analogia. O que quem observa de fora acha moral ou não é irrelevante.
Acho a analogia má. A escravatura é inaceitável em qualquer circunstancia. Aposto que os Vegans concordam comigo neste ponto. Mas numa populaçao subnutrida, onde todos os recursos contam, comer carne pode ser a diferença entre a vida e a morte. Nao acredito que o Vegans achassem imorais pessoas que comecem carne em circunstancias especiais. Se achassem, o Vegans seriam vistos como monstros por mim e por muitas mais gente. Aposto que eles nao veriam exceçoes aceitáveis no caso da escravatura. Sendo assim... ora pois...
Samael escreveu:Nem eu, mas isso é uma analogia. E os vegans pensam dessa forma. Sendo assim, não há sentido em criticá-los por interferir na "liberdade de comer carne" alheia. Eles estão apenas agindo moralmente (argh, Kant não...).
impor a nossa moral aos outros pode ser imoral, pelo que faz todo o sentido questionar essa atitude, tal como criticamos o prosetelismo teísta.ou não?
-D-S- escreveu:Acho a analogia má. A escravatura é inaceitável em qualquer circunstancia. Aposto que os Vegans concordam comigo neste ponto. Mas numa populaçao subnutrida, onde todos os recursos contam, comer carne pode ser a diferença entre a vida e a morte. Nao acredito que o Vegans achassem imorais pessoas que comecem carne em circunstancias especiais. Se achassem, o Vegans seriam vistos como monstros por mim e por muitas mais gente. Aposto que eles nao veriam exceçoes aceitáveis no caso da escravatura. Sendo assim... ora pois...
A analogia não é má se se assumir que as "morais" em questão são de importância equivalente para os defensores respectivos. aliás, acho-a boa ao ponto de tocar no cerne da questão vegetariana (assumindo que estamos a falar de vegetarianos ideológicos)
simplesmente nós não consideramos essas morais equivalentes, apesar da analogia nos permitir calçar a sandália dos vegans.
O ENCOSTO escreveu:Acredito que a maior parte dos comedores de capim não estou preocupados com a saúde. Estão sim comovidos com oque acontece com os bichos que servem de alimento.
Acho até muito nobre essa atitude.
A minha critica é contra a postura sectária, por parte dos adeptos mais fanáticos, e a produção de material pseudocientifico que é divulgado em vários meios de comunicação.
JC, imagine que a nossa sociedade tornou-se escravista. Imaginou? Pronto. Agora, imagine você, um cara muito ético e moral, lutando de todas as formas contra essa monstruosidade.
Agora imagine um senhor de escravos olhando pra você e falando:
"Acredito que a maior parte dos libertadores de escravos não estão preocupados com a vida deles. Estão sim comovidos com oque acontece com os caras que servem de força de trabalho compulsória. Acho até muito nobre essa atitude."
Entendeu? Para um vegan, o ato de tratar animais dessa forma e serví-los de alimento é uma atitude imoral. E, como você sabe, atitudes imorais costumam ser combatidas.
O senhor de escravos te diria: se não queres ter escravos, não tenha, mas não venha se meter com os meus.
Você aceitaria?
É precisamente esse nivelamente Homem/(outro)Animal que eu não consigo aceitar/interiorizar/compreender!
Nem eu, mas isso é uma analogia. E os vegans pensam dessa forma. Sendo assim, não há sentido em criticá-los por interferir na "liberdade de comer carne" alheia. Eles estão apenas agindo moralmente (argh, Kant não...).
Para entender o pensamento dos vegetarianos, a sua analogia é muito boa.
Só que "A minha critica é contra a postura sectária, por parte dos adeptos mais fanáticos, e a produção de material pseudocientifico que é divulgado em vários meios de comunicação."
Nesse caso, não acho que a analogia tenha sido válida.
Nossa! Que malvados! Anti-éticos esses chineses! Que genocídio! Pobres animais... Porque nenhum herbívoro militante aparece para protestar contra esses chineses insensíveis? Ou será que insetos não sentem dor?
[]'s
"Se a liberdade significa realmente alguma coisa, significa o direito de dizer às pessoas o que elas não querem ouvir". - George Orwell
Vocês gostam mesmo de uma masturbação mental, já descambaram para uma inútil discussão sobre as motivações morais e filosóficas que impelem uma pessoa a optar por deixar de comer carne, quando na maioria dos casos, trata-se simplesmente de uma preocupação especial com a saúde, e nada mais.
heilel ben-shachar escreveu:Vocês gostam mesmo de uma masturbação mental, já descambaram para uma inútil discussão sobre as motivações morais e filosóficas que impelem uma pessoa a optar por deixar de comer carne, quando na maioria dos casos, trata-se simplesmente de uma preocupação especial com a saúde, e nada mais.
Pois é, são apenas questões nutricionais....
" In Angola, the caterpillar, Usta terpsichore M. & W. (Satumiidae), was found to be a rich source of iron, copper, zinc, thiamin (vitamin BJ and riboflavin (B2); 100 9 of cooked insect provided > 100% of the daily requirement of each of these minerals and vitamins (Oliveira et al., 1976)."
http://www.food-insects.com/Insects%20a ... 20Food.htm
Joao Valle escreveu:Eu não cheguei ao topo da cadeia alimentar para ficar comendo alface...
Engraçado todo mundo cita alface ou algo verde e dá a entender que ser vegetariano é viver de salada. Será necessário avisá-lo que arroz, feijão e batata (que muita gente come com grande frequencia), não são mamíferos?
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.
*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.
Joao Valle escreveu:Eu não cheguei ao topo da cadeia alimentar para ficar comendo alface... Mas falando sobre gosto, que tal um gosto mais eclético... Outras dílicias.... [img]um%20monte%20de%20imagens%20de%20insetos%20fritos[/img]