Samael escreveu:Mas a questão é que, quando queremos que eles não se revoltem e respeitem decisões INDIVIDUAIS das pessoas em comer ou não carne, também estamos impondo a nossa moral: a moral de que o indivíduo se coloca acima do coletivo e de que as decisões individuais valem por si só. (diga-se de passagem, esse individualismo é a base da sociedade moderna)
bem rodrigo... acabaste de por o dedo na ferida... esta é até hoje um dos meus grandes dilemas existenciais
até que ponto a "moral" colectiva se deve sobrepor à individual ou vice-versa?
E na verdade esta é uma da grandes problemáticas de quem, a título de exemplo, trabalha na área do combate à discriminação.
Tudo é tolerável? Se não, que critérios para decidir o que não é?
Como agir perante diferenças irreconciliáveis?
Como estabalecer hierarquizações "morais"?
Enfim sama, para mim é tudo muito complicado, e como vês tenho muito mais perguntas que respostas.
Geralmente tento analisar caso por caso;por acho que a sociedade deve respeitar a liberdade individual, mas esta(s) não devem minar a liberdade colectiva, ainda que, em última instância, muitas das revoluções "morais" da História foram precisamente contra este princípio (como por exemplo a abolição da escravatura, tendo em conta o indivíduo escravagista, claro).
é tudo muito complicado.
Samael escreveu:Então, eu particularmente creio que quase toda interação coletiva diz respeito a imposições morais. Se formos considerar toda imposição moral como uma atitude imoral, deveremos virar vegetais para não "errar".

perfeito. é realmente impossível absolutizar, generalizar.
mas no caso dos vegans em particular (porque é sobre eles este tópico), a minha posição está relativamente bem definida.
O
vegetarianismo racional/moral é uma farsa (do meu ponto de vista) pelo seguinte (qualquer erro detectado é favor corrigir):
a)parte-se do pressuposto que o Homem está ao mesmo nível de todos os outros animais (incluíndo pulgas?)
b)se aceitarmos esta permissa, então matar um bicho é eticamente equivalente a matar um ser humano (incluíndo moscas?)
c)então as penas que usamos para homicidas teriam que ser estendidas a zoocidas (por uma questão de coerência ética)
d)e teria também que se fazer os animais respeitar estas regras.
absurdo, não?
se: a) não for verdade, então qual é a premissa fundamental??
se a) é verdade então b), c) e d) têm que ser
ora como d) é absolutamente impossível (porque os animais não são morais), b) e c) tornam-se injustas (porque não existe igualdade)...
muito confuso??

Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)