Kramer escreveu:Plantas têm sistema nervoso central?
animais têm cloroplastos?
Kramer escreveu:O meu conceito de simplicidade não era esse. O que eu quis dizer é que as plantas não sentem prazer ou dor.
Kramer escreveu:de modo que não dá pra fazer uma valoração sobre a qualidade de vida delas e, portanto, não se pode dar à elas as mesmas prioridades dos animais.
Kramer escreveu:É claro que eu associo a complexidade da vida à capacidade de sentir prazer ou sofrimento. Se o critério for funcionalidade, máquinas também deveriam ter direitos!
clara campos escreveu:Flávio peço desculpa, mas como assim o critério do sofrimento é o melhor/mais prático?
Ou seja, eu não percebo bem como funciona esse critério so sofrimento.
clara campos escreveu:Fazer sofrer é ilegítimo em todas as situações?
clara campos escreveu:-se o sofredor não quer sofrer? ou o sofrimento voluntário é aceitável?
clara campos escreveu:-se o sofrimento é físico?
clara campos escreveu:-se o sofrimento é gratuito (investigação médica em animais é sofrimento gratuito?)
clara campos escreveu:-morrer=sofrer (no caso dos vegans, eu percebo eles rejeitarem o sofrimento animal, mas não percebo a recusa da morte animal)
clara campos escreveu:-alguns casos de pedofilia (em algumas circunstâncias crianças- pré-adolescentes anseiam por essas relações, e tiram prazer delas)
clara campos escreveu:-homicídio (embora raramente, ele pode ser executado sem dor)
clara campos escreveu:-roubo (pode-se contudo considerar o sofrimento psicológico???)
clara campos escreveu:-fuga aos impostos(... será isto imoral? eu acho que sim...?)
clara campos escreveu:- machismo (a diferenciação de papéis de género tipicamenbte patriarcal não implica necessariamente sofrimento por parte da mulher)
clara campos escreveu:-todas as que involvem sofrimento físico "incutido" pela sociedade; mas cuja recusa acarreta sofrimento social: depilação,tatuagens, mulheres-girafa, atrofio dos pés de chinesas, perfurações corporais, excisão feminina (esta é a mais grave sem dúvida)...
clara campos escreveu:-a minha avó sofre (e não imaginam quanto) por eu não ser batizada, deverei batizar-me para ela morrer em paz??
clara campos escreveu:enfim Flávio...estarei a complicar o simples?
Flavio Costa escreveu:clara campos escreveu:enfim Flávio...estarei a complicar o simples?
Sim, estás, mas do ponto de vista filosófico são questionamentos válidos. Já eu estou simplificando o complicado, o que é preferível.
Flávio Costa escreveu:Eu adoraria ser estuprado por uma professora dessas. Nesse caso eu perguntaria para o rapaz: Você fez de livre e espontânea vontade? Você gostou? Se ele dissesse que sim, para mim ela é inocente, se os laudos médicos dizem que historicamente esse tipo de relação não deixa sequelas psicológicas. Porém, isso é uma minoria dos casos de pedofilia e na maioria das vezes é uma relação torpe e condenável.
clara campos escreveu:se o critério é a vida, e não o sofrimento, porque não é extensível às plantas?
(flávio, eu não pretendo ser chata, apenas essa coisa de vida/sofrimento me baralha, afinal, o critério será o "direito a não sofrer" ou o "direito à vida"?)
clara campos escreveu:Kramer escreveu:Plantas têm sistema nervoso central?
rapha... escreveu:Kramer escreveu:Plantas têm sistema nervoso central?
Não, são aneuromiárias.
clara campos escreveu:Kramer escreveu:Plantas têm sistema nervoso central?
Kramer escreveu:O meu conceito de simplicidade não era esse. O que eu quis dizer é que as plantas não sentem prazer ou dor, de modo que não dá pra fazer uma valoração sobre a qualidade de vida delas e, portanto, não se pode dar à elas as mesmas prioridades dos animais.
heilel ben-shachar escreveu:Vocês gostam mesmo de uma masturbação mental, já descambaram para uma inútil discussão sobre as motivações morais e filosóficas que impelem uma pessoa a optar por deixar de comer carne, quando na maioria dos casos, trata-se simplesmente de uma preocupação especial com a saúde, e nada mais.
-D-S- escreveu:Pronto, já refutei mais um mito vegetariano...
-D-S- escreveu: Ela envia sinais químicos que sao captados por outras Acácias... que, por causa disto, vao também aumentar a produçao de Taninos. Ou seja... é um comportamento de Aviso semelhante ao que se ve no mundo animal.
clara campos escreveu:Avatar:
Do ponto de vista evolutivo o Homem pode ser considerado mais evoluídos que os outros animais (embora hajam óbvias acesas e legítimas contorvérsias), mas um animal não pode ser considerado mais evoluído que uma planta.
Hrrr escreveu:queria ver refutarem isso:
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm= ... 93&start=1
21 Motivos Para Ser Vegetariano