Refutando 15 mitos dos vegetarianos

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
clara campos
Moderadora
Contato:

Re: Re.: Refutando 15 mitos dos vegetarianos

Mensagem por clara campos »

Clara,
Sem querer ser chato, e já sendo, gostaria que você me demonstrasse em que se apóia essa afirmação.

Estás à vontade :emoticon4:

Qual a lógica de reconhecer a superioridade humana sobre os demais seres e, ao mesmo tempo, equiparar um mamífero a uma cenoura?

Não percebeste o que quis dizer.
Eu não falo em superioridade humana sobre demais seres.
Apenas que podes comparar animais entre si (e considerar os humanos os animais mais/ou entre os mais evoluídos), mas não podes comparar plantas com animais, porque são grupos evolutivos distintos.
Será um coelho superior a uma sequóia?
Uma tulipa a uma aranha?
São comparações ilegítimas na minha opinião.

Peço-te que leias a minha mensagem anterior com um bocadito mais de atenção. Se as dúvidas sobre a minha opinião persistirem, sente-te à vontade para me questionares.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

rapha...
Administrador
Gênero: Masculino

Mensagem por rapha... »

Res Cogitans escreveu:
rapha... escreveu:
Kramer escreveu:Plantas têm sistema nervoso central?

Não, são aneuromiárias.

Foi uma pergunta retórica.

Eu sei, só queria me inserir no debate. :emoticon4:

-D-S-

Mensagem por -D-S- »

carlos escreveu:
-D-S- escreveu: Ela envia sinais químicos que sao captados por outras Acácias... que, por causa disto, vao também aumentar a produçao de Taninos. Ou seja... é um comportamento de Aviso semelhante ao que se ve no mundo animal.

Seria algo semelhante ao interferon?

Pelo que sei... o interferon é um antiviral. Não anda pelo ar para ser captado por nada...

-D-S-

Re.: Refutando 15 mitos dos vegetarianos

Mensagem por -D-S- »

Caraca... os sofregos comedores de Vegetais ignoraram o meu comentário de que os vegetais sofrem. Na verdade podem não sofrer, não sei. Meus amigos... é assim. Se está vivo, mais cedo ou mais tarde vai reagir a estimulos violentos porque a vida é dura. Podemos chamar a essa reação dor? Agora a questão é insolúvel. Não sabemos. Será preciso algo como a autoconsciência para ter dor? Pode haver dor sem autoconsciência? Podemos dizer que os outros animais para além do homem têm autoconsciência? E podemos dizer que não têm? Acho deliciosas estas questões... sendo discutidas num delicioso churrasco. A semelhança entre a delicia destas questões e de um churrasco... é que no fim ficamos satisfeitos com um churrasco.

Washington

Mensagem por Washington »

-D-S- escreveu:Pronto, já refutei mais um mito vegetariano... :emoticon13:

Grande coisa!

Os argumentos do vegetarianismo estão no mesmo nível do criacionismo.
"Quando LULLA fala, o mundo se abre, se ilumina e se esclarece."
Marilena Chauí, filósofa da USP.

O triste é saber que tal figura recebe do contribuinte para dizer tais asneiras.

Chamo de pervertido um animal, uma espécie, um indivíduo, quando esse ou essa perde seus instintos, quando escolhe, prefere o que lhe é prejudicial.
F. Nietzche

clara campos
Moderadora
Contato:

Washington escreveu:
-D-S- escreveu:Pronto, já refutei mais um mito vegetariano... :emoticon13:

Grande coisa!

Os argumentos do vegetarianismo estão no mesmo nível do criacionismo.

que injustiça!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

King In Crimson

Mensagem por King In Crimson »

Hrrr escreveu:1- Evitar carne é um dos melhores e mais simples caminhos para cortar a ingestão de gorduras. A criação moderna de animais provoca artificialmente a engorda para obter mais lucros. Ingerir gordura animal aumenta suas chances de ter um ataque cardíaco ou desenvolver câncer.

Evitar a ingestão de gorduras? Esse cara ainda tá na década de 70.
Gorduras consumidas sem exagero são muito importantes.
2- A cada minuto todos os dias da semana, milhares de animais são assassinados em abatedouros. Muitos sangram vivos até morrer. Dor e sofrimento são comuns. Só nos EUA, 500.000 (meio milhão) de animais são mortos a cada hora!
Sensacionalismo
3- Há milhões de casos de envenenamento por comida relatados a cada ano. A vasta maioria é causada pela ingestão de carne.
Cisticercose? Agrotóxicos. Toxina Botulínica?
Alimentos podem ser contaminados, não apenas carnes.

4- A carne não contém absolutamente nada de proteínas, vitaminas ou minerais que o corpo humano não possa obter perfeitamente de uma dieta vegetariana.
Há discussão quanto às vitaminas.
Quanto ao resto, mesmo que sejam encontrados as proporções nunca são tão boas quanto as da carne.

5- Os países africanos - onde milhões morrem de fome - exportam grãos para o primeiro mundo para engordar animais que vão parar na mesa de jantar das nações ricas.
e daí?

6- "Carne" pode incluir rabo, cabeça, pés, reto e a coluna vertebral de um animal.

Oh!
Prefiro isso aos pedaços de inseto que vêm nos grãos e semelhantes.
Depois reclamam quando dizem que os vegetarianos são frescos.

7- Uma salsicha pode conter pedaços de intestino. Como alguém pode estar certo que os intestinos estavam vazios quando utilizados? Você realmente quer comer o conteúdo do intestino de um porco?

Idem àcima.
Ps: Isso é uma especulação.

[/quote]
8- Se comêssemos as plantas que cultivamos ao invés de alimentar animais para corte, o déficit mundial de alimentos desapareceria da noite para o dia. Lembre-se que 100 acres de terra produz carne suficiente para 20 pessoas, grãos suficientes para alimentar 240 pessoas![/quote]

Déficit? Cadê aquela historinha do primário de que o problema não pe a quantidade, mas a distribuição?

9- Todos os dias dezenas de milhões de pintinhos de apenas 1 dia de vida são mortos apenas por que não podem botar ovos. Não há regras para determinar como ocorre a matança. Alguns são moídos vivos ou sufocados até a morte. Muitos são utilizados como fertilizantes ou como ração para alimentar outros animais.

E daí? Isso não é argumento, apenas outro apelo emocional.
O pintinho que vira comida tem uma morte mais nobre?

10- Os animais que morrem para a sua mesa de jantar morrem sozinhos, em pânico e terror, em profunda depressão e em meio a grande dor. A matança é impiedosa e desumana.
Azar o deles.
Mesmo comentário do anterior.

1- É muito mais fácil ser e manter-se elegante quando se é vegetariano.

Hein!?!!?
Ps: Esse artigo não é pura viadagem?
12- Metade das florestas tropicais do mundo foram destruídas para fazer pasto para criar gado para fazer hambúrguer. Cerca de 1000 espécies são extintas por ano devido à destruição das florestas tropicais.
Certo, certo... as florestas da Indonésia foram derrubadas pra fazer pasto.
Pera aí... quem são os uns dos maiores destruidores da amazônia hoje? Não são os plantadores de soja, aquele matinho que os vegetarianos divinizam?

13- Todos os anos 400 toneladas de grãos alimentam animais de corte - assim os ricos do mundo podem comer carne. Ao mesmo tempo, 500 milhões de pessoas nos países pobres morrem de fome. A cada 6 segundos alguém morre de fome por que pessoas no Ocidente estão comendo carne. Cerca de 60 milhões de pessoas morrem de fome por ano. Todas essas vidas poderiam ser salvas, porque estas pessoas poderiam estar comendo os grãos usados para alimentar animais de corte se os norte-americanos comessem 10% a menos de carne.
Qualquer criança sabe que o problema da fome é social e econômico, tendo pouco a ver com a disponnibilidade de alimentos.

14- As reservas de água fresca do mundo estão sendo contaminadas pela criação de gado de corte. E os produtores de carne são os maiores poluidores das águas. Se a indústria de carne no EUA não fosse subsidiada em seu enorme consumo de água pelo governo, algumas gramas de hambúrguer custariam US$ 35.
Não são. Perdem pras grandes plantações de despejam agrotóxicos nos rios.
E quem cultiva vegetal nos EUA não recebe subsídio?

15- Se você come carne, está consumindo hormônios que foram administrados aos animais. Ninguém sabe os efeitos que estes hormônios causam à saúde. Em alguns testes, um em cada 4 hambúrgueres contém hormônios de crescimento originalmente administrados ao gado.
Lenda urbana, até que se prove o contrário. Mesmo que esses hormôniso existissem, seriam, muito provavelmente, destruídos no tubo digestivo.

16- As seguintes doenças são comuns em comedores de carne: anemias, apendicite, artrite, câncer de mama, câncer de cólon, câncer de próstata, prisão de ventre, diabetes, pedras na vesícula, gota, pressão alta, indigestão, obesidade, varizes.

Também são comuns aos respiradores de ar e aos bebedores de água.

Vegetarianos há longo tempo visitam hospitais 22% menos que carnívoros e por pouco tempo.[/quotes]
Fontes?
Mesmo que verdade, apenas provaria que os veg. são avessos a médicos.
Vegetarianos têm 20% menos colesterol que carnívoros e isso reduz consideravelmente ataques cardíacos e câncer .
1) Fontes?
2) Que tipo de colesterol? Não é tão simples assim. Colesterol é vital para o nosso organismo.
17- Alguns produtores usam calmantes para manter os animais calmos. Usam antibióticos para evitar ou combater infecções. Quando você come carne, está ingerindo estas drogas. Na América do Norte 55% de todos os antibióticos são dados a animais de corte, e a porcentagem de infecções por bactérias resistentes a penicilina avançou de 13% em 1960 para 91% em 1998.
Que forçada de barra!
Esse argumento deveria constar como exemplo em lista de falácias.
18- Num período de vida um comedor de carne médio terá consumido 36 porcos, 36 ovelhas e 750 galinhas e perus. Você deseja tanta carnificina em sua consciência!?[/quotes]Sim. Adiciones algumas ranzinhas saltitantes, e lagostinhas felizes.

19- Os animais sofrem dor e medo como nós

Não.
Passam as últimas horas de sua vida trancados em um caminhão, encerrados com centenas de outros animais, igualmente apavorados, e depois são empurrados para um corredor da morte ensopado de sangue. Quem come carne sustenta o modo como os animais são tratados.

Apelo emocional.

20- Animais com um ano de vida são freqüentemente muito mais racionais - e capazes de pensamento lógico do que bebês humanos de 6 semanas. Porcos e ovelhas são muito mais inteligentes do que criancinhas. Comer esses animais é um ato bárbaro.
Mentira!
Mostre as fontes e estudos que dizem e provam isso.
21- Vegetarianos são mais aptos fisicamente do que comedores de carne.
Provas?
Muitos dos mais bem-sucedidos atletas do mundo são vegetarianos.
Fontes?

o anátema

Mensagem por o anátema »

vegetarianos que justificam o seu vegetarianicismo por causa da dor, deixariam de ser vegetarianos se houvesse anestesia para o abatimento ou comeriam animais que fossem desenvolvidos para não terem dor, ou ainda animais que eventualmente já não tenham dor?
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Capitão América

Mensagem por Capitão América »

AHAHAHAHA :emoticon22:
[]'s

Imagem

"Se a liberdade significa realmente alguma coisa, significa o direito de dizer às pessoas o que elas não querem ouvir". - George Orwell

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

ímpio escreveu:vegetarianos que justificam o seu vegetarianicismo por causa da dor, deixariam de ser vegetarianos se houvesse anestesia para o abatimento ou comeriam animais que fossem desenvolvidos para não terem dor, ou ainda animais que eventualmente já não tenham dor?

Eu fiz este mesmo questionamento há um tempo atrás.

Creio que não, visto que acredito que a argumentação racional vegetariana sempre é posterior à piedade sentida pelos animais.

Seria gerada uma nova argumentação racional.

clara campos
Moderadora
Contato:

ímpio escreveu:vegetarianos que justificam o seu vegetarianicismo por causa da dor, deixariam de ser vegetarianos se houvesse anestesia para o abatimento ou comeriam animais que fossem desenvolvidos para não terem dor, ou ainda animais que eventualmente já não tenham dor?

exactamente o que ainda estou a tentar preceber!
parece que há controvérsias...

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

clara campos escreveu:

exactamente o que ainda estou a tentar preceber!
parece que há controvérsias...

Essa situação de "criação sem dor" é apenas uma hipótese e os vegetarianos trabalham em cima da situação atual. O provável é que muitos aceitariam essa "criação sem dor" (se fosse possível comprovar que não sentem dor), já que os animais seriam na verdade como plantas. Talvez alguns deveriam continuar contra, falando não apenas no direito a não sentir dor, mas também no direito à vida, mas a verdade é que se eles não sente dor (não são seres senscientes), comer um desses seria como comer um pé de alface.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Joao Valle

Mensagem por Joao Valle »

Capitão América escreveu:

AHAHAHAHA :emoticon22:

Apelo a vaidade???
:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

- E se eu dissesse que esses animais que matamos sentem muito mais dor quando mortos por predadores irracionais? - Não estaríamos na verdade poupando esses pobres bichinhos de um destino pior? - Ou os vegetarianos acham nossas guilhotinas mais terríveis que dentes, garras e venenos?

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

Abmael escreveu:

- E se eu dissesse que esses animais que matamos sentem muito mais dor quando mortos por predadores irracionais? - Não estaríamos na verdade poupando esses pobres bichinhos de um destino pior? - Ou os vegetarianos acham nossas guilhotinas mais terríveis que dentes, garras e venenos?

Abraços,

É... :emoticon11:

Ainda outro dia eu vi uma cena horrível num desses programas tipo Vida Selvagem. Uma águia comendo um coelhinho... que dó! :emoticon8:

Ela, além de já ter fincado as garras no couro do animalzinho, ainda arranca parte dos pelos com o bico antes de dar a bicada final nas estranhas do pobre bichinho debatendo-se em agonia feérica... :emoticon11:

Alfaces não estrebucham e é só por isso que os vegetarianos acham que não as fazem sofrer quando cortam seus caules tenros separando-as de suas raízes em vínculo placentário com a mãe-terra nem quando decepam-lhes as folhinhas munidos de facas ou com as próprias mãos ainda sujas com a linfa da pobre planta a servir de antepasto, fatiada e misturada a pobres tomates que serviriam de depositário às preciosas sementes de futuros tomateiros que jamais existirão em funçào desse ato bárbaro de prepará-los em salada... :emoticon11:

E as cebolas?? :emoticon11: :emoticon11: :emoticon11:
Imagem

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Najma escreveu:
Abmael escreveu:

Abraços,

É... :emoticon11:

Ainda outro dia eu vi uma cena horrível num desses programas tipo Vida Selvagem. Uma águia comendo um coelhinho... que dó! :emoticon8:

Ela, além de já ter fincado as garras no couro do animalzinho, ainda arranca parte dos pelos com o bico antes de dar a bicada final nas estranhas do pobre bichinho debatendo-se em agonia feérica... :emoticon11:

Alfaces não estrebucham e é só por isso que os vegetarianos acham que não as fazem sofrer quando cortam seus caules tenros separando-as de suas raízes em vínculo placentário com a mãe-terra nem quando decepam-lhes as folhinhas munidos de facas ou com as próprias mãos ainda sujas com a linfa da pobre planta a servir de antepasto, fatiada e misturada a pobres tomates que serviriam de depositário às preciosas sementes de futuros tomateiros que jamais existirão em funçào desse ato bárbaro de prepará-los em salada... :emoticon11:

E as cebolas?? :emoticon11: :emoticon11: :emoticon11:

- Agora você realmente me comoveu.... :emoticon11: :emoticon11:

- Jamais comerei um alface novamente... :emoticon11: :emoticon11: :emoticon11: :emoticon11:
Ben Parker

Ateu Tímido
Contato:

Mensagem por Ateu Tímido »

As cebolas não choram...
Mas provocam nos seus algozes as lágrimas do remorso!!!

:emoticon11: :emoticon11: :emoticon11:

Najma

Mensagem por Najma »

Ateu Tímido escreveu:As cebolas não choram...
Mas provocam nos seus algozes as lágrimas do remorso!!!

:emoticon11: :emoticon11: :emoticon11:

Comovente... :emoticon11: :emoticon11: :emoticon11:
Imagem

g0n

Mensagem por g0n »

Agora que refutamos o vegetarianismo... cabe dizer que a India provavelmente não é um potência desportiva porque tem vacas Sagradas. Se comessem as Vacas poderiam ter a seleção Indiana no Mundial...

Washington

Mensagem por Washington »

g0n escreveu:Agora que refutamos o vegetarianismo... cabe dizer que a India provavelmente não é um potência desportiva porque tem vacas Sagradas. Se comessem as Vacas poderiam ter a seleção Indiana no Mundial...

:emoticon22:
"Quando LULLA fala, o mundo se abre, se ilumina e se esclarece."
Marilena Chauí, filósofa da USP.

O triste é saber que tal figura recebe do contribuinte para dizer tais asneiras.

Chamo de pervertido um animal, uma espécie, um indivíduo, quando esse ou essa perde seus instintos, quando escolhe, prefere o que lhe é prejudicial.
F. Nietzche

Najma

Mensagem por Najma »

Washington escreveu:
g0n escreveu:Agora que refutamos o vegetarianismo... cabe dizer que a India provavelmente não é um potência desportiva porque tem vacas Sagradas. Se comessem as Vacas poderiam ter a seleção Indiana no Mundial...

:emoticon22:

Discordo... :emoticon15:

O Ronaldinho tem comido muitas... e não está nada bem... :emoticon15:
Imagem

g0n

Mensagem por g0n »

Comeu vacas loucas, oras...

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

Abmael escreveu:

Abraços,

(1)Esses animais existem em número muito maior que existiriam na natureza em condições normais. Ou seja, a maior parte deles sequer existiria na natureza para serem devorados por predadores.

(2)Você trabalha com a hipótese só do momento da morte e se esquece de todo o processo do nascimento até o abate. Na maior parte dos casos a vida dos animais em cativeiro envolve maior sofrimento que em estado de natureza.

(3)Outro pressuposto da sua observação é a seguinte: “Não há problema moral em infligir sofrimento se é menor do que seria infligido sem a minha intervenção”.

Vamos tentar aplicar esta regra em outros casos:
Em alguns países pobres crianças trabalham em condições muito precárias, porém sua renda pode ser fundamental para alimentação de sua família e as crianças que não morrem de fome e não trabalham tem que se prostituir para viver.

Empregar crianças em condições precárias é melhor que elas morram de inanição ou se prostituam, coisas que aconteceriam sem a intervenção do empregador, logo, não há problema moral de empregar crianças em condições precárias. Mesmo que o empregador possa dar condições melhores às crianças.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Res Cogitans escreveu:(1)Esses animais existem em número muito maior que existiriam na natureza em condições normais. Ou seja, a maior parte deles sequer existiria na natureza para serem devorados por predadores.

- Não neguei nossa condição de predadores, formigas também criam pulgões e se eles sequer existiriam se não fóssemos nós então bom para eles.

Res Cogitans escreveu:(2)Você trabalha com a hipótese só do momento da morte e se esquece de todo o processo do nascimento até o abate. Na maior parte dos casos a vida dos animais em cativeiro envolve maior sofrimento que em estado de natureza.

- A vida de um animal fora do topo da cadeia alimentar é uma luta dia-a-dia pela sobrevivência sua e de seus filhotes em constante stress e sofrimento.

Res Cogitans escreveu:(3)Outro pressuposto da sua observação é a seguinte: “Não há problema moral em infligir sofrimento se é menor do que seria infligido sem a minha intervenção”.

- Não, disse que os bichinhos tem sorte de cair nas mãos de predadores racionais como nós ao invés dos irracionais que são mais cruéis no abate, sem nenhum alusão a moralidade do ato.

Abraços,
Ben Parker

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

Abmael escreveu: A vida de um animal fora do topo da cadeia alimentar é uma luta dia-a-dia pela sobrevivência sua e de seus filhotes em constante stress e sofrimento.

Não importa onde você se encontra na cadia alimentar, o predador tem que lutar com outros predadores para conseguir alimento. Mas a questão é que o cativeiro em algun casos pode ser mais sofrido e estressante, já viu canibalismo entre galinhas em estado de natureza? As condições das galinhas nas chikenfarms são ruins o suficiente para que os criadores tenham que inibir que galinhas se canibalizem com processos como a debicagem e o controle da luminosidade.

sem nenhum alusão a moralidade do ato.

Se não discute a moralidade não tem valor para o tópico, uma vez que mesmo é uma discussão sobre ética.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Trancado