As Desvantagens do Ateísmo .
- videomaker
As Desvantagens do Ateísmo .
Por François René de Chateaubriand.
Parece-nos que o homem feliz não colhe vantagem alguma em ser ateu. É-lhe tão agradável cismar que os seus dias se prolongarão além da vida! Com que desespero não deixaria ele este mundo, se acreditasse separar-se para sempre da felicidade! Debalde sobre a sua cabeça se acumulariam todos os bens do século, que serviriam apenas para lhe tornar mais tormentoso o nada.
O rico pode também contar com que a religião lhe amplie os prazeres, mesclando-os com inexplicável ternura; não se lhe endurecerá o coração, o gozo, escolho inevitável das grandes prosperidades, não o infastiará; que a religião refrigera as sequidões da alma: é o que representa esse óleo santo com que o cristianismo consagrava a realeza, a infância, e a morte, para as salvar da esterilidade.
O guerreiro arremessa-se ao combate: será ateu esse filho da glória? O que busca uma vida infinita consentirá em terminá-la? Aparecei sobre as vossas nuvens fulminantes, soldados inumeráveis, antigas legiões da pátria! Famosas milícias de França, e agora milícias do céu, aparecei! Dizei aos heróis da nossa idade, do alto da cidade santa, que o bravo não cai inteiro no tumulo, e que, após ele, permanece alguma coisa mais que um vão renome.
Parece-nos que o homem feliz não colhe vantagem alguma em ser ateu. É-lhe tão agradável cismar que os seus dias se prolongarão além da vida! Com que desespero não deixaria ele este mundo, se acreditasse separar-se para sempre da felicidade! Debalde sobre a sua cabeça se acumulariam todos os bens do século, que serviriam apenas para lhe tornar mais tormentoso o nada.
O rico pode também contar com que a religião lhe amplie os prazeres, mesclando-os com inexplicável ternura; não se lhe endurecerá o coração, o gozo, escolho inevitável das grandes prosperidades, não o infastiará; que a religião refrigera as sequidões da alma: é o que representa esse óleo santo com que o cristianismo consagrava a realeza, a infância, e a morte, para as salvar da esterilidade.
O guerreiro arremessa-se ao combate: será ateu esse filho da glória? O que busca uma vida infinita consentirá em terminá-la? Aparecei sobre as vossas nuvens fulminantes, soldados inumeráveis, antigas legiões da pátria! Famosas milícias de França, e agora milícias do céu, aparecei! Dizei aos heróis da nossa idade, do alto da cidade santa, que o bravo não cai inteiro no tumulo, e que, após ele, permanece alguma coisa mais que um vão renome.
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
Re.: As Desvantagens do Ateísmo .
bobagens e mais bobagens. e como saber se depois da morte não teremos uma existência pior ainda? pois todas as religiões prometem coisas que não poderão cumprir aqui e agora. assim fica fácil. e conheço vários ateus muito dos felizes.
- videomaker
Re: Re.: As Desvantagens do Ateísmo .
karas escreveu:bobagens e mais bobagens. e como saber se depois da morte não teremos uma existência pior ainda?
Continuar a Existir somente, já seria satisfatorio !
Como inferno eterno são bobagens descartaveis , nada seria melhor do que poder continuar ...
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
- Márcio
- Gênero: Masculino
- Contato:
Cada qual com sua ilusão.
Quando nada se sabe, sonha-se.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!
'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)
Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!
mesmo se continuasse a existência de algum modo, esquecem-se de um detalhe: a memória, ela com certeza se apagaria no momento em que morrêssemos, e toda existência dessa vida seria apagada. o que teria daí por diante, é muita temeridade fazer especulações
- videomaker
Márcio escreveu:Cada qual com sua ilusão.
Fala Marcio .
Como dizia aquele samba : Sonhar não custa nada ...
E assim vivemos filizes!
- Márcio
- Contato:
E, o que tem à ver deus com a possibilidade da mente sobreviver ao corpo?
Já pensou que pode haver ateus que crêem nisso? (mente eterna sem um deus)
- videomaker
karas escreveu:mesmo se continuasse a existência de algum modo, esquecem-se de um detalhe: a memória, ela com certeza se apagaria no momento em que morrêssemos, e toda existência dessa vida seria apagada. o que teria daí por diante, é muita temeridade fazer especulações
De onde vc tirou tal ideia ?
Somos exatamente o que construimos em vida ou em muitas outras !
- videomaker
Márcio escreveu:E, o que tem à ver deus com a possibilidade da mente sobreviver ao corpo?
É verdade Marcio !
Realmente é a evolucão do ateismo em andamento .
- Márcio
- Contato:
videomaker escreveu:Márcio escreveu:Cada qual com sua ilusão.
Fala Marcio .
Como dizia aquele samba : Sonhar não custa nada ...
E assim vivemos filizes!
Grande Vídeo.
Tu disse tudo. Acho que todos nós vivemos sonhando.
errado, podemos ser exatamente o que construímos nesta existência(e não nas supostas outras) mas com a morte do cérebro, como fará o ser para se lembrar exatamente de como era??
- mana_sibele
Bom gostaria de saber então da parte de vocês o que da vida ao corpo? E essa força ou energia como queriam chamar fica em que estado dpois da morte.?
Estou aqui para aprender um pouco mais com vocês. Precisando de mim estou as ordens.
diabos, ainda é preciso dizer?? é claro que é o sangue. sem ele não existe vida. o ruim é que ele tem a cor vermelha igual a dos comunistas.depois da morte o sangue simplesmente apodrece
- videomaker
karas escreveu:errado, podemos ser exatamente o que construímos nesta existência(e não nas supostas outras) mas com a morte do cérebro, como fará o ser para se lembrar exatamente de como era??
O cerebro é apenas um veiculo com o mundo material !
O ser pensante é o espirito , e lá esta toda a sua memoria.
Somos o somatorio de varias vidas , e somos imortais .
- Márcio
- Contato:
mana_sibele escreveu:Bom gostaria de saber então da parte de vocês o que da vida ao corpo? E essa força ou energia como queriam chamar fica em que estado dpois da morte.?
Bem...os alimentos que comemos.
O estado após a morte é bem desagradável.
O ateísmo no meu ver, só trás uma única vantagem: independencia intelectual.
Eu posso ler qualquer texto sobre qualquer assunto que for sem ter medo de estar desagrando um velho barbudo meio deslocado que apesar de não existir, 'fez o planeta inteirinho' (não se sabe como, onde, quando e porque).
E é claro, quando preciso de algo, eu boto a mão na massa. Eu não fico sentado falando sozinho (a.k.a. rezando) esperando que tudo caia do céu.
Eu posso ler qualquer texto sobre qualquer assunto que for sem ter medo de estar desagrando um velho barbudo meio deslocado que apesar de não existir, 'fez o planeta inteirinho' (não se sabe como, onde, quando e porque).
E é claro, quando preciso de algo, eu boto a mão na massa. Eu não fico sentado falando sozinho (a.k.a. rezando) esperando que tudo caia do céu.
"Uau! O Brasil é grande"
Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".
Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".
por todos os diabos, como saber que o cérebro é apenas veículo para alguma coisa, e como saber se o estado após a morte é agradável ou desagradável??ninguém nunca voltou pra falar como é que é
- videomaker
Perseus escreveu:O ateísmo no meu ver, só trás uma única vantagem: independencia intelectual.
Se o deus que te apresentaram , tem essa condicão de supervisão do que vc le , estais coberto de razão !
Me refiro estritamente à sua divindade, video.
"Uau! O Brasil é grande"
- videomaker
Perseus escreveu:Me refiro estritamente à sua divindade, video.
Pois fique livre para ler o que quiser !
O meu criador esta muito longe dessa censura .

Falou bem. O SEU. Moldado à sua imagem e semelhança.
"Uau! O Brasil é grande"
- videomaker
Perseus escreveu:Falou bem. O SEU. Moldado à sua imagem e semelhança.
Confesso que não entendi !
pode ser mais claro ?
All beings so far have created something beyond themselves; and do you want to be the ebb of this great flood and even go back to the beasts rather than overcome man? What is the ape to man? A laughingstock or a painful embarrassment. And man shall be just that for the overman: a laughingstock or a painful embarrassment...
Behold, I teach you the overman. The overman is the meaning of the earth.Let your will say: the overman shall be the meaning of the earth! I beseech you, my brothers, remain faithful to the earth, and do not believe those who speak to you of otherworldly hopes! Poison-mixers are they, whether they know it or not. Despisers of life are they, decaying and poisoned themselves, of whom the earth is weary: so let them go.
Once the sin against God was the greatest sin; but God died, and these sinners died with him. To sin against the earth is now the most dreadful thing, and to esteem the entrails of the unknowable higher than the meaning of the earth...
Behold, I teach you the overman. The overman is the meaning of the earth.Let your will say: the overman shall be the meaning of the earth! I beseech you, my brothers, remain faithful to the earth, and do not believe those who speak to you of otherworldly hopes! Poison-mixers are they, whether they know it or not. Despisers of life are they, decaying and poisoned themselves, of whom the earth is weary: so let them go.
Once the sin against God was the greatest sin; but God died, and these sinners died with him. To sin against the earth is now the most dreadful thing, and to esteem the entrails of the unknowable higher than the meaning of the earth...
mana_sibele escreveu:Bom gostaria de saber então da parte de vocês o que da vida ao corpo? E essa força ou energia como queriam chamar fica em que estado dpois da morte.?
Daqui a pouco vem O Pensador com a sua "prova" da existência da alma.

"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).
- clara campos
- Moderadora
- Contato:
Márcio escreveu:mana_sibele escreveu:Bom gostaria de saber então da parte de vocês o que da vida ao corpo? E essa força ou energia como queriam chamar fica em que estado dpois da morte.?
Bem...os alimentos que comemos.
O estado após a morte é bem desagradável.
para sermos mais precisos a energia é o ATP, os alimentos e O2 a matéria prima
Quando morremos a nossa "energia" é reciclada e usada para como matéria prima para outros seres obterem energia.
Editado pela última vez por clara campos em 18 Jun 2006, 20:43, em um total de 1 vez.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)