O Fim da economia

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Enfant Terrible

Re.: O Fim da economia

Mensagem por Enfant Terrible »

Não percebi Sama.

o pensador

Mensagem por o pensador »

Quero deixar claro que nâo comunista(nâo nos moldes atuais ou segndo a acepçâo comtemporânea de comunismo).Muito embora eu me simpatize por estes ideais e que essencialmente o Comunismo nâo se altere significativamente.

Enfant Terrible

Só queria dizer que decidi escrever este tópico porque fui inspirado pelo tópico do Liquid Snake sobre a cura capitalista. :emoticon12:

o pensador

Re: Re.: O Fim da economia

Mensagem por o pensador »

Enfant Terrible escreveu:Só queria dizer que decidi escrever este tópico porque fui inspirado pelo tópico do Liquid Snake sobre a cura capitalista. :emoticon12:

É uma excelente contraparte :emoticon12:

Samael
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Samael »

Enfant Terrible escreveu:Não percebi Sama.

Miguel, o que se chama "alienação do trabalhador" ou "fetichismo da mercadoria" é algo bem fácil dese compreender. Imagine:

Qual é a diferença entre uma refeição feita pela sua mãe ou pelo cozinheiro de um restaurante? A comida da sua mãe não é uma mercadoria. Ela vai ser feita da melhor maneira possível, de maneira que te faça menos mal possível, visto que ela vai se dirigir a você e a ela mesma. Ou seja, nesse caso, a refeição não foi alienada de sua criadora.

Imagine agora a refeição de um cozinheiro. Ela vai se dirigir a uma pessoa que ele não conhece. Obviamente, ele vai fazer a refeição de modo a valorizar seu restaurante ou a não fazer nenhum mal direto a quem for consumir. Mas, como quem não consome é ele, ou seja, ele está alienado ao destino do produto, o que o impediria de fzer um produto com algum produto de menor qualidade mas que não inferisse no sabor? Ou, caso a comida caísse no chão e não sujasse muito, o que o impediria de recolocá-la no prato?

Um exemplo clássico, e comum aqui no Rio, é o do brometo de potássio no pão. É um produto que, utilizado em grandes quantidades, causa câncer. Mas, simultaneamente, é um produto que faz o pão crescer. Foi utilizado indiscriminadamente até o Estado intervir, afinal, o destino do pão não é o organismo daquele que o produz mesmo...

Existem outras idéias interessantes referentes a essa alienação, mas isto que eu exemplifiquei é o efeito mais gritante.

Captou a alienação a qual eu me refiro, Miguelito?

Enfant Terrible

Sim, mas não percebo como ela se aplica ao mundo que imagino.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Enfant Terrible escreveu:Sim, mas não percebo como ela se aplica ao mundo que imagino.

Ah, sim, mas eu não me referi ao mundo que você imagina, mas sim, ao mundo atual...

Enfant Terrible

E extrapolas isso para o futuro eterno? Isso não é a besteira de prever o futuro? :emoticon16:

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Enfant Terrible escreveu:E extrapolas isso para o futuro eterno? Isso não é a besteira de prever o futuro? :emoticon16:

Não extrapolo não, mas isso é imanente ao mundo onde exista economia, oras...

Enfant Terrible

Samael escreveu:
Enfant Terrible escreveu:E extrapolas isso para o futuro eterno? Isso não é a besteira de prever o futuro? :emoticon16:

Não extrapolo não, mas isso é imanente ao mundo onde exista economia, oras...

Ainda bem que o futuro não tem economia... :emoticon19:

Liquid Snake

Mensagem por Liquid Snake »

Imagem

"O Brasil me parece ser o único País do mundo onde ser de esquerda ainda dá uma conotação de prestígio." (Roberto Campos, 1993)

"How do you tell a Communist? Well, it's someone who reads Marx and Lenin. And how do you tell an anti-Communist? It's someone who understands Marx and Lenin." - Ronald Reagan

No Brasil, os notáveis o são pela estupidez.

Enfant Terrible

As utupias são muito diferentes do mundo que eu acho que vai acontecer. Eu Apenas acho que o mundo pós-capitalista será assim. Sem economia. ACHO. Que fique claro. E acho que vai sem que hajam planos para que assim seja. Haver planos é o que caracteriza as utopias.

Perseus

Mensagem por Perseus »

o pensador escreveu:Ainda acredito na bondade humana.

É mais provável que Jesus bata à sua porta amanha cedo.

Dante, the Wicked

Mensagem por Dante, the Wicked »

o idiota do pensêitor tem que quebrar a tabela...
Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.

Visite o Wikilivros. Aprenda mais sobre Lógica.
Assista meu canal do youtube. Veja meu currículo lattes.

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Dante, the Wicked escreveu:o idiota do pensêitor tem que quebrar a tabela...

Resolvido.

Claudio Loredo
Contato:

Mensagem por Claudio Loredo »

Olá Enfant Terrible!

Concordo com o que você escreveu na mensagem de inicio do tópico. Só que eu não gostei do título do tópico, pois economia sempre irá existir. O correto seria que o nome do tópico fosse algo como: "o fim do capitalismo como conhecemos".

Eu acredito que o capitalismo irá acabar quando não houver mais necessidades básicas entre as pessoas.

A terceirização e a quarteirização das empresas aponta para uma realidade de empresas em redes. Onde há uma empresa que representa a idéia central e outras ao seu redor formando uma rede onde cada empresa se especializa num processo da produção.

Essa especialização das empresas está caminhando para a individualização dessas.

No futuro próximo as pessoas não mais trabalharão em empresas, elas irão trabalhar em redes, onde cada individuo é um firma individual.

Nestas redes o que irá ser administrado será o conhecimento. Isto fará com que as informações sejam abertas e compartilhada por todos da rede.

Acredito no fim da competição entre as pessoas e o incio de uma era de colaboração. Pois a colaboração gera um ganho muito maior do que a competição.

Enfant Terrible

Certo Loredo. Mas acho que a economia se baseia em troca e negociaçao. Acho que haverá um tempo em que isso nao será necessário. Entao deixará de haver economia. Pelo menos no que diz respeito a bens materiais.

Enfant Terrible

Será chato para os economistas... :emoticon12:

Trancado