O que é "Politicamente Correto"?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
betossantana
Contato:

Re: Re.: O que é "Politicamente Correto"?

Mensagem por betossantana »

RCAdeBH escreveu:Resumindo: uma maneira legal de voce ser HIPÓCRITA.

Cê tá livre dessa, hein???
É um problema espiritual, chupe pau!

Rainorx

Mensagem por Rainorx »

Oi, sou novo aqui.

Mas acredito que muitas pessoas que usam termos PC, na verdade, não o fazem por uma preocupação com os "oprimidos" e sim para parecerem "atuais" ou "sensíveis". Ou seja, para ficarem na moda.
Crer é o contrário de saber.

Apocaliptica

Mensagem por Apocaliptica »

Rainorx escreveu:Oi, sou novo aqui.

Mas acredito que muitas pessoas que usam termos PC, na verdade, não o fazem por uma preocupação com os "oprimidos" e sim para parecerem "atuais" ou "sensíveis". Ou seja, para ficarem na moda.

Seja benvindo! Esperamos que aproveite muito a convivência por aqui.
A gente quebra o pau mas se ama ( alguns se odeiam...heheh)

E você tem razão, alguns usam para serem também politicamente corretos ( que também é uma espécie de moda de mau gosto ).

midiaindependente

Mensagem por midiaindependente »

André escreveu:Eu vou continuar a defender os valores que acredito, mas não meço palavras ao dizer. Na Faculdade isso já me colocou em calorosos debates. Eu tb discordo de cotas raciais na Bahia, já viu né?

Defender os ideais pessoais e convicções tem cada vez se tornado mais 'politicamente incorreto', chegando a causar problemas sérios para quem tem esta coragem.

Tenho despistado certos professores marxistas. Parecem que fizeram lavagem cerebral. Discutir sem levantar o tom de voz parece impossível.

E isto vale para a agenda governamental. Reli meu comentário, li mais algum material, e li novamente os posts do pessoal.

Apesar de à primeira vista o termo PC parecer algo inofensivo, 'bonitinho' ele tem sido usado para mascarar perseguição estatal de várias formas. Analisando sob este aspecto o 'políticamente correto' é a imposição por parte de um órgão instituído de autoridade de certas normas consideradas 'corretas' por um grupo seleto (geralmente ideologicamente infestado).

E para complementar cito a frase da "ilustre" ministra: Não é racismo se insurgir contra branco, diz ministra ....

Meio duvidosa esta cartilha 'politicamente (in)correta'
Mídia Independente Cristã
Em defesa da fé racional
------------------------------------------

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

Acauan escreveu:O mais grave do politicamente correto é que ele não estabelece apenas o que pode ser dito, mas também como o que pode ser dito deve ser dito.

Assim, não apenas é proibido falar mal dos índios, como não se pode chamar-nos assim, sendo o correto referir-se a nós como nativos americanos, delicadeza que o bugre aqui dispensa.

O problema é que muito do que se fala mal dos índios, ou nativo americanos, ou bugres, é verdade, afinal nunca fomos santos e nem fingimos ser, mas, pela ideologia do politicamente correto, pode-se e deve-se trombetear aos quatros ventos que os europeus tomaram as terras do Índios, mas não se pode tocar no assunto que a maioria das tribos guerreiras adquiriram a posse daquelas terras expulsando ou exterminando outras tribos mais fracas.

MAs então acauan, era precisamente o conceito em si de politcamente incorrecto que o andrésugeriu ser debatido.

Repara que aceitar que o politcamente correcto é censurador é um paradoxo, pois a censura é (aceitando este teu conceito de politcamente correcto) politicamente incorrecta.

Talvez na génese seja realmente este o conceito correcto de PC, mas se é, não deveria ser.

Por exemplo, chamar preto a alguém é realmente, agra que penso nisso, considerado por muitos politicamente incorrecto, mas porquê? A verdade não deveria nunca ser politicamente incorrecta, ou melhor, a divulgação da verdade. Talvez "preto" tenha ao longo dos séculos sido injectado por conceitos tão negativos que realmente se tornou de alguma forma prejurativo...

Num outro forúm discutia-se a possibilidade de tornar os feriados religiosos não obrigatórios e escolhíveis por cada cidadão (eu por exemplo, em vez te ter feriado o dia do corpo de deus, poderia escolher o meu aniversário, ou outra data qualquer) e um forista mostrou-se contra por considerar ser um suicídio político tomar posição declarada contra a ICAR - ele estava a ser politicamente correcto?

O que tento dizer é que o politicamente correcto, encarado enquanto ideologia, é paradoxal, pelo que dave ser encarado sobretudo como um princípio de não-agressão e, acima de tudo, de educação mais abrangente, não apenas pelo vizinho, mas por todos.

Assim, pegando no teu exemplo dos índios, a não deve ser considerado politicamente incorrecto a divulgação ou estudo da verdade, tão pouco deve existir uma condescendência cega com determinados grupos oprimidos (foi nos EUA que os surdos foram considerados uma minoria linguística?).´

Se o politicamente correcto for o que descreves, então ele é acima de tudo ridículo. Mas se for encarado como uma forma de estar que preza o respeito e boa educação, deve ser cultivado mas, naturalmente, não imposto.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Samael
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Samael »

Acauan escreveu:André,

Como já deve ter percebido, sou anti-politicamente-correto desde criancinha.

Não que o Índio Velho tenha algo contra os sentimentos dos grupos oprimidos (ou a favor deles), mas porque podemos definir o politicamente correto com uma única palavra: censura.

O politicamente correto surgiu nas universidades americanas, como uma ideologia que se propunha a reprimir manifestações preconceituosas e discriminatórias.
O problema é que se é uma ideologia, alguém decidiu o que são e o que não são manifestações preconceituosas.
Pior, este "alguém" também decidiu que quem não respeitasse os códigos de conduta e linguagem estabelecidos por sua ideologia deveria ser denunciado como preconceituoso e discriminatório.

Como é facil acreditar que qualquer coisa que combata o preconceito e a discriminação é boa, esta ideologia ganhou terreno nos campi universitários, círculos intelectuais, mídia cultural e indústria da comunicação.

Assim a ideologia do politicamente correto ganhou poder político para controlar o que podia e o que não podia ser dito nestes meios e para isolar os dissidentes que se recusavam a aderir à nova ordem.

Quem já viu este filme não deveria ter muitas dúvidas sobre seu final.

Postagem excelente.

André

Mensagem por André »

clara campos escreveu:
Acauan escreveu:O mais grave do politicamente correto é que ele não estabelece apenas o que pode ser dito, mas também como o que pode ser dito deve ser dito.

Assim, não apenas é proibido falar mal dos índios, como não se pode chamar-nos assim, sendo o correto referir-se a nós como nativos americanos, delicadeza que o bugre aqui dispensa.

O problema é que muito do que se fala mal dos índios, ou nativo americanos, ou bugres, é verdade, afinal nunca fomos santos e nem fingimos ser, mas, pela ideologia do politicamente correto, pode-se e deve-se trombetear aos quatros ventos que os europeus tomaram as terras do Índios, mas não se pode tocar no assunto que a maioria das tribos guerreiras adquiriram a posse daquelas terras expulsando ou exterminando outras tribos mais fracas.

MAs então acauan, era precisamente o conceito em si de politcamente incorrecto que o andrésugeriu ser debatido.

Repara que aceitar que o politcamente correcto é censurador é um paradoxo, pois a censura é (aceitando este teu conceito de politcamente correcto) politicamente incorrecta.

Talvez na génese seja realmente este o conceito correcto de PC, mas se é, não deveria ser.

Por exemplo, chamar preto a alguém é realmente, agra que penso nisso, considerado por muitos politicamente incorrecto, mas porquê? A verdade não deveria nunca ser politicamente incorrecta, ou melhor, a divulgação da verdade. Talvez "preto" tenha ao longo dos séculos sido injectado por conceitos tão negativos que realmente se tornou de alguma forma prejurativo...

Num outro forúm discutia-se a possibilidade de tornar os feriados religiosos não obrigatórios e escolhíveis por cada cidadão (eu por exemplo, em vez te ter feriado o dia do corpo de deus, poderia escolher o meu aniversário, ou outra data qualquer) e um forista mostrou-se contra por considerar ser um suicídio político tomar posição declarada contra a ICAR - ele estava a ser politicamente correcto?

O que tento dizer é que o politicamente correcto, encarado enquanto ideologia, é paradoxal, pelo que dave ser encarado sobretudo como um princípio de não-agressão e, acima de tudo, de educação mais abrangente, não apenas pelo vizinho, mas por todos.

Assim, pegando no teu exemplo dos índios, a não deve ser considerado politicamente incorrecto a divulgação ou estudo da verdade, tão pouco deve existir uma condescendência cega com determinados grupos oprimidos (foi nos EUA que os surdos foram considerados uma minoria linguística?).´

Se o politicamente correcto for o que descreves, então ele é acima de tudo ridículo. Mas se for encarado como uma forma de estar que preza o respeito e boa educação, deve ser cultivado mas, naturalmente, não imposto.

Exatamente. Vou me resumir ao final. O essencial é que comportamento e linguagem não podem ser impostos.

Talvez a única coisa que fuja da liberdade de expressão é aquilo que incita a crimes, e violência diretamente e não de forma artística. É proibido, por exemplo, fazer um livro ensinando como fazer uma bomba e explodir digamos o Palácio do Planalto.Se essa é a intenção do livro levar alguém a fazer isso.

De resto para mim vale tudo, e ai cada um assuma o que disse, e suas conseqüências.

Educação, respeito a diferença, tudo isso no plano pessoal não pode ser confundido com uma ideologia impositiva. Eu gostaria que as pessoas fossem educadas, respeitosas, mas ao meu ver essas têm todo direito de não ser. E o Estado nada pode fazer.Coletivamente o que podemos fazer é incentivar comportamentos que valorizamos, não mais que isso.

Eu defendo esses valores pq estou convicto que sejam importantes, inclusive para sociabilidade, mas jamais iria apoiar medidas que buscam impor mesmo que o que estivesse sendo imposto fosse similar ao que acredito. Pois por principio imposição de comportamento rompe com conceitos básicos de liberdade política.

Além do que como disse antes, essa coisa de ficar num campo minado de linguagem é ridículo.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Trancado