A "Palavra de Deus" - sabedoria ou loucura?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Re: A "Palavra de Deus" - sabedoria ou loucura?

Mensagem por Fernando Silva »

famado escreveu:Ok, é isso mesmo. As histórias do VT não podem ser interpretadas à luz de nossas "elevadas" moral e ética contemporâneas

É a única que temos, é a única que podemos usar.
À luz de que critérios devemos concluir que Deus é bom e justo?
E se ele não for?
famado escreveu:O que ocorre nesse velho argumento racionalista é que vcs analisam sem aculturação.

Por que Deus já não começou corrigindo os maus costumes daquele povo naquela época? Por que, em vez de criticar, ele participou das barbaridades?
famado escreveu: Além do mais, todas as nações de Canaã estavam sob o juízo de Deus. Ele as queria destruir por motivos que não discutiremos e o fez através de Israel.

Por que não discutiremos? Por que aceitar o que não sabemos se é bom?
famado escreveu:O fato é que vcs, e especialmente o Fernando Silva, querem analisar as Sagradas Escrituras sem conhecimento de causa. Caíram no engodo do racionalismo e acham que os argumentos são lógicos.

E os seus argumentos, são baseados em que? Na fé cega de que a Bíblia é a verdade absoluta?
De onde vem o seu "conhecimento de causa"?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

famado escreveu:
Fernando Silva escreveu:Vai lhe acontecer aqui o mesmo que lá. Mas seja bem vindo. Os crentes andam sumidos daqui.

De fato, não suportarei por muito tempo. Não pelos argumentos, mas pela falta de paciência com a cegueira obstinada.

Um cara que acredita em fantasmas que engravidam virgens e homens que ressuscitam e saem voando não tem moral nenhuma para criticar os outros.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

famado escreveu:Logo, a idéia se torna impactante porque é analisada à luz de sua cultura atual e local.

Os atos de Deus não podem depender da cultura da época. Ele deveria estar acima dela e aconselhar ou impor a coisa certa a qualquer época.
famado escreveu:Outra coisa importante que deve ser dita: para Deus, a morte de alguém não faz diferença.

Faz muita diferença para quem sofre horrores até morrer e para os parentes e amigos que sofrem com o sofrimento e morte dessa pessoa.

Mas certamente não faz diferença para um deus indiferente que nos pisa como se fôssemos baratas.

famado

Mensagem por famado »

Fernando Silva escreveu: Os atos de Deus não podem depender da cultura da época. Ele deveria estar acima dela e aconselhar ou impor a coisa certa a qualquer época.

Veja este absurdo. Deus vira para Moisés, a partir da sarça ardente, e diz: Moisés, vou libertar meu povo das mãos dos egípcios. Vou te dar uma lei para governar este povo. Nela, as mulheres terão os direitos iguais aos dos homens, haverá um presidente da república eleito pelo voto direto, haverá um congresso para legislar e um poder judiciário para julgar. Tudo isso para impedir o despotismo do presidente. Ah, as mulheres tb terão direito a voto e a serem eleitas. Vou abolir a escravatura tb. Haverá ainda leis ambientais muito rígidas, para que o homem não destrua o planeta. Eu estava pensado em deixar o homem se desenvolver e inventar a democracia, os direitos humanos, as leis ambientais, mas desisti. Vou impor isso agora mesmo, visto que o povo de Israel e o resto da humanidade já estão maduros.

Cara, volto a dizer, analise sob um ponto de vista aculturado!!!

Fernando Silva escreveu:Faz muita diferença para quem sofre horrores até morrer e para os parentes e amigos que sofrem com o sofrimento e morte dessa pessoa.

Deus não se importa com a morte. Quem se importa é o homem. Deus não está limitado ao mundo material. O homem deixa de existir no mundo material mas não no mundo espiritual.

Fernando Silva escreveu:Mas certamente não faz diferença para um deus indiferente que nos pisa como se fôssemos baratas.

Vc odeia a Deus e quer ofendê-lo? Ou não crê que Ele existe? Vc precisa se decidir.
Se bem que não importa muito, any way you go to hell
...Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas. Lc 11:29

Tranca

Mensagem por Tranca »

Adoro isso.

Isso mostra o quanto o crente é movido por amor ao aportar por aqui.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

famado

Mensagem por famado »

Tranca escreveu:

Adoro isso.

De fato, o que mais incomoda aos homens é a hipocrisia. Como há muito crente hipócrita, os não crentes rotulam todos os crentes de hipócritas. É a falácia do acidente invertido.

Mas lembre-se meu caro, este não é um forum evangelistico. É proibido fazer proselitismo por aqui. Eu não poderia dizer "arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus". Eu seria expulso, são as regras do forum.

Ao que se soma, eu não estou desejando que ele vá para o inferno, mas alertando. Em qualquer dos dois caminhos, não crer ou odiar a Deus, o resultado é a condenação. Isso é inexorável. Mas isso não me faz feliz e adorar me ver feliz com sua condenação, te faz mais hipócrita do que eu, uma vez que vcs se dizem defensores do bem.
...Maligna é esta geração; ela pede um sinal; e não lhe será dado outro sinal, senão o sinal do profeta Jonas. Lc 11:29

Tranca

Mensagem por Tranca »

famado escreveu:
Tranca escreveu:

Adoro isso.

De fato, o que mais incomoda aos homens é a hipocrisia. Como há muito crente hipócrita, os não crentes rotulam todos os crentes de hipócritas. É a falácia do acidente invertido.

Mas lembre-se meu caro, este não é um forum evangelistico. É proibido fazer proselitismo por aqui. Eu não poderia dizer "arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus". Eu seria expulso, são as regras do forum.

Ao que se soma, eu não estou desejando que ele vá para o inferno, mas alertando. Em qualquer dos dois caminhos, não crer ou odiar a Deus, o resultado é a condenação. Isso é inexorável. Mas isso não me faz feliz e adorar me ver feliz com sua condenação, te faz mais hipócrita do que eu, uma vez que vcs se dizem defensores do bem.

É, hipocrisia é mesmo algo terrível...
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Judas

Mensagem por Judas »

famado escreveu: Veja este absurdo. Deus vira para Moisés, a partir da sarça ardente, e diz: Moisés, vou libertar meu povo das mãos dos egípcios. Vou te dar uma lei para governar este povo. Nela, as mulheres terão os direitos iguais aos dos homens, haverá um presidente da república eleito pelo voto direto, haverá um congresso para legislar e um poder judiciário para julgar. Tudo isso para impedir o despotismo do presidente

Estas coisas que você citou foram "conquistas" dos homens através de centenas de anos, guerras mortes, injustiças... você se esqueçe, ou se faz de mané com relação aos atributos que sua bíblia dá a deus. Ele é OMNIPOTENTE, poderia ter feito as coisas aqui citadas sem derramar uma gota de sangue, mas resolveu deixar o "pau quebrar" enquanto assistia a tudo de camarote. Mais uma vez:
Por quê eu devo concluir que este deus é bom?

famado escreveu: Ah, as mulheres tb terão direito a voto e a serem eleitas. Vou abolir a escravatura tb.

Porque não? Porque ele não mandou rasgar as páginas da bíblia que continham manuais de discriminação contra mulheres e um cursinho básico de como surrar seu escravo?

famado escreveu: Vou impor isso agora mesmo, visto que o povo de Israel e o resto da humanidade já estão maduros.

Claro que sim, ele é deus e pode tudo. Porque o povo aceitou numa boa maltratar as mulheres e não poderia entender que tratá-las com igualdade dali em diante era a ORDEM de deus, e não cumpri-la teria como consequência o inferno.
Alias porque ddeus não incluiu na lista de pecados capitais:
Tortura
Escravidão
Discriminação (de todas as formas)

famado escreveu: Cara, volto a dizer, analise sob um ponto de vista aculturado!!!

Dessa culturazinha de merda sua aí eu quero distância.

famado escreveu: Haverá ainda leis ambientais muito rígidas, para que o homem não destrua o planeta.

Se ele é omnisciente, e sabia que isso seria nescesário, melhor previnir que remediar.

famado escreveu: Deus não se importa com a morte.

Sim, as chacinas que ele ordena não deixam dúvida sobre isso.
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

famado escreveu:
Fernando Silva escreveu: Os atos de Deus não podem depender da cultura da época. Ele deveria estar acima dela e aconselhar ou impor a coisa certa a qualquer época.

Veja este absurdo. Deus vira para Moisés, a partir da sarça ardente, e diz: Moisés, vou libertar meu povo das mãos dos egípcios. Vou te dar uma lei para governar este povo. Nela, as mulheres terão os direitos iguais aos dos homens, haverá um presidente da república eleito pelo voto direto, haverá um congresso para legislar e um poder judiciário para julgar. Tudo isso para impedir o despotismo do presidente. Ah, as mulheres tb terão direito a voto e a serem eleitas. Vou abolir a escravatura tb. Haverá ainda leis ambientais muito rígidas, para que o homem não destrua o planeta. Eu estava pensado em deixar o homem se desenvolver e inventar a democracia, os direitos humanos, as leis ambientais, mas desisti. Vou impor isso agora mesmo, visto que o povo de Israel e o resto da humanidade já estão maduros.

Por que é absurdo esperar que Deus começasse já naquela época a proibir a escravidão e o tratamento das mulheres como inferiores?
O que esperar de um deus que manda seus protegidos chacinarem outros povos, inclusive crianças?
Ou que o faz ele mesmo?
famado escreveu:
Fernando Silva escreveu:Faz muita diferença para quem sofre horrores até morrer e para os parentes e amigos que sofrem com o sofrimento e morte dessa pessoa.

Deus não se importa com a morte. Quem se importa é o homem. Deus não está limitado ao mundo material. O homem deixa de existir no mundo material mas não no mundo espiritual.

Mas nós nos importamos.
Se ele não se importa com o que sentimos ou pensamos, quem lhe garante que você será feliz na outra vida? Talvez sofra pela eternidade, já que Deus não se importa.
famado escreveu:
Fernando Silva escreveu:Mas certamente não faz diferença para um deus indiferente que nos pisa como se fôssemos baratas.

Vc odeia a Deus e quer ofendê-lo? Ou não crê que Ele existe? Vc precisa se decidir.

Eu desprezaria e odiaria o deus que sua seita descreve, se existisse.
Por outro lado, desprezo gente que tenta nos impingir esse monstro como modelo de bondade e justiça e finge (ou não são capazes de ver, por estarem com a mente fechada) os absurdos que ele comete.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

famado escreveu:Em qualquer dos dois caminhos, não crer ou odiar a Deus, o resultado é a condenação. Isso é inexorável.

Como é possível a uma pessoa que não acredita passar a acreditar? Lavagem cerebral?
E por que tem que ser o seu deus de bosta, com tantos deuses por aí?
Só por que enfiaram na sua cabeça que os outros são o demônio?
Que provas você tem disto que não estejam no seu livro velho?

famado

Mensagem por famado »

Fernando Silva escreveu:
Como é possível a uma pessoa que não acredita passar a acreditar? Lavagem cerebral?

Vc deveria me agradecer de estar aqui discutindo. Apresente-me argumentos e não, insultos.

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Famado, nos proprios dez mandamentos está escrito, de uma forma resumia: Não adorarás a outros deuses, mas somente a teu deus. Pois eu sou um deus ciumento. Aquele que não me adorar amaldiçoarei até a sei lá quantas gerações, mas aqueles que me adorarem, eu abençoarei a sei lá quantas geraçãoes.

Nesse mandamento, deus confirma que existem outros deuses, mas ele quer ser o unico a ser adorado. Você confirma que, conforme a sua biblia, existem outros deuses ou, se esses deuses forem demônios, então o seu deus se assumiu como um demônio também e vocês estão, na verdade, adorando a um demônio?
Por favor, responda essa.
Imagem

famado

Mensagem por famado »

Lúcifer escreveu:Famado, nos proprios dez mandamentos está escrito, de uma forma resumia: Não adorarás a outros deuses, mas somente a teu deus. Pois eu sou um deus ciumento. Aquele que não me adorar amaldiçoarei até a sei lá quantas gerações, mas aqueles que me adorarem, eu abençoarei a sei lá quantas geraçãoes.

Nesse mandamento, deus confirma que existem outros deuses, mas ele quer ser o unico a ser adorado. Você confirma que, conforme a sua biblia, existem outros deuses ou, se esses deuses forem demônios, então o seu deus se assumiu como um demônio também e vocês estão, na verdade, adorando a um demônio?

Que confusão. Realmente os outros deuses são os demônios. Isso tem larga base bíblica. Mas a sua lógica é semelhante àquela coisa do Stieve Wonder que o cara escreveu no rodapé. Uma completa maluquice.

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

famado escreveu:
Lúcifer escreveu:Famado, nos proprios dez mandamentos está escrito, de uma forma resumia: Não adorarás a outros deuses, mas somente a teu deus. Pois eu sou um deus ciumento. Aquele que não me adorar amaldiçoarei até a sei lá quantas gerações, mas aqueles que me adorarem, eu abençoarei a sei lá quantas geraçãoes.

Que confusão. Realmente os outros deuses são os demônios. Isso tem larga base bíblica. Mas a sua lógica é semelhante àquela coisa do Stieve Wonder que o cara escreveu no rodapé. Uma completa maluquice.

Não é maluquice. Está lá entre os dez mandamentos. (ou você não leu?)

Deus fala para não adorar outros deuses.
Então existem outros deuses, logo ele não é um, mas mais um.
Agora, se você diz que os outros deuses que o seu deus não quer que o homem idolatre, são demônios, então Jeovah também é um demônio. Só que mais ciumento, com baixa estima e quer adoradores só pra ele.
Onde está a confusão nisso?
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

famado escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Vc deveria me agradecer de estar aqui discutindo. Apresente-me argumentos e não, insultos.

Estou ofendendo o seu deus. Ou estaria, se existisse. Não tome as dores dele. Se existir, ele saberá se defender sozinho.

Quanto a discutir com você, este tópico mostra que é inútil.

http://clubecetico.org/forum/index.php?topic=2755.675

E não vejo motivos para agradecer. Ou você acha que nos faz um favor ao vir nos esclarecer em nossa pobre ignorância?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

-Quem não respeita o deus dos outros, não pode exigir respeito pelo seu.
-Pessoas merecem respeito, religiões não.
-Se Deus existir, saberá se defender sozinho, sem a ajuda de seus baba-ovos.
-Um deus infinitamente grande e poderoso não se aborrecerá com uma ofensa infinitamente pequena, feita por uma criatura infinitamente limitada.

Seria arrogância de minha parte achar que sou capaz de ofender a Deus.
Seria um sinal de fraqueza e limitação se Deus se ofendesse.

famado

Mensagem por famado »

Fernando Silva escreveu:-Quem não respeita o deus dos outros, não pode exigir respeito pelo seu.
-Pessoas merecem respeito, religiões não.
-Se Deus existir, saberá se defender sozinho, sem a ajuda de seus baba-ovos.
-Um deus infinitamente grande e poderoso não se aborrecerá com uma ofensa infinitamente pequena, feita por uma criatura infinitamente limitada.

Seria arrogância de minha parte achar que sou capaz de ofender a Deus.
Seria um sinal de fraqueza e limitação se Deus se ofendesse.

Não estou defendendo a Deus, estou defendendo a mim. Se eu sair desse fórum, ele volta a ser uma porcaria de um debate cansativo entre pessoas que vêem a vida sob a mesma ótica. Desculpe a pouca modéstia, mas sou um dos crentes mais cultos, dentre os que têm debatido com vocês. Vc sabe que tenho conhecimentos de física, evolução, história e religião melhores que a maioria de vocês, pois já me conhecia do fórum cético. Então, agradeça por eu estar tendo paciência com vossa arrogância e ódio.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

famado escreveu:Se eu sair desse fórum, ele volta a ser uma porcaria de um debate cansativo entre pessoas que vêem a vida sob a mesma ótica.

É verdade. Não teremos a quem esculhambar.
famado escreveu:Desculpe a pouca modéstia, mas sou um dos crentes mais cultos, dentre os que têm debatido com vocês. Vc sabe que tenho conhecimentos de física, evolução, história e religião melhores que a maioria de vocês, pois já me conhecia do fórum cético. Então, agradeça por eu estar tendo paciência com vossa arrogância e ódio.

É, já conhecia, portanto sei como seus conhecimentos são limitados.
Alguns exemplos:
famado escreveu:4 - A maioria das profecias do VT se cumpriram no NT. Ele prevê a vinda de Jesus e TODAS as profecias relativas ao messias se cumpriram nEle. As profecias relativas a Israel se cumpriram no surgimento da igreja cristã. Há pouca coisa no VT para hoje em termos de profecia.

Fernando Silva escreveu:
famado escreveu:O número 666 quer diser o seguinte. Há uma numerologia bíblica (não é como aquela que fez o Jorge Bem mudar o nome para Benjor, nem a Sandra Sá, mundar para de Sá). Esta numerologia liga o numero 1 à ideía de unico Deus, o número 3 à idéia de trindade, o número 7 à perfeição, o número 10 e 12 à completude (10 mandamentos, 12 tribos, 12 apóstolos). O número 6 é um número de homem. É o número do imperfeito. Ele não chega a ser 7, mas é quase 7, é imperfeito. Portanto, 666 quer dizer imperfeito, imperfeito, imperfeito.

O número 666 depende da soma dos valores das letras. Pesquise por "gematria".
Uma das interpretações possíveis se basearia nas letras de uma frase mencionando Nero.
Nada a ver com sua explicação que, aliás, eu encontrei em vários sites crentes, um copiando do outro.

Sorrelfa
Contato:

Mensagem por Sorrelfa »

Desculpe a pouca modéstia, mas sou um dos crentes mais cultos, dentre os que têm debatido com vocês.

Humilde você hein campeão ?
A opinião que a pessoa tem sobre ela mesma não possui valor algum.
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !

Judas

Mensagem por Judas »

Famado é um crentóide babão modelo Standard, interpreta a bíblia de acordo com a conveniência, nos acusa de odiar crentes, se faz de vítima e perseguido e não apresenta argumentos que não sejam tirados da bosta da bíblia, pra nos fornecer uma mísera evidência que justifique que mudemos de opinião em relação ao deus dele.
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

famado

Mensagem por famado »

Fernando Silva escreveu:
famado escreveu:
Fernando Silva escreveu:O número 666 quer diser o seguinte. Há uma numerologia bíblica (não é como aquela que fez o Jorge Bem mudar o nome para Benjor, nem a Sandra Sá, mundar para de Sá). Esta numerologia liga o numero 1 à ideía de unico Deus, o número 3 à idéia de trindade, o número 7 à perfeição, o número 10 e 12 à completude (10 mandamentos, 12 tribos, 12 apóstolos). O número 6 é um número de homem. É o número do imperfeito. Ele não chega a ser 7, mas é quase 7, é imperfeito. Portanto, 666 quer dizer imperfeito, imperfeito, imperfeito.

O número 666 depende da soma dos valores das letras. Pesquise por "gematria".
Uma das interpretações possíveis se basearia nas letras de uma frase mencionando Nero.
Nada a ver com sua explicação que, aliás, eu encontrei em vários sites crentes, um copiando do outro.

Aqui vc inverteu as coisas. O primeiro texto é meu e o segundo é seu. Mas tb concordo que 666 se enquadrava em Nero. Isso tb é possível.

Judas

Mensagem por Judas »

Famando, o deus da bíblia existe? Por quê, ou baseado em quê?

famado

Mensagem por famado »

Judas escreveu:Famado é um crentóide babão modelo Standard, interpreta a bíblia de acordo com a conveniência, nos acusa de odiar crentes, se faz de vítima e perseguido e não apresenta argumentos que não sejam tirados da bosta da bíblia, pra nos fornecer uma mísera evidência que justifique que mudemos de opinião em relação ao deus dele.

Não quero mudar sua opinião. Não é meu papel. Quero apenas debater, porque debater é o maior barato.

Lúcifer
Contato:

Mensagem por Lúcifer »

Sorrelfa escreveu:
Desculpe a pouca modéstia, mas sou um dos crentes mais cultos, dentre os que têm debatido com vocês.

Humilde você hein campeão ?
A opinião que a pessoa tem sobre ela mesma não possui valor algum.

Desculpa a minha ingnorância, mas não é prerrogativa dos crentes serem humildes??
Você perdeu a humildade em algum lugar?
Quer ajuda pra procurar??
:emoticon12: :emoticon12:
Imagem

famado

Mensagem por famado »

Judas escreveu:Famando, o deus da bíblia existe? Por quê, ou baseado em quê?

Não há resposta para isso. Não é possível provar. Somente vc poderá provar para si mesmo, através da experiência pessoal. Não existem teofanias. É indispensável a fé. A fé é a regra do jogo.

Trancado