Acauan escreveu:Benetton escreveu: Pensei que Você era totalmente cético.
Totalmente cético é uma contradição em termos.
Ser totalmente cético exige ser cético quanto ao próprio ceticismo.
Bom, o que Eu quis dizer era que, totalmente cético é a pessoa que não acredita em nada além do que lhe mostram os 5 sentidos naturais.
Nessa acepção, e pelo que demonstrou, Você não é cético.
Acauan escreveu:Benetton escreveu: Parece que a crença Tupi é calcada basicamente nos Espíritos que ensinam e protegem. E não no Espírito indígena comum que já fez parte da tribo sem grande destaque. Se eu estiver errado, por favor ...
Mas parece que há uma exceção, acho. Quem seriam os Espíritos da mata?
São aqueles que quando você olha para a mata em noite escura eles olham para você. Você não os vê, mas sabe que estão te olhando.
A mata e a noite são os limites e fronteiras do Homem.
Dentro do grande círculo da taba o Homem conhece e domina a natureza.
Na mata escura os elementos e o desconhecido dominam.
Sobre a taba dos homens e sobre a mata escura reside o céu estrelado, que se sobrepõe aos dois, os reconhece e os une em um plano distante.
O Gavião que Caminha é o homem que quer conhecer a mata escura, mas sabe que para isto precisa avistá-la do Céu.
Boa essa exposição das crenças Tupis!
Realmente estou surpreso com essa revelação. Pelo menos Eu não sabia dessa particularidade.
Se há Espíritos indígenas na mata que te olham e você não os vê, é possivel então que sejam espíritos de Índios comuns que viveram em suas tribos e depois passaram a habitar as matas sob outra forma de vida.
Mas que diabo! Você Acauan, acredita que Espíritos indígenas sobrevivam à morte?