Dúvidas bobas, mas preciso perguntar...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apocaliptica

Re: Dúvidas bobas, mas preciso perguntar...

Mensagem por Apocaliptica »

betossantana escreveu:
Apocaliptica escreveu:
betossantana escreveu:Ué, não era você que queria matar os gays beijoqueiros na rodoviária, esquartejar seus cadáveres e deixar seus pedaços apodrecerem em vias públicas?.

O psiquiatra espírita disse isto?

MAIS OU MENOS...

Hum...*pensando pensando*

Deise Garcia
Gênero: Feminino

Mensagem por Deise Garcia »

Apocaliptica escreveu:Talvez algum espírita ou estudioso da DE possa dirimir algumas dúvidas que tenho...vamos a elas:

Do lado de cá eu fico me perguntando o porque dessa curiosidade se num outro tópico você afirmou, até em tom debochado, que não iria ler aquele(?) post.

Lembrem-se : eu entendo pouco de DE, mas muito de ter convivido no meio dela.Talvez prática, vivência e experimentação não fechem com a Teoria.

????

Estou perguntando estas coisas porque justamente tudo me parece sem propósito racional.

Os centros espíritas oferecem cursos para principiantes. É gratuito!

Agradeço a atenção.

De nada!

Deise Garcia

Acauan escreveu:
Apocaliptica escreveu:1. Em que momento da gestação o espírito encarna? Ou antes do nascimento não temos espírito? O "anima" do ser independe de espírito? Alguém se escapa de ter um espírito ou isto é default da existência?.

344 Em que momento a alma se une ao corpo?

– A união começa na concepção, mas só se completa no instante do nascimento. No momento da concepção, o Espírito designado para habitar determinado corpo se liga a ele por um laço fluídico e vai aumentando essa ligação cada vez mais, até o instante do nascimento da criança. O grito que sai da criança anuncia que ela se encontra entre os vivos e servidores de Deus.

"O Livro dos Espíritos", Allan Kardec, Parte Segunda – Capítulo 7, Retorno à vida corporal, Prelúdio do retorno, União da alma e do corpo. Aborto

Hei Acauan, você tem estudado direitinho a lição, né? Depois vou sabatinar! :emoticon12:

Deise Garcia

Acauan escreveu:
Apocaliptica escreveu:E criança muda não anuncia ...ou talvez não seja servidora de Deus. Minha filha não gritou e não é muda. bem minha filha mesmo. Nada de ser escrava de deus algum. Ficou na dela. Boa menina.

Deve ser porque o laço fluídico dela não estava bem atado...

:emoticon22:

NadaSei
Gênero: Masculino

Re: Re.: Dúvidas bobas, mas preciso perguntar...

Mensagem por NadaSei »

o anátema escreveu:Karma é a lei da ação e reação, inferida pela primeira vez por Isaac Newton, mas aplicada à esfera espiritual/moral.

Assim, sim, interrupções na gravidez são causadas, não "pelo" karma, da mesma forma que a morte física em si não é "causada pela termodinâmica", mas digamos que seja um "fluxo" de karma.

Karma = ação apegada.
Leia o post do avatar e o meu:
http://antigo.religiaoeveneno.com.br/viewtopic.php?t=10791& ... c&start=93
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Apocaliptica

Deise Garcia escreveu:
Apocaliptica escreveu:Talvez algum espírita ou estudioso da DE possa dirimir algumas dúvidas que tenho...vamos a elas:

Do lado de cá eu fico me perguntando o porque dessa curiosidade se num outro tópico você afirmou, até em tom debochado, que não iria ler aquele(?) post.

Lembrem-se : eu entendo pouco de DE, mas muito de ter convivido no meio dela.Talvez prática, vivência e experimentação não fechem com a Teoria.

????

Estou perguntando estas coisas porque justamente tudo me parece sem propósito racional.

Os centros espíritas oferecem cursos para principiantes. É gratuito!

Agradeço a atenção.

De nada!

Não se apoquente, Deise. Estou testando a Doutrina e vendo até onde os laços fluidicos se sustentam. É um forum, lembra? Perguntas, respostas , debates, essas coisas...

PS: Temos camarões à Termidor hoje para jantar. Aquele dia não apareceste para o churrasco...quem sabe o camarão agrada mais?

Beijos!

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

Apocaliptica escreveu:O que é manipulado? E que forma é esta? Espírito tem forma? Tem as dimensões físicas do corpo?

O que é manipulado é a matéria, sendo esta fornecida pelos pais na conjunção do espermatozóide e óvulo dando inicio a um novo corpo. O espirito antes de se ligar ao óvulo inseminado tem sua própria forma, semelhante ao corpo que tinha quando encarnado que vai se modificando durante a gestação.

Apocaliptica escreveu:1. Você não entendeu, talvez...Pode ser obrigatório, mas quem é escolhido primeiro dentre os atrasados?

Veja, sempre há um plano para uma encarnação. O espirito geralmente encarna no seio de sua família espiritual, ou seja, encarna junto a espiritos a quem tem débitos e/ou créditos em vidas passadas e tudo isso acontece quando a situação na terra é favorável para um novo nascimento dentro deste contexto. Pode demorar anos ou décadas para as condições serem favoráveis.

Apocaliptica escreveu:2. Quais requisitos e quem arbitra ou organiza essa ordem?

Sempre espiritos com elevação tal que permita esta responsabilidade.

Apocaliptica escreveu:Quem decide o que é moral e quem está atrasado moralmente?

Maior é a moral quanto o espirito aprende os requisitos básicos ditados por Deus: Caridade, Humildade, e amor incondicional. Quem decidiu assim foi Deus. Quem se opor a estas leis está atrasado moralmente, e os que já as conseguiram plenamente (sendo que isso ainda não existe na terra) são os espiritos puros que não necessitam mais de encarnar na terra.

Apocaliptica escreveu:6.Deus É o processo? Como assim? É uma coisa destituída de tempo, espaço, forma e ordem? É um caos? É isto que eles contam? Todos contam a mesma coisa?

Isso que vou responder abaixo não se fala na doutrina, são observações que eu faço diante do que entendo:

Deus é a forma, o espaço e o tempo. Resumindo, Deus é o sistema, uma energia vital que movimenta o universo.

Apocaliptica escreveu:1. Espera: Não tem ou não?

Não tem.

Apocaliptica escreveu:
2. O que é carregado de grande bagagem da matéria? E por que isto tem a ver com uma definição sexual ?

A bagagem da matéria a que me refiro neste quesito são os sentimentos ainda baixos que carregamos, entre eles o desejo sexual, as perversões de toda sorte, e etc. E sim, o homossexualismo tem em grande parte esta bagagem de vidas anteriores que passamos e ainda carregamos num corpo de outro sexo. Mas isso para alguns é permitido como prova.

Apocaliptica escreveu:4. Você diz que "os de nível mais baixo, como nós"....o que significa isto?

Infelizmente, Apoc, fazemos parte de uma das mais baixas classes espirituais existentes. Ainda estamos presos a sentimentos baixos, porem cada um em determinado grau.
Por isso nosso planeta é referido como de expiação e depuramento.

Apocaliptica escreveu:Hum...Por que existem pessoas com transtornos de identidade, onde a individualidade muitas vezes sofre abalos de dissociação como no caso dos esquizofrênicos? E os autistas?

Estes abalos de origem psiquiátrica surge de uma pré-disposição orgânica para tal e são doenças. Mas é claro o fator "obsessão" na maioria dos casos. Na maioria das vezes em casos de autismo ou retardamento mental, o espirito encarna com as organizações cerebrais abaladas pela sua própria irresponsabilidade numa outra vida, tal como suicídios e não tem como externar de forma normal seus pensamentos e ações.

Apocaliptica escreveu:1.Influenciam como?

Nos transmitindo pensamentos ou sugestões e até criando situações desfavoráveis.

Apocaliptica escreveu:Sentimos o quê?

Pensamentos ou idéias completamente fora de nossa linha comum de raciocínio que ocasionalmente nos acometem.

Apocaliptica escreveu:O que eles querem?

Os espiritos maus querem que façamos o mal para nos prejudicar ou para servir aso seus propósitos, os do bem o contrário.

Apocaliptica escreveu:O que é "vontade"?

Seu livre-arbítrio.

Apocaliptica escreveu:1.Então existe um número finito de espíritos vagando?

Segundo o livro dos espiritos, Deus está sempre criando, portanto novos espiritos são constantemete criados e entram na fila da evolução como nós.

Apocaliptica escreveu:3.Esses que nada mais tem a cumprir fazem o quê?

Se existe limite para a evolução não existe para o trabalho.

Apocaliptica escreveu:4.Para eles tempo não existe?

O infinito lhes basta. O universo não é infinito?

Apocaliptica escreveu:5.Como um espírito se materializa sem o nascimento de um corpo desde a gestação?

Este fenômeno mediúnico é um tanto controverso e fico em cima do muro para comentar sobre ele.

Apocaliptica escreveu:Deixarmos? Mas a gente só existe porque eles existem, senão você disse que somos corpo apenas. Não temos poder para deixar ou não. Eles são o nosso "eu ...não é isto?

Há, sim... voce quis dizer que se o espirito que te anima fosse depressivo ou distímico antes de se ligar ao seu corpo voce tambem o seria? Com toda certeza. Já atendi crianças de 8 anos sem nenhum histórico que apontasse aspectos ambientais, sociais, orgânicos ou familiares que pudessem ser um gatilho com depressão profunda, sem motivo e explicação.

Depois tento responder o resto. Gostaria que nosso amigos espiritas do fórum ajudassem nestas respostas.
" ...I'm running to stand still... "

RCAdeBH

Mensagem por RCAdeBH »

betossantana escreveu:
Apocaliptica escreveu:
betossantana escreveu:Ué, não era você que queria matar os gays beijoqueiros na rodoviária, esquartejar seus cadáveres e deixar seus pedaços apodrecerem em vias públicas?.

MAIS OU MENOS...

Prove.
Pode ter certeza voce e a apoc... eu não sou modelo algum de "santo" ou "espirita evoluido", aliás, temos aqui no fórum o Botânico que tem muita teoria e quem deveria estar respondendo essas perguntas para voce com muito mais propriedade... tenho alguma teoria, que ainda não consigo colocar na prática. Mas vou tentando.
" ...I'm running to stand still... "

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Re.: Dúvidas bobas, mas preciso perguntar...

Mensagem por Fernando Silva »

Diagrama do momento da concepção, segundo a "Revista do Espiritismo"

Imagem

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Apocaliptica escreveu:
betossantana escreveu:
Apocaliptica escreveu:

MAIS OU MENOS...

Hum...*pensando pensando*

A sociedade nos obriga a gostar dos gays
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

videomaker

Mensagem por videomaker »

Opa! vc me surprende! vc não frequentou um centro espirita? como lá não te informaram nada disso? volta lá e pergunta pra eles! essa eu não entendi... :emoticon5:

Soteio é de lascar....
:emoticon12:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

videomaker

Apocaliptica escreveu:
NadaSei escreveu:
Apocaliptica escreveu:Mais alguém?

Bem... não sou espírita... nem entendo de espiritismo e, de fato, não concordo com o que foi postado acima.
Desse modo não vou responder.

Só digo uma coisa: Espirito =Alma = Consciência.

Não concorda com o que o RCA respondeu?

Mas não é para haver concordância. Gostaria de saber como a DE entende estas questões. Mas alguém de fora puder clarear algumas das questões, seria interessante, Eu, particularmente, não vejo respostas palpáveis para estas perguntas.

A minha resposta a todas elas é: Não sei.

Que tal argumentar sobre as respostas que ele te deu? :emoticon5: não vi ainda comentarios seu sobre isso!
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Fernando Silva
Administrador
Contato:

videomaker escreveu:
Apocaliptica escreveu:Gostaria de saber como a DE entende estas questões. Mas alguém de fora puder clarear algumas das questões, seria interessante, Eu, particularmente, não vejo respostas palpáveis para estas perguntas.

Que tal argumentar sobre as respostas que ele te deu? :emoticon5: não vi ainda comentarios seu sobre isso!

A Apocalíptica não está procurando por argumentos, está apenas tentando encontrar explicações para pontos obscuros da DE que, supostamente, é racional.

Ela só perguntou: "Como a DE diz que as coisas são?"
Se as respostas fizerem sentido, ela dirá: "Ah, bom".
Não haverá o que o que discutir ou argumentar.
Se não fizerem, bem, já era esperado.

videomaker

Fernando Silva escreveu:
videomaker escreveu:
Apocaliptica escreveu:Gostaria de saber como a DE entende estas questões. Mas alguém de fora puder clarear algumas das questões, seria interessante, Eu, particularmente, não vejo respostas palpáveis para estas perguntas.

A Apocalíptica não está procurando por argumentos, está apenas tentando encontrar explicações para pontos obscuros da DE que, supostamente, é racional.

Então vc diz que algo não faz sentido sem ter que esxplicar ao menos aonde lhe falta o "sentido"? :emoticon5: o coisa boa né!, é como no casos de farude, elas existem!, só não me pergunte como elas foram feitas... o ceticismo é uma beleza!!! :emoticon1:

Apocaliptica

videomaker escreveu:
Apocaliptica escreveu:
NadaSei escreveu:
Apocaliptica escreveu:Mais alguém?

Bem... não sou espírita... nem entendo de espiritismo e, de fato, não concordo com o que foi postado acima.
Desse modo não vou responder.

Só digo uma coisa: Espirito =Alma = Consciência.

Não concorda com o que o RCA respondeu?

Mas não é para haver concordância. Gostaria de saber como a DE entende estas questões. Mas alguém de fora puder clarear algumas das questões, seria interessante, Eu, particularmente, não vejo respostas palpáveis para estas perguntas.

A minha resposta a todas elas é: Não sei.

O Fernando respondeu por mim. Não quero confrontações. Quero saber até onde a DE tem explicações para perguntas tão elásticas que eu jamais consegui encontrar as respostas que me satisfaçam.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

videomaker escreveu:Então vc diz que algo não faz sentido sem ter que esxplicar ao menos aonde lhe falta o "sentido"? :emoticon5: o coisa boa né!, é como no casos de farude, elas existem!, só não me pergunte como elas foram feitas... o ceticismo é uma beleza!!! :emoticon1:

Não entendi sua resposta.
Aproveito para repetir a velha pergunta:
Se os espíritos são limitados e sujeitos a erros como nós, só que desencarnados, como eles tinham conhecimento suficiente para escrever a "Gênese"?
E se eles estiverem enganados?

videomaker

Apocaliptica escreveu:
Acauan escreveu:
Apocaliptica escreveu:4. Apenas 1 espírito encarna no nosso corpo durante toda a vida? Ou seja, é sempre o mesmo? Troca ou coabitam?

345 A união entre o Espírito e o corpo é definitiva desde o momento da concepção? Durante esse primeiro período o Espírito poderia renunciar ao corpo designado?

– A união é definitiva no sentido de que nenhum outro Espírito poderá substituir o que está designado para aquele corpo. Mas, como os laços que o unem são muito frágeis, fáceis de se romper, podem ser rompidos pela vontade do Espírito, se este recuar diante da prova que escolheu; nesse caso, a criança não vive.

O Livro dos Espíritos, Allan Kardec, Parte Segunda – Capítulo 7, Retorno à vida corporal, Prelúdio do retorno, União da alma e do corpo. Aborto

QUE HOR-ROR!!!

Calma! a criança é o espirito! não existe horror nenhum nisso!

Fernando Silva
Administrador
Contato:

videomaker escreveu:

E o sofrimento dos pais, não conta?
Ah sim, eles mereceram...

Apocaliptica

videomaker escreveu:
Fernando Silva escreveu:
videomaker escreveu:

Então vc diz que algo não faz sentido sem ter que esxplicar ao menos aonde lhe falta o "sentido"? :emoticon5: o coisa boa né!, é como no casos de farude, elas existem!, só não me pergunte como elas foram feitas... o ceticismo é uma beleza!!! :emoticon1:

O diálogo e a os debates servem justamente a este fim.
Mas evidente que vou dialogar. O primeiro post dele foi todo lido e fiz novas perguntas, você não viu? Eu vi as novas respostas do RCA e agora pretendo fazer as devidas considerações a respeito. É um processo normal.
Por que esta revolta toda? O ceticismo justamente é isso: uma postura onde vai-se tentando compreender. O cético não é cético por dogma ou imposição. Ele nasceu, recebeu informações a passou a questioná-las. Como não obteve respostas racionais satisfatórias, segue com as questões em aberto. Quando alguma resposta faz sentido ( e creia, um monte de coisas fazem sentido para o cético), ele aceita, embora continue aberto sempre a novas formas de diálogo. O único senão é obter respostas herméticas e do tipo impostas por um devaneio.

videomaker

Não entendi sua resposta.

Mas foi tão simples! :emoticon5: vamos tentar de novo! se a resposta dada lhe parece absurda, vc não deveria explicar o por que do absurdo da explicação? Ou acha realmente que se deve engolir um " é absurda e pronto". Aponte o absurdo ou desista! :emoticon1:

Aproveito para repetir a velha pergunta:
Se os espíritos são limitados e sujeitos a erros como nós, só que desencarnados, como eles tinham conhecimento suficiente para escrever a "Gênese"?
E se eles estiverem enganados?

Ser limitadado nos prende em sermos iguais em conhecimento? eu posso dizer eu e vc somos limitados, mas em algumas questões eu sei mais coisas que vc,e vice e versa, certo?
Evoluidos não quer dizer sabedor de todas as coisas! e se estiverem errados, as coisas serão concertadas, qual o problema nisso? :emoticon5:
Eu poderia dizer o mesmo sobre as decisões do Judiciario! Se juizes são seres como nós, como posso confiar no julgamento deles? e agora seu Fernando... :emoticon4:

videomaker

Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu:
Fernando Silva escreveu:
videomaker escreveu:

Mas evidente que vou dialogar. O primeiro post dele foi todo lido e fiz novas perguntas, você não viu? Eu vi as novas respostas do RCA e agora pretendo fazer as devidas considerações a respeito. É um processo normal.
Por que esta revolta toda? O ceticismo justamente é isso: uma postura onde vai-se tentando compreender. O cético não é cético por dogma ou imposição. Ele nasceu, recebeu informações a passou a questioná-las. Como não obteve respostas racionais satisfatórias, segue com as questões em aberto. Quando alguma resposta faz sentido ( e creia, um monte de coisas fazem sentido para o cético), ele aceita, embora continue aberto sempre a novas formas de diálogo. O único senão é obter respostas herméticas e do tipo impostas por um devaneio.

Não tinha visto! mas ainda acho que pra quem frequentou uma instituição espirita, tem umas perguntas que não se sabe como não foram esclarecidas! a não ser que... diz ai. :emoticon1:

Apocaliptica

videomaker escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Acauan escreveu:
Apocaliptica escreveu:4. Apenas 1 espírito encarna no nosso corpo durante toda a vida? Ou seja, é sempre o mesmo? Troca ou coabitam?

345 A união entre o Espírito e o corpo é definitiva desde o momento da concepção? Durante esse primeiro período o Espírito poderia renunciar ao corpo designado?

– A união é definitiva no sentido de que nenhum outro Espírito poderá substituir o que está designado para aquele corpo. Mas, como os laços que o unem são muito frágeis, fáceis de se romper, podem ser rompidos pela vontade do Espírito, se este recuar diante da prova que escolheu; nesse caso, a criança não vive.

O Livro dos Espíritos, Allan Kardec, Parte Segunda – Capítulo 7, Retorno à vida corporal, Prelúdio do retorno, União da alma e do corpo. Aborto

QUE HOR-ROR!!!

Mas todo o trabalho e expectativa da família, a gravidez toda, o parto e tudo mais? Inútil? Como os espíritos dos pais reagem a esta postura irresponsável?

videomaker

Fernando Silva escreveu:
videomaker escreveu:

E o sofrimento dos pais, não conta?
Ah sim, eles mereceram...

Se já sabe a resposta porque pergunta seu Fernando?
Desculpe se essa coisa do merecimento incomoda tanto, nos perdoe.
:emoticon1:

Apocaliptica

videomaker escreveu:
Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu:
Fernando Silva escreveu:
videomaker escreveu:

Não tinha visto! mas ainda acho que pra quem frequentou uma instituição espirita, tem umas perguntas que não se sabe como não foram esclarecidas! a não ser que... diz ai. :emoticon1:

Por que você se coloca sempre na posição de jocosidade e achando que os que não concordam com as "verdades" da DE ( para vocês a palavra é "entendem")?
Freqüentei mais de uma instituição, kardecistas, uma que é a principal aqui no centro de POA, outra num bairro próximo ao que vivi até meus 24 anos ( onde eu tomava passes e assisti a algumas palestras), e uma outra onde me levaram quando criança, cheia de gente estranha, eu me senti muito mal lá.
Sempre que tive alguma crise na vida e comentei com alguém ( inclusive os espírtas na família) tive que ouvir que meu espírito estava perturbado por eu não dar vazão à minha mediunidade, que eu precisava desenvolver. Cheguei a ficar seriamente preocupada com isto. Mas a loucura era tanta se eu entrasse nisso ( pelo que vi nos comportamentos de espíritas que conheci ), que fugi (saudavelmente) daquilo.

Por que duvida de mim e forma tão prepotente? Isto é muito, muito feio.

videomaker

Apocaliptica escreveu:
videomaker escreveu:
Apocaliptica escreveu:
Acauan escreveu:

QUE HOR-ROR!!!

Mas todo o trabalho e expectativa da família, a gravidez toda, o parto e tudo mais? Inútil? Como os espíritos dos pais reagem a esta postura irresponsável?

"TODAS AS COISAS" tem seu aprendizado, e para que aquele que sofre, aprenda com a situação! não existe o injusto que pra vc parece ser patente! Questão de merecimento apenas!

Trancado