Desculpe-me a demora em responder, mas vejamos.Caio escreveu: Não acredito nisto, pois DEUS pode conhecer o futuro sem alterá-lo e logo posso escolher, e independente de quantas vezes eu mude de opinião ele sempre saberá qual vai ser minha decisão final.
Mas, Caio, o foco central da predestinação é uma ESCOLHA DIVINA, totalmente arbitrária e que, salvo engano, NÃO está vinculada a onisciência divina. Ou seja, os três deuses cristãos aí não fizeram uma escolha baseada em presciência. Essa posição inclusive teria sido rejeitada em algum sínodo calvinista. Os deuses cristãos ESCOLHERAM alguns para a salvação e essa escolha não depende de mudanças de decisão dos escolhidos.Caio escreveu: Sendo assim não me importo "muito" com Calvinismo e outros porque penso assim: Se alguém se torna evangélico e deixa de ser evangélico para se tornar alguém muito ruím, isto está dentro dos decretos permissíveis de DEUS, logo ele não desconverteu está pessoa com o intuito de condená-la. Por outro lado se alguém já nasce salvo e mesmo que no final da vida se desvie do caminho, mas poucos segundos antes de morrer volta para DEUS? Podemos repetir: Uma vez salvo, salvo para sempre.
É... Sempre dá esse problema em debates. Os debatedores cristãos que por aqui aparecem nunca são efetivamente militantes das igrejas cristãs. São do tipo "católico, mas não muito", "presbiteriano, mas não muito", "evangélico, mas não muito"... E por aí vai. É muito difícil encontrar algum debatedor que vista a camisa da sua fé e da religião à qual se diz vinculado. E assim você é só mais um no bando. Não é calvinista, nem arminiano... Parece fazer como em geral fazem os protestantes: pegam os textos bíblicos que interessam e disfarçam os que não interessam. Fazem questão de tornar verdadeira a frase: " A Bíblia é como uma velha rabeca que toca qualquer toada..."Caio escreveu: Não gosto de dar ênfase no calvinismo ou qualquer verdade arminiana, todos os dois lados podêm ser ""vencidos"" pela simples onisciência de DEUS. Eu não misturo as coisas, eu faço um link entre elas e pra mim tudo se encaixa muito bem. Só me esforço para não fugir da palavra de DEUS, pois esta é inquestionável ao meu ponto de vista.
Bem, como espírita, entendo que a onisciência divina é um dos atributos de Deus. Só que no Espiritismo há uma ENORME diferença com relação ao Cristianismo. Neste, há perdição eterna; no Espiritismo não. Acho uma piada de muito mal gosto um cristão vir me falar que seus três deuses são cheios de amor, bondade e justiça... Temos situações completamente absurdas, que Kardec já questionou há muito tempo, e que nunca nos foram satisfatoriamente respondidas. Se um filho meu fosse fazer alguma coisa que eu já soubesse que ia dar errado, mas que não teria maiores consequências e ele poderia corrigir e fazer a coisa certa, eu poderia permitir isso. Serviria de aprendizado e evolução intelectual para a minha criança. Mas se ele fosse fazer ou ficar exposto algo que lhe resultaria em morte para si, certamente eu jamais permitiria. Ora, se os deuses cristãos mandarão almas para o Céu ou para o Inferno com base apenas num ato de bajulação... (aceitar a Cristo...). Só vocês cristãos para ver alguma bondade nisso.Caio escreveu: Sobre DEUS, só existe um, que se traduz em uma "tri-unidade", é interessante pois Jesus não teve nenhuma mulher pelo fato disto não estar nos planos de DEUS. ELE mesmo foi ao deserto guiado por DEUS, quem gostaria de estar no deserto? sem alimento, com um clima ruím e etc, Mas JESUS tinha tanto interesse em cumprir a vontade de DEUS que assim o fez, e o espírito santo? trabalha realizando a vontade do senhor "somente". Percebeu que apesar de serem pai, filho e espírito são uma unidade? ele e o pai são "um".
Não, não percebi nada e não entendi lhufas. Se o Pai é Deus, se o Filho é Deus e se o Espírito Santo é Deus, então temos três DEUSES. 1+1+1=3. Vai ter de se esforçar mais para me dar uma diferença plástica entre três Deuses fazendo o papel de Um e Um Deus em triunidade.Caio escreveu: Sobre a criação de satanás, é óbvio que DEUS não gostou da revolta do mesmo, porém nem sempre pelo fato de DEUS ver o futuro ele o altera. Ele se permite criar coisas que podem ser boas ou ruíns no futuro. Se serão boas, graças sejam dadas a ELE se serão ruíns, ele pode limitar estas coisas de forma que o mal não destrua por completo o homem, pois quando se fez necessário, DEUS deu seu único filho para nos purificar e pagar nossa dívida com o pecado.
Bem, se o cristão fica feliz de crer em três deuses tão burros... Caio escreveu: Sobre a questão do Hitler, não tem jeito! salvos só com Cristo, não adianta ser um bom mocinho a vida toda, pois o pecado é herdado pelo homem desde Adão, então primeiro devemos aceitar Jesus, e quem aceita Jesus """deve seguir seus passos, daí vem as boas obras""". Não somos salvos pelas boas obras, mas somente pelo arrependimento e reconhecimento de do sacrifício vivo. Se Hitler no final de sua vida aceitasse este sacrificio de coração, que só DEUS pode analizar a fundo, seria salvo enquanto bons mocinhos que negam a CRISTO não seriam.
Pois é! A Confissão de Westminster traz entre seus pontos a declaração de que "boas obras são aquelas que Deus ordena e não aquelas que, sem garantia alguma, são inventadas pelos homens. E que Deus só aceita as boas obras vindas dos regenerados. As obras vindas dos não-regenerados, mesmo que sejam matéria do que Deus ordena, são ímpias e não podem agradá-Lo".
Assim não adianta um não-cristão fazer boas obras, pois se as fizer estará PECANDO.
Esse primor de intolerância cristã é uma das coisas que me fazer renegar o verdadeiro Cristianismo.Caio escreveu: Aceitar JESUS é o ponto chave. Com relação ao interesse na salvação, poderíamos pensar que todos que o aceitam querem a salvação, mas não é bem assim, todos querem a salvação mas muitos procuram onde não há, ele nos amou primeiro devemos ter isso sempre em mente.
O tal Jesus só deu as cara há 2000 anos. Como cristão, você deve crer que o Universo foi criado há 6.000 anos, certo? Pois bem, durante os 4.000 anos que o Cristo não apareceu por aqui, como se salvavam as pessoas? E depois do seu aparecimento, só a partir de 1500 é que essa palavra chegou a outros povos... e ainda assim mal e porcamente. Enquanto ela não chegava a esses povos não alcançados, como se dava a salvação deles?Caio escreveu: Sobre a escolha que foi comparada a um assalto, é melhor mudarmos a história. Um bandido vem te assaltar e você consegue escapar, mas ele está quase te alcançando novamente. Você vê uma rua com um policial te chamando e oferecendo ajuda para te proteger. Entendeu?? As pessoas querem continuar correndo sozinhas do bandido, que muito acostumado com situações de assalto corre muito bem e não querem aceitar a ajuda do policial. Apesar da escolha errada, querem terminar a história são e salvas da morte. O problema é que o diabo não quer dineiro, ele quer nossa vida eterna.
Digitei um pouco rápido e peço desculpas se houver algum erro, já reparei que isto incomoda muito os membros do fórum, estou procurando melhorar. até mais!!
Exemplo idiota. Mas em se tratando de predestinação, o Diabo não precisa fazer, nem querer coisa alguma: só tem de ficar sossegado no seu canto, contabilizando as almas que os Deuses cristãos criaram só para ele.