Alguns Problemas de Descrição nos Fenômenos Espíritas

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Deise Garcia
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Re: Re.: Alguns Problemas de Descrição nos Fenômenos Espírit

Mensagem por Deise Garcia »

APODman escreveu:
Deise Garcia escreveu:
Mas eu diria a mesma coisa que disse Ian Stevenson -- "não se pode recriar também o impacto de um meteoro ou de uma explosão vulcânica, e isto não quer dizer que não seja possível conduzir uma pesquisa significativa a respeito desses fenômenos".




Stevenson disse isto Deise ?

Caso positivo, vc possui a referência de onde foi dito ?

[ ]´s


Disse sim, Apodzinho! Isto foi dito no livro "A busca de evidências científicas da reencarnação", editora Sextante, escrito pelo jornalista Tom Shroder, que o acompanhou em uma das suas expedições!

:emoticon4:


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Flavio Costa
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Re: Re.: Alguns Problemas de Descrição nos Fenômenos Espírit

Mensagem por Flavio Costa »

Karasu escreveu:Ah, vai; Shidarta abriria essa exceção, não é? :emoticon1:

Acho que não, não é recomendável. :emoticon13:
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Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
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Acauan
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Re: Re.: Alguns Problemas de Descrição nos Fenômenos Espírit

Mensagem por Acauan »

Flavio Costa escreveu:Uma piada, cada vez que eu leio essas coisas, mais me convenço de que o Espiritismo, de científico, hoje, NADA tem. É apenas mais uma religião.


Ou nem isto, já que faltam ao Espiritismo teologia e ritualística autênticas e próprias.
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Acauan
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Mensagem por Acauan »

salgueiro escreveu:
Acauan escreveu: ....logo não é científico dentro dos padrões atualmente aceitos.

Mudanças acontecem, jamais subestimo a engenhosidade e inteligência humana. É só uma questão de tempo.


Sal,

O modelo Popperiano é criticado por muitos por estabelecer limites muito modestos para a ciência.
Se o Espiritismo não conseguiu se enquadrar nem dentro destes limites, dificilmente se enquadrará em outros mais exigentes.
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Deise Garcia
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Re: Re.: Alguns Problemas de Descrição nos Fenômenos Espírit

Mensagem por Deise Garcia »

Acauan escreveu:
Flavio Costa escreveu:Uma piada, cada vez que eu leio essas coisas, mais me convenço de que o Espiritismo, de científico, hoje, NADA tem. É apenas mais uma religião.


Ou nem isto, já que faltam ao Espiritismo teologia e ritualística autênticas e próprias.


Que maravilha! A terceira revelação teria que ter teologia e rituais! Mas então ... para que precisaríamos de uma terceira revelação?


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salgueiro
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Mensagem por salgueiro »


O argumento da doutrina ser sincrética, a meu ver faz todo o sentido. O espírito acompanha o homem desde os primórdios com suas manifestações, seria ingenuidade pensar que a chamada terceira revelação fosse algo inédito saído do nada.

Bjs


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salgueiro
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Mensagem por salgueiro »

Acauan escreveu:
salgueiro escreveu:
Acauan escreveu: ....logo não é científico dentro dos padrões atualmente aceitos.

Mudanças acontecem, jamais subestimo a engenhosidade e inteligência humana. É só uma questão de tempo.


Sal,

O modelo Popperiano é criticado por muitos por estabelecer limites muito modestos para a ciência.
Se o Espiritismo não conseguiu se enquadrar nem dentro destes limites, dificilmente se enquadrará em outros mais exigentes.


O ponto não é o de exigência e sim diferente

Bjs


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APODman
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Re: Re.: Alguns Problemas de Descrição nos Fenômenos Espírit

Mensagem por APODman »

Deise Garcia escreveu:
APODman escreveu:
Deise Garcia escreveu:
Mas eu diria a mesma coisa que disse Ian Stevenson -- "não se pode recriar também o impacto de um meteoro ou de uma explosão vulcânica, e isto não quer dizer que não seja possível conduzir uma pesquisa significativa a respeito desses fenômenos".




Stevenson disse isto Deise ?

Caso positivo, vc possui a referência de onde foi dito ?

[ ]´s


Disse sim, Apodzinho! Isto foi dito no livro "A busca de evidências científicas da reencarnação", editora Sextante, escrito pelo jornalista Tom Shroder, que o acompanhou em uma das suas expedições!

:emoticon4:



Interessante, bem revelador sobre Stevenson, será utilizado algum dia.

Valeu Deise

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Flavio Costa
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Re: Re.: Alguns Problemas de Descrição nos Fenômenos Espírit

Mensagem por Flavio Costa »

Deise Garcia escreveu:
Acauan escreveu:
Flavio Costa escreveu:Uma piada, cada vez que eu leio essas coisas, mais me convenço de que o Espiritismo, de científico, hoje, NADA tem. É apenas mais uma religião.


Ou nem isto, já que faltam ao Espiritismo teologia e ritualística autênticas e próprias.


Que maravilha! A terceira revelação teria que ter teologia e rituais! Mas então ... para que precisaríamos de uma terceira revelação?


O que o Acauan está falando é que, além de não ser-lhe outorgado o reconhecimento como ciência, o Espiritismo também não atende plenamente às características que definem uma religião. O que não quer dizer que ele tenha que ser.

Mas na Umbanda é diferente, ela é o Espiritismo com identidade bem resolvida. Nunca vi umbandista dizendo que é cientista.
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Acauan
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Mensagem por Acauan »

salgueiro escreveu:
O argumento da doutrina ser sincrética, a meu ver faz todo o sentido. O espírito acompanha o homem desde os primórdios com suas manifestações, seria ingenuidade pensar que a chamada terceira revelação fosse algo inédito saído do nada.


Se não é inédito, não é revelação.
Não é possível revelar algo que todo mundo já sabe.
Nós, Índios.

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Acauan
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Re: Re.: Alguns Problemas de Descrição nos Fenômenos Espírit

Mensagem por Acauan »

Flavio Costa escreveu:
Deise Garcia escreveu:
Acauan escreveu:
Flavio Costa escreveu:...Espiritismo, de científico, hoje, NADA tem. É apenas mais uma religião.

Ou nem isto, já que faltam ao Espiritismo teologia e ritualística autênticas e próprias.

Que maravilha! A terceira revelação teria que ter teologia e rituais! Mas então ... para que precisaríamos de uma terceira revelação?
...O Espiritismo também não atende plenamente às características que definem uma religião.


É isto.
Religião é a ligação com Deus, ou, no caso específico do Budismo, com a plena transcendência.
Para que uma religião seja completa, precisa deixar claro o que significa Deus (ou plena transcendência), o que é feito pela teologia, e como se dá a ligação com ele, que é feito pela ritualística.
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Acauan
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Mensagem por Acauan »

salgueiro escreveu:
Acauan escreveu:Sal,

O modelo Popperiano é criticado por muitos por estabelecer limites muito modestos para a ciência.
Se o Espiritismo não conseguiu se enquadrar nem dentro destes limites, dificilmente se enquadrará em outros mais exigentes.


O ponto não é o de exigência e sim diferente.


Qual é exatamente o ponto então?
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Deise Garcia
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Re: Re.: Alguns Problemas de Descrição nos Fenômenos Espírit

Mensagem por Deise Garcia »

APODman escreveu:
Deise Garcia escreveu:
APODman escreveu:
Deise Garcia escreveu:
Mas eu diria a mesma coisa que disse Ian Stevenson -- "não se pode recriar também o impacto de um meteoro ou de uma explosão vulcânica, e isto não quer dizer que não seja possível conduzir uma pesquisa significativa a respeito desses fenômenos".




Stevenson disse isto Deise ?

Caso positivo, vc possui a referência de onde foi dito ?

[ ]´s


Disse sim, Apodzinho! Isto foi dito no livro "A busca de evidências científicas da reencarnação", editora Sextante, escrito pelo jornalista Tom Shroder, que o acompanhou em uma das suas expedições!

:emoticon4:



Interessante, bem revelador sobre Stevenson, será utilizado algum dia.

Valeu Deise

[ ]´s


Será que notei uma ponta de ironia no seu post? Você, como tantos outros, julgam Stevenson impiedosamente!
É uma pena! Mas, ainda uma vez, em concordância com Stevenson digo que "se os hereges pudessem ser queimados vivos nos dias de hoje, os cientistas - sucessores dos teólogos, que queimavam qualquer um que negasse a existência de almas no século XVI - hoje queimariam aqueles que afirmam que elas não existem.


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Deise Garcia
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Re: Re.: Alguns Problemas de Descrição nos Fenômenos Espírit

Mensagem por Deise Garcia »

Flavio Costa escreveu:
Deise Garcia escreveu:
Acauan escreveu:
Flavio Costa escreveu:Uma piada, cada vez que eu leio essas coisas, mais me convenço de que o Espiritismo, de científico, hoje, NADA tem. É apenas mais uma religião.


Ou nem isto, já que faltam ao Espiritismo teologia e ritualística autênticas e próprias.


Que maravilha! A terceira revelação teria que ter teologia e rituais! Mas então ... para que precisaríamos de uma terceira revelação?


O que o Acauan está falando é que, além de não ser-lhe outorgado o reconhecimento como ciência, o Espiritismo também não atende plenamente às características que definem uma religião. O que não quer dizer que ele tenha que ser.

Eu entendi bem o que o Acauan quis dizer! No aspecto científico já fiz minha colocação e até o momento ninguém refutou, ao menos para afirmar que eu disse uma bobagem! No mais, o Espiritismo é acima de tudo uma filosofia de vida com conotação religiosa.



Mas na Umbanda é diferente, ela é o Espiritismo com identidade bem resolvida. Nunca vi umbandista dizendo que é cientista.


A Umbanda nunca foi ou será espírita! Espírita é todo aquele que segue a linha codificada por Allan Kardec. Você nunca viu um umbandista dizer que é cientista porque está limitado ao seu círculo de amizades, mas com certeza há de convir que deve existir cientistas dizendo que são umbandistas.


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Deise Garcia
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Mensagem por Deise Garcia »

APODman escreveu:Vc pratica o ritual eucarístico no centro que frequenta ?


[ ]´s


Como é? :emoticon12:


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Deise Garcia
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Mensagem por Deise Garcia »

APODman escreveu:Os católicos reencarnacionistas


[ ]´s


Que sacanagem! :emoticon22: :emoticon22:


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Deise Garcia
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Re: Re.: Alguns Problemas de Descrição nos Fenômenos Espírit

Mensagem por Deise Garcia »

Acauan escreveu:
Flavio Costa escreveu:
Deise Garcia escreveu:
Acauan escreveu:
Flavio Costa escreveu:...Espiritismo, de científico, hoje, NADA tem. É apenas mais uma religião.

Ou nem isto, já que faltam ao Espiritismo teologia e ritualística autênticas e próprias.

Que maravilha! A terceira revelação teria que ter teologia e rituais! Mas então ... para que precisaríamos de uma terceira revelação?
...O Espiritismo também não atende plenamente às características que definem uma religião.


É isto.
Religião é a ligação com Deus, ou, no caso específico do Budismo, com a plena transcendência.
Para que uma religião seja completa, precisa deixar claro o que significa Deus (ou plena transcendência), o que é feito pela teologia, e como se dá a ligação com ele, que é feito pela ritualística.


Mas a função do Espiritismo é exatamente quebrar dogmas e rituais para que se possa chegar a pureza da doutrina instituida pelo Cristo. O espírita é antes de tudo um revolucionário como o próprio Cristo porque não dobra mais seus joelhos diante dos ídolos, repudia a mentira e não permite que cerceiem seu pensamento. A terceira revelação, mantendo tudo como é, não haveria razão de ser!


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Aurelio Moraes
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Re.: Alguns Problemas de Descrição nos Fenômenos Espíritas

Mensagem por Aurelio Moraes »

O espírita é antes de tudo um otário que acredita nas merdas do allan kardec.

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salgueiro
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Mensagem por salgueiro »

Acauan escreveu:
salgueiro escreveu:
O argumento da doutrina ser sincrética, a meu ver faz todo o sentido. O espírito acompanha o homem desde os primórdios com suas manifestações, seria ingenuidade pensar que a chamada terceira revelação fosse algo inédito saído do nada.


Se não é inédito, não é revelação.
Não é possível revelar algo que todo mundo já sabe.


Mas foi por isso que coloquei como a "chamada" terceira revelação. Porque a meu ver, ela reúne o conhecimento espalhado ao longo do tempo por outras religiões

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Mensagem por salgueiro »

Acauan escreveu:
salgueiro escreveu:
Acauan escreveu:Sal,

O modelo Popperiano é criticado por muitos por estabelecer limites muito modestos para a ciência.
Se o Espiritismo não conseguiu se enquadrar nem dentro destes limites, dificilmente se enquadrará em outros mais exigentes.


O ponto não é o de exigência e sim diferente.


Qual é exatamente o ponto então?


O método científico por Popper será o último ? Não poderá existir uma forma de avaliação diferente ?

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Mensagem por salgueiro »

APODman escreveu:Interessante, bem revelador sobre Stevenson, será utilizado algum dia.

Valeu Deise


Que tipo de uso ?

Bjs


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Acauan
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Mensagem por Acauan »

salgueiro escreveu: O método científico por Popper será o último ? Não poderá existir uma forma de avaliação diferente ?


Já existem outras abordagens para a Ciência que não a Popperiana, algumas propõe a substituição do princípio de falseabilidade por um princípio de veracidade.
O problema, como disse, é que se o Espiritismo não atendeu às exigências Popperianas, que são modestas, dificilmente atenderá aos outros modelos existentes ou que venham a ser propostos, que são e possivelmente serão, mais exigentes.
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Mensagem por Acauan »

salgueiro escreveu:
Acauan escreveu:Se não é inédito, não é revelação.
Não é possível revelar algo que todo mundo já sabe.


Mas foi por isso que coloquei como a "chamada" terceira revelação. Porque a meu ver, ela reúne o conhecimento espalhado ao longo do tempo por outras religiões.


Então não é uma revelação, é uma compilação.
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Re: Re.: Alguns Problemas de Descrição nos Fenômenos Espírit

Mensagem por Acauan »

Deise Garcia escreveu:Mas a função do Espiritismo é exatamente quebrar dogmas e rituais para que se possa chegar a pureza da doutrina instituida pelo Cristo. O espírita é antes de tudo um revolucionário como o próprio Cristo porque não dobra mais seus joelhos diante dos ídolos, repudia a mentira e não permite que cerceiem seu pensamento. A terceira revelação, mantendo tudo como é, não haveria razão de ser!


Jesus de Nazaré não era um revolucionário e sim um reformista, como fica claro na proposição de que ele não veio para mudar um til da lei (Mateus 5:18) e outras.

Para o Espiritismo ser uma religião revolucionária, teria que romper completamente com o cristianismo, o que não faz, e propor sua própria cosmogonia, teologia e ritualística, o que faz menos ainda.
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O ENCOSTO
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Re: Re.: Alguns Problemas de Descrição nos Fenômenos Espírit

Mensagem por O ENCOSTO »

Deise Garcia escreveu:
Acauan escreveu:É isto.
Religião é a ligação com Deus, ou, no caso específico do Budismo, com a plena transcendência.
Para que uma religião seja completa, precisa deixar claro o que significa Deus (ou plena transcendência), o que é feito pela teologia, e como se dá a ligação com ele, que é feito pela ritualística.


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Quebrar Dogmas????????

Já quebraram o Dogma do Karma?

Já quebraram o Dogma da caridade?

Já que braram o dogma da necessidade de reencarnar várias vezes para conquistar a "evolução"?

O espiritismo não quebra dogma algum. Ele, no máximo, troca um por outro. Exemplo claro é o dogma cristão da salvação por intermedio da aceitação de cristo como salvador. Para o kardecismo, você mesmo é o seu salvador (mais um dogma).
O ENCOSTO


http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Trancado