Os computadores poderão pensar?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
g0n

Mensagem por g0n »

Sim, pode escapar. O teorema de Godel é aplicado a um determinado sistema, mas podemos fazer a decisão recorrendo a outro sistema. Mas o novo sistema é indecidivel dentro de si mesmo... e assim sucessivamente. É o que eu percebi do teorema da incompletude. Não importa o que façamos. Há sempre indecisão. Há sempre um axioma e teoremas.

videomaker

Re: Re.: Os computadores poderão pensar?

Mensagem por videomaker »

Fernando Silva escreveu:
videomaker escreveu:
o pensador escreveu:
Fernando Silva escreveu:Acho que não se podem levar a sério foristas que usam personagens de desenho animado como prova de alguma coisa.

Vc nâo entendeu nada Fernando :emoticon13:

Pensador pro cara , um ser humano e um Pc são exatamente iguais , ausente de um espirito é claro !
Perdoa o cara vai !!!!
:emoticon13:

Neste fórum e em outros, acostumei-me a ver besteiras ditas a sério. E a resposta do Videomaker acima confirma meu ponto de vista.

Afinal , PC tem ou não alma ? :emoticon5:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Spitfire

Re.: Os computadores poderão pensar?

Mensagem por Spitfire »

Isto que você chama de alma, para nós, céticos, é chamado de consciência.
Alma não tem nada a ver com a questão (talves só nas fantasias delirantes dos espíritas).

A questão é, poderá um dia uma máquina ter consciência de si própria?

Na minha opinião é só uma questão de tempo e tecnologia. :emoticon4:

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Azathoth escreveu:
videomaker escreveu:Qual bioquimica ?
Qual a quimica do AMOR ?
Tens a formula ?

Grandes quantidades de chocolate surtem o mesmo efeito.

Espinhas e diarréia?
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Spitfire

Re.: Os computadores poderão pensar?

Mensagem por Spitfire »

Depois da definição de "amor" que um colega forista deu, acho até melhor não programar este tipo de sentimento em uma máquina... pode ser muito difícil desliga-la depois. :emoticon12:

Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Spitfire escreveu:Depois da definição de "amor" que um colega forista deu, acho até melhor não programar este tipo de sentimento em uma máquina... pode ser muito difícil desliga-la depois. :emoticon12:

Outro exemplo: o garoto andróide de "Inteligência Artificial", programado para amar sua "mãe" humana. Talvez seja melhor ir aos poucos.

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Alguns críticos de IA hard se baseiam no teorema da incompletude, mas ele não é aplicável a qualquer sistema formal.

Mas vamos partir do princípio que ele seja aplicável ao que rege o intelecto; o que nos impede de criar uma máquina suficientemente complexa capaz de evoluir que acabe desenvolvendo consciência?

Daniel Dennett julga que o teste de Turing é suficiente para determinar IA.

Trancado