Mucuna escreveu:Apo escreveu:Fernando Silva escreveu:DIG escreveu:O ENEM é 1 bosta...
Mas é o que existe até se criar coisa melhor.
Por outro lado, como já citaram no RV, algumas provas são meio tendenciosas, testando mais as ideologias dos alunos que seus conhecimentos objetivos.
Neste caso, o que estaria sendo avaliado é a capacidade de doutrinação das escolas ou até que ponto a doutrinação funcionou.
No futuro, a base de dados poderia servir para perseguições por parte de uma ditadura de esquerda.
É o que se inventou e é totalmente dispensável. Não vejo no que o ENEM vá contribuir para o currículo de um bom aluno ou o foco de sua vida estudantil ou profissional.
Só para ficar se comparando e as escolas entre si? Lixo.
Na verdade, vejo no ENEM algo fundamental para o (podre) processo de "macdonaldização da escola", pelo que andei lendo.
Nesta implementação de tratar a educação como uma mercadoria padronizada e normatizada pelo
mercado, era previsto uma forma de avaliação global de todas as instituições.
Meu posicionamento não é ser de esquerda ou direita, e sim atentar para os reais objetivos e problemas existentes. Quando algo ruim, injusto, etc, passa a ser considerado "normal", a tendencia é as pessoas não quererem ficar discutindo o ponto comum, ficando longe de soluções e melhoras possíveis.
Manutenção do poder...
Estado, etc. Ela é também o lugar onde essas instituições e o conjunto das relações sociais são pensados ou interpretados por meio das idéias – jurídicas, pedagógicas, morais, religiosas, científicas, filosóficas, artísticas, políticas, etc. Produzida pela divisão social do trabalho que a cinde em classes contraditórias, a sociedade civil se realiza como luta de classes. A luta de classes não é apenas o confronto armado das classes, mas está presente em todos os procedimentos institucionais, político, policiais, legais, ilegais de que a classe dominante lança mão para manter sua dominação, indo desde o modo de organizar o processo de trabalho (separando os trabalhadores uns dos outros e separando a esfera de decisão e de controle do trabalho da esfera de execução, deixando esta última para os trabalhadores) e o modo de se apropriar dos produtos (pela exploração da mais-valia e pela exclusão dos trabalhadores do usufruto dos bens que produziram), até as normas do Direito e o funcionamento do Estado. Ela está presente também em todas as ações dos trabalhadores da cidade e do campo para diminuir a dominação e a exploração, indo desde a luta pela diminuição da jornada de trabalho, o aumento de salários, as greves, a criação de sindicatos livres até a formação de movimentos políticos para derrubar a classe dominante. A luta de classes é o quotidiano da sociedade civil. Está na política salarial, sanitária e educacional, está na propaganda e no consumo, está nas greves e nas eleições, está nas relações entre pais e filhos, professores e estudantes, policiais e povo, juízes e réus, patrões e empregados.
Autora: Marilena Chauí
Título: O que é ideologia
Revisor: José E. Andrade
Data da Digitalização: 2004
Data Publicação Original: 1980, p. 29