Índios são treinados pelo Exército

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Aurelio Moraes
Contato:

Índios são treinados pelo Exército

Mensagem por Aurelio Moraes »

Imagem

Índios são usados em exercícios do Exército

Antero Gomes - Extra

RIO - Índios com blusas de malha e sandálias havaianas não causam mais espanto a ninguém. Mas, acrescente-se a essa imagem populações indígenas empunhando armas militares em terras brasileiras, e a surpresa será inevitável.

É o que mostram documentos oficiais aos quais o jornal "Extra" teve acesso. Militares das Forças Especiais do Exército estão usando índios, inclusive mulheres, em exercícios de guerra no interior do país. Nos treinamentos há até fuzis.

O comando confirmou as informações, mas alegou que a participação é voluntária e sem uso de munição. Os exercícios seriam feitos anualmente com índios e descendentes, informação que causou surpresa e indignação entre autoridades e antropólogos. Essas atividades fazem parte de um treinamento da Brigada de Operações Especiais, que atua no Rio, em Goiás e no Amazonas.

- O uso de índios não tem a aprovação da Fundação Nacional do Índio (Funai). Isso vale para descendentes, que também são índios - diz o procurador-geral da Funai, Luiz Villares.

Nas fotos às quais o "Extra" teve acesso, há índios mirando em fuzis de assalto Colt M16, orientados por instrutores militares. Para o presidente da Federação Nacional dos Cabos Taifeiros e Soldados Militares (Fenbem), José Alvez Firmino, trata-se de treinamento de guerrilha. O Exército contesta. Alega que os exercícios são para treinamento da tropa, não de civis. Seria uma simulação para tempos de guerra, em que os índios fariam o papel de militares.

- Vamos pedir para o Ministério Público Federal investigar. Vou mandar um pedido de explicações ao Exército, orientando que eles não podem fazer isso, para que parem - diz Villares.

Imagem

Imagem

Comunicado do Exército fala em descendentes de índios

Extra

RIO - O Exército informou que os slides do CD-ROM ao qual o jornal "Extra" teve acesso são de adestramentos em diversas regiões do país, em diferentes épocas. Segundo o comunicado assinado pelo Centro de Comunicação Social do Exército, o CD foi feito "para divulgação e não tem fins sigilosos, tampouco contém procedimentos ilegais".

Ainda segundo a nota, "esse tipo de atividade tem como base a prática de 40 anos de trabalho das Forças Especiais junto a comunidades indígenas ou descendentes".

O comando acrescenta ainda que é comum o treinamento com civis voluntários, não necessariamente índios. "Na Amazônia, quase todas as comunidades do interior são de descendentes de índios, o que provavelmente pode confundir um observador desavisado".

http://oglobo.globo.com/online/pais/mat ... 877344.asp

Megas

Mensagem por Megas »

Qual é a finalidade dos treinamentos?
Morando aqui nessa cidade enfrentamos muitos delinquentes
Em alta velocidade no carro robo gigante.
Eu, me amaro, robos gigantes
Nós, lutamos, robos gigantes
E as gatas, tambem, robos gigantes
...
Demais
Imagem

Aurelio Moraes
Contato:

Re.: Índios são treinados pelo Exército

Perseguir você, Kaiser.

Megas

Re: Re.: Índios são treinados pelo Exército

Mensagem por Megas »

Mr.Hammond escreveu:Perseguir você, Kaiser.

Pomba!
Depois eu sou imaturo.

Ai eu quero saber por que o treinamento dos indios?
O que vão combater?

E Kaiser a bosta, é Megas.
Morando aqui nessa cidade enfrentamos muitos delinquentes
Em alta velocidade no carro robo gigante.
Eu, me amaro, robos gigantes
Nós, lutamos, robos gigantes
E as gatas, tambem, robos gigantes
...
Demais
Imagem

Aurelio Moraes
Contato:

Você é disléxico? Tem algum problema cerebral? Você não leu a notícia toda, não é?

"
Ainda segundo a nota, "esse tipo de atividade tem como base a prática de 40 anos de trabalho das Forças Especiais junto a comunidades indígenas ou descendentes".

O comando acrescenta ainda que é comum o treinamento com civis voluntários, não necessariamente índios. "Na Amazônia, quase todas as comunidades do interior são de descendentes de índios, o que provavelmente pode confundir um observador desavisado". "

Você devia só voltar ao RV quando tivesse uns 17 ou 18 anos.

Acauan
Moderador
Gênero: Masculino

Re: Índios são treinados pelo Exército

Mensagem por Acauan »

Mr.Hammond escreveu:O comando acrescenta ainda que é comum o treinamento com civis voluntários, não necessariamente índios. "Na Amazônia, quase todas as comunidades do interior são de descendentes de índios, o que provavelmente pode confundir um observador desavisado".

Dããããã....

Quem é o imbecil do porta-voz que fala em nome de "o comando" desta unidade militar?
Qual a diferença entre Índio e descendente de Índio???

Até onde sei, descendentes de brancos são brancos, descendentes de negros são negros, mas, por algum mistério da natureza, descendentes de Índios parecem não ter etnia definida.

Pelo jeito, o tal "o comando" define como Índio quem vive pelado no meio do mato, sendo que se um "descendente" cometer o crime de resolver ir morar numa casa com eletricidade deixa de ser considerado Índio imediatamente.

Sobre as unidades militares no Mato Grosso e Amazônia, para quem não sabe (e se quiser saber basta olhar uma foto de uma destas tropas formadas), praticamente todos os soldados que servem nestas regiões são Índios, com maior ou menor grau de miscigenação, mas preservando visivelmente a etnia Índigena como predominante.

Estranho que o Exército Brasileiro, que se destaca entre as armas nacionais pelo orgulho com que ostenta a diversidade étnica de seu oficialato, cometa um erro primário destes.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

O ENCOSTO
Contato:

Re.: Índios são treinados pelo Exército

Mensagem por O ENCOSTO »

De qualquer forma, vou postar isso no forum comunista. Muito interessante mesmo, Niles.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Pug

Mensagem por Pug »

Não consigo entender as pessoas que querem á força que indio viva no meio da selva, com todo o "foclore" associado ao que signifca ser-se indio.

Não penso ser trágico que o modo de vida tradicional desapareça, o que chamo por modo tradicional é a visão que se tem de um indio lembrada por Acauan.

Pelo jeito, o tal "o comando" define como Índio quem vive pelado no meio do mato, sendo que se um "descendente" cometer o crime de resolver ir morar numa casa com eletricidade deixa de ser considerado Índio imediatamente.

Essa Funai afinal serve para representar os indios ou limita-los?
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

Imagem

The Master

Mensagem por The Master »

informação realmente interessante.

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Pug escreveu:Essa Funai afinal serve para representar os indios ou limita-los?

Sei que a mim ela não representa.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Pug

Mensagem por Pug »

Fui ver o site da Funai e fico com impressão que se pretende criar reservas para preservar especie em vias de extinção...

Peço desculpa se a linguagem for ofensiva, mas parece-me que é desse modo que se olha os Indios...

A cultura e tradição deveria-se preservar, mas integrados na sociedade brasileira e não como um grupo distinto.

Esta é uma opinião de alguém que não faz ideia do que está a falar.
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido

Imagem

Washington

Mensagem por Washington »

Pug escreveu:Fui ver o site da Funai e fico com impressão que se pretende criar reservas para preservar especie em vias de extinção...

Peço desculpa se a linguagem for ofensiva, mas parece-me que é desse modo que se olha os Indios...

A cultura e tradição deveria-se preservar, mas integrados na sociedade brasileira e não como um grupo distinto.

Esta é uma opinião de alguém que não faz ideia do que está a falar.

Vida de índio é uma bosta.

Pelo que eu tive oportunidade de observar, o que eles mais querem é deixar de serem índios, só falta avisar a ralé que vive da miséria deles, a saber: Antropólogos, sociólogos, missionários, burocratas da funai, etc.
"Quando LULLA fala, o mundo se abre, se ilumina e se esclarece."
Marilena Chauí, filósofa da USP.

O triste é saber que tal figura recebe do contribuinte para dizer tais asneiras.

Chamo de pervertido um animal, uma espécie, um indivíduo, quando esse ou essa perde seus instintos, quando escolhe, prefere o que lhe é prejudicial.
F. Nietzche

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

Washington escreveu:Vida de índio é uma bosta.

Pelo que eu tive oportunidade de observar, o que eles mais querem é deixar de serem índios, só falta avisar a ralé que vive da miséria deles, a saber: Antropólogos, sociólogos, missionários, burocratas da funai, etc.

Nota: Não queremos deixar de ser Índios.
Como dito acima, Índio é etnia e quem pertence a ela não deixa de sê-lo porque deixou de viver pelado no meio do mato.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Trancado