Uma calvinista explica a ausência de livre arbítrio
- Fernando Silva
- Administrador
- Gênero: Masculino
- Contato:
Uma calvinista explica a ausência de livre arbítrio
Este é o blog de uma calvinista:
http://anjaarcanja2.multiply.com/journa ... DO_O_MUNDO
Tentei argumentar com ela sobre o absurdo da predestinação e ela me indicou estes vídeos que, adivinhem, não explicam nada:
http://anjaarcanja2.multiply.com/video/item/33/33
http://anjaarcanja2.multiply.com/video/item/32/32
Tentei argumentar com ela sobre o absurdo da predestinação e ela me indicou estes vídeos que, adivinhem, não explicam nada:
http://anjaarcanja2.multiply.com/video/item/33/33
http://anjaarcanja2.multiply.com/video/item/32/32
Re: Uma calvinista explica a ausência de livre arbítrio
Levado às últimas conclusões o calvinismo é brutal, mas também é a única interpretação fundamentalista que faz sentido lógico, que pode ser resumido em "Deus faz o que quer e se você não gostou, foda-se".
O Problema do Mal não é problema nenhum para o calvinista, uma vez que Mal, para eles, é o que Deus considera mal.
Se isto cria um paradoxo humano, de novo, foda-se, só existiria problema se criasse um paradoxo divino.
Já outras vertentes cristãs tem que cortar um sete para explicar este e outros problemas teológicos relativos a um Deus perfeito criar e manter um mundo imperfeito - que será imperfeito eternamente, uma vez que o inferno não se extinguirá segundo seus próprios preceitos.
O Problema do Mal não é problema nenhum para o calvinista, uma vez que Mal, para eles, é o que Deus considera mal.
Se isto cria um paradoxo humano, de novo, foda-se, só existiria problema se criasse um paradoxo divino.
Já outras vertentes cristãs tem que cortar um sete para explicar este e outros problemas teológicos relativos a um Deus perfeito criar e manter um mundo imperfeito - que será imperfeito eternamente, uma vez que o inferno não se extinguirá segundo seus próprios preceitos.
Nós, Índios.
Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Acauan Guajajara
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Eu não tô a fins de me registrar em mais um fórum então Fernando, faça-me um favor poste esse comentário que fiz e vejamos o que a madame acha:
Tem algum texto na Bíblia, em algum lugar, que diz que o Diabo é como um leão que ruge em busca de alguém para devorar... Que texto mais idiota! O Diabo não precisa rugir, nem buscar ninguém para devorar. Afinal Deus já criou a cota de almas que serão entregues gratuitamente ao Demo e tudo que este tem de fazer é ficar quieto no seu canto, contabilizando as almas que Deus criou só para Satanás ter com o que se divertir.
Tem algum texto na Bíblia, em algum lugar, que diz que o Diabo é como um leão que ruge em busca de alguém para devorar... Que texto mais idiota! O Diabo não precisa rugir, nem buscar ninguém para devorar. Afinal Deus já criou a cota de almas que serão entregues gratuitamente ao Demo e tudo que este tem de fazer é ficar quieto no seu canto, contabilizando as almas que Deus criou só para Satanás ter com o que se divertir.
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Botanico escreveu:Eu não tô a fins de me registrar em mais um fórum então Fernando, faça-me um favor poste esse comentário que fiz e vejamos o que a madame acha:
Já desisti. A criatura sequer tenta argumentar. Fica só repetindo "Diante de Deus, ninguém é bom" ou "Para Deus, somos como absorventes íntimos usados".
Acauan escreveu:Levado às últimas conclusões o calvinismo é brutal, mas também é a única interpretação fundamentalista que faz sentido lógico, que pode ser resumido em "Deus faz o que quer e se você não gostou, foda-se".
Com relação à Bíblia:
Calvinismo - logicamente coerente - emocionalmente insuportável.
Protestantismo - logicamente incoerente - emocionalmente suportável.
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)
Eu não consigo suportar nenhum.

Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.
- Apo
- Gênero: Feminino
Fernando Silva escreveu:Botanico escreveu:Eu não tô a fins de me registrar em mais um fórum então Fernando, faça-me um favor poste esse comentário que fiz e vejamos o que a madame acha:
Já desisti. A criatura sequer tenta argumentar. Fica só repetindo "Diante de Deus, ninguém é bom" ou "Para Deus, somos como absorventes íntimos usados".
Ein?

- Apo
Anna escreveu:Eu não consigo suportar nenhum.
Nem eu. Badalam-me os miolos e o estômago em uníssono.

Fernando Silva escreveu:Fica só repetindo "Diante de Deus, ninguém é bom" ou "Para Deus, somos como absorventes íntimos usados".

tá de sacanagem né Fernando?
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Anna escreveu:Fernando Silva escreveu:Fica só repetindo "Diante de Deus, ninguém é bom" ou "Para Deus, somos como absorventes íntimos usados".
![]()
tá de sacanagem né Fernando?
Não. Veja no blog:
Anna escreveu:Eu não consigo suportar nenhum.
É porque suas emoções estão atreladas à lógica, o que também é o meu caso. A grande maioria das pessoas possui um ligação lógica-emoção bem mais frágil.
"Três paixões, simples mas irresistivelmente fortes, governam minha vida: o desejo imenso de amar, a procura do conhecimento e a insuportável compaixão pelo sofrimento da humanidade." (Bertrand Russel)
Apo escreveu:Anna escreveu:Eu não consigo suportar nenhum.
Apo;
É como disse para Anna. No nosso caso, o que disse não se encaixa realmente (foi uma generalização). É que normalmente a lógica e emoção não estão muito atreladas dentro do universo psicológico da maioria.
- Aranha
- Contato:
Acauan escreveu:
Levado às últimas conclusões o calvinismo é brutal, mas também é a única interpretação fundamentalista que faz sentido lógico, que pode ser resumido em "Deus faz o que quer e se você não gostou, foda-se".
- Eu concodaria contigo se voce tivesse afirmado que faz MAIS sentido que o Arminianismo.
- Mas a interpretação Calvinista esbarra em muitas contradições lógicas a luz do texto bíblico também.
- Além disso o Calvinismo é baseado numa interpretação muito pé-da-letra e é uma reinterpretação de todos os outros textos a partir de algumas cartas de Paulo.
Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker
Ben Parker
O mais interessante da afirmação de que não existe livre-arbítrio é que isso tornaria totalmente sem sentido qualquer religião. Ora, para que orar, seguir preceitos e dogmas se isso não fará qualquer diferença? Todo religioso é otário, mas os calvinistas são otários ao quadrado.
Crer é o contrário de saber.
Aranha escreveu:- Eu concodaria contigo se voce tivesse afirmado que faz MAIS sentido que o Arminianismo.
O Calvinismo faz sentido exclusivamente dentro de suas premissas, como qualquer sistema lógico.
Aranha escreveu:- Mas a interpretação Calvinista esbarra em muitas contradições lógicas a luz do texto bíblico também.
Não dentro das premissas calvinistas de soberania divina.
Aranha escreveu:- Além disso o Calvinismo é baseado numa interpretação muito pé-da-letra e é uma reinterpretação de todos os outros textos a partir de algumas cartas de Paulo.
Arminianistas também são predestinistas e mesmo Católicos Romanos admitem a predestinação positiva. O problema dos dois últimos é encarar o problema do Mal, ponto no qual os calvinistas estão racionalmente mais tranquilos, mesmo que o bom senso intuitivo reaja com repulsa ao Deus que pregam.
Nós, Índios.
Acauan Guajajara
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Acauan Guajajara
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Rainorx escreveu:O mais interessante da afirmação de que não existe livre-arbítrio é que isso tornaria totalmente sem sentido qualquer religião. Ora, para que orar, seguir preceitos e dogmas se isso não fará qualquer diferença?
A resposta calvinista é "porque Deus quer assim", o que é lógico dentro da premissa calvinista da soberania divina, segundo a qual é indiferente se algo não faz sentido do ponto de vista humano.
Nós, Índios.
Acauan Guajajara
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Acauan Guajajara
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
- Apo
Edson Jr escreveu:Apo escreveu:Anna escreveu:Eu não consigo suportar nenhum.
Apo;
É como disse para Anna. No nosso caso, o que disse não se encaixa realmente (foi uma generalização). É que normalmente a lógica e emoção não estão muito atreladas dentro do universo psicológico da maioria.
Formas de ver a mesma questão. Eu já vejo como estando tão atreladas que não suportam nenhuma separação. Teorias a respeito de livre-arbítrio são nausentes porque me parecem mostrar apenas que estamos presos em uma trama contínua e sem muitas opções. Mesmo havendo centenas de opções em alguns momentos, a realidade é tão complexa que não nos permite nem entender que não existem muitos porquês para escolhermos isto ou aquilo.

Acauan escreveu:O Calvinismo faz sentido exclusivamente dentro de suas premissas, como qualquer sistema lógico.
Também penso assim. Lógica muito cruel, mas coerente.
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Acauan escreveu:A resposta calvinista é "porque Deus quer assim", o que é lógico dentro da premissa calvinista da soberania divina, segundo a qual é indiferente se algo não faz sentido do ponto de vista humano.
Por outro lado, ao pensar assim, eles deveriam admitir que é bem possível que Deus esteja mentindo e que, no fim das contas, acabe todo mundo no inferno. Por razões que não nos cabe questionar e que seríamos incapazes de compreender.
Fernando Silva escreveu:Por outro lado, ao pensar assim, eles deveriam admitir que é bem possível que Deus esteja mentindo e que, no fim das contas, acabe todo mundo no inferno. Por razões que não nos cabe questionar e que seríamos incapazes de compreender.
A resposta calvinista é que Deus poderia mentir se quisesse, mas ele optou por dizer só a verdade:
Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?
Números 23
Isto, claro, entra em conflito com a declaração de arrependimento divino por ocasião do dilúvio, mas para isto eles têm aquele cabedal de explicações interpretativas que são um pé no saco.
Nós, Índios.
Acauan Guajajara
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Acauan Guajajara
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Acauan escreveu:
A resposta calvinista é que Deus poderia mentir se quisesse, mas ele optou por dizer só a verdade:Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?
Números 23
Isto, claro, entra em conflito com a declaração de arrependimento divino por ocasião do dilúvio, mas para isto eles têm aquele cabedal de explicações interpretativas que são um pé no saco.
Tá ai outra coisa que nunca entendi. O Deus onisciente se arrepende, duas vezes seguidas, precisa de provas e não consegue achar Adão no meio do mato (ou brinca de esconde-esconde, sei lá.) Haja malabarismo.

"Filipenses 1:18 - Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisso me regozijo, e me regozijarei ainda."(Paulo de Tarso)
Mesmo se Deus(es) existir(em) os motivos para a crença nele(s) estão errados.
Mesmo se Deus(es) existir(em) os motivos para a crença nele(s) estão errados.
Rapidfire escreveu:Acauan escreveu:
A resposta calvinista é que Deus poderia mentir se quisesse, mas ele optou por dizer só a verdade:Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?
Números 23
Tá ai outra coisa que nunca entendi. O Deus onisciente se arrepende, duas vezes seguidas, precisa de provas e não consegue achar Adão no meio do mato (ou brinca de esconde-esconde, sei lá.) Haja malabarismo.
"Deus" era outro humano que achou uma forma de enganar adão e eva, que enganam outros até hoje

- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Ainda há uma outra possibilidade: Deus não mente. Apenas não escolheu ninguém para levar para o céu. Vai a humanidade inteira para o inferno e não nos cabe achar justo nem injusto.
Ou então ele não mente, mas nós entendemos tudo errado porque estava fora de nosso alcance.
Ou então ele não mente, mas nós entendemos tudo errado porque estava fora de nosso alcance.
Fernando Silva escreveu:Ainda há uma outra possibilidade: Deus não mente. Apenas não escolheu ninguém para levar para o céu. Vai a humanidade inteira para o inferno e não nos cabe achar justo nem injusto.
Os calvinistas aí aludiriam à doutrina da salvação pelo sacrifício vicário e as cinco solas: Sola Scriptura, Sola Christus, Sola Gratia, Sola Fide, Soli Deo.
Fernando Silva escreveu:Ou então ele não mente, mas nós entendemos tudo errado porque estava fora de nosso alcance.
Desta possibilidade os calvinistas não tem como fugir.
Nós, Índios.
Acauan Guajajara
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Acauan Guajajara
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
- Aranha
- Contato:
Acauan escreveu:Aranha escreveu:- Eu concodaria contigo se voce tivesse afirmado que faz MAIS sentido que o Arminianismo.
O Calvinismo faz sentido exclusivamente dentro de suas premissas, como qualquer sistema lógico.
- No entanto, ele é derivado do texto bíblico, com o qual suas premissas entrão em contradição em vários versículos, não há como conciliar 100%.
Acauan escreveu:Aranha escreveu:- Mas a interpretação Calvinista esbarra em muitas contradições lógicas a luz do texto bíblico também.
Não dentro das premissas calvinistas de soberania divina.
- No princípio da soberania sim, mas o da predestinação é bastante questionável.
Acauan escreveu:Aranha escreveu:- Além disso o Calvinismo é baseado numa interpretação muito pé-da-letra e é uma reinterpretação de todos os outros textos a partir de algumas cartas de Paulo.
Arminianistas também são predestinistas e mesmo Católicos Romanos admitem a predestinação positiva. O problema dos dois últimos é encarar o problema do Mal, ponto no qual os calvinistas estão racionalmente mais tranquilos, mesmo que o bom senso intuitivo reaja com repulsa ao Deus que pregam.
- Os Arminianistas afirmam que Deus sabe de antemão quem vai se salvar e quem não vai, não que Deus determina.
Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker
Ben Parker