Brasil tem cerca de 7 mil padres casados, afirma associação

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Zato-one
Mensagens: 835
Registrado em: 25 Mai 2009, 16:10
Gênero: Masculino
Localização: Entre o Poty e o Parnaiba

Brasil tem cerca de 7 mil padres casados, afirma associação

Mensagem por Zato-one »

Fabiana Leal
Direto de Porto Alegre
No Brasil, há mais de sete mil padres casados ou vivendo em união estável, segundo o Movimento Nacional das Famílias dos Padres Casados. Destes, cerca de 500 fazem parte do movimento, segundo estimativa da própria associação. Em Fortaleza (CE), onde é a maior representatividade, são 40.

Para o presidente do Movimento Nacional das Famílias dos Padres Casados, José Edson da Silva, 41 anos, sendo nove vivendo em união estável, a situação atrasa os dois lados, da Igreja e destes religiosos. Segundo ele, há padres na ativa que têm filhos espalhados pelo País e que talvez nunca irão assumi-los por falta de coragem de largar a comodidade que a vida na Igreja proporciona.

"O mercado de trabalho é exigente", diz, "e quando somos padres, temos tudo - carro, casa, emprego e a segurança que a instituição dá. É muito cômodo se manter nessa situação".

No entender do padre casado, faz parte do ser humano a "realização como homem". "O corpo pede, é natural que sinta necessidade. Mas a nossa sociedade não está preparada para ver padre casado. Os próprios católicos ainda têm esse preconceito. O padre é o intocável. Imagine o padre transando? (Para as pessoas), parece que isso tira a pureza dos padres."

http://noticias.terra.com.br/brasil/not ... iacao.html

Cês não acham esse número muito grande? :emoticon5:
"As religiões proliferam com o sofrimento de nosso povo."

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Brasil tem cerca de 7 mil padres casados, afirma associa

Mensagem por Apo »

Acho e não acho. Não sei como fizeram este levantamento, mas deve ter padre "casado", ajuntado, amorcegado, com homem, com mulher, tico-tico-no-fubá, pai de filho etc. Resta saber por que não escolhem largar a batia e ficar só com algum tipo de fé em deus, fazer o bem, ajudar a comunidade, enfim...Pra que se violentar numa instituição podre como a ICAR. Só se for tara.
Imagem

Avatar do usuário
Zato-one
Mensagens: 835
Registrado em: 25 Mai 2009, 16:10
Gênero: Masculino
Localização: Entre o Poty e o Parnaiba

Re: Brasil tem cerca de 7 mil padres casados, afirma associa

Mensagem por Zato-one »

Igreja manda à França padre que engravidou ex-aluna

25 de abril de 2010 • 12h57 •
Fabiana Leal
Direto de Porto Alegre

Há quatro anos, José Edson da Silva, 41 anos, espera para se casar com Lúcia Moura, 48 anos. Os dois estão juntos há nove anos, e têm duas filhas, de 13 e 6 anos. A demora matrimonial não deve ser atribuída ao noivo ou à noiva, mas à Igreja. Como é padre, Silva depende da liberação do Vaticano para se casar.

"Dizem que isso só ocorre para uma faixa etária de 45 a 50 anos. Lá, o processo é demorado e tem muitos aguardando por uma decisão", afirma ele, que é casado com uma ex-aluna de Teologia, que engravidou quando ele ainda exercia o sacerdócio.

Atualmente, Silva preside o Movimento Nacional das Famílias dos Padres Casados, iniciativa que começou com um grupo de casais reunidos em Salvador (BA) em 1978. Entre suas propostas, o grupo original defendia um "diálogo possível e respeitoso com a hierarquia da Igreja" e uma democratização e abertura maior no segmento. Ainda hoje, esta plataforma é mantida pelo movimento.

"Eu tenho esperança de que um dia a liberação do casamento dos padres possa acontecer. Tinha mais esperança com o perfil do (antigo papa) João Paulo II, que era muito carismático", diz Silva, que não vê muita disposição nesse sentido do Santo Padre atual, Bento XVI, considerado por ele "mais conservador e mais rígido" que o papa anterior.

Apoio
Apesar do desânimo, o líder dos padres casados do Brasil se diz confiante de que uma mudança de mentalidade da Igreja virá pela pressão social. Apesar disso, reclama do tratamento dispensado aos padres que largam a batina pela força do coração. "Em nenhum momento há um diálogo para conversar com padres casados, é como se fossemos os excluídos."

Não que isso o impeça de realizar seus desejos de alguma forma. "Enquanto a liberação do Vaticano não vem, vou vivendo minha vida normalmente. Não vou esperar um papel para ser feliz", afirma.

Temporada na França Quando os superiores de Silva descobriram que ele engravidara a atual mulher, apenas um ano após ter se ordenado padre, aconselharam-no ficar uma temporada na França. "Eles me orientaram a ir para lá e me organizar. Não é comum essa conversa; o mais comum é, a partir de um escândalo, o padre ser obrigado a sair, e, com isso, perder a dignidade. Formar alguém em oito anos é um investimento. Eles queriam me segurar", diz.

Em vez de ficar dois anos na França como previsto (de 1998 a 2000), Silva retornou ao Brasil em seis meses e foi para a paróquia São Camilo, em Brasília. Na capital federal, foi coordenador nacional da Pastoral da Saúde. Ele ficou cinco anos em Brasília e, logo após ter a segunda filha, resolveu sair da Igreja Católica.

Lembranças
"O momento mais difícil foi a decisão (de deixar a batina). Para conseguir, foram necessários dois anos de ajuda de uma psicóloga, pois estava jogando para o alto 16 anos da minha vida. E valeu a pena. Me sinto livre de azia e de úlcera e sou realizado", afirmou.

Ao contrário do que geralmente acontece, Silva não saiu brigado com sua instituição - e recebeu dela, inclusive, apoio. Durante a faculdade de Psicologia, ele foi estagiário em um hospital da Ordem dos Camilianos em Fortaleza (CE) e, hoje, é chefe de recursos humanos do local. Ele ainda dá aulas de sociologia, filosofia da educação e ética na Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Segundo Silva, sua própria mãe olha para ele hoje e diz: "como é feio padre casado". De acordo com o padre que deixou a batina por amor, a matriarca tem a impressão de que a atitude "sujou a pureza" do filho. "Mas somos frutos de quê? Não é de uma relação sexual?", questionou.

http://noticias.terra.com.br/brasil/not ... aluna.html

Por um instante, pensei que fosse denúncia de abuso, mas é o relato do lider do movimento.
Se pastores podem casar, e antigamente os padres podiam, porque agora não podem?
"As religiões proliferam com o sofrimento de nosso povo."

Avatar do usuário
Zato-one
Mensagens: 835
Registrado em: 25 Mai 2009, 16:10
Gênero: Masculino
Localização: Entre o Poty e o Parnaiba

Re: Brasil tem cerca de 7 mil padres casados, afirma associa

Mensagem por Zato-one »

Para padre casado, Igreja causa pedofilia ao isolar párocos
25 de abril de 2010 • 12h56 •
Fabiana Leal
Direto de Porto Alegre
Presidente do Movimento Nacional das Famílias dos Padres Casados, José Edson da Silva, 41 anos, diz não associar o celibato dos padres da Igreja Católica à pedofilia no País. Para ele, o que pode propiciar esse "câncer" é o clima da Igreja - que priva os padres da vida social e afetiva.

Segundo o religioso, a pedofilia existirá estando o padre casado ou solteiro. "Não associo pedofilia a celibato. Tem pessoas casadas com filhos e que são pedófilas. O clima da Igreja privado de uma vida social e afetiva possibilita isso", afirmou Silva, ordenado padre em 1995 e que largou a batina há nove anos. (Mas ainda é considerado padre, explica, porque "para a Igreja não existe ex-padre; há padre casado, sem ministério ou sem licença - por envolvimento em casos de pedofilia".)

Para o presidente do movimento, o ambiente de ociosidade em dioceses interioranas também propicia a prática da pedofilia. "A estrutura facilita isso. Muitos desses padres moram sozinhos e recebem crianças e jovens devido à credibilidade que a profissão dá. Você é cortejado por um monte de beatas e é ileso de qualquer crítica. Se o padre está solitário e tem uma mente doente - já tem tendência a gostar de criança -, esse ambiente é mais cômodo", afirmou.

Para resolver o problema, Silva disse acreditar que não basta transferir o sacerdote de uma paróquia para outra, como usualmente acontece. "Quando transferem o padre pedófilo, o problema vai junto com ele. Criança tem em todo o canto. O que precisa ser feito é um tratamento psicológico sério."

Repressão e desvios
O presidente do Movimento Nacional das Famílias dos Padres Casados afirma que os casos de pedofilia estão vindo à tona porque a mídia é mais rápida hoje e há uma quebra de privacidade com as ferramentas da internet, como a página de relacionamentos Orkut e os comunicadores de mensagens eletrônicas instantâneas.

"A Igreja sempre adotou uma instituição moralista, santa, perfeita, maculada. Não existe perfeição terrena tão grande assim, pois tratamos com seres humanos. Há pessoas que às vezes estão em seminários e conventos e nunca trabalharam a sexualidade. Reprimiram muito o biológico e hoje aparecem as patologias e os desvios", disse Silva.

O porquê do choque
Segundo o religioso, há pedofilia em todos os setores da sociedade, mas ela chama mais atenção na Igreja Católica porque a instituição trabalha com o conceito do que é sagrado e do que é proibido.

"(A Igreja) trabalha muito em cima do 'faça como eu digo e não faça como eu faço', e é incapaz de dialogar e mostrar muitos erros. Isso é como um câncer. O padre é um homem civil e deve prestar contas à sociedade e, se cometer um atentado grave contra uma criança indefesa, deve pagar por isso. A justiça tem de ser para todos."

http://noticias.terra.com.br/brasil/not ... rocos.html

03-hit combo! Fabiana Leal, do Terra, você está de parabéns. :emoticon45:
E a opinião desse padre, estou muito de acordo com ela! :emoticon45:
Embora eu ainda ache o celibato o grande mal dessa grande incidência. :emoticon13:
"As religiões proliferam com o sofrimento de nosso povo."

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Brasil tem cerca de 7 mil padres casados, afirma associa

Mensagem por Apo »

uma ex-aluna de Teologia


HAHAHAHAHAHA! Quando o bicho pega, não adianta correr. :emoticon12:

Mas pra que casar na Igreja, afinal? Já pecaram bastante. Larguem desta bobagem.
Ter gente pecadora se humilhando por uma permissão só fortalece a fome de poder da ICAR! Como é que não se dão conta disto? Que gente fraca de espírito!
Imagem

Avatar do usuário
Apo
Mensagens: 25468
Registrado em: 27 Jul 2007, 00:00
Gênero: Feminino
Localização: Capital do Sul do Sul

Re: Brasil tem cerca de 7 mil padres casados, afirma associa

Mensagem por Apo »

Sobre o celibato, eu penso o seguinte. Há pedófilos que só têm esta tara. Os padres pedófilos têm duas: ser pedófilo e se esconder justamente atrás de uma batina com todas as suas repressões. Perversão em dobro.
Ninguém vira pedófilo porque escolheu fazer voto de castidade. Poderiam se aliviar com adultos, mas com crianças já é questão de doença prévia aos votos.
Imagem

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Brasil tem cerca de 7 mil padres casados, afirma associa

Mensagem por marta »

Zato-one escreveu:
Fabiana Leal
Direto de Porto Alegre
Mas a nossa sociedade não está preparada para ver padre casado. Os próprios católicos ainda têm esse preconceito. O padre é o intocável. Imagine o padre transando? (Para as pessoas), parece que isso tira a :emoticon27: pureza dos padres."

http://noticias.terra.com.br/brasil/not ... iacao.html

Cês não acham esse número muito grande? :emoticon5:



:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:

Nada a ver. Essa da "pureza dos podres", foi forte.
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Brasil tem cerca de 7 mil padres casados, afirma associa

Mensagem por marta »

Zato-one escreveu:

Embora eu ainda ache o celibato o grande mal dessa grande incidência. :emoticon13:


Eu não acho, não. O fato de ser celibatário não tem relação alguma com pedofilia. Pedofilia é uma doença e celibato é uma opção.
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Brasil tem cerca de 7 mil padres casados, afirma associa

Mensagem por marta »

Apo escreveu:
uma ex-aluna de Teologia


HAHAHAHAHAHA! Quando o bicho pega, não adianta correr. :emoticon12:

Mas pra que casar na Igreja, afinal? Já pecaram bastante. Larguem desta bobagem.
Ter gente pecadora se humilhando por uma permissão só fortalece a fome de poder da ICAR! Como é que não se dão conta disto? Que gente fraca de espírito!



Concordo.
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Brasil tem cerca de 7 mil padres casados, afirma associa

Mensagem por marta »

Apo escreveu:Sobre o celibato, eu penso o seguinte. Há pedófilos que só têm esta tara. Os padres pedófilos têm duas: ser pedófilo e se esconder justamente atrás de uma batina com todas as suas repressões. Perversão em dobro.
Ninguém vira pedófilo porque escolheu fazer voto de castidade. Poderiam se aliviar com adultos, mas com crianças já é questão de doença prévia aos votos.


Tb acho que são os pedófilos que procuram se esconder debaixo das protetoras e bentas batinas. Esse teatrinho do psicopapa de que agora vai, é apenas para dar uma baixada no poerão que levantou. De mansinho, vai tudo entrando nos eixos novamente. Se eles forem por pra fora todos os padrófilos, putófilos e bichófilos, eles vão ter que começar a rezar missas por video-conferência :emoticon12:
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
Reid
Mensagens: 2057
Registrado em: 26 Dez 2008, 10:17
Gênero: Masculino

Re: Brasil tem cerca de 7 mil padres casados, afirma associa

Mensagem por Reid »

uma ex-aluna de Teologia


Imagem

Avatar do usuário
Huxley
Mensagens: 2035
Registrado em: 30 Out 2005, 23:51

Re: Brasil tem cerca de 7 mil padres casados, afirma associa

Mensagem por Huxley »

Zato-one escreveu:
Fabiana Leal


No entender do padre casado, faz parte do ser humano a "realização como homem". "O corpo pede, é natural que sinta necessidade. Mas a nossa sociedade não está preparada para ver padre casado. Os próprios católicos ainda têm esse preconceito. O padre é o intocável. Imagine o padre transando? (Para as pessoas), parece que isso tira a pureza dos padres."

http://noticias.terra.com.br/brasil/not ... iacao.html

Cês não acham esse número muito grande? :emoticon5:


Que piada esse: "a nossa sociedade não está preparada para ver padre casado". A sociedade está cansada de ver pastores evangélicos muito religiosos que são casados. Essa história de padre não poder casar foi só um pretexto criado para a Igreja não perder bens de herança dos padres. Até os evangélicos vivem dizendo isso. Mas você sabem como são os religiosos bitolados. Tudo que é sagrado e tradicional evocam seu instinto de rebanho e de obediência. Isso me faz lembrar de uma frase de Schopenhauer: “A religião pode ser comparada a alguém que pega um cego pela mão e o guia, pois este é incapaz de enxergar por si próprio, tendo como preocupação chegar ao seu destino, não olhar tudo pelo caminho.”
“A boa sociedade é aquela em que o número de oportunidades de qualquer pessoa aleatoriamente escolhida tenha probabilidade de ser a maior possível”

Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)

"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."

John Maynard Keynes

Avatar do usuário
joaomichelazzo
Mensagens: 1689
Registrado em: 07 Nov 2008, 12:09
Gênero: Masculino
Localização: Mais perto do inferno que do céu

Re: Brasil tem cerca de 7 mil padres casados, afirma associa

Mensagem por joaomichelazzo »

marta escreveu:
Zato-one escreveu:
Fabiana Leal
Direto de Porto Alegre
Mas a nossa sociedade não está preparada para ver padre casado. Os próprios católicos ainda têm esse preconceito. O padre é o intocável. Imagine o padre transando? (Para as pessoas), parece que isso tira a :emoticon27: pureza dos padres."

http://noticias.terra.com.br/brasil/not ... iacao.html

Cês não acham esse número muito grande? :emoticon5:



:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:

Nada a ver. Essa da "pureza dos podres", foi forte.


"Imagine padre transando"...
Nem é preciso imaginar. É só pedir o DVD pros menininho da Arapiraca que tem ao vivo..
“Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar” (Carl Sagan)

"Há males que vem pra fuder com tudo mesmo"

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Brasil tem cerca de 7 mil padres casados, afirma associa

Mensagem por marta »

joaomichelazzo escreveu:
marta escreveu:
Zato-one escreveu:
Fabiana Leal
Direto de Porto Alegre
Mas a nossa sociedade não está preparada para ver padre casado. Os próprios católicos ainda têm esse preconceito. O padre é o intocável. Imagine o padre transando? (Para as pessoas), parece que isso tira a :emoticon27: pureza dos padres."

http://noticias.terra.com.br/brasil/not ... iacao.html

Cês não acham esse número muito grande? :emoticon5:



:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:

Nada a ver. Essa da "pureza dos podres", foi forte.


"Imagine padre transando"...
Nem é preciso imaginar. É só pedir o DVD pros menininho da Arapiraca que tem ao vivo..



Passou ontem no Conexão Repórter a CPI da pedofilia foi pra Arapiraca. Todo mundo entregou todo mundo e a padraiada foi presa. Cê viu?
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Avatar do usuário
marta
Mensagens: 9656
Registrado em: 23 Out 2005, 01:40
Localização: São Paulo-SP

Re: Brasil tem cerca de 7 mil padres casados, afirma associa

Mensagem por marta »

Eu não entendi essa colocação. Por que não dá pra imaginar podre transando? Que diferença tem um podre de um homem comum? Isso parece coisa de pai e mãe. Credo!!
:emoticon105: :emoticon105: :emoticon105:
marta
Se deus fosse bom, amá-lo não seria mandamento.

Trancado