Livro Importante para o Espiritismo!!!
- Vitor Moura
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Livro Importante para o Espiritismo!!!
Este é um livro muito importante para a história do Espiritismo! Acaba de ser lançado!!
http://btobsearch.barnesandnoble.com/bo ... 0904&itm=7
"Caçadores de Fantasmas: William James e a Caçada por Provas Científicas de Vida Após a Morte"
Uma registro e investigações de final de século nos mundos obscuros e bizarros dos trabalhos de médiuns, mesmeristas, rabdomancistas e espiritualistas. A repóter Blum, Vencedora do Pulitzer (Science Journalism/Univ. of Wisconsin; Love at Goon Park, 2002, etc.) fez seu dever de casa; parece ter lido toda a correspondência relevante e publicações dos cientistas e psicólogos que, ao redor da virada do século 20, tentaram determinar se há base científica para espiritualismo. Embora seu foco seja em William James, ela oferece muito sobre seus colegas no negócio de fantasmas, incluindo William Crookes, William Fletcher Barrett, Edward Gurney, Richard Hodgson, Fred Myers, Henry Sidgwick, James Hyslop e outros. A autora também focaliza agudamente em duas mulheres com poderes aparentes: a médium Leonora Piper e a italiana de poderes telecinéticos Eusapia Palladino , que pode fazer cortinas se mexerem e mesas flutuarem. Blum se supera em demonstrar quão conflituosos eram James e seu grupo eram por suas investigações. Em alguns casos, eles simplesmente não podem achar explicações científicas para as histórias que eles reuniam, ou para algumas que alguns deles tinham testemunhado. Em seus transes, Piper disse coisas que os espantaram; Palladino desconcertou mais de um cético arrogante. Blum também faz um trabalho bom de exibição de como a comunidade científica ficou embaraçada e zangada pelo fato que algum de seus membros mais respeitados prosseguiam na pesquisa do paranormal. Talvez a reação mais extrema viesse da Universidade de Columbia, onde um grupo de professores exigiu o abandono de Hyslop da pesquisa psíquica. O que em grande parte se perde aqui é a perspectiva da autora. Blum parece mais preocupada em relacionar os conteúdos do que analisar; falta análise em seu texto. Acaba com a observação patente que o conflito entre ciência e o sobrenatural persiste. Um resumo útil mas pouco crítico.
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"Caçadores de Fantasmas: William James e a Caçada por Provas Científicas de Vida Após a Morte"
Uma registro e investigações de final de século nos mundos obscuros e bizarros dos trabalhos de médiuns, mesmeristas, rabdomancistas e espiritualistas. A repóter Blum, Vencedora do Pulitzer (Science Journalism/Univ. of Wisconsin; Love at Goon Park, 2002, etc.) fez seu dever de casa; parece ter lido toda a correspondência relevante e publicações dos cientistas e psicólogos que, ao redor da virada do século 20, tentaram determinar se há base científica para espiritualismo. Embora seu foco seja em William James, ela oferece muito sobre seus colegas no negócio de fantasmas, incluindo William Crookes, William Fletcher Barrett, Edward Gurney, Richard Hodgson, Fred Myers, Henry Sidgwick, James Hyslop e outros. A autora também focaliza agudamente em duas mulheres com poderes aparentes: a médium Leonora Piper e a italiana de poderes telecinéticos Eusapia Palladino , que pode fazer cortinas se mexerem e mesas flutuarem. Blum se supera em demonstrar quão conflituosos eram James e seu grupo eram por suas investigações. Em alguns casos, eles simplesmente não podem achar explicações científicas para as histórias que eles reuniam, ou para algumas que alguns deles tinham testemunhado. Em seus transes, Piper disse coisas que os espantaram; Palladino desconcertou mais de um cético arrogante. Blum também faz um trabalho bom de exibição de como a comunidade científica ficou embaraçada e zangada pelo fato que algum de seus membros mais respeitados prosseguiam na pesquisa do paranormal. Talvez a reação mais extrema viesse da Universidade de Columbia, onde um grupo de professores exigiu o abandono de Hyslop da pesquisa psíquica. O que em grande parte se perde aqui é a perspectiva da autora. Blum parece mais preocupada em relacionar os conteúdos do que analisar; falta análise em seu texto. Acaba com a observação patente que o conflito entre ciência e o sobrenatural persiste. Um resumo útil mas pouco crítico.
- Aurelio Moraes
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Re.: Livro Importante para o Espiritismo!!!
Provas Científicas
O que se entende por evidência científica e prova científica? Na verdade, a ciência não pode estabelecer “verdade” ou “fato” no sentido em que um enunciado científico pode ser inquestionável. Todos os enunciados científicos e conceitos estão abertos à reavaliação conforme novos dados são adquiridos e novas tecnologias emergem. Uma “prova”, então, só existe no reino da matemática e da lógica. Quer dizer, nós freqüentemente ouvimos mencionar “prova” em um contexto científico, e existe um sentido que denota “fortemente suportado por meios científicos”. Mesmo que alguém ouça “prova” em situações como estas, é um uso descuidado e inexato do termo.
http://www.biociencia.org/index.php?opt ... &Itemid=47
Re: Livro Importante para o Espiritismo!!!
Vitor Moura escreveu:Este é um livro muito importante para a história do Espiritismo! (...)
Um resumo útil mas pouco crítico.
É porque é pouco crítico que ele gostou e achou importante a ponto de recomendá-lo! Mas... não leu! Típico!
Zangari
Estudo científico de alegações paranormais? Laboratório de Psicologia Anomalística no Instituto de Psicologia da USP.
- Benetton
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Re: Livro Importante para o Espiritismo!!!
Vitor Moura escreveu:Este é um livro muito importante para a história do Espiritismo! Acaba de ser lançado!!
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"Caçadores de Fantasmas: William James e a Caçada por Provas Científicas de Vida Após a Morte"
Uma registro e investigações de final de século nos mundos obscuros e bizarros dos trabalhos de médiuns, mesmeristas, rabdomancistas e espiritualistas
(...)
Vitor,
Você já leu o Livro "Experimento Scole" ?
Experimento Scole - Evidências Científicas sobre a Vida após a Morte, de Grant Solomon e Jane Solomon, Madras Editora.
Este livro registra cinco anos de investigação sobre a interação humana com o fenômeno paranormal. Membros do Grupo Experimental Scole (*) e investigadores da altamente respeitada S.P.R - Society for Psichical Research ( Sociedade de Pesquisa Psíquica ), de Londres, observaram, mensuraram e avaliaram esse fenômeno, com resultados extraordinários. Pessoas que assistiram às sessões do Grupo Scole saíram convencidas de que inteligências desencarnadas estavam fazendo contato direto com aqueles presentes.
A conclusão admite a hipótese de fraude, a qual não foi excluída categoricamente, apesar da sua baixa probabilidade de ocorrência, em virtude dos extremos cuidados observados para evitá-las nas experiências.
Eles tiveram como um dos consultores o Psicólogo Richard Wiseman, especialista em fraudes e James Webster do Magic Circle, o qual presenciou e deu sua posição favorável à realidade dos fenômenos. Também houve participação do diretor de uma conhecida fabricante de filmes fotográficos que assinou o lacre de uma película, a qual foi sensibilizada sem intervenção mecânica.
(*) "Scole" é um pequeno Povoado, próximo a Diss, em Norfolk, sudeste da Inglaterra.
" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "
Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.
_________________
"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."
Autor Desconhecido.
- videomaker
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Re: Livro Importante para o Espiritismo!!!
Psi ? super ? hiper ? mega ? Hummm !!!!! 

Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
Re.: Livro Importante para o Espiritismo!!!
Ecto? Peri? Karma?
Estudo científico de alegações paranormais? Laboratório de Psicologia Anomalística no Instituto de Psicologia da USP.
- videomaker
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Re: Re.: Livro Importante para o Espiritismo!!!
Zangari escreveu:Ecto? Peri? Karma?
... mega - ultra ? super - ultra - magica ?

Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
- videomaker
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Re: Re.: Livro Importante para o Espiritismo!!!
Zangari escreveu:Ecto? Peri? Karma?
A PARAPSICOLOGIA E SUAS CORRENTES
A parapsicologia está dividida em três correntes: a russa, a norte-americana e a francesa. A corrente russa é eminentemente materialista, onde todos os fenômenos são explicados pela matéria. O conceito espiritual é inteiramente colocado de lado e o conceito metafísico é negado.
A corrente norte-americana admite que certos fenômenos são produzidos por agentes especiais que vivem em dimensões diferentes da nossa, depois de terem vivido aqui. Já a corrente francesa mistura conceitos sobrenaturais com milagres. É a corrente católica da parapsicologia e surgiu sem o interesse da investigação, apenas para confundir e atacar o Espiritismo.
A parapsicologia já está sendo substituída por outras ciências que dão uma visão mais abrangente, como a psicobiofísica e a psicotrônica. Hoje, a ciência descreve assim a materialização de um espírito (conceito metafísico): "Forma assumida pelo bioplasma sob a ação de campos estéreo bioenergéticos oriundos de um domínio informacional remanescente de uma pessoa já falecida".
Os fenômenos PSI se dividem em PSI-Gama, PSI-Kapa e PSI- Theta. Os PSI-Gama são fenômenos subjetivos que ocorrem na área intelectual do dotado e se subdividem em telepatia (comunicação direta de uma mente com outra), clarividência (percepção dos fatos do mundo físico independentemente do uso dos sentidos fisiológicos normais) e pós e pré-cognição (conhecimento imediato de fatos já acontecidos ou por acontecer, sem nenhuma informação prévia, direta ou indireta). Os PSI-Kapa são fenômenos objetivos, materiais e de psiconesia. Por fim, alguns pesquisadores tendem a admitir uma terceira.categoria de fenômenos PSI, os PSI-Theta, oriundos de mentes de seres incorpóreos.
Retirado do portal http://www.ippb.org.br/.
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
- Vitor Moura
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Re: Livro Importante para o Espiritismo!!!
Benetton escreveu:Vitor Moura escreveu:Este é um livro muito importante para a história do Espiritismo! Acaba de ser lançado!!
http://btobsearch.barnesandnoble.com/bo ... 0904&itm=7
"Caçadores de Fantasmas: William James e a Caçada por Provas Científicas de Vida Após a Morte"
Uma registro e investigações de final de século nos mundos obscuros e bizarros dos trabalhos de médiuns, mesmeristas, rabdomancistas e espiritualistas
(...)
Vitor,
Você já leu o Livro "Experimento Scole" ?
Experimento Scole - Evidências Científicas sobre a Vida após a Morte, de Grant Solomon e Jane Solomon, Madras Editora.
Este livro registra cinco anos de investigação sobre a interação humana com o fenômeno paranormal. Membros do Grupo Experimental Scole (*) e investigadores da altamente respeitada S.P.R - Society for Psichical Research ( Sociedade de Pesquisa Psíquica ), de Londres, observaram, mensuraram e avaliaram esse fenômeno, com resultados extraordinários. Pessoas que assistiram às sessões do Grupo Scole saíram convencidas de que inteligências desencarnadas estavam fazendo contato direto com aqueles presentes.
A conclusão admite a hipótese de fraude, a qual não foi excluída categoricamente, apesar da sua baixa probabilidade de ocorrência, em virtude dos extremos cuidados observados para evitá-las nas experiências.
Eles tiveram como um dos consultores o Psicólogo Richard Wiseman, especialista em fraudes e James Webster do Magic Circle, o qual presenciou e deu sua posição favorável à realidade dos fenômenos. Também houve participação do diretor de uma conhecida fabricante de filmes fotográficos que assinou o lacre de uma película, a qual foi sensibilizada sem intervenção mecânica.
(*) "Scole" é um pequeno Povoado, próximo a Diss, em Norfolk, sudeste da Inglaterra.
Benetton, eu tenho alguns artigos que saíram em revistas científicas sobre o Experimento Scole, mas ainda não traduzi. Antes de pegar o livro, vou procurar ler e traduzir esse material das revistas. Ainda deve demorar um tempo, estou traduzindo artigos de reencarnação (já acabei de traduzir 2 inéditos, mas há mais).
Um abraço,
Vitor
Re: Re.: Livro Importante para o Espiritismo!!!
videomaker escreveu:Zangari escreveu:Ecto? Peri? Karma?
A PARAPSICOLOGIA E SUAS CORRENTES
A parapsicologia está dividida em três correntes: a russa, a norte-americana e a francesa. A corrente russa é eminentemente materialista, onde todos os fenômenos são explicados pela matéria. O conceito espiritual é inteiramente colocado de lado e o conceito metafísico é negado.
A corrente norte-americana admite que certos fenômenos são produzidos por agentes especiais que vivem em dimensões diferentes da nossa, depois de terem vivido aqui. Já a corrente francesa mistura conceitos sobrenaturais com milagres. É a corrente católica da parapsicologia e surgiu sem o interesse da investigação, apenas para confundir e atacar o Espiritismo.
A parapsicologia já está sendo substituída por outras ciências que dão uma visão mais abrangente, como a psicobiofísica e a psicotrônica. Hoje, a ciência descreve assim a materialização de um espírito (conceito metafísico): "Forma assumida pelo bioplasma sob a ação de campos estéreo bioenergéticos oriundos de um domínio informacional remanescente de uma pessoa já falecida".
Os fenômenos PSI se dividem em PSI-Gama, PSI-Kapa e PSI- Theta. Os PSI-Gama são fenômenos subjetivos que ocorrem na área intelectual do dotado e se subdividem em telepatia (comunicação direta de uma mente com outra), clarividência (percepção dos fatos do mundo físico independentemente do uso dos sentidos fisiológicos normais) e pós e pré-cognição (conhecimento imediato de fatos já acontecidos ou por acontecer, sem nenhuma informação prévia, direta ou indireta). Os PSI-Kapa são fenômenos objetivos, materiais e de psiconesia. Por fim, alguns pesquisadores tendem a admitir uma terceira.categoria de fenômenos PSI, os PSI-Theta, oriundos de mentes de seres incorpóreos.
Retirado do portal http://www.ippb.org.br/.
Já que é para postar texto ruim, acho que com este eu ganho:
Espiritismo e Evolucionismo, o encontra da falsa religião com a falsa ciência
Paulo Pedrosa
À primeira vista pode parecer incoerente querer traçar um paralelo entre duas coisas aparentemente tão diversas como espiritismo e evolucionismo; contudo, existem pontos de contato e similaridades que não podem ser desprezadas.
O espiritismo, desde seu nascimento, com Allan Kardec, pretende dar um ar cientifico às suas crenças, baseando-se principalmente na teoria da evolução de Darwin. A noção de evolução, em Darwin simplesmente biológica, passa a ser encarada como uma "evolução espiritual" continuada, que sempre avança em direção a um patamar superior, progredindo sempre, nunca regredindo para uma "condição inferior".
A alegação evolucionista de que os organismos superiores foram formados por seleção natural a partir de mutações dos organismos inferiores tem seu paralelo no "progresso espiritual" defendido pelo kardecismo. "Espíritos superiores" obrigatoriamente ocupariam corpos superiores; daí o racismo patente das gnósticas idéias espíritas.
Mas de onde viria o espírito "encarnado" num "bruto", ou selvagem, considerados pelos espíritas na "infância espiritual"? Este "espírito" viria – pasmem - dos animais superiores, como os mamíferos, por exemplo.
Os espíritas acreditam que os animais têm alma, uma "alma evolutiva" como diz o "Livro dos Espíritos", escrito por Allan Kardec:
"Já não dissemos que na natureza, tudo se encadeia para a unidade? Nestes seres, cuja totalidade estais longe de conhecer, é que o princípio inteligente (sic) se elabora, se individualiza pouco a pouco e se ensaia para a vida, conforme acabamos de dizer. É de certo modo, um trabalho preparatório, como o da germinação, por efeito do qual o princípio inteligente sofre uma transformação (mutação?) e se torna Espírito. Entra então no período de humanização, começando a ter consciência do seu futuro, capacidade de distinguir o bem do mal..." (Livro dos Espíritos, parte II, capítulo XI, tópico 607).
Olhando de uma maneira divertida para esta afirmação absurda, teríamos:
No Evolucionismo:
Ameba -> peixe -> sapo -> preá -> macaco -> homem
No Espiritismo:
Alma da ameba -> alma do peixe -> alma do sapo -> alma do preá -> alma do macaco (poderia ser do cachorro?) -> espírito do Zé.
Poderíamos acrescentar que -- de acordo com o racismo de Kardec e não nosso, pois repudiamos todo racismo -- certas etapas entre o macaco e o Zé:
Alma do macaco -> espírito do Zé aborígene -> espírito do Zé negro -> espírito do Zé asiático -> espírito do Zé caucasiano.
Os espíritas entendem, obviamente, que os animais não têm livre arbítrio, e que não podem ser responsabilizados por seus atos. Isso leva a um impasse, pois como poderia haver "evolução espiritual" para os animais?
Tal questão é remendada por um estapafúrdio Bureau do Além, onde Espíritos (ou burocratas do além) resolveriam o problema:
"... O espírito errante é um ser que pensa e obra por sua livre vontade. De idêntica faculdade não dispõem os animais. A consciência de si mesmo é o que constitui o principal atributo do espírito. O do animal, depois de sua morte, é classificado pelos Espíritos a quem incumbe esta tarefa (os despachantes extra-corpóreos) e utilizado quase instantaneamente. Não lhe é dado tempo de entrar em relação com outras criaturas(?)" (Livro dos Espíritos – parte II, Capítulo XI – tópico 600).
No evolucionismo, o "acaso" faz com que os animais evoluam.
No espiritismo, os defuntos despachantes fazem com que as alminhas dos animais evoluam...
Quando uma "alma animal" supostamente "evolui" para uma alma humana, esta poderia guardar alguma característica do período animal:
" ... Durante algumas gerações, pode ele (o espírito humano) conservar alguns vestígios mais ou menos pronunciados do estado primitivo, porquanto nada se opera na Natureza por brusca transição (como diria Darwin) " (Livro dos Espíritos – parte II – cap. XI, tópico 609).
Isto então explicaria algumas expressões que usamos como: "fulano come como um cavalo", ou "cicrano é um porco", ou outras coisas mais que o pudor me impede de mencionar.
Podemos portanto, dizer que o espiritismo é um sobrinho pobre da gnose, que usa de recursos pseudo-científicos retirados da malfadada e desacreditada teoria da evolução das espécies (que hoje se transformou em outra espécie de religião, por sinal).
Cabe aqui observar que a Igreja Católica sempre ensinou que os animais, as plantas e os minerais estão destinados ao bem comum da humanidade. Os animais, por sua simples existência, bendizem e dão glória a Deus. Não moralmente, pois não têm racionalidade, nem livre arbítrio. A Igreja também ensina que é contrário à dignidade humana fazer os animais sofrerem inutilmente e desperdiçar sem razão a sua vida.
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Para citar este texto:
Paulo Pedrosa - "Espiritismo e Evolucionismo, o encontra da falsa religião com a falsa ciência"
MONTFORT Associação Cultural
http://www.montfort.org.br/index.php?se ... o&lang=bra
Estudo científico de alegações paranormais? Laboratório de Psicologia Anomalística no Instituto de Psicologia da USP.
Re.: Livro Importante para o Espiritismo!!!
Devolve a conta do Zangari, Igor!