Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Hrrr escreveu:creio que niilistas true suicidam em no maximo dois anos
se nesse periodo de adepto do niilismo ainda nao se suicidou, nao eh um niilista true, ainda nao tem certeza mesmo de que eh niilista
Claro que não, Niilismo é só a negação da atitude de dedicar-se na esperânça de receber recompensas futuras, ou de encontrar um sentido para a vida. Os nilistas podem criar um significado que ofereça alguma meta a cumprir durante a vida, ou simplismente ignorar essa questão.
Se ser niilista significa não dar valor aos animais e se suicidar em dois anos, então eu não sou niilista.
Quanto a ser idealista, confesso que realmente eu era, mas estou buscando não ser mais e para isto tenho procurado ler autores niilistas.
Talvez seja fácil acreditar na ideologia dominante e defende-la, o difícil é questioná-la e ir contra a corrente. Por um lado, não quero mais ficar indo contra a corrente, mas por outro, também não quero ficar defendendo as ideologias dominantes.
Claudio. Le a "Ideia Perigosa de Darwin" do Filosofo Ateu Daniel Dennett, que reflete sobre o sentido da vida numa perspectiva Darwinista. Garante que nao te vais arrepender... e talvez o livro sirva para uma cura qualquer que estejas a precisar.
Aviso: Ás vezes o livro apresenta as coisas de forma bastante crua e desconcertante. Podemos ver nisso um convite ao Niilismo. Mas é parte do argumento. A conclusao d Dennett é uma refutaçao do Niilismo. É assim que eu interpreto.
Obrigado Desert Punk. Eu irei comprar e ler este livro que você indicou. Estou procurando ler bastante filosofos de orientação niilista. Meu objetivo é me libertar do idealismo que eu tinha.
Claudio Loredo escreveu: Obrigado Desert Punk. Eu irei comprar e ler este livro que você indicou. Estou procurando ler bastante filosofos de orientação niilista. Meu objetivo é me libertar do idealismo que eu tinha.
É sempre bom ler novos livros e se confontar com novas idéias, mas o que você está tentando fazer é forçar a si mesmo um novo tipo de ideologia.
Acha que um Claudio não-idealista seria melhor que o atual, e qual o problema em sê-lo, o idealista?
Realmente acha que o Niilismo melhoraria a sua situação (que baita contradição)?
Dou negativa para todas as questões e também acho que está tentando pôr uma máscara que não conhece e nem lhe cai bem.
Claudio Loredo escreveu: Obrigado Desert Punk. Eu irei comprar e ler este livro que você indicou. Estou procurando ler bastante filosofos de orientação niilista. Meu objetivo é me libertar do idealismo que eu tinha.
- Um momento de lucidez enfim, não se prenda a nada Cláudio, pois nada merece sua alma.
Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades" Ben Parker
Claudio, vire um panteísta científico. É uma religião atéia e ecológica. É bem saudável pois não é nem um pouco misantropa, compreende o homem como mais uma manifestação da Natureza.
Eu concordo bastante com o panteísmo científico. É uma forma muito bonita de levar a vida. Uma filosofia de respeito a natureza da qual somos parte. Nesta vida onde não temos nenhum controle sobre o mundo ao nosso redor e mesmo sobre nós mesmos, o melhor que temos a fazer é apenas observar a fauna e a flora ao nosso redor. Para alegrar nossas vidas, nada melhor do que contemplar a natureza.
É uma pena que nem todas as pessoas irão aceitar respeitar a natureza. A grande maioria dos seres humanos sempre verá o meio ambiente como algo a ser explorado e consumido em proveito próprio. Poucos serão os que compreenderão que somos parte do planeta e que por isso devemos tratá-lo bem. A grande maioria não consegue enxergar além do próprio umbigo.
Eu, particularmente, prefiro me ver como parte do Gaia. Ver o planeta terra como um ser vivo do qual eu sou apenas uma célula. Sendo assim procurarei viver bem com este planeta.
Eu concordo bastante com o panteísmo científico. É uma forma muito bonita de levar a vida. Uma filosofia de respeito a natureza da qual somos parte. Nesta vida onde não temos nenhum controle sobre o mundo ao nosso redor e mesmo sobre nós mesmos, o melhor que temos a fazer é apenas observar a fauna e a flora ao nosso redor. Para alegrar nossas vidas, nada melhor do que contemplar a natureza.
É uma pena que nem todas as pessoas irão aceitar respeitar a natureza. A grande maioria dos seres humanos sempre verá o meio ambiente como algo a ser explorado e consumido em proveito próprio. Poucos serão os que compreenderão que somos parte do planeta e que por isso devemos tratá-lo bem. A grande maioria não consegue enxergar além do próprio umbigo.
Eu, particularmente, prefiro me ver como parte do Gaia. Ver o planeta terra como um ser vivo do qual eu sou apenas uma célula. Sendo assim procurarei viver bem com este planeta.
A maioria vê a natureza a ser explorada por pensarem que Deus criou o mundo para os servir
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido
rapha... escreveu:É sempre bom ler novos livros e se confontar com novas idéias, mas o que você está tentando fazer é forçar a si mesmo um novo tipo de ideologia.
Rapha, se a gente sempre estuda e lê, é praticamente impossivel não seguir pelo menos algum tipo de ideologia. É claro então que eu terei ideologias, mas irei procurar conhecer o maior número delas e tirar o melhor proveito de cada uma para o meu bem próprio.
A ideologia na qual eu acreditava e da qual quero me livrar é o positivismo. Não quero mais ter essa fé no progresso humano que o positivismo propõe. Minha preocupação é poder analisar a vida sem essa fé que o positivismo impõe.
rapha... escreveu:Acha que um Claudio não-idealista seria melhor que o atual, e qual o problema em sê-lo, o idealista?
O problema de ser idealista é acreditar que você pode ter algum controle sobre situações que você não tem controle. Como por exemplo os rumos da nossa sociedade. Daí, você só desperdiça seu tempo.
rapha... escreveu:Realmente acha que o Niilismo melhoraria a sua situação (que baita contradição)?
Dou negativa para todas as questões e também acho que está tentando pôr uma máscara que não conhece e nem lhe cai bem.
Ademais, boa sorte.
No momento o niilismo é para mim apenas uma ferramenta que estou usando para desfazer a fé na humanidade que eu adquiri durante o meu periodo de crença no positivismo. Assim que eu tiver alcançado meus objetivos com esta ferramenta, irei procurar outras ferramentas para contruir um pensamento melhor.
Najma escreveu:A busca do Claudio é que está engraçada. Ele está tentando adaptar as idéias que tem com alguma outra ideologia que não seja a militância ateísta.
E como falei... Pug, você NÃO!! Imagina o Claudio virando homem bomba por sua causa... Nem...
( )
Em condição normais até achava piada, só que nestes dias ando a fazer triagem entre gente desprezível e as pessoas apreciáveis...
[o mais curioso é ter encontrado alguém quem se opoê ao pug, e eu apreciar essa pessoa...
( esta menção está demasiado encriptada para ser inteligivel...)]
...Compreenda então por não rir junto
Diga-se de passagem que militância ateísta é um absurdo tão grande como proselitismo teísta.
Se lhe for possível, se fizer parte de sua pessoa, esqueça o meu titulo...ah, já sei, o pessoal espera por decisões...lembra-se?
"Nunca te justifiques. Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam" - Desconhecido
Puguezinho... não me leve a mal. A vida é bela, borboletas voam de flor em flor, passarinhos fazem seus ninhos, lírios florescem aqui e ali sem cuidados.
Acalme-se, apiede-se dos míseros mortais, como eu, que ousam falar com você mesmo sem serem chamados, mesmo que sejam dignos de desprezo por sua impávida e colossal presença de espírito "críptico" (sic.).
Najma escreveu:Puguezinho... não me leve a mal. A vida é bela, borboletas voam de flor em flor, passarinhos fazem seus ninhos, lírios florescem aqui e ali sem cuidados.
Acalme-se, apiede-se dos míseros mortais, como eu, que ousam falar com você mesmo sem serem chamados, mesmo que sejam dignos de desprezo por sua impávida e colossal presença de espírito "críptico" (sic.).
Não Najma.
Estou em paz.
E mesmo não fazendo nenhuma diferença para vc, não está entre os desprezíveis...
E a pessoa de que me lembrei como sendo oposição não era vc...
O que falei no final era sobre o titulo religioso que me atribuem...o que desejava é que conseguissem ver para lá do titulo...claro que falando nele, levarei a ter chatos a menciona-lo cada vez mais...
depois terminei com "lembra-se", referência a uma conversa antiga em privado sobre teísmo/agnosticismo...
Quer-me parecer que vc entendeu algo diferente...
Sua resposta foi interessante para saber aquilo que vc pensa