Olavo de Carvalho escreveu:
Nas origens da burrice ocidental
Jornal do Brasil, 15 de junho de 2006
Um dos paradoxos inaugurais dos tempos modernos está na facilidade sonsa com que a parte pensante da Europa aceitou os dois princípios da mecânica newtoniana -- a eternidade do movimento e a lei de inércia -- sem parar por um instante sequer para notar que eram mutuamente contraditórios.
A física antiga dizia que um corpo, se não movido por outro, tende a ficar parado. Newton contestou isso, afirmando que a força da sua própria inércia mantém cada corpo eternamente no seu estado presente, seja de repouso ou de movimento retilíneo e uniforme. Só há um problema: se o movimento é eterno, não faz sentido falar em "estado presente" a não ser por referência a um observador vivo dotado do sentido da temporalidade. No movimento eterno, tudo é fluxo e impermanência. Não há "estados" -- seja de repouso ou de movimento. "Estado" é apenas uma impressão subjetiva que o observador, ele próprio envolvido no movimento geral, obtém ao medir os movimentos físicos pelo seu tempo interior. A tentativa de montar um universo puramente matemático independente da percepção humana acabava fazendo tudo depender da própria percepção humana. A física materialista fundava-se numa metafísica idealista.
A contradição é tão flagrante, que chega a ser escandaloso que durante tantos séculos quase ninguém a tenha percebido, ou pelo menos assinalado expressamente.
Porém a absurdidade ostensiva continha dentro de si outra ainda pior. Todo movimento é, por definição, uma mudança ocorrida dentro de uma escala de tempo determinada. Se você esticar indefinidamente os limites do tempo, não haverá mais diferença possível entre a mudança e a permanência, entre o acontecer e o não acontecer. "Movimento eterno" é conceito autocontraditório.
Dizem que Newton era o protótipo do gênio distraído, que suas contas tinham de ser corrigidas por assistentes, que uma vez ele foi encontrado na cozinha fervendo um relógio e olhando atentamente para um ovo. Não sei se essas historietas procedem, mas é fato que ele dedicou mais tempo a estudos de ocultismo do que a qualquer coisa que hoje se chamaria de "ciência". Era um tremendo esquisitão, e pelo visto não se atrapalhava só em detalhes de cálculo e culinária, mas nos próprios fundamentos da sua teoria.
Seus três críticos principais – Leibniz, Goethe e Einstein – sempre falaram respeitosamente dele, mas tenho a impressão de que por dentro riam um bocado do velho. O primeiro observava que reduzir os objetos às suas "qualidades primárias" de medida e movimento, como requerido pela teoria mecânica, resultava em torná-los perfeitamente inexistentes. O segundo tentou mostrar que as qualidades da luz eram correlativas à visão humana; não conseguiu, mas pelo menos deixou claro que um newtoniano só poderia rejeitar sua tese argumentando contra si próprio. O terceiro, ao restringir o alcance dos princípios de Newton a um domínio limitado da realidade, provou o total subjetivismo desses princípios, já que os limites do referido domínio eram os da percepção macroscópica humana.
Os admiradores, em contrapartida, chegaram a prodígios de babaquice na devoção que votavam ao cientista inglês. O poeta Alexander Pope comparava a teoria de Newton a um novo fiat lux bíblico. Voltaire não voava tão alto, mas se contorcia de tal modo para livrar o guru da acusação de ser pai do ateísmo moderno, que deixava no ar a suspeita de que ele tinha sido precisamente isso.
O problema com a física de Newton é que, quando um sujeito aceita uma tese autocontraditória como se fosse uma verdade definitiva, a contradição não percebida se refugia no inconsciente e danifica toda a inteligência lógica do infeliz. Newton não espalhou só o ateísmo pela cultura ocidental: espalhou o vírus de uma burrice formidável. Uma parcela da elite intelectual já se curou, mas a percepção da realidade pelas massas (incluindo a massa universitária de micro-intelectuais) continua doente de newtonismo. A quantidade de tolices que isso explica é tão infinita quanto o universo de Newton.
Olavo de Carvalho achando que refutou Newton
-
Olavo de Carvalho achando que refutou Newton
http://www.olavodecarvalho.org/semana/060615jb.html
Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.
Visite o Wikilivros. Aprenda mais sobre Lógica.
Assista meu canal do youtube. Veja meu currículo lattes.
-
Re.: Olavo de Carvalho achando que refutou Newton
Isto é o fundo do poço da idiotice do Olavo. Sinceramente, não sei como alguém pode achar que ele tenha algo de positivo.
Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.
Para o Olavo tudo é óbvio e ele sempre acha incrível como alguém nao pode ser tao perspicaz como ele. Nem Newton consegue. Cuidado com o Olavo Einstein...
Pergunta: Se o Olavo é um Filósofo porque usa ele um discurso sofista?
Isto é de Filósofo???
Já com o Dawkins é a mesma merda...
Era um tremendo esquisitão, e pelo visto não se atrapalhava só em detalhes de cálculo e culinária, mas nos próprios fundamentos da sua teoria.
Newton não espalhou só o ateísmo pela cultura ocidental: espalhou o vírus de uma burrice formidável.
Isto é de Filósofo???

Já com o Dawkins é a mesma merda...
- Aurelio Moraes
- Contato:
Esse velho fuma maconha?
Mas é claro que para o Olavo, Newton esta errado.
Não haveria explicação para justificar que ele, o Olavo, esteja com a cabeça nas nuvens.
Maconha boa, hein Olavão?
Não haveria explicação para justificar que ele, o Olavo, esteja com a cabeça nas nuvens.
Maconha boa, hein Olavão?

-
Este retardado matou aulas de física?
De onde esta anta tirou "força de sua própria inércia"?
E ainda, Newton nunca falou em "eternamente".
Segundo a Lei I do Princípios Matemáticos da Filosofia Natural:
"Todo Corpo permanece em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por forças impressas nele."
Ou seja, Newton não fala coisa alguma de "eternidade". Isto é mais uma distorção desonesta e canalha do Olavo de Carvalho.
Olavo de Retardalho escreveu: força da sua própria inércia mantém cada corpo eternamente no seu estado presente, seja de repouso ou de movimento retilíneo e uniforme.
De onde esta anta tirou "força de sua própria inércia"?
E ainda, Newton nunca falou em "eternamente".
Segundo a Lei I do Princípios Matemáticos da Filosofia Natural:
"Todo Corpo permanece em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por forças impressas nele."
Ou seja, Newton não fala coisa alguma de "eternidade". Isto é mais uma distorção desonesta e canalha do Olavo de Carvalho.
- clara campos
- Moderadora
- Contato:
Re: Re.: Olavo de Carvalho achando que refutou Newton
Aurelio Moraes escreveu:Esse velho fuma maconha?
'tou farta de vos ouvir falar desse olavo por cá no fórum, mas eu não conheço a personagem e não tinha nenhuma opinião formada sobre ele... até agora.
maconha não é, deve ser uma neurose, uma hemorregia cerebral interna, ou qualquer outra coisa muito grave

Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)
clara campos escreveu:Aurelio Moraes escreveu:Esse velho fuma maconha?
'tou farta de vos ouvir falar desse olavo por cá no fórum, mas eu não conheço a personagem e não tinha nenhuma opinião formada sobre ele... até agora.
maconha não é, deve ser uma neurose, uma hemorregia cerebral interna, ou qualquer outra coisa muito grave
O Olavo tem um site . Podes te entreter com as pérolas para porcos dele.
Pérolas para Porcos
-
Ike escreveu:carlos escreveu:Dante, the Wicked escreveu:Sinceramente, não sei como alguém pode achar que ele tenha algo de positivo.
Espere até postarem um texto onde ele aborda o Marxismo.
Quando fala de evoluçao também só diz merda...
Quando o Olavo abre a boca, digita uma tecla ou passa uma caneta sobre o papel, só sai merda.
O Cabeção e o Poindexter tinham que ser mais cautelosos a dar algum crédito à critica olavista à esquerda. Ela vem acompanhada de muitas premissas que eles certamente são inteligentes o suficienten para discordar.
Eu concordo com o Olavo.
Morram de inveja, esquerdinhas!
Vocês não causam polêmica como o Olavo!
- Aurelio Moraes
- Contato:
rapha... escreveu:Morram de inveja, esquerdinhas!
Devolve a conta do rapha, PD!

Dinobot escreveu:Eu concordo com o Olavo.
Eu também. Newton realmente espalhou o Ateísmo pela Europa
- Res Cogitans
O mais espantoso é que pagam este merda para escrever isto, e pior ainda publicam.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.
*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.
*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.
- Aurelio Moraes
- Contato:
Eu não sei quem é mais retardado: O Olavo ou quem é fã dele.
-
Res Cogitans escreveu:O mais espantoso é que pagam este merda para escrever isto, e pior ainda publicam.
Até aí, publicam aquele lixo de Lacan, Feyerabend e toda aquela gente da escola de Frankfurt.

Imaginava que pelas coisas em comum, como astrologia e fundamentalismo, ele não falaria algo assim do Newton!!!
OC é a favor da pena de morte?
Sem tempo nem paciência para isso.
Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:
www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.
Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution
Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções
Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:
www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.
Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções
- Aurelio Moraes
- Contato:
Olavo é a favor da pena de morte, acha que fumar não causa câncer, é criacionista, acredita no espiritismo, acha que bebês sem cérebro podem viver normalmente...
Física = Ciência = Ateísmo
Sem mais.
Sem mais.
o Newton também era defensor da pena de morte e levou vários falsificadores à forca. Estranho esse antagonismo entre os dois, com tanto em comum. Mais esperado era OC puxar saco para astrologia, fundamentalismo, pena de morte e tudo mais, através do outro lado de Newton, em vez de criticá-lo.
Editado pela última vez por o anátema em 16 Jul 2006, 19:19, em um total de 1 vez.
Sem tempo nem paciência para isso.
www.talkorigins.org
www.talkorigins.org
Aliás:
Ateísmo = Satanismo = Comunismo = Homossexualismo
Ateísmo = Satanismo = Comunismo = Homossexualismo