Fórum Ateus do Brasil indo pro brejo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Cisco

Mensagem por Cisco »

Deixar de acreditar em um deus é um passo importante em direção à liberdade de pensamento e ao uso da razão. É difícil combater um tipo de charlatanismo quando você acredita em outro.

Ah nao Fernando... isto é quase coaçao intelectual... ou proselitismo...

Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: Fórum Ateus do Brasil indo pro brejo

Mensagem por Fernando Silva »

Apáte escreveu:
Deixar de acreditar em um deus é um passo importante em direção à liberdade de pensamento e ao uso da razão. É difícil combater um tipo de charlatanismo quando você acredita em outro.

Essa arrogância é mais tipicamente encontrada no lado dos crentes. Dizer que quem usa a razão não acredita em deus é jogar no lixo grande parte dos intelectuais na humanidade.

Eu era racional quando era católico - exceto quando se tratava da minha religião. Eu não podia contestá-la, não podia duvidar de nada, não podia fazer perguntas. Tinha que aceitar sem entender.

Nos outros assuntos, tudo bem. Esperava-se que eu usasse a razão.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Cisco escreveu:

Que autoridade você tem para combater os umbandistas ou os que acreditam que os discos voadores virão nos salvar ou os que são contra o uso da medicina e preferem apelar apenas para a oração se você também acredita em coisas sem prova, apenas pela fé?

Por mais racional que você seja para os outros assuntos, se você tem uma religião e acredita pela fé, uma parte de sua mente é irracional.

Se defender um ponto de vista é proselitismo, então estou sendo proselitista. A diferença é que não estou dizendo, em nenhum momento: "Acredite sem discutir. Não exija provas. A virtude está em acreditar sem ter visto".

Será que defender que a Terra é redonda é proselistismo?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Re: Re.: Fórum Ateus do Brasil indo pro brejo

Apáte escreveu:É quanto essa doutrinação que eu me referi. O que faz um ateu começar a se passar por guerreiros de armaduras brilhantes que combatem o fanatismo?

Quando o fanatismo se torna uma ameaça.
Na época da Inquisição, ser ateu levava à tortura e à morte.
Ainda hoje, pode nos causar problemas, como no caso da namorada de um forista do RV que foi expulsa de casa pelos pais.

Se as pessoas apenas colassem plásticos no carro com dizeres como "Eu acredito em duendes", como foi moda há alguns anos, não seria um problema. Se as pessoas apenas fossem aos templos de suas religiões, rezassem para as paredes e depois voltassem para casa, tudo bem.
Mas eu dei vários exemplos em post anterior de como pessoas religiosas querem regular a vida dos outros.

E lamento os muitos anos que passei me torturando de culpa por coisas que eu achava que eram pecados horríveis e hoje sei que não são nada de mais, já que não fazem mal a ninguém.
A religião estragou minha juventude.

Aurelio Moraes
Contato:

Re.: Fórum Ateus do Brasil indo pro brejo

Mensagem por Aurelio Moraes »

A religião estragou minha juventude.

Ainda bem que eu larguei a religião cedo...

Night

Mensagem por Night »

Fernando Silva escreveu:
Cisco escreveu:

Que autoridade você tem para combater os umbandistas ou os que acreditam que os discos voadores virão nos salvar ou os que são contra o uso da medicina e preferem apelar apenas para a oração se você também acredita em coisas sem prova, apenas pela fé?

Por mais racional que você seja para os outros assuntos, se você tem uma religião e acredita pela fé, uma parte de sua mente é irracional.

Se defender um ponto de vista é proselitismo, então estou sendo proselitista. A diferença é que não estou dizendo, em nenhum momento: "Acredite sem discutir. Não exija provas. A virtude está em acreditar sem ter visto".

Será que defender que a Terra é redonda é proselistismo?

http://www.csicop.org/si/2004-03/religion.html

Fernando, eu percebo que vives num país onde a religiao extravasa, percebo que te ves a ti mesmo como alguém que despertou de uma ilusao que dominou gtrande parte da tua vida... e que te sentes um pouco envergonhado por isso. Naturalmente, percebo que veja o teu passado de crente com um desperdicio de tempo. Da tua nova posiçao achas-te muito racional em relaçao a qualquer crente, mas nao acho que a tua resposta anedota seja muito racional (serve perfeitamente contra crentes proselitistas, mas há mais neste mundo que proselitistas). Existe irracionalismo na religiao? Existe. Talvez mais do que noutras áreas (excepto a política e o futebol, talvez). Mas há uma base racional para a religiao (e até intuitiva) como mostra o link acima. A Política também tem muita irracionalidade, mas também assenta numa base racional. A ciencia idem. Salvas as devidas diferenças... claro.

Acho que o teu problema é o acreditar sem ver (sem empirismo). Mas a nao existencia de empirismo nao é prova de irracionalidade. Afinal o que é o racionalismo senao uma doutrina que rejeita a necessidade de empirismo. Mas aceitemos o critério do empirismo. Apesar de tudo, continua a ser verdade que ninguém pode simplesmente confirmar as bases empiricas de tudo. Isso nao seria muito esperto. Existe, contudo, um compromisso racional que nos leva a aceitar isto ou aquilo. Mas cada um tem os seus filtros próprios. Eu posso acreditar em Deus e isso ser uma crença que parte da razao e nao do sentimento. Posso achar suficientes (embora nao concludentes) as "provas filosóficas", ou coisas empiricas como o principio Antrópico.... e partindo daí posso ter uma crença em algo que nao vejo que é simplesmente racional. OK, nao sao todos assim. E depois?
Portanto, rejeito a tua critica de acreditar sem ver é necessáriamente irracional.

Trancado