Filosofia nas escolas: AGORA É OBRIGATÓRIO !!!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
zencem

Filosofia nas escolas: AGORA É OBRIGATÓRIO !!!

Mensagem por zencem »

Filosofia e sociologia passam a ser obrigatórias no ensino médio

O CNE (Conselho Nacional de Educação) decidiu nesta sexta-feira (07/07), por unanimidade, que as escolas de ensino médio devem oferecer as disciplinas de filosofia e sociologia aos alunos. A medida torna obrigatória a inclusão das duas matérias no currículo do ensino médio em todo o país, ampliando o que já era praticado em 17 Estados.

De acordo com o relator da proposta, o conselheiro César Callegari, a decisão vai estimular os estudantes a desenvolverem o espírito crítico. "Isso significa uma aposta para que os alunos possam ter discernimento quando tomam decisões e que sejam tolerantes porque compreendem a origem das diversidades", disse.

Para o professor de filosofia Aldo Santos, de São Paulo, a decisão deverá promover uma mudança na estratégia educacional que desenvolve o pensamento, a reflexão e a ação dos estudantes. "Agora, o jovem vai entender o seu papel na história e saber que ele pode ser um agente transformador na sociedade", analisou.

Hugo

Re.: Filosofia nas escolas: AGORA É OBRIGATÓRIO !!!

Mensagem por Hugo »

Legal, mais matérias onde se faz proselitismo comunista.

zencem

Re: Filosofia nas escolas: AGORA É OBRIGATÓRIO !!!

Mensagem por zencem »

zencem escreveu:Filosofia e sociologia passam a ser obrigatórias no ensino médio

De acordo com o relator da proposta, o conselheiro César Callegari, a decisão vai estimular os estudantes a desenvolverem o espírito crítico. "Isso significa uma aposta para que os alunos possam ter discernimento quando tomam decisões e que sejam tolerantes porque compreendem a origem das diversidades", disse.

Será que o Governo entende que esta tolerância significará uma certa passividade, frente aos efeitos, na marra, do domínio ideológico do PT?

E se o resultado for ao contrário?

Unir-se-á aos evangélicos, et caterva católica, para liquidar com o pensamento crítico?

Mas que o projeto é bom, isto é indiscutível.

zencem

Re: Re.: Filosofia nas escolas: AGORA É OBRIGATÓRIO !!!

Mensagem por zencem »

Dinobot escreveu:Legal, mais matérias onde se faz proselitismo comunista.

Estás enganado.

Filosofia não é ideologia.

Seria uma gritaria geral.

Samael
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Samael »

Ótimo. Demoraram, mas chegaram. Uma das grandes mazelas dos milicos começa a ser superada agora.

Dante, the Wicked

Mensagem por Dante, the Wicked »

Grande coisa... As escolas que já ensinavam filosofia o fazia mal e porcamente. Agora teremos a balela vazia generalizada. No que depender de mim, só ensinarei lógica para meus alunos:

Imagem

Imagem
Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.

Visite o Wikilivros. Aprenda mais sobre Lógica.
Assista meu canal do youtube. Veja meu currículo lattes.

Yep

Mensagem por Yep »

Dante, the Wicked escreveu:Grande coisa... As escolas que já ensinavam filosofia o fazia mal e porcamente. Agora teremos a balela vazia generalizada. No que depender de mim, só ensinarei lógica para meus alunos:

Imagem

Imagem

Imagem

Dante, the Wicked

Apesar de eu gostar muito de Star Trek, me irrita como "lógica" é usada como sinônimo de "racionalismo asceta" na série.
Visite minha página http://filomatia.net. Tratando de lógica, filosofia, matemática etc.

Yep

Mensagem por Yep »

Dante, the Wicked escreveu:

Apesar de eu gostar muito de Star Trek, me irrita como "lógica" é usada como sinônimo de "racionalismo asceta" na série.

Pois.A lógica é apenas a análise de proposiçoes. Pode dizer algo sobre o mundo, mas nao tudo...

Dante, the Wicked

Yep escreveu:

Pois.A lógica é apenas a análise de proposiçoes. Pode dizer algo sobre o mundo, mas nao tudo...

Lógica diz nada sobre o mundo. Ela trata apenas da relação formal necessária entre proposições.

Yep

Mensagem por Yep »

Estou a falar da física, por exemplo. As teorias sao construçoes lógicas que muitas vezes batem certo com o mundo...

Dante, the Wicked

Yep escreveu:Estou a falar da física, por exemplo. As teorias sao construçoes lógicas que muitas vezes batem certo com o mundo...

A lógica não organiza o mundo, mas o que se diz sobre o mundo.

Yep

Mensagem por Yep »

Hummm, isso já nao sei. Há quem pense que a nossa razao é o reflexo da natureza. Nós entendemos a natureza porque somos um artefacto da natureza... por isso a nossa lógica é um reflexo da relaçao da vida com o meio, até certo ponto.

Dante, the Wicked

Yep escreveu:Hummm, isso já nao sei. Há quem pense que a nossa razao é o reflexo da natureza. Nós entendemos a natureza porque somos um artefacto da natureza... por isso a nossa lógica é um reflexo da relaçao da vida com o meio, até certo ponto.

E há quem pense que nosso conhecimento a posteriori consista na forma como a razão organiza os fenômenos que a natureza nos revela.

Snake

Mensagem por Snake »

Grande coisa dizer que querem "estimular o espírito crítico"... eu nunca vi um exemplo disso em escolas, a menos que "estimular o espírito crítico" signifique fazer os alunos pensarem como as pessoas que elaboram os vestibulares.
Quidquid latine dictum sit, altum viditur.

Dante, the Wicked

Snake escreveu:Grande coisa dizer que querem "estimular o espírito crítico"... eu nunca vi um exemplo disso em escolas, a menos que "estimular o espírito crítico" signifique fazer os alunos pensarem como as pessoas que elaboram os vestibulares.

Provavelmente as aulas de filosofia terão as mesmas características das aulas de literatura: ater-se-á à história dos movimentos e correntes, mais do que ao pensamento crítico ou à interpretação do texto.

zencem

Mensagem por zencem »

Snake escreveu:Grande coisa dizer que querem "estimular o espírito crítico"... eu nunca vi um exemplo disso em escolas, a menos que "estimular o espírito crítico" signifique fazer os alunos pensarem como as pessoas que elaboram os vestibulares.

Provavelmente as aulas de filosofia terão as mesmas características das aulas de literatura: ater-se-á à história dos movimentos e correntes, mais do que ao pensamento crítico ou à interpretação do texto.

Não sejamos tão pessimistas.

Sempre haverá, aquí e alí, algum Dante, pra salvar a pátria. :emoticon16:

Afinal, sabemos que é utopia um mundo de sábios, mas basta-nos a oportunidade de termos alguns.

Um sábio compensa mil burros.:emoticon147: hehehe!!!

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Isso é um problema, não uma solução...

Eu sei, por experiência própria, que isso só criará mais um espaço para a doutrinação política. :emoticon3:
"Noite escura agora é manhã..."

Dante, the Wicked

Alter-ego escreveu:Isso é um problema, não uma solução...

Eu sei, por experiência própria, que isso só criará mais um espaço para a doutrinação política. :emoticon3:

Por isso sou a favor de restringir o ensino de filosofia à lógica. Se muito, filosofia da linguagem e da ciência.

King In Crimson

Mensagem por King In Crimson »

Sociologia? tolerar as diferenças!?

Aí tem coisa! :emoticon9:

Com a Filosofia, eu concordo,

Cris
Contato:

Mensagem por Cris »

Vou concordar com o snake. E vou um pouco mais longe, quando tiraram metodologia científica do curriculum das Universidades. Eu não lamentei nem um pouco. Até mesmo porque não sei exatamente se seria algo interessante aplicar somente em determinados cursos (como acontecia com o meu, a tal matéria) eu a achava de uma certa maneira inútil, mesmo porque tudo que se aplicava dentro desta matéria eu já havia aprendido no segundo grau.
Pois bem, meu parecer diante da questão colocada sobre filosofia nas escolas, apenas um comentário, nem todos gostam de filosofia. E da mesma maneira que eu vejo adolescentes precoces e muitos jovens membros do fórum mostrando uma inteligência acima da média de muitos adultos, devo lembrar também que não são todos que estão no segundo grau , ou no início da faculdade, que têm plena convicção do seu lugar no mundo. Tenho por mim, que o amadurecimento vem com a idade, com as experiências. Assim sendo, não vejo porque uma matéria tão densa como filosofia ser vista como obrigatória nos cursos de 2º grau. E lembrando também que tudo que é por obrigação, é visto como chato, massante e sinceramente até ser implementado de fato, vai dar o que falar.
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Res Cogitans

Mensagem por Res Cogitans »

Existe bastante coisa interessante em sociologia, só que, provavelmente, nenhuma delas você aprenderá no ensino médio.
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.

*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.

Storydor
Contato:

Mensagem por Storydor »

Pelo menos para min, que estou no 2º ano científico, chegou tarde demais.
"E quem era inocente, hoje já virou bandido, só para comer um pedaço de pão fudido" Chico Science
Imagem

Trancado