Ateísmo de Igreja

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
darkabriel
Mensagens: 18
Registrado em: 26 Out 2005, 13:32

Ateísmo de Igreja

Mensagem por darkabriel »

Isso existe... :emoticon3: Ateus militantes quero dizer... um contrasenso.

Avatar do usuário
Aurelio Moraes
Mensagens: 19637
Registrado em: 23 Out 2005, 18:26
Localização: São José dos Campos, S.P
Contato:

Re.: Ateísmo de Igreja

Mensagem por Aurelio Moraes »

"Militar" pelo ateísmo nada mais deve ser do que defender os direitos dos ateus na sociedade, bem diferente de querer sair desconvertendo os outros.
E mais um tópico com provocação barata.

Avatar do usuário
darkabriel
Mensagens: 18
Registrado em: 26 Out 2005, 13:32

Re.: Ateísmo de Igreja

Mensagem por darkabriel »

Não estou a falar do direito de ser ateu. Estou a falar de proselitismo ateu. também não estou a dizer que é isso que se faz aqui.
Affff... sobreinterpretação = mania da perseguição

Avatar do usuário
Claudio Loredo
Mensagens: 3343
Registrado em: 20 Out 2005, 13:33
Localização: Palmas - TO
Contato:

Re: Ateísmo de Igreja

Mensagem por Claudio Loredo »

darkabriel escreveu:Isso existe... :emoticon3: Ateus militantes quero dizer... um contrasenso.


Por que contrasenso? Por acaso, não temos o direito de expor nossas opiniões? Não temos o direito de lutar por nossos direitos como cidadãos?

Por que é que o ateu tem que se manter calado a respeito de suas convicções filosóficas? Só para não ferir o status quo religioso?

Avatar do usuário
Tranca
Mensagens: 11193
Registrado em: 24 Out 2005, 13:57
Gênero: Masculino
Localização: Aqui, ó.

Re.: Ateísmo de Igreja

Mensagem por Tranca »

Pelo menos diferenciou ateísmo militante de proselitismo.

Ora, numa sociedade constituída na grande maioria por crentes e sendo que estes crentes, conforme incentivam os próprios líderes religiosos, acham que ateus são revoltados, doentes, transtornados, pessoas sem freios morais, etc, há que se buscar e lutar pela informação, lutar contra o preconceito, etc...
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re.: Ateísmo de Igreja

Mensagem por Lúcifer »

Vocês querem ver o que é contracenso?
Fale que você está estudando sobre o satanismo e que até concorda com alguns pontos de vista deles.
Em um novo curso de locução, onde nós aprendemos como falar em público e dar palestrar, eu disse ao meu professor que já estou providenciando a minha nova palestra que será Cristianismo X Satanismo. Ele achou uma boa idéia.
Quando disse isso para dois colegas meus que eu concordo com alguns pontos de vista do satanismo; a minha colega pediu para falar mais baixo porque estávamos em um ponto de ônibus (não pega bem falar sobre Satã) e o meu colega (que por acaso é evangélico, não muito fanatico) veio com "Jesus te ama!"
Eu sei que ele me "ama" mas é legal ver o outro lado do muro também.
Imagem

Avatar do usuário
Alter-ego
Mensagens: 8329
Registrado em: 25 Out 2005, 16:42
Gênero: Masculino

Re.: Ateísmo de Igreja

Mensagem por Alter-ego »

Putz! Quandi lí o título 'Ateismo de Igreja' pensei que fosse um tópico sobre ateus e agnósticos que se mantém em suas religiões por tradição.
Assim como o Pug, que é agnostico-muçulmano (sem querer enquadrá-lo, é claro), conheço alguns ateus-católicos e agnosticos-católicos.
Muita viagem... :emoticon19:
"Noite escura agora é manhã..."

Avatar do usuário
user f.k.a. Cabeção
Moderador
Mensagens: 7977
Registrado em: 22 Out 2005, 10:07
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »


Certa vez eu li que na Alemanha apesar de haver 40% de ateus, a maior parte das pessoas se declara católica ou luterana, apenas por tradição, e muitas frequentam a Igreja (mais até que os católicos-não-praticantes do Brasil).

Quanto ao ateísmo militante, eu não apóio qualquer tentativa que vise aumentar o número de ateus no mundo, pois acho isso irrelevante. Agora quando se trata de garantir direitos aqueles que já se declaram como tais, não vejo problema, embora meus direitos nunca tenham sido violados em função dessa crença.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Avatar do usuário
rapha...
Administrador
Mensagens: 9602
Registrado em: 19 Out 2005, 22:37
Gênero: Masculino

Mensagem por rapha... »

Dr Emmet Brown escreveu:
embora meus direitos nunca tenham sido violados


Que coisa mais "NÃO".

Avatar do usuário
Cris
Mensagens: 1557
Registrado em: 24 Out 2005, 14:21
Localização: Brasília -DF
Contato:

Re: Ateísmo de Igreja

Mensagem por Cris »

Claudio Loredo escreveu:
darkabriel escreveu:Isso existe... :emoticon3: Ateus militantes quero dizer... um contrasenso.


Por que contrasenso? Por acaso, não temos o direito de expor nossas opiniões? Não temos o direito de lutar por nossos direitos como cidadãos?

Por que é que o ateu tem que se manter calado a respeito de suas convicções filosóficas? Só para não ferir o status quo religioso?


Faço minhas as palavras do Cláudio. E na minha opinião ateus tem sim direito de lutar pelo que eles querem e de serem respeitados por suas posturas. E cá entre nós, cada tem o direito de crer ou não naquilo que quiser.
Cris*
"Um homem não é outra coisa senão o que faz de si mesmo.” Jean-Paul Sartre

Avatar do usuário
darkabriel
Mensagens: 18
Registrado em: 26 Out 2005, 13:32

Re: Ateísmo de Igreja

Mensagem por darkabriel »

Claudio Loredo escreveu:
darkabriel escreveu:Isso existe... :emoticon3: Ateus militantes quero dizer... um contrasenso.


Por que contrasenso? Por acaso, não temos o direito de expor nossas opiniões? Não temos o direito de lutar por nossos direitos como cidadãos?

Por que é que o ateu tem que se manter calado a respeito de suas convicções filosóficas? Só para não ferir o status quo religioso?


Não é nada disso. Estou a falar de Ateus que entram em sites religiosos e dizem: "Meus amigos crentes... tenho uma boa nova para vcs: Deus não existe." É disto que eu falo.

Avatar do usuário
darkabriel
Mensagens: 18
Registrado em: 26 Out 2005, 13:32

Re: Re.: Ateísmo de Igreja

Mensagem por darkabriel »

Tranca-Ruas escreveu:Pelo menos diferenciou ateísmo militante de proselitismo.

Ora, numa sociedade constituída na grande maioria por crentes e sendo que estes crentes, conforme incentivam os próprios líderes religiosos, acham que ateus são revoltados, doentes, transtornados, pessoas sem freios morais, etc, há que se buscar e lutar pela informação, lutar contra o preconceito, etc...


Eu acho natural ser Ateu. E acho que se um crente acha que ser ateu é isso tudo então o problema é do crente. A mim pouco me importam opiniões tão ignorantes. Mas cada um é como é. Muitos ateus não dormem porque algum Pastor disse que ser Ateu é ser revoltado.
Mas há o outro lado da moeda. Muitos ateus dizem que ser crente é burrice, é virus da mente, é veneno, etc. Sinceramente. Vcs esperam sempre opiniões não preconceituosas do lado crente, quando o lado ateu também mostra um lado preconceituoso? Aqui até há muita moderação, mas vcs não são modelo universal. Lembram do cocadaboa e as coisas que diziam dos crentes? Há de tudo em todo o lado.

Avatar do usuário
salgueiro
Mensagens: 10306
Registrado em: 17 Out 2005, 12:01
Gênero: Feminino
Localização: rio de janeiro

Mensagem por salgueiro »

Sinto a presença de Mighell :emoticon1:

Bjs


Avatar do usuário
Claudio Loredo
Mensagens: 3343
Registrado em: 20 Out 2005, 13:33
Localização: Palmas - TO
Contato:

Re: Ateísmo de Igreja

Mensagem por Claudio Loredo »

darkabriel escreveu: Não é nada disso. Estou a falar de Ateus que entram em sites religiosos e dizem: "Meus amigos crentes... tenho uma boa nova para vcs: Deus não existe." É disto que eu falo.
Alguém precisa falar para esses crentes que a Bíblia tem erros, contradições e atrocidades e que por isso, não deve ser seguida ao pé da letra. Alguém tem que dizer que existem pastores desonestos e que por isso não se deve seguir cegamente os pastores. Alguém precisa levar a dúvida onde existe a fé. De vez em quando, aparece um ateu disposto a fazer isto. Bom para despertar nas pessoas a vontade de questionar.

Avatar do usuário
o anátema
Mensagens: 4651
Registrado em: 18 Out 2005, 19:06

Re.: Ateísmo de Igreja

Mensagem por o anátema »

Não tenho nada contra proselitismo ateísta, apesar de não ter vontade de fazer.

Quem goste de fazer, que faça.

Não há contrasenso. Proselitismo, ateu ou religioso, são pessoas tentando expor suas convicções. Não é porque estão convictas de coisas diferentes que uma delas não pode fazer o que a outra faz. Ateus também usam roupas.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Re.: Ateísmo de Igreja

Mensagem por Fernando Silva »

darkabriel escreveu: Mas há o outro lado da moeda. Muitos ateus dizem que ser crente é burrice, é virus da mente, é veneno, etc. Sinceramente. Vcs esperam sempre opiniões não preconceituosas do lado crente, quando o lado ateu também mostra um lado preconceituoso? Aqui até há muita moderação, mas vcs não são modelo universal. Lembram do cocadaboa e as coisas que diziam dos crentes? Há de tudo em todo o lado.


Se eu acho que estou certo, é claro que acho que o outro lado está errado. Não há como escapar disto. Não vou garantir que estou certo, mas, no momento, o ateísmo é a posição que me parece mais racional, portanto é a que eu adoto.

Isto não significa que eu ache que os crentes são burros. Afinal de contas, eu já fui católico e não era burro (embora eu não tenha decidido ser católico; a crença me foi imposta). Eu acho apenas que eles estão iludidos, assim como eu estava.

Claro que há exceções, casos perdidos...

Avatar do usuário
Claudio Loredo
Mensagens: 3343
Registrado em: 20 Out 2005, 13:33
Localização: Palmas - TO
Contato:

Mensagem por Claudio Loredo »


Uma das coisas que sempre me fez gostar de ser ateu é não ter obrigações de ostentar esta ou aquela postura. Mas, vi que não é bem assim.

Se alguém é evangélico, a sociedade cobra desta pessoa que não beba, não fume, não dance, não fale palavrões e não faça sexo antes do casamento.

Se é católico, não pode comer carne na sexta-feira santa.

Se é espírita, não pode deixar de fazer caridade.

Já o ateu, a obrigação que nos é imposta é a de não poder falar o que pensamos. Por que se falamos, alguns dizem algo mais ou menos assim: “você é ateu. Você não pode se importar com o que os outros pensam, pois você é materialista e individualista”

Onde é que está escrito que todo ateu tem que ser individualista e que o materialismo implica em ser individualista. O ateu também pode ser um sujeito com forte comprometimento social. Tendo, por isso, a vontade de influir positivamente na sociedade em que vive. Ele pode fazer isto condenando os efeitos nocivos da religião. Ou até divulgando o ateísmo para dar a chance das pessoas conhecerem um outro modo de pensar.

Daí, o ateu não precisa seguir esta regra que o status quo religioso quer que ele siga. Ele pode muito bem divulgar o ateísmo se esta for a vontade dele. Assim como pode optar por não divulgar. Ele, ateu, é livre do ponto de vista filosófico.


Avatar do usuário
Tranca
Mensagens: 11193
Registrado em: 24 Out 2005, 13:57
Gênero: Masculino
Localização: Aqui, ó.

Re: Re.: Ateísmo de Igreja

Mensagem por Tranca »

darkabriel escreveu:
Tranca-Ruas escreveu:Pelo menos diferenciou ateísmo militante de proselitismo.

Ora, numa sociedade constituída na grande maioria por crentes e sendo que estes crentes, conforme incentivam os próprios líderes religiosos, acham que ateus são revoltados, doentes, transtornados, pessoas sem freios morais, etc, há que se buscar e lutar pela informação, lutar contra o preconceito, etc...


Eu acho natural ser Ateu. E acho que se um crente acha que ser ateu é isso tudo então o problema é do crente. A mim pouco me importam opiniões tão ignorantes. Mas cada um é como é. Muitos ateus não dormem porque algum Pastor disse que ser Ateu é ser revoltado.
Mas há o outro lado da moeda. Muitos ateus dizem que ser crente é burrice, é virus da mente, é veneno, etc. Sinceramente. Vcs esperam sempre opiniões não preconceituosas do lado crente, quando o lado ateu também mostra um lado preconceituoso? Aqui até há muita moderação, mas vcs não são modelo universal. Lembram do cocadaboa e as coisas que diziam dos crentes? Há de tudo em todo o lado.



Olá Darkabriel!

Bem, como a vida não se resume a fóruns, aqui podemos ser até politicamente incorretos no trato com crenças e crentes, mas deve ter em mente que os debates e ataques são em torno de idéias.

Não os estigmatizamos a ponto de incentivar algum preconceito fora do mundo virtual.

No mundo real o preconceito de crentes contra ateus é incentivado nas igrejas. Já os ateus não possuem organização que incentive algum preconceito considerável, que possa prejudicar as pessoas por serem crentes, como ocorre no caso inverso.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Avatar do usuário
Fernando Silva
Administrador
Mensagens: 20080
Registrado em: 25 Out 2005, 11:21
Gênero: Masculino
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Contato:

Re: Re.: Ateísmo de Igreja

Mensagem por Fernando Silva »

Tranca-Ruas escreveu:Não os estigmatizamos a ponto de incentivar algum preconceito fora do mundo virtual.


Mesmo porque a crença em um deus não leva necessariamente o crente a ser um fanático bitolado. Ele pode ter suas obrigações religiosas a cumprir, mas, fora disto, viver uma vida exatamente igual à nossa.

O problema da religião é que é uma concessão à irracionalidade. Numa pessoa sensata, irá só até um certo ponto e talvez nunca passe disso. Num maluco, pode levar a extremos.

Quanto a confundir a figura virtual do forista com a pessoa na vida real, não se esqueçam do Aurélio: o Mr.Hammond não tem muito a ver com ele. Quem foi ao encontro nacional em SP não o identificaria. Suponho que muitos dos crentes doidos que aparecem por aqui também sejam diferentes pessoalmente.

Avatar do usuário
Schultz
Mensagens: 534
Registrado em: 29 Out 2005, 20:30
Localização: Rio Grande do Sul

Mensagem por Schultz »

Dr Brown escreveu:Quanto ao ateísmo militante, eu não apóio qualquer tentativa que vise aumentar o número de ateus no mundo, pois acho isso irrelevante. Agora quando se trata de garantir direitos aqueles que já se declaram como tais, não vejo problema, embora meus direitos nunca tenham sido violados em função dessa crença.

Sempre pensei assim também. O ateísmo é algo desnecessário, estou pouco me importando se uma pessoa é atéia ou teísta, o que realmente é importante é sua sua posição interfere em na sua razão, daí qualquer forma de extremismo, seja ateísta ou teísta, é condenável.

Avatar do usuário
Lúcifer
Mensagens: 8607
Registrado em: 26 Out 2005, 16:24
Gênero: Masculino
Localização: São Paulo
Contato:

Re: Ateísmo de Igreja

Mensagem por Lúcifer »

Claudio Loredo escreveu:
darkabriel escreveu: Não é nada disso. Estou a falar de Ateus que entram em sites religiosos e dizem: "Meus amigos crentes... tenho uma boa nova para vcs: Deus não existe." É disto que eu falo.
Alguém precisa falar para esses crentes que a Bíblia tem erros, contradições e atrocidades e que por isso, não deve ser seguida ao pé da letra. Alguém tem que dizer que existem pastores desonestos e que por isso não se deve seguir cegamente os pastores. Alguém precisa levar a dúvida onde existe a fé. De vez em quando, aparece um ateu disposto a fazer isto. Bom para despertar nas pessoas a vontade de questionar.


Na questão da Bíblia, como, se não me engano foi o Encosto que colocou, os religiosos só sabem ler as coisas bonitas, se esquecendo que no livro sagrado também tem coisas condenáveis. Vide o CD do Cid Moreira. Só fala as partes boas mas as más tiraram fora.
Eu não me importo com a religião da pessoa mas sim com a pessoa física. O que me impora nela é a sua inteligência e seu caráter e não a religião. Eu tenho amigos, evangélicos, católicos, espíritas, etc e nos damos muito bem mas, como diz o velho deitado: não se discute religião, futebo e política com certas pessoas. A gente nunca sabe qual vai ser a reação delas.
Imagem

ramoni
Mensagens: 37
Registrado em: 30 Out 2005, 21:55

Re.: Ateísmo de Igreja

Mensagem por ramoni »

Aos Amigos;

Sou novo aqui no pedaço, ando sei lá meio que revoltado com Deus, mas é muito engraçado, os ditos ateus sem dúvida são menos preconceituosos e humanistas que os teistas, visão pessoal, andei passando por ai em alguns fóruns religiosos.

Religiões cristãs, quanto a isso sempre me questionei, você tem que amar a Deus na marra, senão ele te ferra, vai para o inferno ou fica morto; tem que amar ao teu próximo senão idém; Tem que ser temente a Deus. Ora amor e medo não combinam!!!

FALAR A VERDADE É UMA QUESTÃO HUMANITÁRIA, FALAR O QUE SE SENTE E O QUE SE PENSA, CLARO SEM AGREDIR, DEVERIA SER UM DIREITO.

"DEUS FOI FEITO A PRÓPRIA IMAGEM DO HOMEM(MULHER)" ARISTOTELES, PLATÃO, HERACLITO, ESPINOSA, MACHADO DE ASSIS, SANTO AGOSTINHO, A NAMORADA(O) DE CADA UM, ETC, ETC...

Avatar do usuário
Huxley
Mensagens: 2035
Registrado em: 30 Out 2005, 23:51

Mensagem por Huxley »

Eu não costumo ser ateu militante, mas é bom sempre questionar porque as pessoas são tão seletivas na hora de se questionar sobre milagres e farsas.Inri Cristo paranaense é uma farsa porque não se tem nenhuma evidência que é Deus , mas aquele judeu da Antiguidade era Deus , mesmo o número de evidências a favor ser quase o mesmo?

Não que isso não possa ser a "verdade", mas seria bom que as pessoas cursassem a disciplina ceticismo nas escolas.Assim, haveria menos gente fazendo penitência na frente de janelas com manchas de santas ou ser enganado por médiuns.
“A boa sociedade é aquela em que o número de oportunidades de qualquer pessoa aleatoriamente escolhida tenha probabilidade de ser a maior possível”

Friedrich Hayek. “Direito, legislação e liberdade” (volume II, p.156, 1985, Editora Visão)

"Os homens práticos, que se julgam tão independentes em seu pensar, são todos na verdade escravos das idéias de algum economista morto."

John Maynard Keynes

ramoni
Mensagens: 37
Registrado em: 30 Out 2005, 21:55

Re.: Ateísmo de Igreja

Mensagem por ramoni »

ERA PRECISO SOMENTE UM SEMESTRE DE FILOSÓFIA NO CURSO MÉDIO, ESTOU CERTO QUE MUITOS MALES DE NOSSO PAÍS SERIAM CURADOS.

As pessoas teriam uma facilidade maior para se livrarem desses charlatães, religiosos e políticos e CIA.
MAS QUER ME PARECER QUE HÁ POUCO INTERESSE NISSO, HÁ SIM INTERESSE EM SE MANTER UMA MASSA DE IGNORANTES, FACILMENTE MANIPULAVÉIS.

Trancado