Amen!

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
NO WAI

Re.: Amen!

Mensagem por NO WAI »

Tem de ser combatido entao. Pois nao é o Deus infinitamente mesiricordioso do Cristianismo. Pode ser um demiurgo, como os gnósticos acreditavam
Pardon, nao quero ser o 666
Imagem

Azathoth

Re: Re.: Amen!

Mensagem por Azathoth »

videomaker escreveu:O azar esta em ter sido com judeus e de todo aquele que por força da possibilidade desfavoravel fez o cara nascer lá !
Se o sujeito nasce por pura casualidade no meio de um povo que vai ser massacrado , se não é azarado ele é o que ?
O ato foi sim intencional , AZAR DELES QUE SOFRERAM POR TAL ATO !

Você já parou para pensar que cometeu uma petição de princípio nesse parágrafo? Você está presumindo reencarnação nesse raciocínio.

Ayyavazhi
Gênero: Masculino

Mensagem por Ayyavazhi »

NO WAI escreveu:Sal... eu por acaso até fiz uma pergunta séria na primeira página. O Karma é apenas mecanismo, como a teoria evolucionista o é em relaçao á vida organica (um relojoeiro cego), ou há um decisor consciente?
O Karma é um relojoeiro cego ou nao?

Supondo que a pergunta seja realmente séria, e isso eu posso supor, seria sensato esperar a mesma seriedade no desenrolar do debate que essa pergunta desencadearia. Existem certos princípios, para mim fundamentais, que gosto de repetir vez em quando, apesar da estranha sensação de estar falando sozinho. Um deles: uma resposta não tem que ser agradável para ser verdadeira. Neste caso eu alargo o conceito de agradável, navegando entre os que fazem beicinho até os autênticos pensadores, que não encontram lógica nas respostas apresentadas. A lógica tem um alcance limitado, mas eu gosto de usá-la enquanto possível. Dizer que a verdade não precisa atender expectativas para ser verdadeira, é uma lógica que ninguém, que se diz inteligente, deveria recusar.

Nunca propus, e jamais o farei, que alguém aceite qualquer afirmação sem provas. E esse alguém, por simples bom senso, não deveria afirmar o contrário, se provas também não tem.

Tenho feito um caminho longo e solitário até Deus, longe de templos e escrituras. Não encontrei ódio, inferno, sangue e morte nesse caminho, além daqueles que nós, humanos, perpetramos. Se alguém precisa de uma foto (não editada em photoshop) desse caminho para se convencer que ele existe, lamento, não a tenho. Tenho apenas as muitas dicas que já lancei ao vento, esperando haver nelas alguma utilidade.

Em uma de minhas respostas a minha querida Lígia, eu disse que era quase impossível oferecer uma imagem coerente e inteligível se, por tantas vezes, outras partes do quebra-cabeças foram deixadas de lado. Cada peça é importante e, ao desprezarmos a maioria delas, nenhum resultado final poderá ser minimamente satisfatório. Na mesma proporção em que a incredulidade os atinge, diante da “tosqueira” religiosa, eu me impressiono quando algo tão evidente se deforma no processo de comunicação e chega ao destino, parece-me, incompreensível.

Estou ciente que muitos, talvez a maioria, não estejam preocupados com isso. Quando o Encosto abriu aquele tópico, reclamando da ausência de evangélicos, e outros tópicos assim já surgiram, fica claro que a diversão é mais importante. Não tenho nenhuma crítica a fazer, até porque seria uma frescura politicamente correta que está longe de definir o meu caráter. Engana-se quem pensa o contrário, e isso só demonstra a dificuldade que alguns apresentam em separar as coisas. Confesso que eu também me divirto, muitas vezes. Não os provoco, mas morro de rir com algumas respostas que vocês jogam em cima das bobagens que escrevem.

Este longo e talvez enfadonho texto é dirigido àqueles que realmente sentem alguma curiosidade sobre o tal “fator Deus”.

Se há alguém aqui em busca de alguma coisa, abandone essa idéia tola de formular perguntas, presumindo que as respostas vão teletransportá-los para o paraíso. O mapa do tesouro não é o tesouro. Mas ele indica que existe algo a ser buscado e um caminho, às vezes difícil, a ser percorrido. Nenhuma resposta fará diferença. Repito: nenhuma!

Você pode saber tudo sobre karma ou sobre Deus, mas não será neste fórum. Nem em nenhum outro, principalmente nos religiosos.

Cada um de vocês tem a liberdade de ignorar o mapa e viver sua vida da maneira que melhor lhe aprouver. Para quem está interessado no X pintado no final da linha tracejada, a única alternativa é fazer o percurso que ela indica. Lamento não poder repetir, neste único post, todas as peças do quebra-cabeças que foram antes desprezadas. Iria ficar extremamente longo e insuportável.

Felizmente, ninguém precisa de mim para chegar ao X no mapa, nem para conhecer o mapa. Coragem e sinceridade são os únicos pré-requisitos.

Vejam a coisa pelo lado bom. Se eu estiver certo, ninguém sofrerá represálias por ser ateu.

Abraços.

darthvader
Contato:

Mensagem por darthvader »

videomaker escreveu:
Jack Torrance escreveu:
videomaker escreveu:
Jack Torrance escreveu:
Azathoth escreveu:videomaker, só faz sentido usar "azar" quando algum evento ocorre de forma não intencional. O holocausto entretanto foi um evento intencional.

O azar está no fato dos judeus serem judeus.

pois é ! se tivessem A SORTE e benevolencia da CASUALIDADE e tivessem nascidos catolicos não tinham morrido ...
Tu é meio tapado , mas ate que de vez em quando tecla algo que preste !
:emoticon1:

O único tapado aqui é você. Um cara com 37 anos que não sabe escrever e ainda é o maior ignorante desse fórum. Você supera crentes adolescentes idiotas que passaram por aqui.

E deixa de ser babaca: "benevolencia da CASUALIDADE". Agora vem aquele papo babaca do NADA... :emoticon12:

Isso aconteceu por causa do CARMA. Não foi azar, acaso, etc. larga a mão de ser ignorante.

Agora é sério, você terminou o ensino fundamental? :emoticon5:

Vc acredita realmente que o que vc acha ao me respeito me tira o sono ?
É benevolencia da casualidade sim , achou ruim tira a calça pela cabeça , e antes que eu esqueça vai tomar , vai ...
:emoticon1:

ah ah ah ah ha ha h ah ah ha h ah h ah ah hah ah ah ha ha h ah ah a aha h ah ah ah ah aha ha ha ha ha ah!!!!

Olha pra onde foi a discussão!!!! :emoticon12:

Pior é que analisando, todo mundo tem razão!!
Azar sim, pela casualidade de terem nascidos Judeus....
Azar não, pelo ponto de vista de ser algo pensado e planejado pelo regime nazista...

Agora, nas questões pessoais contra Videomaker, me abstenho.. afinal, que relevancia teria para a discussão???

Uhu! :emoticon3: ®
Imagem

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Darth escreveu:Agora, nas questões pessoais contra Videomaker, me abstenho.. afinal, que relevancia teria para a discussão???

Com o intuito de desmerecer o interlocutor e por extensão suas opiniões

Bjs

Johnny

Mensagem por Johnny »

Avatar, entendo o que diz e apoio em todos os sentidos. Mas convenhamos também que muitos entram aqui achando que podem (e acredito até quererem) "converter" um daqui a teísta de carteirinha, com direito à missa de sétimo dia ou velinha para santo antonio ou pregação de porta em porta ou pregar que o diabo está em toda parte ou colocar copinho com água enquanto lê o ESE ou colocar copo com agua em cima da TV entre outras coisas. Mas você foi hábil em sua colocação e creio até que muitos daqui pensam (apesar de não se identificarem) com uma proposição dessas. E até mesmo a Ligia citou uma vêz que "Ninguém precisa de Deus" para viver. Isso acho que resume não só o que você escreveu como praticamente tudo. Quem precisa de algemas e cabresto são os que ainda não têm um pingo de dignidade e necessitam de um deus carrasco (eu prefiro dizer uma religião carrasca) para se manterem na linha reta da boa moral e bons costumes.
É bom saber que existem pessoas pensantes neste mundão por aí. Mas quebrando a rotina, que é um saco minha vizinha ficar toda hora dizendo Graças a Jesus por cada acerto que ela faz...
Abraços
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

darthvader
Contato:

Mensagem por darthvader »

salgueiro escreveu:
Darth escreveu:Agora, nas questões pessoais contra Videomaker, me abstenho.. afinal, que relevancia teria para a discussão???

Com o intuito de desmerecer o interlocutor e por extensão suas opiniões

Bjs

he eheh he.. é disso que falo... só me importa suas opiniões!!
Até porque, mesmo que uma pessoa não tenha relevância alguma, sua opinião pode ser salutar dentro de uma dfialética!!!

Mas não fujamos do tema! :emoticon4:

Uhu! :emoticon3: ®
Imagem

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

Johnny escreveu:Avatar, entendo o que diz e apoio em todos os sentidos. Mas convenhamos também que muitos entram aqui achando que podem (e acredito até quererem) "converter" um daqui a teísta de carteirinha, com direito à missa de sétimo dia ou velinha para santo antonio ou pregação de porta em porta ou pregar que o diabo está em toda parte ou colocar copinho com água enquanto lê o ESE ou colocar copo com agua em cima da TV entre outras coisas. Mas você foi hábil em sua colocação e creio até que muitos daqui pensam (apesar de não se identificarem) com uma proposição dessas. E até mesmo a Ligia citou uma vêz que "Ninguém precisa de Deus" para viver. Isso acho que resume não só o que você escreveu como praticamente tudo. Quem precisa de algemas e cabresto são os que ainda não têm um pingo de dignidade e necessitam de um deus carrasco (eu prefiro dizer uma religião carrasca) para se manterem na linha reta da boa moral e bons costumes.
É bom saber que existem pessoas pensantes neste mundão por aí. Mas quebrando a rotina, que é um saco minha vizinha ficar toda hora dizendo Graças a Jesus por cada acerto que ela faz...
Abraços

É interessante como um assunto leva a outro e percebemos que o troço é infinito. Essa coisa do cabresto já foi tratado algumas vezes e, tanto quanto possível, deixei minha opinião. As religiões desempenham um papel importante como freio e, sem elas, poderíamos estar próximos à barbárie. Essa afirmação não implica dizer que todos os religiosos precisam de cabresto. Também não nega a verdade histórica de que a própria religião tem sido a geradora de guerras, torturas e mortes. Se desejarmos fugir ao lugar-comum ou à puerilidade, devemos analisar cada situação separadamente e com total isenção. Preferências e ojerizas não devem ser consideradas, quando a busca é a verdade.

Ninguém precisa me avisar que alguns não necessitam de tal freio, mas seria ingenuidade negar que tantos outros necessitam. Talvez, a grande maioria da humanidade. Assim, deixemos cada macaco em seu galho e sigamos nosso rumo. Diante da tentativa proselitista de convencê-los a mudar de galho, acho natural uma reação irritada ou mesmo agressiva (dependo do grau de proselitismo). O que deixa de ser natural é uma caça às bruxas. Falando especificamente sobre o tema Deus, repetirei incessantemente que todos são livres para acreditar, ignorar, adorar, etc. Ele próprio, até onde já descobri, não levará isso em consideração. Assim, livres que são, podem considerar minhas palavras ou dar a descarga. Que diferença poderia fazer?

Não se enganem, no entanto, os que realmente buscam. O tema é complexo e nem sempre será um mar de rosas. Não tem aquela facilidade de “entrei para tal igreja e encontrei a luz”. Encontram ilusões agradáveis. Encontram idéias preparadas para atender exatamente aos seus anseios. Não culpem Deus por isso.

That's all, por enquanto. Um abraço.

NO WAI

Mensagem por NO WAI »

NO WAI escreveu:Sal... eu por acaso até fiz uma pergunta séria na primeira página. O Karma é apenas mecanismo, como a teoria evolucionista o é em relaçao á vida organica (um relojoeiro cego), ou há um decisor consciente?
O Karma é um relojoeiro cego ou nao?

Supondo que a pergunta seja realmente séria, e isso eu posso supor, seria sensato esperar a mesma seriedade no desenrolar do debate que essa pergunta desencadearia. Existem certos princípios, para mim fundamentais, que gosto de repetir vez em quando, apesar da estranha sensação de estar falando sozinho. Um deles: uma resposta não tem que ser agradável para ser verdadeira. Neste caso eu alargo o conceito de agradável, navegando entre os que fazem beicinho até os autênticos pensadores, que não encontram lógica nas respostas apresentadas. A lógica tem um alcance limitado, mas eu gosto de usá-la enquanto possível. Dizer que a verdade não precisa atender expectativas para ser verdadeira, é uma lógica que ninguém, que se diz inteligente, deveria recusar.

Nunca propus, e jamais o farei, que alguém aceite qualquer afirmação sem provas. E esse alguém, por simples bom senso, não deveria afirmar o contrário, se provas também não tem.

Tenho feito um caminho longo e solitário até Deus, longe de templos e escrituras. Não encontrei ódio, inferno, sangue e morte nesse caminho, além daqueles que nós, humanos, perpetramos. Se alguém precisa de uma foto (não editada em photoshop) desse caminho para se convencer que ele existe, lamento, não a tenho. Tenho apenas as muitas dicas que já lancei ao vento, esperando haver nelas alguma utilidade.

Em uma de minhas respostas a minha querida Lígia, eu disse que era quase impossível oferecer uma imagem coerente e inteligível se, por tantas vezes, outras partes do quebra-cabeças foram deixadas de lado. Cada peça é importante e, ao desprezarmos a maioria delas, nenhum resultado final poderá ser minimamente satisfatório. Na mesma proporção em que a incredulidade os atinge, diante da “tosqueira” religiosa, eu me impressiono quando algo tão evidente se deforma no processo de comunicação e chega ao destino, parece-me, incompreensível.

Estou ciente que muitos, talvez a maioria, não estejam preocupados com isso. Quando o Encosto abriu aquele tópico, reclamando da ausência de evangélicos, e outros tópicos assim já surgiram, fica claro que a diversão é mais importante. Não tenho nenhuma crítica a fazer, até porque seria uma frescura politicamente correta que está longe de definir o meu caráter. Engana-se quem pensa o contrário, e isso só demonstra a dificuldade que alguns apresentam em separar as coisas. Confesso que eu também me divirto, muitas vezes. Não os provoco, mas morro de rir com algumas respostas que vocês jogam em cima das bobagens que escrevem.

Este longo e talvez enfadonho texto é dirigido àqueles que realmente sentem alguma curiosidade sobre o tal “fator Deus”.

Se há alguém aqui em busca de alguma coisa, abandone essa idéia tola de formular perguntas, presumindo que as respostas vão teletransportá-los para o paraíso. O mapa do tesouro não é o tesouro. Mas ele indica que existe algo a ser buscado e um caminho, às vezes difícil, a ser percorrido. Nenhuma resposta fará diferença. Repito: nenhuma!

Você pode saber tudo sobre karma ou sobre Deus, mas não será neste fórum. Nem em nenhum outro, principalmente nos religiosos.

Cada um de vocês tem a liberdade de ignorar o mapa e viver sua vida da maneira que melhor lhe aprouver. Para quem está interessado no X pintado no final da linha tracejada, a única alternativa é fazer o percurso que ela indica. Lamento não poder repetir, neste único post, todas as peças do quebra-cabeças que foram antes desprezadas. Iria ficar extremamente longo e insuportável.

Felizmente, ninguém precisa de mim para chegar ao X no mapa, nem para conhecer o mapa. Coragem e sinceridade são os únicos pré-requisitos.

Vejam a coisa pelo lado bom. Se eu estiver certo, ninguém sofrerá represálias por ser ateu.

Abraços.

Não percebi esse sermão Avatar...
Como assim seriedade? Desculpa... eu tenho o meu jeito e tu tens o teu. Não vou mudar para agradar a ninguém. Eu ás vezes faço perguntas estranhas e algumas provocações (como essa história do demiurgo). A maior parte das vezes ninguém responde.
Imagem

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

NO WAI escreveu:
Não percebi esse sermão Avatar...
Como assim seriedade? Desculpa... eu tenho o meu jeito e tu tens o teu. Não vou mudar para agradar a ninguém. Eu ás vezes faço perguntas estranhas e algumas provocações (como essa história do demiurgo). A maior parte das vezes ninguém responde.

Não foi um sermão. Errei miseravelmente ao me expressar, se pareceu um sermão. Embora tenha respondido seu post, eu sempre levo em consideração que o diálogo é público e, certo ou errado, dirijo-me também aos demais.

A idéia é alertar que todos nós precisamos abrir mão de verdades prontas, de respostas fáceis, e não apenas os teístas, como muitos acreditam. Podemos falar sobre isso, se te parecer interessante. No momento, fique ciente que eu apenas não soube dizer o que queria dizer. Não há, até aqui, motivos para que eu duvide de sua seriedade.

NO WAI

Mensagem por NO WAI »

Eu sou teísta. Ninguém aqui tem a mente mais aberta do que eu (já me chamaram ateu)... Nem tu... :emoticon16:
Imagem

Tranca

Mensagem por Tranca »

Aproveito o tópico do videomaker para indicar também um filme que assiti recentemente e achei muito bom: Running Scared (No rastro da bala).

Uma densa fábula urbana que caracteriza muito bem este mundo louco e violento em que vivemos atualmente.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Ayyavazhi

Mensagem por Ayyavazhi »

NO WAI escreveu:Eu sou teísta. Ninguém aqui tem a mente mais aberta do que eu (já me chamaram ateu)... Nem tu... :emoticon16:

Sim, estou lembrado. Você é teistamurognóstico. Ou era, sei lá. Veja, não importa o rótulo que você tome para si, isso não mudará a essência que eu pretendi atingir. Espero que você tenha entendido minha explicação ao mal entendido. Passou longe de minha intenção.

O Bode

Re: Amen!

Mensagem por O Bode »

videomaker escreveu:
Jack Torrance escreveu:
videomaker escreveu:
videomaker escreveu:

Padre burro! É por causa do carma...

Não , foi azar mesmo daquela gente ... :emoticon13:

"Nada aconte por acaso Vídeo"... :emoticon5:
"Essa é a lei da causa e efeito"... :emoticon5:
"Evoluir, tal é a lei"................... :emoticon5:

Como as coisas mudam :emoticon12:

videomaker

Re: Amen!

Mensagem por videomaker »

O Bode escreveu:
videomaker escreveu:
Jack Torrance escreveu:
videomaker escreveu:
videomaker escreveu:

Padre burro! É por causa do carma...

Não , foi azar mesmo daquela gente ... :emoticon13:

"Nada aconte por acaso Vídeo"... :emoticon5:
"Essa é a lei da causa e efeito"... :emoticon5:
"Evoluir, tal é a lei"................... :emoticon5:

Como as coisas mudam :emoticon12:

Se não fosse só ironia minha né ... :emoticon1:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Trancado