O Budismo pode ser considerado como uma religião atéia?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Avatar do usuário
Najma
Mensagens: 9660
Registrado em: 14 Out 2005, 16:31
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

Luis Dantas escreveu:
Najma escreveu:
aknatom escreveu: Na minha prática, existe o ideal de "Revolução Humana", que é a manifestação desta "autentica natureza humana", e não equivale em hipótese alguma a aniquilação do ego, mas sim ao controle das paixões. O homem nasce como um animal, dominado por instintos e impulsos... quando menos percebemos estamos apenas reagindo a uma situação e não tomando uma atitude consciente. Revolução Humana é o processo pelo qual a capacidade individual de dominar as "respostas automáticas" que nossa natureza animal tenta nos impor é aprimorada e ao invés de apenas obedecê-las, tomar uma atitude racional, consciente dos efeitos que a atitude irá provocar no aspecto pessoal, social e do ambiente. Esse processo faz com que sua "verdadeira natureza interior", ou seja, um ser-humano racional e consciente, surja.


Gostei disso. É mais ou menos o que eu penso como anulação do Ego. Só que eu acho muito estranho que algumas pessoas que conheci e que estão engajadas nesse autodomínio dêem parcas demonstrações do mesmo quando afrontadas. :emoticon4:

O mais legal é que quem sai perdendo é quem diz que faz mas não faz. Eu ainda prefiro dar continuidade às paixòes até que elas alcancem índices insustentáveis e promovam a aniquilaçào pela "desintegração kármica"... :emoticon12:

Valeu pelas explicações! E sim, pelo teor de suas postagens você dá a entender que faz juz a praticante do que diz que pratica.

Beijos



Não perde uma chance de divulgar seus preconceitos... quem não te conhece que te compre. :emoticon12:

Se você tem alguma pendência a discutir comigo, mande uma MP ou email, prometo responder. Não precisa implorar por atenção, Aparecida.


Dantas...

Vou falar pela última vez: pare com essa FIXAÇÃO que você tem por mim!! Eu ando farta disso! Toda esta MERDA de situação nasceu de você e outros com problemas iguais aos seus, cáspita! Eu quero ter a LIBERDADE de falar o que eu quiser aqui neste fórum e NUNCA MAIS ter que responder ao que quer que seja de sua autoria lançada para mim, entendeu? TUDO o que eu falar agora tem o seu nome atrelado?? NÃO TEM!! Leia... NÃO TEM!! Eu respondi ao Aknaton NÃO A VOCÊ!! Falei sobre MIM, não sobre você!!

Eu vou desenhar da próxima vez. E saiba, NÃO HÁ NENHUMA PENDÊNCIA DE MINHA PARTE RELATIVA A VOCÊ DANTAS. Vai fazer sua pregação contra mim para seus amiguinhos e ME DEIXE EM PAZ! É sério.

Você tem medo de mim. Não devia. Devia ter atendido ao telefone outra noite depois daquela tentativa torpe de fazer o Bruno virar-se contra mim pelas armações torpes que você e seus amigos estão fazendo E EU NÀO TENHO MEDO DE FALAR EM PÚBLICO A RESPEITO DISSO PORQUE VOCÊ EXTRAPOLOU TODOS OS LIMITES DE CIVILIDADE, CRIATURA! E Dantas, você pode chamar isto do que você quiser, pode chorar, se desesperar mas NADA do que você fizer contra mim terá peso {Alterado por Cláudio - Violação regras do fórum}

Claudio, apague isto por favor, nào sem antes deixar o Dantas ler.
Editado pela última vez por Najma em 25 Nov 2005, 17:35, em um total de 1 vez.
Imagem

Avatar do usuário
Luis Dantas
Mensagens: 3284
Registrado em: 24 Out 2005, 22:55
Contato:

Re: Re.: O Budismo pode ser considerado como uma religião at

Mensagem por Luis Dantas »

M!g escreveu:Eu acho mais natural uma pessoa deixar-se guiar por interesses que lhe deêm prazer. Se for assim com os Monges e o seu treinamento, tudo bem.


As pessoas SEMPRE se guiam pelos interesses que lhes dão prazer, Miguel. Não é como se tivessem escolha.


Mas é óbvio que não poderá ser assim com toda a gente.


Não entendi.

Por isso quando vejo certos "mestres Sábios" a dizer que quem segue certas práticas será mais feliz... já dá para duvidar da sabedoria.


Por que? É uma declaração de que acreditam que um certo tipo de prática será útil para a felicidade de outra pessoa. Não é tão estranho, nem tão diferente de recomendar, digamos, ciclismo ou natação para alguém.

Ou é? O que não estou percebendo do que você diz?
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism


http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

Avatar do usuário
M
Mensagens: 259
Registrado em: 14 Nov 2005, 15:49

Re: Re.: O Budismo pode ser considerado como uma religião at

Mensagem por M »

Luis Dantas escreveu:



Não entendi.


Nem todos podem ser budistas ou é bom para elas serem budistas... poderiam estourar...

Avatar do usuário
M
Mensagens: 259
Registrado em: 14 Nov 2005, 15:49

Re: Re.: O Budismo pode ser considerado como uma religião at

Mensagem por M »

Luis Dantas escreveu:Por que? É uma declaração de que acreditam que um certo tipo de prática será útil para a felicidade de outra pessoa. Não é tão estranho, nem tão diferente de recomendar, digamos, ciclismo ou natação para alguém.

Ou é? O que não estou percebendo do que você diz?


Comparas uma prática como o Budismo á natação ou ao ciclismo? Estranho...
De qualquer forma aconselhar ciclismo a quem não sabe se equilibrar em cima de uma bicicleta só mostra que o conselheiro não sabe a quem se está a dirigir. Da mesma forma é errado aconselhar Budismo como se fosse a solução milagrosa que nos vai tornar a todos equilibrados. É isto que eu quis dizer. O próprio Dalai Lama já disse que o ideal para alguém que busca a espiritualidade seria encontrá-la na sua própria cultura.

Avatar do usuário
Luis Dantas
Mensagens: 3284
Registrado em: 24 Out 2005, 22:55
Contato:

Re: Re.: O Budismo pode ser considerado como uma religião at

Mensagem por Luis Dantas »

M!g escreveu:
Luis Dantas escreveu:



Não entendi.


Nem todos podem ser budistas ou é bom para elas serem budistas... poderiam estourar...


Se alguém "não dá conta" de "ser budista", é porque está havendo alguma confusão. Prática budista não é algum tipo de "esporte de resistência". É preciso ter sempre em conta os limites do praticante.
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism


http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

Avatar do usuário
Luis Dantas
Mensagens: 3284
Registrado em: 24 Out 2005, 22:55
Contato:

Re: Re.: O Budismo pode ser considerado como uma religião at

Mensagem por Luis Dantas »

M!g escreveu:
Luis Dantas escreveu:Por que? É uma declaração de que acreditam que um certo tipo de prática será útil para a felicidade de outra pessoa. Não é tão estranho, nem tão diferente de recomendar, digamos, ciclismo ou natação para alguém.

Ou é? O que não estou percebendo do que você diz?


Comparas uma prática como o Budismo á natação ou ao ciclismo? Estranho...


Dentro de certos limites, é uma comparação bastante razoável. É desenvolver hábitos, mentalidade, atenção, certos tipos de coordenação. Um tanto mais mental do que físico, mas não tanto quanto se poderia pensar. Até porque o ensinamento não adianta nada se não for usado no cotidiano.

De qualquer forma aconselhar ciclismo a quem não sabe se equilibrar em cima de uma bicicleta só mostra que o conselheiro não sabe a quem se está a dirigir. Da mesma forma é errado aconselhar Budismo como se fosse a solução milagrosa que nos vai tornar a todos equilibrados. É isto que eu quis dizer. O próprio Dalai Lama já disse que o ideal para alguém que busca a espiritualidade seria encontrá-la na sua própria cultura.


Isso porque ele reconhece que há muitas práticas e muitas tradições, e o Budismo não é tão melhor do que muitas outras a ponto de ser o melhor caminho para todos, ou mesmo para a maioria necessariamente.

Sair de uma perspectiva cultural e religiosa para adotar outra sempre tem um preço. Muitas vezes não vale a pena pagar esse preço.

Não é porque o Budismo em si seja "mais exigente" ou para "alguns poucos". Muitas vezes é bem pelo contrário até.

Você parece estar confundindo Budismo com Yoga, ou talvez até mesmo com ascetismo. Realmente não é a mesma coisa. Ascetismo é explicitamente contra-indicado pelo Budismo, e Yoga é uma dentre várias formas de prática.
"Faça da tua vida um reflexo da sociedade que desejas." - Mahatma Ghandi
"First they ignore you, then they laugh at you, then they fight you, then you win." - describing the stages of establishment resistance to a winning strategy of nonviolent activism


http://dantas.editme.com/textos http://luisdantas.zip.net http://www.dantas.com

Avatar do usuário
Flavio Costa
Mensagens: 4307
Registrado em: 25 Out 2005, 07:32
Localização: Brasilia, DF
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

aknatom escreveu:existem muitas linhas que os clérigos são praticantes, enquanto os leigos são mais "simpatizantes"... são linhas que permitem grande sincretismo religioso logo o leigo raramente se declara budista, pelo menos no Brasil. A imagem tradicional que se tem do budismo é a do clérigo, não que isso seja a realidade.

Tenho minhas dúvidas que existam "muitas linhas" nesse perfil. Será que essa não era a realidade da Soka Gakkai antes da ruptura e você está enxergando isso nas outras escolas?

A linha em questão no tópico é a tibetana. Bem, as escolas tibetanas têm ensinamentos que requerem iniciação antes de serem autorizados mas, até onde eu sei, todos eles são permitidos para leigos. Se os leigos procuram ou não é outra história, mas conheço alguns que têm as tais iniciações. Se formos pegar a realidade da Ásia, o que vamos ver são muitos que de fato são simpatizantes, ou mais do que isso, apenas nasceram numa família budista e por isso se dizem budistas. Aqui no Brasil realmente não sei como isso funciona.

De qualquer forma, você tem razão em lembrar que a visão que se tem do budista é a de um monge, como se todos fossem monges e como se todas as escolas tivessem práticas tão rigorosas quanto a imaginação popular cria. Temos o exemplo da Terra Pura, onde até mesmo o clero não pratica nenhuma forma de asceticismo, nem mesmo a castidade. Aliás, na maioria das escolas tibetanas os lamas também não precisam ser castos.

aknatom escreveu:Quanto a melhoria da sociedade por parte da SGI, se falarmos de ajuda financeira ou de trabalho, com certea perde para a UNESCO. Tanto é assim que a SGI é parceira da UNESCO e não o contrário. O que coloquei é a perspectiva que a mudança individual é o catalisador para a mudança global, que o objetivo do praticante budista é se tornar uma pessoa melhor e a consciência de que essa melhoria é a contribuição para uma melhoria da sociedade é um dos incentivadores deste processo.

Levantei essa questão pois, colocando-se ênfase demais no desenvolvimento social, é fácil criticar a Soka Gakkai como desnecessária ou no mínimo supérflua. Afinal, existem instituições não religiosas que conduzem um trabalho muito mais efetivo nesse sentido. Por isso, a questão social é sem dúvida importante, mas o Dharma perde a razão de ser a partir do momento que considera-se essa questão como o aspecto principal da prática. É uma consequência desejável e importante, mas não é isso que dá a razão de ser do Dharma.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Avatar do usuário
Flavio Costa
Mensagens: 4307
Registrado em: 25 Out 2005, 07:32
Localização: Brasilia, DF
Contato:

Re: Re.: O Budismo pode ser considerado como uma religião at

Mensagem por Flavio Costa »

M escreveu:Eu acho mais natural uma pessoa deixar-se guiar por interesses que lhe dêm prazer. Se for assim com os Monges e o seu ttreinamento, tudo bem. Mas é óbvio que não poderá ser assim com toda a gente.

Miguel, você está certo. A prática do Budismo deve ser como uma escola: requer esforço, não é para todos e idealmente deve ser prazerosa. Muitas pessoas, quando pensam em estudar, já se aborrecem pensando nas leituras, nas provas, nos exercícios. Mas há muitas pessoas que têm prazer em estudar, e geralmente são as pessoas que obtêm os melhores resultados. Só que infelizmente para várias pessoas essa experiência, embora benéfica, não é estimulante.

Uma pessoa que não tem prazer na meditação e na tranquilidade nunca deveria se tornar monge, a vida monástica, assim como os estudos, só tem maior proveito para quem encontra prazer nisso. Para a maioria das pessoas, principalmente não praticantes do Budismo, pode parecer estranho que alguém possa ter prazer na vida monástica, mas pode, embora prazeres de uma natureza diferente. Assim como o prazer de resolver um problema de matemática ou escrever uma resenha não é o mesmo tipo de prazer de comer uma boa pizza ou se refrescar num dia quente.

É por isso que os budistas não são proselistas, para quem não tem afinidade, o Budismo não serve para nada. Felizmente existem várias escolas e, sem querer entrar no mérito de estarem mais ou menos certas, isso permite que cada um pratique segundo suas aptidões e preferências.
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

Avatar do usuário
Liquid Snake
Mensagens: 541
Registrado em: 19 Nov 2005, 14:48

Re.: O Budismo pode ser considerado como uma religião atéia?

Mensagem por Liquid Snake »

Vaidade de vaidades, tudo é vaidade.
Imagem

"O Brasil me parece ser o único País do mundo onde ser de esquerda ainda dá uma conotação de prestígio." (Roberto Campos, 1993)

"How do you tell a Communist? Well, it's someone who reads Marx and Lenin. And how do you tell an anti-Communist? It's someone who understands Marx and Lenin." - Ronald Reagan

No Brasil, os notáveis o são pela estupidez.

Avatar do usuário
aknatom
Mensagens: 3071
Registrado em: 25 Out 2005, 13:10
Gênero: Masculino

Mensagem por aknatom »

Flavio Costa escreveu:
aknatom escreveu:existem muitas linhas que os clérigos são praticantes, enquanto os leigos são mais "simpatizantes"... são linhas que permitem grande sincretismo religioso logo o leigo raramente se declara budista, pelo menos no Brasil. A imagem tradicional que se tem do budismo é a do clérigo, não que isso seja a realidade.

Tenho minhas dúvidas que existam "muitas linhas" nesse perfil. Será que essa não era a realidade da Soka Gakkai antes da ruptura e você está enxergando isso nas outras escolas?


Não, a minha base não é pela Soka Gakkai antes da ruptura. A Gakkai é inclusive contra o sincretismo religioso. Minha base é pelo "limitado" conhecimento pessoal que tenho das outras escolas e pelo aprendizado que tenho através de leituras.
Basicamente, o brasileiro na sua maioria tem a imagem que budista é um membro do clero... isso é o que vc pode perceber até pelo teor das perguntas e comentários. As pessoas se surpreendem e muito quando me conhecem e eu comento que sou budista.
Bom, como vc mesmo comentou na sequencia, a imagem tradicional é a de um monge.

Flavio Costa escreveu:Por isso, a questão social é sem dúvida importante, mas o Dharma perde a razão de ser a partir do momento que considera-se essa questão como o aspecto principal da prática. É uma consequência desejável e importante, mas não é isso que dá a razão de ser do Dharma.


Praticar apenas para benefício próprio é egoísmo. Praticar apenas pelo benefício dos outros é hipocrisia. A percepção que o benefício próprio e o benefício coletivo estão ambos contidos na mesma prática é fundamental.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Avatar do usuário
aknatom
Mensagens: 3071
Registrado em: 25 Out 2005, 13:10
Gênero: Masculino

Re.: O Budismo pode ser considerado como uma religião atéia?

Mensagem por aknatom »

Desnecessário mas pertinente... interessante que o tópico sobre budismo seja um dos que apresentam o maior índice de ondas emocionais do forum.... :emoticon12:
Não esperaria nada diferente da Najma... se por um acaso eu for viajar a serviço para sua cidade, comunicarei antecipadamente... pelo menos uma cerveja vc está convidada pra tomar.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Avatar do usuário
Najma
Mensagens: 9660
Registrado em: 14 Out 2005, 16:31
Gênero: Feminino

Re: Re.: O Budismo pode ser considerado como uma religião at

Mensagem por Najma »

aknatom escreveu:Desnecessário mas pertinente... interessante que o tópico sobre budismo seja um dos que apresentam o maior índice de ondas emocionais do forum.... :emoticon12:
Não esperaria nada diferente da Najma... se por um acaso eu for viajar a serviço para sua cidade, comunicarei antecipadamente... pelo menos uma cerveja vc está convidada pra tomar.


Combinados então... :emoticon12:

Beijos
Imagem

Avatar do usuário
Gilghamesh
Mensagens: 4443
Registrado em: 12 Nov 2005, 10:44
Gênero: Masculino
Localização: SAMPA
Contato:

Re: O Budismo pode ser considerado como uma religião atéia?

Mensagem por Gilghamesh »

RELOAD!!!! :emoticon12:
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

Avatar do usuário
Johnny
Mensagens: 14128
Registrado em: 10 Mar 2006, 16:06
Gênero: Masculino

Re: O Budismo pode ser considerado como uma religião atéia?

Mensagem por Johnny »

E Najinha, Najinha...por onde andará...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Trancado