Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Que bom você leu o título, agora leia de novo o texto. O texto faz uma descrição do comportamento de negação da tragédia. Justamente o comportamento que espíritas como o videomaker tem.
[A tragédia é real e, por sua própria natureza, não pode ser explicada.]A natureza da tragédia é justamente o fato dele ser nula de propósito. Uma pessoa não sofre com o propósito de aprender [E onde não conseguimos encontrar um propósito, inventamos o nosso. Perdas são “experiências de aprendizado” e uma morte na família “ensina uma lição a todos nós”.] Quanto a proposição:"a DE mostra é que a responsabilidade pelos acontecimentos é sempre sua"...nada mais que aparência. Os espíritas para darem propósito a sua tragédia, neste caso negando a tragédia, acusam suas vidas passadas. Quando estudamos filosoficamente a identidade pessoal, vemos que o reencarnacionismo não obedece nenhum dos requisitos para que a continuidade da identidade pessoal possa ser estabelecida. Os espíritas estão literalmente acusando outras pessoas pelos seus infortúnios, só que de forma dissimulada. "Estou sofrendo assim pq qdo "eu" era o malvado pirata Barba Negra em uma vida passada eu fiz muita coisa feia." Acusação dissimulada, como disse Solomon "Em face da tragédia, porém, mesmo as explicações mais ambiciosas acabam se revelando não mais que negação, uma recusa a aceitar os duros fatos da vida."
*Estou REALMENTE muito ocupado. Você pode ficar sem resposta em algum tópico. Se tiver sorte... talvez eu lhe dê uma resposta sarcástica.
*Deus deixou seu único filho morrer pendurado numa cruz, imagine o que ele fará com você.
videomaker escreveu:É EXATAMENTE isso Sal , agora me diz , o que falta para esses genios entenderem isso ? Qual a dificuldade em entender que só somos nós os unicos responsaveis pelo que nos acontece ?
De quem será a culpa se cair um meteoro na sua casa e matar toda a sua família? Você têm alguma explicação que não envolva carma?
Se tem uma razão essa se chama carma ! Se não tem razão nenhuma , se chama azar fudido ! Não tem jeito ... :emoticon1:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
Method escreveu:Mas o Karma pressupoe uma espécie de computador que guarda na memória o peso das ações de cada imdividuo. A causalidade não tem nada a ver com isso...
Logo ou temos o que merecemos ou temos um baita azar ! Ou explicamos ou deixamos como é , casual e sem sentido .
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
Que bom você leu o título, agora leia de novo o texto. O texto faz uma descrição do comportamento de negação da tragédia. Justamente o comportamento que espíritas como o videomaker tem. [A tragédia é real e, por sua própria natureza, não pode ser explicada.]A natureza da tragédia é justamente o fato dele ser nula de propósito. Uma pessoa não sofre com o propósito de aprender [E onde não conseguimos encontrar um propósito, inventamos o nosso. Perdas são “experiências de aprendizado” e uma morte na família “ensina uma lição a todos nós”.] Quanto a proposição:"a DE mostra é que a responsabilidade pelos acontecimentos é sempre sua"...nada mais que aparência. Os espíritas para darem propósito a sua tragédia, neste caso negando a tragédia, acusam suas vidas passadas. Quando estudamos filosoficamente a identidade pessoal, vemos que o reencarnacionismo não obedece nenhum dos requisitos para que a continuidade da identidade pessoal possa ser estabelecida. Os espíritas estão literalmente acusando outras pessoas pelos seus infortúnios, só que de forma dissimulada. "Estou sofrendo assim pq qdo "eu" era o malvado pirata Barba Negra em uma vida passada eu fiz muita coisa feia." Acusação dissimulada, como disse Solomon "Em face da tragédia, porém, mesmo as explicações mais ambiciosas acabam se revelando não mais que negação, uma recusa a aceitar os duros fatos da vida."
Robert Solomon (filósofo) em "Espiritualidade para Céticos"
Uai !! Espiritualidade para céticos é totalmente contrária a espiritualidade para espíritas . Enquanto uns aceitam a casualidade da coisa o outro assume a responsabilidade.
Se vc acha que elas não podem ser explicadas tudo bem, está de acordo com a sua maneira de interpretar a vida. Agora se vc quiser fazer juízo de valor ..... nós também podemos..... só que acho que não vale a pena
Spitfire escreveu:VM.... AZAR (e/ou sorte), são conotações que, tambem, não possuem ressonância no vocabulário cético/ateu. Estas cometendo um grave erro.
Tens alguma dificuldade com o apredizado ou tu é "lerdinho" mesmo.... naturalmente?
Foda-se o que ceticos ¨lerdinhos¨ou não acham ! Se o cara se arrebentou e não tinha um porque FOI AZAR , querendo ou NÃO os ceticos , ateus e adjacentes ! E isso NATURALMENTE ...
Spitfire escreveu:Mente binária, conclusões binárias... meu caro. Se não foi karma (que não existe, registre-se) então é coisa de sorte/azar (que tambem não existe).
0100010000100001000 para você, VM.
Tenha uma vida de infortunio e no final dela diga : O que foi que aconteceu comigo ? Quem sabe o conceito de sorte/azar comece a fazer parte das coisas que existem !
videomaker escreveu:Tenha uma vida de infortunio e no final dela diga : O que foi que aconteceu comigo ? Quem sabe o conceito de sorte/azar comece a fazer parte das coisas que existem !
Não creio... não eu (e acredito que a maioria esmagadora dos céticos/ateus).
Tenho uma lista de situações, factíveis, que são mais coerentes do que este teu escapismo.
Method escreveu:Mas o Karma pressupoe uma espécie de computador que guarda na memória o peso das ações de cada imdividuo. A causalidade não tem nada a ver com isso...
Logo ou temos o que merecemos ou temos um baita azar ! Ou explicamos ou deixamos como é , casual e sem sentido .
O que eu quero dizer, é que nao podes saber se esse computador que faz cálculos morais existe. É apenas a crença que tu tens. Se calhar tens problemas psicologicos com a ideia de que "Merda acontece", sem que haja qualquer justiça nisso. É normal. Quando acontece alguma coisa de muito mal na nossa vida tendemos a dizer "Porque Eu deuses". Mas quando a vida corre bem nao perguntamos o mesmo. Mas o bem que uns tem também pode nao ter nenhum sentido metafísico... pode nao ser uma recompensa do computador Karmico.
Não existe sorte nem azar. Isto é apenas um conceito que inventamos para acontecimentos aleatórios. Se a coisa nos convém, foi sorte. Se não convém, foi azar. Do ponto de vista do universo, dá tudo no mesmo.
Se você consegue um emprego, diz que é sorte, mas também foi azar dos outros candidatos que ficaram de fora.
Sorte e azar são conceitos humanos. Mas não é tudo sorte e azar (ao nível humano)... existe também a luta que cada um pode dar para mudar as coisas. É uma capacidade limitada, mas que evolui. Já foi pior... quando os seres vivos não tinham sistema nervoso.
Fernando Silva escreveu:Não existe sorte nem azar. Isto é apenas um conceito que inventamos para acontecimentos aleatórios. Se a coisa nos convém, foi sorte. Se não convém, foi azar. Do ponto de vista do universo, dá tudo no mesmo. Se você consegue um emprego, diz que é sorte, mas também foi azar dos outros candidatos que ficaram de fora.
Logo , bem e mal tambem , quente e frio tambem ... oras vivemos de conceitos é claro ! O que temos é que sofremos ou não sofremos , se sofremos e nesse sofrimento existe um porque , damos um sentido a e ele . Se simplesmente se sofre e o outro não, chamamos azar , agora se pro universo não faz diferença , e dai? O sofrimento vai continuar e qualquer um vai chamar de AZAR , querendo o Ateu OU NÃO .