Ouvi dizer que aqui tem físicos renomados

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Led Zeppelin
Contato:

Ouvi dizer que aqui tem físicos renomados

Mensagem por Led Zeppelin »

Algum deles poderia me falar sobre como anda o processo de pesquisa da teoria das super-cordas do Gott? A última que vez que li sobre foi há cerca de dois anos na revista Época.
Editado pela última vez por Led Zeppelin em 21 Ago 2006, 14:55, em um total de 1 vez.
"Sua calcinha nos joelhos, sua bunda detonada... fazendo o velho movimento de entra e sai"

user f.k.a. Cabeção
Moderador
Contato:

Mensagem por user f.k.a. Cabeção »

Não sou físico nem renomado, mas eu fui na palestra que Edward Witten, o propositor dessa teoria, fez no Brasil, há pouco mais de uma semana, na UFRJ, campus Praia Vermelha.

Mas só serviu para ver o cara, pois ele fez uma palestrazinha bem chata e desinteressante. A mesma conversinha informal que sai em revistas de divulgação (não que eu fosse entender se ele falasse em termos técnicos avançados, mas era o que eu esperava que fosse ocorrer).

Ele fala com a mesma entonação que a professora do Charlie Brown.
"Let 'em all go to hell, except cave 76" ~ Cave 76's national anthem

Led Zeppelin
Contato:

Re.: Ouvi dizer que aqui tem físicos renomados

user f.k.a. Cabeção,

Ele explicou mais ou menos como anda o processo de pesquisa? A última vez que li a respeito, Brian Greene comentou sobre um acelerador de partículas gigantesco que estava sendo construído na Suíça. Será que já está pronto? A construção foi interrompida? Como andam as pesquisas?
"Sua calcinha nos joelhos, sua bunda detonada... fazendo o velho movimento de entra e sai"

Method

Mensagem por Method »

Epa... estou a ler o "Tecido do Cosmos" do Brian Green. Mas ainda não cheguei á parte da Teoria das cordas. Mas posso dizer que a teoria não é do Greene. Ela foi criada nos anos 70 por 2 cientistas cujo nome não me recorda para resolver um problema qualquer... eliminando infinitos (no inicio foram ignorados, mas depois muitos perceberam que a ideia de supercordas podia ser a galinha dos ovos de ouro). Os Principal expoente actual dessa teoria é o Edward Witten.

rapha...
Administrador
Gênero: Masculino

Re: Re.: Ouvi dizer que aqui tem físicos renomados

Mensagem por rapha... »

Method escreveu:Epa... estou a ler o "Tecido do Cosmos" do Brian Green. Mas ainda não cheguei á parte da Teoria das cordas. Mas posso dizer que a teoria não é do Greene. Ela foi criada nos anos 70 por 2 cientistas cujo nome não me recorda para resolver um problema qualquer... eliminando infinitos (no inicio foram ignorados, mas depois muitos perceberam que a ideia de supercordas podia ser a galinha dos ovos de ouro). Os Principal expoente actual dessa teoria é o Edward Witten.

E o Cubo de Betão, como está?

Led Zeppelin
Contato:

Method,

Na década de 70 a teoria das super cordas não existia propriamente dita como teoria. Era uma forma alternativa de explicar a relação entre a teoria da relatividade e a mecânica quântica, e se não me engano o nome era outro. Ela surgiu em 1991 proposta por J. Richard Gott. Greene é só um estudioso mesmo. Preciptação minha falar que ele é o autor.

Rennan
Contato:

Mensagem por Rennan »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
Não sou físico nem renomado, mas eu fui na palestra que Edward Witten, o propositor dessa teoria, fez no Brasil, há pouco mais de uma semana, na UFRJ, campus Praia Vermelha.

Mas só serviu para ver o cara, pois ele fez uma palestrazinha bem chata e desinteressante. A mesma conversinha informal que sai em revistas de divulgação (não que eu fosse entender se ele falasse em termos técnicos avançados, mas era o que eu esperava que fosse ocorrer).

Ele fala com a mesma entonação que a professora do Charlie Brown.

Legal!
Eu li sobre ele num livro do Michio Kaku entitulado Hiperespaço.
O cara é mesmo foda Cabeça???

Fayman

Mensagem por Fayman »

De fato, seria muito bom se houvesse físicos renomados no RV. Enquanto não tem, vou dando meus pitacos.

Primeiramente, sim, Edward Witten é fodão. Segundo, a teoria das Cordas surgiu no início dos anos 70, a partir dos trabalhos do físico italiano Gabriele Veneziano, no desenvolvimento de um modelo alternativo à Cromodinâmica Quântica (também em desenvolvimento, à época) para as Inteirações Nucleares Fortes. A teoria se revelou um fracasso para essa aplicação, mas ao longo das décadas, estudos foram mostrando que ela poderia ter muito mais a dar, com a incorporação da Supersimetria (daí o nome Supercordas), etc.

Com a entrada do LHC prevista para 2007, dependendo da Natureza da Realidade (a existência ou não das Dimensões Adicionais), poderemos ter indícios da veracidade do modelo.

Atualmente, as Supercordas só possuem soluções aproximadas, o que impede de se fazer previsões para baixas energias. Não me recordo qual foi a previsão, mas seus teóricos alardearam dessa possibilidades através de algum fenômeno observável no Universo, com uma pequena melhora de tecnologia. Curiosamente, os teóricos da Gravitação Quântica por Loops, alardearam do mesmo modo, todos prevendo algum tipo de possível verificação já em 2007 / 2008. A previsão da LQG diz que, diferente do que afirma a Relatividade, fótons de freqüências diferentes teriam velocidades diferentes no vácuo, sendo os de maiores freqüência que viajariam a velocidade limite c, e os de menores, com velocidade inferior a c. caso isso seja confirmado, estaria demonstrada a natureza granular do Espaço-Tempo.

Bom, creio que por hora é isso.
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Fayman

Mensagem por Fayman »

Não li, mas aqui tem muita informação sobre a Supercordas, inclusive um link para o site oficial.

Abraços!

SUPERCORDAS
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Fayman

Mensagem por Fayman »

E para quem quiser se arriscar em algo (bem) mais avançado, um "trabalhinho" do Brian Greene.

STRING THEORY ON CALABI-YAU MANIFOLDS
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Led Zeppelin
Contato:

Fayman,

Muito obrigado, estudo Direito mas adorava física. Sou completamente leigo mas sempre que posso dou uma estudada. Você é físico?

Fayman

Mensagem por Fayman »

Led Zeppelin escreveu:Fayman,

Muito obrigado, estudo Direito mas adorava física. Sou completamente leigo mas sempre que posso dou uma estudada. Você é físico?

Sou Engenheiro Mecânico, mas acho que sei mais de Física, que sempre foi uma paixão, do que Engenharia! :emoticon16:
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Led Zeppelin
Contato:

Fayman,

Eu acho a física a mais sublime de todas as ciências. Aprendi a gostar no segundo ano do ensino médio, desde então estudo cada vez mais.

Led Zeppelin
Contato:

Fayman,

Você é o Nelson Magrini mesmo?

Tranca

Mensagem por Tranca »

Não.

Ele é Ronald Padavona, popularmente conhecido como Ronnie James Dio.

Imagem
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Fayman

Mensagem por Fayman »

Sim, sou eu mesmo. Inclusive, como já disse no tópico sobre Relâmpagos de Sangue, o livro traz um agredecimento ao Túlio e ao Cláudio, pela força e divulgação que me deram quando lancei ANJO A Face do Mal, e a toda a galera do RV, além de um agradecimento especial ao Comandante Euclides (outro que posta aqui) por informações técnicas.

Mas agora estou mais curioso ainda. E você, quem é?
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Fayman

Mensagem por Fayman »

Tranca-Ruas escreveu:

Não.

Ele é Ronald Padavona, popularmente conhecido como Ronnie James Dio.

Imagem

Adoraria cantar metade do que ele canta! :emoticon13:
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Led Zeppelin
Contato:

Fayman,

Nada. Só um reles estudante de humanas...

Meu professor de física no ensino médio disse que te conheceu pessoalmente. Renato Inhanhez lembra? Lecionou na UFMG.

Fayman

Mensagem por Fayman »

Nada. Só um reles estudante de humanas...

Meu professor de física no ensino médio disse que te conheceu pessoalmente. Renato Inhanhez lembra? Lecionou na UFMG.

Nossa, por esta eu não esperava. Isto tá ficando mais misterioso do que LOST!

Sinceramente, não me lembro de nenhum Renato Inhanhez, ainda mais que me conheceu pessoalmente e que lecionou na UFMG. Nunca tive contato com essa instituição.

Se for possível, vê se descobre quando aconteceu isso, de onde nos conhecemos, etc.

Por um momento eu achei que você fosse um de meus leitores que postam no Orkut.

Abraços!
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Led Zeppelin
Contato:

Fayman,

Nunca li nada seu não. Só te conhceia de ouvir falar mesmo.

Fayman

Mensagem por Fayman »

Nunca li nada seu não. Só te conhceia de ouvir falar mesmo.

He he, e eu nem sabia que era famoso! :emoticon16:

Puxa, o único Renato que me lembro foi um que estudou comigo no Ginásio (!!), mas não sei o seu nome, nem que ele havia se mudado para MG. Depois de lá, nunca mais tivemos contato.
Fayman

autor de:

OS GUARDIÕES DO TEMPO
RELÂMPAGOS DE SANGUE

ANJO - A FACE DO MAL
AMOR VAMPIRO
(Coletânea 7 autores)

Led Zeppelin
Contato:

Fayman,

Você é famoso, não é igual o Bozo, mas é!

Trancado