Enchemos tanto o saco que...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
salgueiro
Gênero: Feminino

Re: Re.: Enchemos tanto o saco que...

Mensagem por salgueiro »

Dr Brown escreveu:
salgueiro escreveu:
DarkWings escreveu:Hum eu acho que essa história toda me lembra os gregos antigos e sua "mania" de querer "salvar os fenômenos". Agora que Kardec caiu por terra, então ele era apenas orientado por espíritos que erraram. Ok, salvamos o fenômeno do espírito. Mas a validade da DE fica completamente esvaziada.

Sempre me deixa espantada essa mania de se querer jogar tudo no lixo por erros pontuais. Esquece que o próprio Kardec deixa muito claro que a doutrina não é infalível ?

Ôooo exagero ...... :emoticon5:

Bjs

Até concordaria com você, salgueiro, se a doutrina espírita fosse uma grande coleção de acertos verificados com alguns erros corrigíveis em determinados pontos.

O que ocorre é que o espiritismo é composto de duas partes. Uma é uma massaroca de afirmações que não são passíveis de serem verificadas, e outras são bobagens da ciência do século XIX que já foram completamente desacreditadas.

Ou seja, a parte do espiritismo que se podia verificar, foi descartada, junto com todo o lixo pseudo-científico. Logo, o espiritismo só contabiliza fatores negativos, uma vez que não tem nenhum acerto, mas possui uma longa série de erros grosseiros, que nem mesmo os pretensos espíritos evoluídos puderam responder.

No fim, a aceitação do espiritismo não acrescenta nada de útil, ao passo que não é capaz de explicar ABSOLUTAMENTE nada, além de incorporar uma série de idéias absurdas já descartadas.

Com certeza devemos jogar tudo no lixo sim, como você disse.

A palavra-chave aqui é acertos verificáveis, que para vc não existem e que para mim sim

Bjs

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

DarkWings escreveu:
salgueiro escreveu:
DarkWings escreveu:
salgueiro escreveu:
DarkWings escreveu:
salgueiro escreveu:
DarkWings escreveu:
salgueiro escreveu:
DarkWings escreveu:Hum eu acho que essa história toda me lembra os gregos antigos e sua "mania" de querer "salvar os fenômenos". Agora que Kardec caiu por terra, então ele era apenas orientado por espíritos que erraram. Ok, salvamos o fenômeno do espírito. Mas a validade da DE fica completamente esvaziada.

Sempre me deixa espantada essa mania de se querer jogar tudo no lixo por erros pontuais. Esquece que o próprio Kardec deixa muito claro que a doutrina não é infalível ?

Bjs

Mas como erros pontuais? Você confiaria em uma calculadora que erra 3% das vezes em contas simples de multiplicação?
Usaria algum resultado dessa calculadora no cálculo da estrutura de um prédio?

Vc não acha essa comparação nonsense ? Eu acho

Bjs

Eu não acho Sal. Como é que eu vou saber o que presta
e o que não presta? Gosto pessoal? Feeling? Chutômetro?
Essas coisas são muito imprecisas.
Se você estiver fazendo alguma planta e for calcular
estrutura de viga com essa calculadora me avise que eu
não quero comprar nenhum AP nesse prédio :)

Tudo o que se transformou em certeza prá mim, foi avaliado em termos da vida física. Conheço um número razoável de pessoas há longo tempo, de forma muito próxima. Leve em conta, que sempre tive um enorme interesse de entender o ser humano e sou uma observadora atenta.

É o mesmo método que uso para avaliar qualquer coisa, se funciona ou não

Bjs

Tá.... mas.... e os 3% de erro? Você acha aceitável?
Quem sabe 0,3 % ? É mais palatável?

Bem, se eu receber 500 informações e só conseguir validar uma, não desprezarei essa uma

Bjs

E você conseguiu validar alguma?

Dark, não me tornei espírita por "prazer". Não gosto de religião e trato a doutrina com muito cuidado e foi exatamente a validação que me tornou espírita, e pode ter certeza que não foi fácil ultrapassar um monte de preconceitos. Sempre achei esse negócio de espírito uma babaquice

Bjs

DarkWings
Gênero: Masculino

Mensagem por DarkWings »

salgueiro escreveu:
DarkWings escreveu:
salgueiro escreveu:
DarkWings escreveu:
salgueiro escreveu:
DarkWings escreveu:
salgueiro escreveu:
DarkWings escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Mas como erros pontuais? Você confiaria em uma calculadora que erra 3% das vezes em contas simples de multiplicação?

Bjs

Tudo o que se transformou em certeza prá mim, foi avaliado em termos da vida física. Conheço um número razoável de pessoas há longo tempo, de forma muito próxima. Leve em conta, que sempre tive um enorme interesse de entender o ser humano e sou uma observadora atenta.

Bjs

Bem, se eu receber 500 informações e só conseguir validar uma, não desprezarei essa uma

Bjs

Dark, não me tornei espírita por "prazer". Não gosto de religião e trato a doutrina com muito cuidado e foi exatamente a validação que me tornou espírita, e pode ter certeza que não foi fácil ultrapassar um monte de preconceitos. Sempre achei esse negócio de espírito uma babaquice

Bjs

Pois eu nasci em berço espírita e fiz o caminho
inverso simplesmente porque não consegui validar
nada vezes nada. Você tem algum exemplo "concreto"?
O segundo turno das eleições é dia 31/10, Halloween.
Não perca a chance de enfiar uma estaca no vampiro!

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

DarkWings escreveu:
salgueiro escreveu:
DarkWings escreveu:
salgueiro escreveu:
DarkWings escreveu:
salgueiro escreveu:
DarkWings escreveu:
salgueiro escreveu:
DarkWings escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Bjs

Bjs

Bjs

Bjs

Não sei exatamente o que vc diz como concreto

Uma das coisas interessantes de se observar é sobre o medo. Aquela situação que te gera muito medo, desde que se é criança, que te deixa frágil, é aquela que em algum momento da vida, vai ter que encarar, por mais que vc a evite

Bjs

DarkWings

Mensagem por DarkWings »

salgueiro escreveu:
DarkWings escreveu:
salgueiro escreveu:
DarkWings escreveu:
salgueiro escreveu:
DarkWings escreveu:
salgueiro escreveu:
DarkWings escreveu:
salgueiro escreveu:
DarkWings escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Bjs

Bjs

Bjs

Bjs

Não sei exatamente o que vc diz como concreto

Uma das coisas interessantes de se observar é sobre o medo. Aquela situação que te gera muito medo, desde que se é criança, que te deixa frágil, é aquela que em algum momento da vida, vai ter que encarar, por mais que vc a evite

Bjs

Acho um exemplo muito vago... Isso não me convenceria
de que é uma experiência de vida passada que me
faz sentir medo....

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Dark, é muito complicado passar esse tipo de análise, dessa forma. Foram alguns anos ( uns dois ) destrinchando se isso que chamo de mecânica era verdade, não é um ponto ou dos pontos que batem, são análises de histórias de vida. Quando vc consegue dominar esse conhecimento, essa mecânica, fica inclusive fácil perceber o que vai acontecer a frente, sem qualquer tipo de vidência. Meu irmão e meus filhos, já me olham de lado, cada vez que abro a boca :emoticon1: . Mas só consigo aplicar com pessoas que conheço bem

Nós nascemos com medo de determinadas situações, exatamente por não termos ainda conseguido superá-las, e de uma forma ou de outra acabamos fazendo dos nossos medos uma realidade. Conhece aquela " kct, como é que cheguei a isso ? ( a situação aflitiva, a do medo ) ", quando se passou a vida a evitá-la

Bjs

Bjs

DarkWings

Mensagem por DarkWings »

salgueiro escreveu:Dark, é muito complicado passar esse tipo de análise, dessa forma. Foram alguns anos ( uns dois ) destrinchando se isso que chamo de mecânica era verdade, não é um ponto ou dos pontos que batem, são análises de histórias de vida. Quando vc consegue dominar esse conhecimento, essa mecânica, fica inclusive fácil perceber o que vai acontecer a frente, sem qualquer tipo de vidência. Meu irmão e meus filhos, já me olham de lado, cada vez que abro a boca :emoticon1: . Mas só consigo aplicar com pessoas que conheço bem

Nós nascemos com medo de determinadas situações, exatamente por não termos ainda conseguido superá-las, e de uma forma ou de outra acabamos fazendo dos nossos medos uma realidade. Conhece aquela " kct, como é que cheguei a isso ? ( a situação aflitiva, a do medo ) ", quando se passou a vida a evitá-la

Bjs

Bjs

Você poderia exemplificar....

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

DarkWings escreveu:Você poderia exemplificar....

Em resumo, o que eu entendi de debates anteriores:

Ela teve experiências pessoais que ela acha que são reais e não alucinações porque deram sentido à vida dela e a ajudaram a superar dificuldades.

Mas ela sabe que não há como provar nada, apenas tentar dar uma idéia aproximada do que ela sentiu e experimentou.

Ela entende que é a verdade dela, não a dos outros. Uma verdade particular e intransferível. Que os outros também estão certos mesmo sem concordar com ela.

cyrix

Mensagem por cyrix »

Euzébio escreveu:O pentateuco espírita já deveria ter passado há muito por uma reformulação, mas os 'líderes' da doutrina se recusam a fazê-lo.

Mas uma coisa é certa: somente o ESE sobreviveria a uma rigorosa revisão...

Concordo Euzébio. Mas... quem será "O Cara" que fará isto (ou Os Caras)? Uma tentativa de recomeçar o LE talvez rachasse o movimento. A FEB poderia coordenar... mas como ouço falar mal dela :emoticon5:

Ps: Será que fomos "nós" que incomodamos a ponto da revista ter esta capa? Talvez tenha sido algo de dentro...
Onde há dúvida,há liberdade!
Reencarnação na Bíblia

DarkWings

Mensagem por DarkWings »

Fernando Silva escreveu:

Ela teve experiências pessoais que ela acha que são reais e não alucinações porque deram sentido à vida dela e a ajudaram a superar dificuldades.

Mas ela sabe que não há como provar nada, apenas tentar dar uma idéia aproximada do que ela sentiu e experimentou.

Ela entende que é a verdade dela, não a dos outros. Uma verdade particular e intransferível. Que os outros também estão certos mesmo sem concordar com ela.

Se você tem certeza que uma coisa é verdade mas
sua certeza é tão frágil que você não ousa expor suas
conclusões então não entendo porque tanta certeza.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

DarkWings escreveu:Se você tem certeza que uma coisa é verdade mas sua certeza é tão frágil que você não ousa expor suas conclusões então não entendo porque tanta certeza.

A certeza da Salgueiro é baseada em experiências pessoais que parecem reais o bastante para ela mas que ela não pode transmitir aos outros. Nem provar.
Então ela não tenta convencer os outros, só explicar a posição dela.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Fernando Silva escreveu:

Mais ou menos Fernando :emoticon1: , minhas experiências mediúnicas simplesmente aconteceram, não tiveram relação alguma com superar dificuldades ou dar sentido a minha vida. A vida sempre fez sentido prá mim. O que mudou ao estudar a doutrina foi entender os por ques, mal comparando era como ter as peças do quebra-cabeças distanciadas umas das outras e conseguir juntá-las, formando um quadro coerente

Como sempre curti tentar entender as várias facetas humanas, seria um contra senso achar que todo mundo vai interpretar situações da mesma forma.Ao ser exposto a uma mesma situação existem trocentas maneiras diferentes de reação a mesma. Se vejo isso de forma clara porque me acharia como dona da verdade universal ?

Bjs

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Fernando Silva escreveu:
DarkWings escreveu:Se você tem certeza que uma coisa é verdade mas sua certeza é tão frágil que você não ousa expor suas conclusões então não entendo porque tanta certeza.

A certeza da Salgueiro é baseada em experiências pessoais que parecem reais o bastante para ela mas que ela não pode transmitir aos outros. Nem provar.

Dark, raciocina comigo, vc foi criado dentro da doutrina e não vê validade nela, tanto que se orgulha de ser um eX-espírita.Tem grande chance de até vc conhecer mais dela do que eu, porque eu tentaria te provar algo ? Arrogância minha ? Isso não me interessa, no momento certo, se houver, pode ser que aquilo que não fazia sentido, adquira

O máximo que me dou o direito, é de corriigir pontos errados que são divulgados

Bjs

DarkWings

Mensagem por DarkWings »

salgueiro escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Dark, raciocina comigo, vc foi criado dentro da doutrina e não vê validade nela, tanto que se orgulha de ser um eX-espírita.Tem grande chance de até vc conhecer mais dela do que eu, porque eu tentaria te provar algo ? Arrogância minha ? Isso não me interessa, no momento certo, se houver, pode ser que aquilo que não fazia sentido, adquira

O máximo que me dou o direito, é de corriigir pontos errados que são divulgados

Bjs

Eu tenho a mente aberta. Se alguém me provar
que espíritos existem eu acredito. Basta seus
guias espirituais adivinharem
qual a cor/tom da parede para a qual eu estou voltado enquanto escrevo isso. Ou então os 3 últimos dígitos do meu CPF.

Qualquer coisa palpável e objetiva. Sem essa de "tem alguém
na sua família que está doente" ou "se você persistir e ter fé vai ter sucesso na vida". Esse é o tipo de coisa é muito vago e não precisa ser nenhuma entidade do além para saber.

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Carácoles !!! :emoticon114:

Dark, meu canal receptor não tem essa amplitude toda :emoticon1:

No que depender de mim, vc continua um eX-espírita, feliz e satisfeito

Bjs

e mesmo que pudesse, não faria

DarkWings

Mensagem por DarkWings »

salgueiro escreveu: Carácoles !!! :emoticon114:

Dark, meu canal receptor não tem essa amplitude toda :emoticon1:

No que depender de mim, vc continua um eX-espírita, feliz e satisfeito

Bjs

e mesmo que pudesse, não faria

Mas é tão simples! Eu dou total permissão para
os espíritos adentrarem minha casa e olharem a cor da parede que fica atrás deste monitor. O meu CPF eu estou anotando em um papel e pondo perto do monitor tb.
Seria uma ótima forma de desmoralizar a mim e a todos
os céticos do mundo!

Euzébio
Contato:

Mensagem por Euzébio »

DarkWings escreveu:Eu tenho a mente aberta. Se alguém me provar que espíritos existem eu acredito. Basta seus guias espirituais adivinharem qual a cor/tom da parede para a qual eu estou voltado enquanto escrevo isso. Ou então os 3 últimos dígitos do meu CPF.

na sua família que está doente" ou "se você persistir e ter fé vai ter sucesso na vida". Esse é o tipo de coisa é muito vago e não precisa ser nenhuma entidade do além para saber.

Aí é que as pessoas se enganam. Isto NÃO é Espiritismo, é advinhação. Para isso existem as cartomantes, as quiromantes, as ciganas, os videntes e toda esta turma de aproveitadores.

O Espiritismo é algo muito mais sério e mais profundo. O Espiritismo procura desenvolver o seu lado bom, aposta na sua generosidade e na capacidade que você tem de se superar moralmente (Reforma Íntima). O Espiritismo quer que você deixe de sofrer a influência de seus algozes invisíveis, e busca na desobsessão o tratamento ideal para o seu desequilíbrio psíquico. Tudo baseado no Evangelho de Jesus.

O Espiritismo quer que você e seus parentes desencarnados parem de sofrer a dor da saudade, e serve como intercâmbio entre os dois mundos: é a mediunidade, ou seja, a comunicação entre vivos e mortos.

O Espiritismo quer dar a sua contribuição para o adiantamento moral da Humanidade, e o faz através de suas obras mediúnicas, tais como a psicografia e a psicopictografia. Os livros psicografados são fontes inesgotáveis de uma sabedoria voltada ao perdão e ao amor ao próximo, conforme as lições do Evangelho.

Portanto, não há de se procurar artes divinatórias no Espiritismo, mas sim consolo e aprendizado moral.

DarkWings

Mensagem por DarkWings »

Euzébio escreveu:
DarkWings escreveu:Eu tenho a mente aberta. Se alguém me provar que espíritos existem eu acredito. Basta seus guias espirituais adivinharem qual a cor/tom da parede para a qual eu estou voltado enquanto escrevo isso. Ou então os 3 últimos dígitos do meu CPF.

Aí é que as pessoas se enganam. Isto NÃO é Espiritismo, é advinhação. Para isso existem as cartomantes, as quiromantes, as ciganas, os videntes e toda esta turma de aproveitadores.

O Espiritismo é algo muito mais sério e mais profundo. O Espiritismo procura desenvolver o seu lado bom, aposta na sua generosidade e na capacidade que você tem de se superar moralmente (Reforma Íntima). O Espiritismo quer que você deixe de sofrer a influência de seus algozes invisíveis, e busca na desobsessão o tratamento ideal para o seu desequilíbrio psíquico. Tudo baseado no Evangelho de Jesus.

O Espiritismo quer que você e seus parentes desencarnados parem de sofrer a dor da saudade, e serve como intercâmbio entre os dois mundos: é a mediunidade, ou seja, a comunicação entre vivos e mortos.

O Espiritismo quer dar a sua contribuição para o adiantamento moral da Humanidade, e o faz através de suas obras mediúnicas, tais como a psicografia e a psicopictografia. Os livros psicografados são fontes inesgotáveis de uma sabedoria voltada ao perdão e ao amor ao próximo, conforme as lições do Evangelho.

Portanto, não há de se procurar artes divinatórias no Espiritismo, mas sim consolo e aprendizado moral.

P*rra Euzébio. Eu só quero fazer um experimento
científico para ajudar a provar que o espiritismo tem
valor. Espiritismo não é ciência? Então....
Esses "textículos" ditados por pseudo escritores
desencarnados que aparentemente desaprendem
a escrever quando morrem não provam nada....

Se existem espíritos e eles são uma espécie de
inteligência desprovida de matéria então eles podem
atravessar paredes e quem sabe vencer distâncias
enormes em velocidades incríveis (uma espécide
de x-men se você preferir).

Nada mais simples para eles provarem de uma vez que eles existem e calar a minha boca e a de muitos outros céticos!
Seria uma boa chance de trazer luz a essa questão!

Vitor Moura

Mensagem por Vitor Moura »

Se existem espíritos e eles são uma espécie de
inteligência desprovida de matéria então eles podem
atravessar paredes e quem sabe vencer distâncias
enormes em velocidades incríveis (uma espécide
de x-men se você preferir).

Nada mais simples para eles provarem de uma vez que eles existem e calar a minha boca e a de muitos outros céticos!
Seria uma boa chance de trazer luz a essa questão!

Olá, Darkwings

no site "Existem Espíritos", vc poderá encontrar pesquisas publicadas em revistas científicas que sugerem que nossa consciência pode sobreviver à nossa morte.

O site fica em http://geocities.yahoo.com.br/existem_espiritos/

Abraço,
Vitor

DarkWings

Re.: Enchemos tanto o saco que...

Mensagem por DarkWings »

Mas não seria legal uma experiência ao vivo e à cores? Essas revistas todas eu sei lá se são quentes.
Teria que ler uma por uma, procurar para ver se existem mesmo.
Seria tão mais simples alguém provar que eu to errado aqui e agora!

Vitor Moura

Mensagem por Vitor Moura »

DarkWings escreveu:Mas não seria legal uma experiência ao vivo e à cores? Essas revistas todas eu sei lá se são quentes.

Olá, Darkwings

muitas das revistas são indexadas pelo ISI. Posso garantir-lhe que todas elas existem, você numa consulta ao PubMed pode encontrá-las rapidamente.

Muitos céticos, no início descrentes aos fenômenos paranormais (e alguns descrentes de espíritos), após pesquisas próprias e intensa replicação, se convenceram da existência de fenômenos anômalos (e alguns da existência de espíritos). Mesmo mágicos especialistas estão nessa última categoria(como Hodgson, por exemplo). Lembre-se que você pediu para um espírito dizer-lhe os três últimos números de seu CPF. Ora, mas isso não poderia ser explicado por telepatia ou clarividência? Não seria uma prova (aliás, a palavra 'prova', em Ciência, é cada vez menos usada) da existência de espíritos, apenas sugestiva de fenômenos paranormais(poderia, ainda, ser fruto de coincidência, apesar de improvável, ou mesmo de fraude, com tanto hacker por aí).

Veja que não é tão simples assim 'provar' a existência de espíritos :emoticon19:

Abraço,
Vitor

DarkWings

Mensagem por DarkWings »

Vitor Moura escreveu:
DarkWings escreveu:Mas não seria legal uma experiência ao vivo e à cores? Essas revistas todas eu sei lá se são quentes.

Olá, Darkwings

muitas das revistas são indexadas pelo ISI. Posso garantir-lhe que todas elas existem, você numa consulta ao PubMed pode encontrá-las rapidamente.

Muitos céticos, no início descrentes aos fenômenos paranormais (e alguns descrentes de espíritos), após pesquisas próprias e intensa replicação, se convenceram da existência de fenômenos anômalos (e alguns da existência de espíritos). Mesmo mágicos especialistas estão nessa última categoria(como Hodgson, por exemplo). Lembre-se que você pediu para um espírito dizer-lhe os três últimos números de seu CPF. Ora, mas isso não poderia ser explicado por telepatia ou clarividência? Não seria uma prova (aliás, a palavra 'prova', em Ciência, é cada vez menos usada) da existência de espíritos, apenas sugestiva de fenômenos paranormais(poderia, ainda, ser fruto de coincidência, apesar de improvável, ou mesmo de fraude, com tanto hacker por aí).

Veja que não é tão simples assim 'provar' a existência de espíritos :emoticon19:

Abraço,
Vitor

Que fosse telepatia ou clarividência, pelo menos seria evidência dessas outras duas coisas que também sou cético a respeito.
Convido então os colegas céticos do fórum para que façamos uma devassa nos tais artigos e revistas a fim de que possamos apontar possíveis argumentos válidos e/ou contradições.

APODman

Mensagem por APODman »

salgueiro escreveu:
Dr Brown escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Até concordaria com você, salgueiro, se a doutrina espírita fosse uma grande coleção de acertos verificados com alguns erros corrigíveis em determinados pontos.

O que ocorre é que o espiritismo é composto de duas partes. Uma é uma massaroca de afirmações que não são passíveis de serem verificadas, e outras são bobagens da ciência do século XIX que já foram completamente desacreditadas.

Ou seja, a parte do espiritismo que se podia verificar, foi descartada, junto com todo o lixo pseudo-científico. Logo, o espiritismo só contabiliza fatores negativos, uma vez que não tem nenhum acerto, mas possui uma longa série de erros grosseiros, que nem mesmo os pretensos espíritos evoluídos puderam responder.

No fim, a aceitação do espiritismo não acrescenta nada de útil, ao passo que não é capaz de explicar ABSOLUTAMENTE nada, além de incorporar uma série de idéias absurdas já descartadas.

Com certeza devemos jogar tudo no lixo sim, como você disse.

A palavra-chave aqui é acertos verificáveis, que para vc não existem e que para mim sim

Bjs

Uma xícara mal-assombrada por exemplo :emoticon16:

[ ]´s

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

Ah ! Se fosse só minha xícara mal-assombrada :emoticon26:

Há muito tempo que não recebia mensagens do outro lado. A última foi uns dois meses atrás e o mensageiro foi vc :emoticon7:

Bjs

videomaker

Mensagem por videomaker »

Ateu Tímido escreveu:A pergunta continua não querendo calar...
Ele foi influenciado pela ciência? Logo a obra não foi ditada por espíritos...
A obra foi ditada por espíritos? Então os espíritos também eram racistas...

Não há como sair disso!
Nem com os posts quilométricos do Botânico, tentando vencer pelo cansaço...
Visual.

Bruno ,

espiritos = Seres humanos um dia vivos.
Logo passivel de erros .
O espiritismo deve e pode ser criticado , e evoluir junto com o
que a ciencia nos apresenta .
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Trancado