Porque Ateu ?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Johnny
Gênero: Masculino

Re.: Porque Ateu ?

Mensagem por Johnny »

Eu sou um comedô de animal e de vegetal... :emoticon16:
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

RCAdeBH

Re: Re.: Porque Ateu ?

Mensagem por RCAdeBH »

Spitfire escreveu:Eu, ao menos, não sou nem um vegetal e nem um mineral. :emoticon12:

Voce tem certeza?
" ...I'm running to stand still... "

Spitfire

Mensagem por Spitfire »

RCAdeBH escreveu:
Spitfire escreveu:Eu, ao menos, não sou nem um vegetal e nem um mineral. :emoticon12:

Voce tem certeza?

Eu tenho... absoluta.
E você? Tem? :emoticon12:

Eu desconfio que tu sejas uma abobrinha. :emoticon12:

Tranca

Re: Porque Ateu ?

Mensagem por Tranca »

RCAdeBH escreveu:Já começou errado, Tranca.

Sério?!

A doutrina pode se modificar a partir da evoluçao da ciência em se opor aos fenômenos. Kardec disse isso. Voce não sabia?

Sabia.

Ocorre que o cerne da doutrina não se modifica, por razões óbvias (negue a crença na reencarnação, na Lei de Causa e Efeito, na mediunidade, na evolução dos seres, etc e tente se definir como um espírita), e faz parte deste o ponto relativo à questão do videomaker.

A doutrina espírita compartilha a crença de que há uma ordem cósmica que imprime nos entes conscientes o senso de responsabilidade e a cada infração efetivada por um ente que prejudique outrem haverá uma resposta justa na mesma proorção.

Isto é um dos pontos fundamentais da doutrina de Kardec (e de outras religiões também) e não pode ser modificado, sob pena de descaracteriazar a própria doutrina - por ser um de seus princípios básicos.

Entendeu?

Entendeu?

Então, adiante.

MGMdeBNH escreveu:Prefiro procurar um sentido, mesmo que vago, porem dentro de uma lógica do que viver no acaso e na passividade de dúvida.

O "prefiro" no início da frase, por si só, já denota que a ordem que você aparentemente vê nas coisas é fruto de relações mentais que você estabelece para encontrar um sentido em tudo, a fim de justificar aquilo que acredita.

Serve de exemplo para o que eu disse na minha primeira resposta do tópico.

Você recai na mesma cantilena do videomaker, que tem que acreditar em algo que o conforte para não sair por aí batendo a cabeça no assoalho de desgosto e inconformismo.

Assim, este universo caótico em que habitamos não vai se compadecer de vocês espíritas e resolver impor a si um sentido e uma ordem consciente, nos moldes do que vocês crêem, só para que possam ficar mais contentinhos e parearem de birra.

RGEdePI escreveu:O espiritismo não é uma religião e não existem dogmas. Para voce escrever esta barbaridade, voce não deve saber o que é dogma, ou não sabe nada sobre a doutrina. Dogma é aquilo que somos OBRIGADOS a acreditar, sem fundo racinal. Kardec nos deixa pensar e existem FATOS concretos que nos fazem acreditar em suas testes.

Conta outra.

O espiritismo contitui-se em um sistema ordenado de crenças, organizado doutrinariamente (mesmo que mal e porcamente segundo o entendimento de muitos) por Kardec e possuindo princípios estáticos e imutáveis (reencarnação, mediunidade, Lei de Causa e Efeito, etc), além de práticas a serem levadas a cabo pelos seus adeptos, possuindo todas as características de uma religião e como tal é considerado para efeitos estatísticos.

Ou você acha que alguém pode ser espírita sem acreditar em reencarnação, mediunidade ou em carma (Lei da Ação e Reação), assim como na prática da caridade?

Entendeu agora?

No mais, o uso de falácias como "você não sabe o que está dizendo" ou "você não conhece o espiritismo" já são mais do que conhecidas aqui e tais falácias são tão toscas que qualquer um deveria ter vergonha de repetí-las. Isso porquê que todos os que falam isso são na verdade incapazes de refutar o que se afirma sobre a crença à qual defendem com unhas e dentes, acabando por ficarem sem unhas e banguelas.

BBSdeRJ escreveu:Quando o ser humano deixar de se encher de sí mesmo, nas formas variáveis do egoismo irracional, verá que existem forças muito alem de nosso entendimento.

Repita como um mantra e quem sabe dá certo.

Eu prefiro pensar que não sou obra do "acaso".

Taí outro ótimo exemplo.

"Eu 'prefiro' isso ou aquilo que mais me conforta".

Em termos gerais, o espírita prefere esta crença porquê esta parece-lhe a mais confortante do que as outras disponíveis nas gôndolas do grande mercado da fé.

Os espíritas do fórum, no geral, acham o espiritismo mais legal e gostoso porquê lhes dá conforto e assim podem dormir bem à noite. Haja visto o criador do tópico.

Já se o que eles preferem é de fato real são outros 500s.

EMIdeSP escreveu:Será que a justiça terrena que voce conhece lhe satisfaz? É o ideal? Ha, claro, voce é advogado...

E que diabos isto tem a ver com a proposição feita no tópico e a resposta que eu dei?

O fato dos órgãos da justiça não funcionaren de forma eficaz ou as pessoas não possuírem um senso de responsabilidade próximo do ideal não faz com que a crença de que responsabilidade não assumida pelas pessoas no "plano material" será encarada em um outro plano onde a "justiça cósmica" é implacável, de modo que o que os espíritas "preferem" que seja verdadeiro e real seja de fato verdadeiro e real.

E eu queria saber é se em centros espíritas também se desaprende a interpretar textos, porquê é um absurdo conclusões deste tipo serem tiradas daquilo que escrevi.

BMGdeRS escreveu:Voce está redondamente enganado. Cite fontes.

Se você pede fontes do que falei, vá estudar a gênese do espiritismo e verificar as influências de Kardec antes de se arvorar a debater sobre o tema em um fórum de internet.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Hrrr

Mensagem por Hrrr »

nao sabia que esses espiritas eram tao ligados em religiao propriamente dita =|
JINGOL BEL, JINGOL BEL DENNY NO COTEL... :emoticon266:

i am gonna score... h-hah-hah-hah-hah-hah...

plante uma arvore por dia com um clic

hell Mig

Mensagem por hell Mig »

Hrrr escreveu:
RCAdeBNH escreveu:Não somos animais.

somos sim. Animais mamiferos da ordem dos primatas e familia dos hominideos

Alguns nao sao apenas animais... sao bestas ferozes... :emoticon13:

Spitfire

Mensagem por Spitfire »

Hrrr escreveu:nao sabia que esses espiritas eram tao ligados em religiao propriamente dita =|

De certa forma não são... parece mais com uma necessidade de reconfortar-se com estórinhas bobas daquilo que foge do seus limtados graus de compreensão/aceitação.
As vezes vejo tambem que nutrem um desejo sádico de vingança que eles travestem como "justiça"... justiçar através de dor e sofrimento (sádico isto).

No fundo entendo mais como o uso da religião como ferramenta (assim com o VM deixou subentendido em relação a Deus) para "controle" daquilo que lhes foge ao domínio. Uma pontinha de "Ah, mesmo sendo um merda e um zé arruela aqui, sou importante no mundo espiritual porque sou mais evoluído que todos vocês." tambem existe... uma certa impáfia... reproduzindo o terrível sistema de castas que existe até hoje (embora velado) na Índia.

Religião, neste caso, é só um caminho, uma ferramenta, para satisfação pessoal... não um objetivo, não uma meta.

Chega a ser algo doentio... nojento.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Tranca-Ruas escreveu:No mais, o uso de falácias como "você não sabe o que está dizendo" ou "você não conhece o espiritismo" já são mais do que conhecidas aqui e tais falácias são tão toscas que qualquer um deveria ter vergonha de repetí-las. Isso porquê que todos os que falam isso são na verdade incapazes de refutar o que se afirma sobre a crença à qual defendem com unhas e dentes, acabando por ficarem sem unhas e banguelas

E esta falácia se aplica mesmo a quem leu todas as obras da DE e foi espírita por décadas: se contestar a crença deles, então "não entendeu nada".

hell Mig

Mensagem por hell Mig »

Nao é preciso saber tudo, basta ler a primeira página do Livro do Espíritos para saber o que espera. A prova de que Deus existe é: "Nao há efeito sem causa", logo Deus tem de ser parte da explicaçao causal... o seu papel é ser a causa final.

Mas este argumento anula-se a si mesmo, porque cria a excepçao de algo que nao tem causa. Logo, nem tudo tem uma causa (o que contraria a definiçao).

Começa mal o Sor Kardek...

videomaker

Mensagem por videomaker »

hell Mig escreveu:Nao é preciso saber tudo, basta ler a primeira página do Livro do Espíritos para saber o que espera. A prova de que Deus existe é: "Nao há efeito sem causa", logo Deus tem de ser parte da explicaçao causal... o seu papel é ser a causa final.

Mas este argumento anula-se a si mesmo, porque cria a excepçao de algo que nao tem causa. Logo, nem tudo tem uma causa (o que contraria a definiçao).

Começa mal o Sor Kardek...

O criador é causa não causada , limitar o que se não entende seria um bom exercicio de humildade ! :emoticon1:
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

videomaker

Fernando Silva escreveu:
Tranca-Ruas escreveu:No mais, o uso de falácias como "você não sabe o que está dizendo" ou "você não conhece o espiritismo" já são mais do que conhecidas aqui e tais falácias são tão toscas que qualquer um deveria ter vergonha de repetí-las. Isso porquê que todos os que falam isso são na verdade incapazes de refutar o que se afirma sobre a crença à qual defendem com unhas e dentes, acabando por ficarem sem unhas e banguelas

E esta falácia se aplica mesmo a quem leu todas as obras da DE e foi espírita por décadas: se contestar a crença deles, então "não entendeu nada".

E dizer que estas coisas são apenas Falacias , não explica nada , pois coisas como "não enteder algo " acontecem !
Ou é megalomania não aceitar que PODE , eu disse PODE , não ter comprendido algo , ou é EU ME BASTO mesmo ...
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Tranca-Ruas escreveu:
Samael escreveu:Eu pensei em responder, mas não posso acrescentar nada além do que o Tranca já colocou...

Acho que o tempo passado atrás da tela lendo avidamente os tópicos do RV antigo me fizeram um supremo bem, Sama. :emoticon16:

Cara, eu te juro mesmo que o espiritismo é a coisa mais insana que eu já conheci. Se um católico ou um evangélico te diz que tal fenômeno é um "mistério de fé" ou uma "obra da onipotência", ainda dá pra levar numa boa. Nem refutar é possível.

Agora, tentar fazer achismo religioso com prova científica é dose. Apenas essa de se considerar a existência de uma "moral justiceira universal" julgando todos os homens já é bizarra, ainda mais a partir do momento em que se aplica o padrão moral e ético do próprio Kardec (que, no fundo, é o próprio padrão moral e ético da DE) à Natureza, dando aquele padrão como único e insubstituível, válido em todas as épocas.

É sério, isso é o caos. É insano demais pra minha pobre mente...

videomaker

salgueiro escreveu:

Video, vc faz uma correlação errada. Ninguém precisa da doutrina para se responsabilizar por seus atos. Primeiro, é trazer para ela um poder que por si só ela não possui, e segundo, é desvalorizar pessoas que tiram de outras fontes suas motivações

Bjs

Não Sal , não foi essa a minha proposta , o que quis dizer é que em si tratando de causa e efeito , existe um combate , quanta a ideia de se pagar pelo que se fez !
Foi só isso .

videomaker

Samael escreveu:
Tranca-Ruas escreveu:
Samael escreveu:Eu pensei em responder, mas não posso acrescentar nada além do que o Tranca já colocou...

Acho que o tempo passado atrás da tela lendo avidamente os tópicos do RV antigo me fizeram um supremo bem, Sama. :emoticon16:

Cara, eu te juro mesmo que o espiritismo é a coisa mais insana que eu já conheci. Se um católico ou um evangélico te diz que tal fenômeno é um "mistério de fé" ou uma "obra da onipotência", ainda dá pra levar numa boa. Nem refutar é possível.

Agora, tentar fazer achismo religioso com prova científica é dose. Apenas essa de se considerar a existência de uma "moral justiceira universal" julgando todos os homens já é bizarra, ainda mais a partir do momento em que se aplica o padrão moral e ético do próprio Kardec (que, no fundo, é o próprio padrão moral e ético da DE) à Natureza, dando aquele padrão como único e insubstituível, válido em todas as épocas.

Samael , sangue bom !
Nada pode incomodar mais do que a possibilidade observavel de uma realidade que pode ser provada !
Um catolico e seu Ceu ou inferno , é de facil contestação , pois não são coisas que se pode experimentar ou mostrar como realidade ! tem que ser insano mesmo para crer simplesmente em tais absurdos !
Mas a DE INCOMODA , e muito aos ceticos , pois propoe que esse mundo pode ser observado e é real !
Agora , gostaria de que vc , que é um cara equilibrado , me dissese quais as outras possibilidades , e porque eu deveria , dar mais creditos a uma outra possibilidade em vez da patente comunicação com esse tal mundo espiritual !

Hugo

Mensagem por Hugo »

Carma é observável? Desde quando?

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Eu acho que vou começar a cobrar pra traduzir as frases do Manuel pro Video. :emoticon12:

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

videomaker escreveu:
salgueiro escreveu:

Video, vc faz uma correlação errada. Ninguém precisa da doutrina para se responsabilizar por seus atos. Primeiro, é trazer para ela um poder que por si só ela não possui, e segundo, é desvalorizar pessoas que tiram de outras fontes suas motivações

Bjs

Não Sal , não foi essa a minha proposta , o que quis dizer é que em si tratando de causa e efeito , existe um combate , quanta a ideia de se pagar pelo que se fez !
Foi só isso .

O que se nega aqui. é em relação a outras vidas, o que é natural

Deixei meu irmão maluco nos últimos anos tentando mostrar porque as coisas estavam dando errado, baseada nessa vida mesmo. Ele só começou a me dar ouvidos porque a boquinha-de-bruxa aqui, era certeira. E ele é espírita :emoticon4:

Bjs

Spitfire

Mensagem por Spitfire »

Imagem

SEUIS INCLEDULUS, VOSEIS NAUM SABEM KI EZISTI O OLHU DE TANDERA E A ISPADA JUSTISEIRA KI TUDU VE! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

videomaker escreveu:
Fernando Silva escreveu:E esta falácia se aplica mesmo a quem leu todas as obras da DE e foi espírita por décadas: se contestar a crença deles, então "não entendeu nada".

E dizer que estas coisas são apenas Falacias , não explica nada , pois coisas como "não enteder algo " acontecem !
Ou é megalomania não aceitar que PODE , eu disse PODE , não ter comprendido algo , ou é EU ME BASTO mesmo ...

São vocês que não aceitam que alguém possa criticar sua coleção de baboseiras e estar certo.
Se alguém critica a DE, "só pode estar errado".
Isto sim, é arrogância.

Rhaone da Silva

Mensagem por Rhaone da Silva »

Não tenho nada a acrescentar, pois muitas hipóteses, muito convincentes, já foram levantadas pelos companheiros, por isto só vou deixar registrada a minha assinatura.

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

videomaker escreveu:
Samael escreveu:
Tranca-Ruas escreveu:

Samael , sangue bom !
Nada pode incomodar mais do que a possibilidade observavel de uma realidade que pode ser provada !
Um catolico e seu Ceu ou inferno , é de facil contestação , pois não são coisas que se pode experimentar ou mostrar como realidade ! tem que ser insano mesmo para crer simplesmente em tais absurdos !
Mas a DE INCOMODA , e muito aos ceticos , pois propoe que esse mundo pode ser observado e é real !
Agora , gostaria de que vc , que é um cara equilibrado , me dissese quais as outras possibilidades , e porque eu deveria , dar mais creditos a uma outra possibilidade em vez da patente comunicação com esse tal mundo espiritual !

Video, não coloquei em jogo a existência de espíritos ou coisa que o valha. São coisas plausíveis, embora eu não creia por determinados motivos.

O que coloco em jogo é toda a sistemática ideológica inventada pela camarilha espírita e que, como já deixei claro várias vezes, é totalmente descabida e mal fundamentada!

Abraços!

Trancado