Amor Verdadeiro
-
Amor Verdadeiro
Para começarmos vamos estabelecer a seguinte pergunta para nos orientarmos: "Existe amor sem sexo?".
Se considerarmos somente o que define o dicionário sobre o que é amor, não estaríamos sendo justos com a opinião pública e com o senso comum à respeito deste termo. Classifica-se o amor, de uma forma geral, de vários modos: amor por alguém que se mantém relações sexuais, amor de pai, mãe e filhos, amor a uma causa, à um ideal e assim por diante.
Epecificamente, estamos falando do primeiro caso, ou seja, amor sem sexo. Considero, diante da minha esperiência de vida e estudos, que na verdade existem três sentimentos distintos neste contexto: 1) Atração física; 2) Paixão; 3) Amor verdadeiro.
De uma forma bem simples, para compreendermos, existe as possibilidades de sentimentos de uma pessoa para outra, assim: 1, 2, 3, 1+2, 1+3, 2+3 e 1+2+3 (7 combinções de sentimentos possíveis). Isto porque estamos tentando separar os nossos sentimentos em três classes para podermos entendê-los e discernir-los.
Para todas as questões: "Existe amor SEM sexo?", "Existe amor COM sexo?", "Existe atração física, paixão e amor, por uma mesma pessoa?", "Existe atração física e não amor por uma só pessoa?", a resposta é sim, para todas. Nesta última questão pode-se somente ter atração física sem necessariamente sentir amor por uma pessoa.
1) Atração física
Na atração física reside os nossos instintos animalescos pelos quais damos perpetuidade à espécie. Com o passar do tempo, agregou-se a palavra "amor" ao sentimento sexual muito forte que é a atração física ou sexual. Esta forma instintiva de necessidade fisiológica forte que é o sexo nos dá a falsa sensação de estarmos "amando" alguém.
2) Paixão
Na paixão reside a ilusão de não termos mais a chance de encontrar uma parceira ou parceiro que combine mais com as nossas expectativas como à quem estamos nos relacionando no momento. Comumente chamamos de "cara-metade" a este sentimento que muitos sabem ser passageiro, mas que também agregou-se a palavra "amor". É um sentimento de posse, já que "não encontraremos uma outra pessoa que corresponda tão bem aos nossos interêsses". Repito, isto é pura ilusão que os nossos sentimentos fazem com a nossa razão.
3) Amor verdadeiro
No amor, reside o sentimento de dar sem esperar receber, de verdade. É o caso do amor instintivo da mãe pelo filho ou do pai, do filho pela mãe, salvo exceções decorrentes de perturbações oriundas de traumas na infância ou juventude. O amor verdadeiro, também, pode ocorrer por uma causa, como por exemplo a necessidade de ajudar o próximo tanto de forma material, sentimental ou moral.
A questão toda deve ser avaliada, ao meu ver, com os três sentimentos descritos acima e aprendermos a questionar se estes sentimentos não estão nos "traindo" ao fazer-nos pensar que sentir atração física é amor ou paixão é amor. Da mesma forma, se alguém está amando, pode não estar, necessáriamente, apaixonado, como é o caso do amor de mãe ou de pai. O homesexualismo, inclusive, pode ser observado sob este mesmo aspecto. Penso estarmos dentro das 7 (sete) possibilidades possíveis, descritas acima, acerca dos sentimentos apresentados neste contexto.
É nisto que penso. Espero que cada um saiba avaliar muito bem o que sente para não sofrer desnecessariamente males que a confusão dos nossos sentimentos fazem à nossa forma de pensar.
Re.: Amor Verdadeiro
Cara, o texto é sofrível com a musiquinha fica pior ainda, não dá para pelo menos só deixar a musiquinha ?
"Ateus" by Rhaone da Silva:
http://one.fsphost.com/rhaone/filosofia/ateus.html
[ ]´s
[ ]´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend!
Tony Montana
Mantra diário dos Criacionistas:
"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
-----//-----

Tony Montana
Mantra diário dos Criacionistas:
"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
-----//-----

Eu quando sinto Paixao nao penso em nada...
E é impressao minha ou esse senhor está a dizer que eu nao amo a minha nina (deve ser só sexo e a ilusória Paixao)? Pelos vistos, o amor verdadeiro nao inclui o sexo. Bah. Eu acho que ele está a jogar com definiçoes. Detesto esse tipo de coisa.

E é impressao minha ou esse senhor está a dizer que eu nao amo a minha nina (deve ser só sexo e a ilusória Paixao)? Pelos vistos, o amor verdadeiro nao inclui o sexo. Bah. Eu acho que ele está a jogar com definiçoes. Detesto esse tipo de coisa.
-
Re: Re.: Amor Verdadeiro
APODman escreveu:Cara, o texto é sofrível com a musiquinha fica pior ainda, não dá para pelo menos só deixar a musiquinha ?
[ ]´s
O texto está um pouco desatualizado. Vou conferir com o meu ponto de vista atual.
-
-
faithless escreveu:Eu quando sinto Paixao nao penso em nada...![]()
Possivelmente não me fiz entender, por isto repito uma parte do texto:
"De uma forma bem simples, para compreendermos, existe as possibilidades de sentimentos de uma pessoa para outra, assim: 1, 2, 3, 1+2, 1+3, 2+3 e 1+2+3 (7 combinções de sentimentos possíveis). Isto porque estamos tentando separar os nossos sentimentos em três classes para podermos entendê-los e discernir-los."
Neste caso, tu podes muito bem estar enquadrado nas três situações com relação à tua parceira.
A finalidade da minha teoria é não fazermos confusão com um dos três sentimentos em relação aos outros.
Rhaone da Silva escreveu:
JINGOL BEL, JINGOL BEL DENNY NO COTEL...
i am gonna score... h-hah-hah-hah-hah-hah...
plante uma arvore por dia com um clic

O Hrrr é um gênio, admitam!
-
O que houve com a argumentação?
-
Dei minha resposta em 15 minutos e já se passaram mais de 1 hora. Neste caso vou adiante.
A precariedade de argumentação é um indício forte de comodidade intelectual. Infelizmente nossos antepassados tinham esta preguiça o que certamente culminou na crença de uma vida boa no reino eterno. Infelizmente fomos vítimas desta crença passada de geração em geração, motivo pelo qual fazemos parte deste site.
-
-
zzzzzzzzzzzzzzzz
Imagine várias gavetas, cada uma com o nome de um sentimento. O amor não passa de uma gaveta que ser humano descobriu.
O amor é um sentimento mutável!

O amor é um sentimento mutável!

Os macacos sabem que vão morrer, então os macacos fazem Deuses... ...e os adoram.
Então os macacos começam a discutir quem fez o Deus melhor.E os macacos ficam irritados e é quando os macacos decidem que é uma boa hora de começar a matar uns aos outros...
Então os macacos começam a discutir quem fez o Deus melhor.E os macacos ficam irritados e é quando os macacos decidem que é uma boa hora de começar a matar uns aos outros...
-
Entendido (ambos). Como não possuímos a válvula de escape dos teístas, forçosamente procuramos debater nossos conceitos entre nós mesmos com a finalidade de nos sentirmos melhores um dia após o outro.
Bom, eu discordo vêementemente do seu texto.
Sentimentos e racionalidade são inseparáveis; o fato do indivíduo ter ciência de seu estado emocional não se trata de mera bagagem animalesca, trata-se de um sofisticado sistema de tomada de decisão.
Quanto ao sexo oposto, atração física não é tão diferente de atração pela personalidade; o corpo exibe atrativos, a mente exibe muitos mais, um pode ser avaliado automaticamente e o outro necessita de um cortejo verbal mais lento.
Você está arbitrariamente estipulando que dentro de relações amorosas, os impulsos sexuais não podem ser classificados como "amor verdadeiro". Por que não? Pessoas que se amam muito costumam possuir relações sexuais regularmente. É fundamental, desentendimentos originados pela incapacidade de parceiros se satisfazerem sexualmente são comuns.
Pelo mesmo princípio eu poderia argumentar que amor paterno/materno também não é "verdadeiro" de fato já que investimento e afetividade parental também nada mais são do que comportamentos instintivos visando a preservação de sua herança genética.
Você na verdade com o amor materno/paterno não está se sacrificando gratuitamente, "dar sem esperar receber" - implicitamente você está auxiliando seus replicadores a manterem continuidade física.
Na minha opinião, isso não os torna menos "verdadeiros" assim como o entendimento de que a dor é uma cascata neuroquímica na sua mente não torna um ferimento menos importante. É verdadeiro, você sente de fato.
Sentimentos e racionalidade são inseparáveis; o fato do indivíduo ter ciência de seu estado emocional não se trata de mera bagagem animalesca, trata-se de um sofisticado sistema de tomada de decisão.
Quanto ao sexo oposto, atração física não é tão diferente de atração pela personalidade; o corpo exibe atrativos, a mente exibe muitos mais, um pode ser avaliado automaticamente e o outro necessita de um cortejo verbal mais lento.
Você está arbitrariamente estipulando que dentro de relações amorosas, os impulsos sexuais não podem ser classificados como "amor verdadeiro". Por que não? Pessoas que se amam muito costumam possuir relações sexuais regularmente. É fundamental, desentendimentos originados pela incapacidade de parceiros se satisfazerem sexualmente são comuns.
Pelo mesmo princípio eu poderia argumentar que amor paterno/materno também não é "verdadeiro" de fato já que investimento e afetividade parental também nada mais são do que comportamentos instintivos visando a preservação de sua herança genética.
Você na verdade com o amor materno/paterno não está se sacrificando gratuitamente, "dar sem esperar receber" - implicitamente você está auxiliando seus replicadores a manterem continuidade física.
Na minha opinião, isso não os torna menos "verdadeiros" assim como o entendimento de que a dor é uma cascata neuroquímica na sua mente não torna um ferimento menos importante. É verdadeiro, você sente de fato.
Dinobot escreveu:O Hrrr é um gênio, admitam!
huhuhuhuhuhuhuhu, valeu

JINGOL BEL, JINGOL BEL DENNY NO COTEL...

Mais um adendo: mesmo no nível do indivíduo, existe retorno no amor materno/paterno. É prazeroso ajudar o filho, ver o filho feliz, mesmo que isso inclua sacrifícios pessoais.
-
Azathoth escreveu:
1) Você está arbitrariamente estipulando que dentro de relações amorosas, os impulsos sexuais não podem ser classificados como "amor verdadeiro".
2) Por que não? Pessoas que se amam muito costumam possuir relações sexuais regularmente.
Separei a tua colocação em duas partes para eu tentar me fazer entender.
1) Neste caso eu não atribuo sentimento sexual necessariamente ao ato de amar. O que digo é que podemos apenas sentir impulsos sexuais e não amar como, também, podemos sentir ambos pela mesma pessoa. Em outras palavras, pode-se, sim, sentirmos amor e desejo sexual por uma mesma pessoa.
2) Esta colocação equivale à primeira. Apenas penso que amor é um sentimento mais amplo enquanto que o sentimento sexual é mais restrito e dependente de fatores biológicos.
-
Azathoth, quanto ao dar sem esperar receber no caso do pai para filho, penso que é uma força oriunda dos genes da espécie e portanto instintiva.
- Nospheratu
Rhaone da Silva escreveu:
Azathoth, quanto ao dar sem esperar receber no caso do pai para filho, penso que é uma força oriunda dos genes da espécie e portanto instintiva.
Isso é um pouco relativo.