Fé x Hipótese
-
Fé x Hipótese
Assim como os Gregos, 600 A.C. que atribuiam os fatores metereológicos à deuses, por não compreenderem a natureza destes, a nossa constante busca por respostas aos mistérios que nos cercam nos fazem "ter uma certeza interior" com o propósito de podermos continuar "em frente".
Isto é necessário, para não suspendermos o nosso ciclo vital indefinidamente, na tentativa de responder à questões que vão além da nossa compreensão no momento.
Particularmente eu uso o termo "penso" ao invés de "tenho fé" porque "tenho fé" deixa-nos acomodados com uma dada questão e corremos o risco de não mais a retomar para uma nova análise. Quando digo "penso", estou dizendo "existe uma grande possibilidade" e com isto, fica pendente quaquer questão relacionada à uma resposta plausível.
- Fernando Silva
- Administrador
- Gênero: Masculino
- Contato:
Re: Fé x Hipótese
Rhaone da Silva escreveu:Isto é necessário, para não suspendermos o nosso ciclo vital indefinidamente, na tentativa de responder à questões que vão além da nossa compreensão no momento.
A gente passa a vida tomando decisões baseadas em informações incompletas ou em suposições. Não dá para ser diferente.
A burrice está em se dedicar/sacrificar a vida toda a um mundo imaginário, povoado por seres imaginários, e seguir suas exigências incompreensíveis.
-
Fernando Silva escreveu:A gente passa a vida tomando decisões baseadas em informações incompletas ou em suposições. Não dá para ser diferente.
A burrice está em se dedicar/sacrificar a vida toda a um mundo imaginário, povoado por seres imaginários, e seguir suas exigências incompreensíveis.
Isso mesmo, fomos burros em ignorar os instintos naturais de bem-estar e sobrevivência para dedicar-nos à utopia de um sentido para a vida onde só depois de tanto levar na cabeça descobrimos que fomos vítimas da educação religiosa de nossos pais que foram vítimas dos nossos avós e estes dos bisavós até chegar nos verdadeiros crápulas que se utilizaram destas nossas dúvidas naturais para tornar-nos seus escravos em mente e corpo.
Usuário deletado escreveu:Rhaone da Silva escreveu:Fernando Silva escreveu:A gente passa a vida tomando decisões baseadas em informações incompletas ou em suposições. Não dá para ser diferente.
Isso mesmo, fomos burros em ignorar os instintos naturais de bem-estar e sobrevivência para dedicar-nos à utopia de um sentido para a vida onde só depois de tanto levar na cabeça descobrimos que fomos vítimas da educação religiosa de nossos pais que foram vítimas dos nossos avós e estes dos bisavós até chegar nos verdadeiros crápulas que se utilizaram destas nossas dúvidas naturais para tornar-nos seus escravos em mente e corpo.
Creio que o ser humano tenha um instinto natural de submissão. Isso explica o fato de que quase todas as civilizações que já existiram adotarem crenças em líderes supremos do além.
Nós ateus pela lógica vamos além de nossos instintos naturais.
Eu não sei se é um instinto, a mim parece mais um comportamento muito antigo que foi incorporado a nossa cultura, eu vulgarmente o chamo de comportamento de gado. Tenho minhas suspeitas de que a origem desse comportamento venha mesmo de nossos ancestrais primitivos, em um passado remoto quando ainda eramos bandos a propria sorte na mata dependendo do macho alfa, lider, responsável por montar as estratégias de defesa, ataque e de controle do grupo. O aprendizado de confiar e seguir o macho alfa sem questionamento é muito forte pois a vida de cada um depende dele, ele de fato cuida e protege o bando, ele se exporá e morrerá pelo bando.
O lider do bando é obedecido sem questionamento, ele decide quando todos falam, quando todos se calam, quando o bando anda e quando o bando para, quando e onde dormem, para segurança do bando. Do macho alfa protetor que a todos observa, de todos cuida, e tudo vê, pode ter surgido a figura do pai, que com o tempo migra para o nosso imaginário e curiosamente em diversas culturas antigas é o lider real humano, rei, faraó, alguns caciques, e até mesmo o próprio jesus, etc, descendente direto do Pai de todos nós.
Esse tipo de pensamento e cultura pode ter se desenvolvido como uma estratégia para que os substitutos dos alfa fossem aceitos sem que tivessem que ocupar seus postos com demosntrações de força e longas iniciações físicas as quais muitos não resistiam fisicamente, mas que talvez por outros atributos, como inteligência por exemplo, fossem a melhor escolha para o grupo de acordo com as mudanças das situações aos quais estavam sendo expostos ao longo da história.
Toda a concepção de pai de todos nós, sacrifício, responsabilidade, sentimento de proteção ao próximo, e até mesmo a capacidade de dar sua vida pelo bem estar e persistência do seu povo, está aconrada na cultura e genética do alfa do passado.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Re.: Fé x Hipótese
Numa situação de perigo constante, como, por exemplo, uma guerra, é preciso haver um líder. Só um. Se um exército se dividir em "trocentas" opiniões diferentes sobre o que fazer, será destroçado.
Certo ou errado, é preciso haver um líder e é preciso que todos o sigam.
Se houver tempo, ele deve ouvir opiniões antes de decidir. Uma vez tomada a decisão, todos devem seguí-la.
Isto não se aplica tão radicalmente a tempos de paz, mas é uma tendência humana que funciona bem: deixar a cargo de um representante escolhido as decisões gerais, de modo a que cada um decida sobre sua própria vida.
Alguns nascem líderes, outros não. Alguns querem liderar, outros não.
Se houver tempo, ele deve ouvir opiniões antes de decidir. Uma vez tomada a decisão, todos devem seguí-la.
Isto não se aplica tão radicalmente a tempos de paz, mas é uma tendência humana que funciona bem: deixar a cargo de um representante escolhido as decisões gerais, de modo a que cada um decida sobre sua própria vida.
Re: Re.: Fé x Hipótese
Fernando Silva escreveu:Numa situação de perigo constante, como, por exemplo, uma guerra, é preciso haver um líder. Só um. Se um exército se dividir em "trocentas" opiniões diferentes sobre o que fazer, será destroçado.
Aí que está o cerne da questão. A capacidade de liderança no passado remoto era genética, transferida do alfa para os machos descendentes diretos dele, e eles disputariam a liderança na porrada mesmo. Não adiantava o cara não ter entre outros atributos para líder, como inteligência, a força e porte físico. Hoje qualquer palhaço se diz líder e é seguido as cegas, por que estamos tão acostumados a ser p[rotegidos, cuidados e levados por um responsável que se quer temos critério pra perceber fraudes óbvias.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.
Re.: Fé x Hipótese
Olha o Bush. Na Europa Feudal ele nunca seria Rei... seria o Bobo da corte...
Acho que em democracias a liderança é mais abstrata que real. Existem lugares abstratos (presidencia, General, etc...) que vao sendo ocupados mais ou menos ou calhas (dependendo de compadrios... negociaçoes... votaçao popular, etc)...

Acho que em democracias a liderança é mais abstrata que real. Existem lugares abstratos (presidencia, General, etc...) que vao sendo ocupados mais ou menos ou calhas (dependendo de compadrios... negociaçoes... votaçao popular, etc)...
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
faithless escreveu:Acho que em democracias a liderança é mais abstrata que real. Existem lugares abstratos (presidencia, General, etc...) que vao sendo ocupados mais ou menos ou calhas (dependendo de compadrios... negociaçoes... votaçao popular, etc)...
Numa democracia sólida, com instituições sólidas, pode-se eleger um idiota para presidente e, ainda assim, o país seguir em frente. Já aconteceu com os EUA no passado.
À medida em que as instituições se corrompem e enfraquecem, quem está no poder passa a fazer muita diferença.
Fernando Silva escreveu:faithless escreveu:Acho que em democracias a liderança é mais abstrata que real. Existem lugares abstratos (presidencia, General, etc...) que vao sendo ocupados mais ou menos ou calhas (dependendo de compadrios... negociaçoes... votaçao popular, etc)...
Numa democracia sólida, com instituições sólidas, pode-se eleger um idiota para presidente e, ainda assim, o país seguir em frente. Já aconteceu com os EUA no passado.
À medida em que as instituições se corrompem e enfraquecem, quem está no poder passa a fazer muita diferença.
as instituiçoes democraticas do brasil sao solidas ou corrompidas? o poder muda de maos e o país nunca segue em frente
JINGOL BEL, JINGOL BEL DENNY NO COTEL...
i am gonna score... h-hah-hah-hah-hah-hah...
plante uma arvore por dia com um clic

i am gonna score... h-hah-hah-hah-hah-hah...
plante uma arvore por dia com um clic
- Fernando Silva
- Administrador
- Contato:
Hrrr escreveu:Fernando Silva escreveu:Numa democracia sólida, com instituições sólidas, pode-se eleger um idiota para presidente e, ainda assim, o país seguir em frente. Já aconteceu com os EUA no passado.
as instituiçoes democraticas do brasil sao solidas ou corrompidas? o poder muda de maos e o país nunca segue em frente
São sólidas. Desde o tempo das capitanias hereditárias, o poder está na mão das mesmas famílias e da burocracia encruada no poder.
Sai ditador, entra comunista, entra militar, entra liberal: a coisa só muda muito devagar.