Evoluçao, Deus e o acaso

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Bird of Prey

Re: Re.: Evoluçao, Deus e o acaso

Mensagem por Bird of Prey »

videomaker escreveu:
Bird of Prey escreveu:Repara Video, tu acreditas no Karma e nessas coisas. OK. Aceito (que remédio :emoticon16: ). Mas quando tu dizes: "A evoluçao é parte do projecto" eu pergunto: Tens Evidencias? Eu acho que nao. Portanto é uma fé que tens. O Criacionista diria: "Evoluçao é coisa do capeta". No fundo a tua crença no Karma e a crença do Criacionista sao semelhantes numa coisa: Falta-lhes evidencias. A evidencia é o que separa o acreditar religioso do acreditar científico. Mas tudo bem. Nao vejo mal em que tu tenha o acreditar religioso. Só acho desonesto quando se fala em tom tao afirmativo dizendo coisas como "Jesus é o único caminho" ou "A evoluçao é parte do projecto"...ou "Quem nao for por Alá vai para o Inferno"... "Ou o Karma é sempre justo"... como se houvesse evidencias a apoiar essas afirmaçoes.

E antes de amaldiçoarees a importancia das "Evidencias" é bom lembrar que evidencias é aquilo que pode ser partilhado. É uma generosidade... ao contrário de certos egoismos auto-ilusórios.

As coisas vão continuar acontecendo , e independe dela, as evidencias ! pasme .
No caso da evolução basta observar a utilidade de cada coisa , e a funcionalidade da mesma .
Se o acaso lhe basta para servir de argumento ... fazer o que!
Eu não vejo outra possibilidade se não um criador !

E lá estás tu com o acaso. :emoticon5:

A comunicaçao com o Video será possível?

clara campos
Moderadora
Contato:

Re.: Evoluçao, Deus e o acaso

Mensagem por clara campos »

Vídeo:
Um rapz vai a uma entrevista de emprego. Do outro lado da secretária, o entrevistador faz-lhe várias perguntas às quais o rapaz responde com exactidão, mostrando ser extremamente apto para a vaga.
Outro rapaz qualifica-se igualmente bem par o emprego, pelo que o entrevistador tem que optar entre os dois.
Simplesmente, diguemos que ele simpatizou mais com o primeiro, fosse pela cor da sua camisa, porque tinha o rosto parecido com um amigo seu, ou porque era do seu clube de futebol.
O rapaz que obteve o emprego obteve-o por diversos motivos, uns que podemos determinar e prever (as qualificações), mas outros devido ao acaso (coincidências de gosto, por exemplo).

O que estou a dizer é que num fenómeno complexo como a evolução, vários fenómenos intervêm, inclusivamente o acaso, mas não somente ele. Percebes? O acaso faz parte do processo, mas não é o processo, nem caracteriza o processo.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

Bird of Prey

[video]Clara, tu acreditas no acaso e eu acho que tudo tem um propósito...[/Video]

Bird of Prey

Video, uma pergunta:

A Parabola descrita por um corpo em queda é guiada pela mao de Deus?

Nos tempos de S. Tomás de Aquino acreditava-se nisto. Na verdade a vida é a nova pedra guiada pela mao de Deus no pensamento de pessoas como tu. Mas esta nao é uma boa ideia para o Teísmo porque os teistas descobriram ou aceitaram que as leis da gravidade substituem muito bem a mao de Deus. A Pedra nao tem um propósito, nem Deus quer saber onde a pedra vai parar. Este simples raciocinio levou a que a ideia de Aquino e outros (Deus poe a sua mao em tudo) fosse abandonada por muitos teologos sofisticados (sobretudo Católicos e Anglicanos).

Anna
Gênero: Feminino

Mensagem por Anna »

Deyb escreveu:
Anna escreveu:
Deyb escreveu:
Azathoth escreveu:"Aleatório" em ciência possui um significado diferente do popular; um fenômeno aleatório é um fenômeno cujo comportamento não pode ser previsto com maior precisão do que a exposta por uma análise estatística.

Na evolução, a aleatoriedade existe nas mutações gênicas, que continuaria a existir mesmo se os adeptos da mutagênese direcionada estiverem certos, e na deriva genética aleatória. Os mecanismos evolutivos de seleção (natural e sexual), que são os responsáveis pela maior parte da exuberância e complexidade da vida, eliminam deliberadamente a aleatoriedade do sistema. São precisamente o oposto de "acaso".

Evolução é uma combinação de processos determinísticos e estocásticos. Infelizmente as pessoas associam "aleatório" a "sem propósito existencial", o que é uma questão metafísica que depende de religião e filosofia, não diretamente o conhecimento científico.

Esses conceitos se aplicam perfeitamente às ciências naturais, mas quando aplicados no estudo das sociedades se tornam um pouco inadequados, pois a aleatoriedade , segundo o seso comun, parece estar de acordo o movimento das sociedades....

É um problema de conceitos puro. Se antes de tentar trocar informação os representantes das ciências naturais e das ciências sociais calibram o jargão e os conceitos a serem usados para comunicação certamente se farão entender melhor. Calibrar jargão e conceito é algo que eu aprendi ser essêncial para comunicar informação, somente quando todos os participantes estão "alfabetizados" de forma homogênea a comunicação não se faz de forma adequada.

concordo completamente, também acho q o problema é comunicação. Mas uma coisa é certa, tanto os cientistas sociais como os naturais, aprendem a raciocinar e a tratar de seu objeto de estudo de uma forma, e q muitas vezes tornam a investigação estéril. Quando um cientista natural passa a investigar um determinado fato social, geralmente tenta transpor as metodologias de sua ciência para o fato em questão. A mesma coisa acontece com o cientista social que passa a fazer análises e julgamentos a respeito das ciências naturais, ele passa a ver coisas q não existem. É necessário, antes de tudo, trabalhar dialeticamente as metodologias de ambas as ciências, tornando possível aos investigadores terem a capaciade e a sensatez de não tirarem conclusões precipitadas, produzidas por transposições metodológicas

Acho que o mero convívio por meio de leitura e troca de idéias entre profissionais dessas áreas ajuda a compor um estado mental que facilite o entendimento mútuo. Não sei se por ter crescido no meio dos sociólogos, e mais tarde passar quase 10 anos em uma instituição onde convivi com arqueólogos e antropólogos, não acho difícil compreender sua metodologia e argumentação. Porém é fácil perceber como a troca entre a ciência natural e a sociologia fica complexa e prejudicada. Penso que é essencialmente por falta de familiaridade, além de doses cavalares de falta de paciência e flexibilidade, na maioria das vezes ninguém quer gastar temnpo nenhum tentando compreender a linha de pensamento de cada área.
Cérebro é uma coisa maravilhosa. Todos deveriam ter um.

Anna

Mensagem por Anna »

Azathoth escreveu:Essa discordância do binômio "gene egoísta" do Dawkins é comum porque as pessoas não captaram o que é postura intencional/behavioristic mentalism

Os conceitos de altruísmo e egoísmo biológicos sempre ficam estigmatizados pelo significado corriqueiro dessas palavras. Não é tão simples de concebê-los de maneira total mesmo para um certos colegas nossos muito inteligentes de áreas sociais ou exatas. Não é raro haver algum nível de confusão. De novo seria necessário "alfabetizar" as pessoas para que estejam preparadas para receber tais conceitos. Pra gente isso é simples faz todo sentido, mas não é assim para a maioria das pessoas. Sei lá, acho que deveria haver material simples, estilo quadrinhos, livretos que fizessem a alfabetização. É esse analfabetismo que temos dos diversos ramos do conhecimento o reponsável pelas lacunas enormes que acabam por ser preenchidas pelas psudociências, seitas escalafobéticas e seus textos pobres com verniz cientificóide. Se a ciência descesse do salto e de forma simples explicasse conceitos que atingissem as pessoas de todas as camadas culturais, não haveria espaço para os oportunistas de porta de igreja.

O problema é que mesmos a maioria dos bem intecionados saem da academia e sem querer, nós da academia, estamos tão impregnados de cientificismo que fica difícil "falar simples" para que qualquer um possa entender.

Anna

Mensagem por Anna »

Deyb escreveu:
Bird of Prey escreveu:Alguns cientistas sociais viram no "Gene Egoista" de Dawkins o egoismo das próprias pessoas. Mas se tivessem lido o livro veriam que o livro trata realmente do altruismo de animais e das pessoas, que nasce porque os genes sao "egoístas" (reparem nas aspas). Muitas vez nao é má comunicaçao... é má vontade... é nao ler o que o outro realmente escreveu. E isso é mais comum entre cientistas sociais (que tem a mania do pós-modernismo) do que entre cientistas naturais.[/qu

É porque os cientistas sociais estão lidam com assuntos que geram polêmica(os naturais também), que envolvem o indivíduo e a sociedade, é realmente comum isso acontecer. Já os cientistas naturais lidam com a natureza, suas pesquisas podem feitas em ambientes preparados,podem trabalhar com o mateial de forma contínua e em certos aspectos fora de interferências externas. Com relação ao trabalho de dawkins, houve várias interpretações nesse sentido, tanto de cientistas sociais, como de naturais.

Sim. Tenho alguns (poucos) colegas das ci6encias naturais que afirmam que "gene egoísta é uma grande bobagem", a maioria deles trabalha com ecologia humana, e obviamente estào impregnados pelas idéias dos representantes da academia das ciências sociais.

o anátema

Mensagem por o anátema »

videomaker escreveu:
Bird of Prey escreveu:Repara Video, tu acreditas no Karma e nessas coisas. OK. Aceito (que remédio :emoticon16: ). Mas quando tu dizes: "A evoluçao é parte do projecto" eu pergunto: Tens Evidencias? Eu acho que nao. Portanto é uma fé que tens. O Criacionista diria: "Evoluçao é coisa do capeta". No fundo a tua crença no Karma e a crença do Criacionista sao semelhantes numa coisa: Falta-lhes evidencias. A evidencia é o que separa o acreditar religioso do acreditar científico. Mas tudo bem. Nao vejo mal em que tu tenha o acreditar religioso. Só acho desonesto quando se fala em tom tao afirmativo dizendo coisas como "Jesus é o único caminho" ou "A evoluçao é parte do projecto"...ou "Quem nao for por Alá vai para o Inferno"... "Ou o Karma é sempre justo"... como se houvesse evidencias a apoiar essas afirmaçoes.

E antes de amaldiçoarees a importancia das "Evidencias" é bom lembrar que evidencias é aquilo que pode ser partilhado. É uma generosidade... ao contrário de certos egoismos auto-ilusórios.

No caso da evolução basta observar a utilidade de cada coisa , e a funcionalidade da mesma .

algo pode não ser inteligentemente dirigido, não significa que não é dirigido. Se é dirigido, sem ser inteligentemente dirigido, não é ao acaso.

A seleção natural faz essencialmente o mesmo que uma mente faria, mas de maneira mais "compulsiva", "imediatista", sem parar para pensar.

Por exemplo, uma nova idéia de um carro, tem que primeiro ir para a prancheta, várias são descartadas (e várias foram descartadas pelas cabeças dos projetistas antes de irem para a pramcheta), depois simulações, refinamentos, protótipos, novos testes, refinamentos, etc... até eventualmente ser implementada na linha de produção.

Na natureza, a coisa vai da primeira "idéia" que poderia ser jogada fora, direto para a linha de produção; uma mutação. Os testes já são na vida real. Só que não é bem uma linha de produção como com carros. É só uma ninhada, entre inúmeras outras, ou um indivíduo denre uma ninhada, que lança inicialmente o novo modelo, não representa o mesmo custo do que seria fazer isso com carros.

Se for um fracasso, ainda há muitos e muitos outros modelos "originais", e ao mesmo tempo, outros novos, com outras modificações, algumas das quais poderiam ser aquela que, no processo mental, ou de testes da pré-produção, passaria. E isso ao longo de várias gerações, com uma quantidade absurda de prole.

Entende? Enquanto projetistas teriam que ficar se perguntando "como fazemos um felino ser ainda mais veloz?", a natureza simplesmente - e agora sim, por acaso - sempre faz diferentes felinos, com algumas características diferindo entre eles. Uns podem ter orelhas maiores, o que não os faria mais velozes; dentes mais curtos, também não. Patas menores, idem. Mas entre diversas mutações possíveis, estão aquelas que aumentariam um pouco as patas, ou deixariam o animal um pouco mais leve, etc, pequenas coisas que, somadas, ao longo de várias "tentativas", por várias gerações, em meio a muitos "erros" (e acertos "em outras áreas"), transformariam um felino, talvez parecido com um leopardo, numa chita.

Como essas características, não todas juntas de uma vez, ou seja, acumulando-se passo-a-passo, representam uma vantagem significativa para esses animais, isso elimina o acaso. Da mesma forma que o projetista, ao pensar em quais características que ele cogita modificar, representariam vantagem para algum aparelho.

Apesar desses dois processos serem em algo parecidos, e resultarem em algo parecido, a seleção natural, por ser "compulsiva" e imediatista, deixa rastros que se pode dizer que são impensados. Por exemplo, besouros com asas inúteis, denro de uma carapaça que não consegue se abrir, porque os dois lados estão fundidos. Uma mente pensaria "bem, se vou fazer uma carapaça mais espessa, tenho que colocar as asas para fora dela; se essas asas não forem dar conta desse peso, então nem preciso delas, fica sem então". Mas para a seleção natural, basta que a carapaça fundida, mesmo que "burra", inutilizando as asas que se formam a toa, seja uma proteção adicional suficientemente vantajosa, que se popularizará na medida que um mutante com essa carapaça tiver um bom número de filhos, netos e bisnetos sobreviventes, talvez mais do que os parentes mais próximos, vivendo nos arredores, com as carapaças mais frágeis, apesar das asas funcionais.

Outros vestígios da seleção natural são olhos presentes em animais cegos, que vivem na escuridão total, com pálpebras fundidas, por exemplo.

A evolução também faz com que "novas idéias" para as mesmas funções sejam usadas em diferentes casos, quando um ser inteligente usaria a mesma idéia, para a mesma função. Por exemplo, há diferentes tipos de asas e olhos entre os animais, quando em muitos casos, poderia-se usar o mesmo modelo de asa em qualquer caso, ou ao menos um número menor deles, especialmente se um dos modelos é pior (como as asas de morcegos).
Editado pela última vez por o anátema em 31 Ago 2006, 01:26, em um total de 2 vezes.
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

Anna

Mensagem por Anna »

videomaker escreveu:

Você não vê Video porque seu pensamento, neste caso, é circular. Você se fechou dentro de um conceito e não consegue responder qualquer pergunta retirando o conceito prévio do centro, esse é seu pré-conceito. Todos os pesquisadores também caem nesse erro, por isso usamos de ferramentas alternativas para testar nossos pré-conceitos, por que somos treinados para termos uma única certeza, a certeza de que fazemos predições erradas sobre as coisas por causa de nossos pré-conceitos. Essas ferramentas são matemáticas e servem para testarmos nossas certezas antes de optarmos por elas como caminho explicativo para fenômenos "reais". :emoticon4:

Trancado